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15 de jul. de 2011

Street Fighter II


Street Fighter II é um jogo eletrônico de luta lançado em 1991 para arcade pela Capcom, sendo o segundo jogo da série Street Fighter. Street Fighter II ajudou a popularizar o gênero dos games de luta, abrindo espaço para diversos outros. É uma das franquias mais bem-sucedidas da Capcom e também é considerado por muitos um dos melhores games de todos os tempos.

O jogo também inovou ao forçar o protagonista a viajar por diferentes países através de cenários locais, como os elefantes na fase do Dhalsim, elementos japoneses nos estágios de E. Honda e Ryu (mostrando cenários tipicamente orientais) e inclusive um estereótipo do interior brasileiro na fase relativa ao Blanka.

O jogo foi recebeu elogios pela trilha sonora bem-trabalhada, como a melodia inspirada em elementos chineses no estágio da Chun-Li e na melodia adaptada de guitarra do estágio do Guile, sendo que todos os sons do jogo são disponíveis para escuta nos menus iniciais do jogo.

História

O jogo é a continuação do original Street Fighter, onde o lutador japonês Ryu, após ter vencido o campeão anterior Sagat, continua sua jornada por novas lutas, junto com seu amigo e eterno rival, Ken Masters, enfrentando uma série de novos oponentes, dentre eles o terrível comandante da organização criminosa Shadaloo, M. Bison.

  • Japão Ryu: O protagonista da série. Ryu é japonês, e luta ansatsuken. Foi o vencedor do primeiro torneio Street Fighter (1987). Luta para incrementar suas técnicas de batalha e achar um desafiante a seu nível.
  • Estados Unidos Ken: Outro remanescente do primeiro torneio, Ken Masters é o co-protagonista. Norte-americano, também luta ansatsuken. Treinou toda a vida com Ryu, o considera o seu maior rival, mas não é tão dedicado quanto ele.
  • República Popular da China Chun-Li: Chun-Li é chinesa, e é mestra em Wu Shu. Ela entra no torneio para se vingar de M. Bison, que teria ordenado o assassinato do pai dela. Seu nome siginifica "bonita primavera".
  • Estados Unidos Guile: O Major Guile é um militar da Força Aérea americana. Guile entra no torneio para vingar seu amigo, Nash, que foi morto na série Street Fighter Alpha por Vega (os jogos SF Alpha mostram eventos ocorridos antes de Street Fighter II na cronologia da série).
  • Japão E. Honda: Edmond Honda é um lutador de sumô japonês, e entra no torneio para mostrar ao mundo sua técnica de luta, e que sumô não é brincadeira. Na história, Edmond Honda ostenta o maior ranking de sumô (Özeki).
  • India Dhalsim: O indiano Dhalsim é mestre na arte Yoga, e usa sua técnica para ganhar dinheiro para seu vilarejo. Entra no torneio Street Fighter com esse intuito.
  • Brasil Blanka: Blanka é um brasileiro. Sobreviveu à queda de um avião quando este foi atacado pela Shadaloo, na Amazônia. Viveu nas selvas até conhecer Dan Hibiki, que o apresentou ao mundo. Ele entra no torneio para descobrir mais sobre o mundo onde vive.
  • União Soviética Zangief: Zangief nasceu na União Soviética, e é lutador de Sambo. Entra no torneio para se mostrar como o melhor lutador de Sambo do mundo.
  • Estados Unidos Balrog (Mike Bison no Japão): Balrog é um boxeador norte-americano. Ele foi banido do boxe por práticas ilegais, tendo sido então recrutado pela Shadaloo. É o primeiro dos quatro "chefes" do jogo.
  • Espanha Vega (Balrog no Japão): Vega é um toureiro espanhol. É mestre em ninjutsu espanhol, e trabalha para a Shadaloo. É o segundo dos quatro "chefes".
  • Tailândia Sagat: Mestre no Muay Thai, o tailandês Sagat é o penúltimo "chefe" do jogo. No primeiro torneio, Sagat foi derrotado por Ryu, e agora ele busca retomar sua imagem de melhor lutador de todos e, consequentemente, sua honra.
  • Flag of None.svg M. Bison: (Vega no Japão): Líder da organização Shadaloo, M. Bison quer alcançar um poder tamanho que o possibilite a dominação mundial. É dono de um incrível poder de hipnose (Psycho Power), e presumivelmente invencível. Cria o Segundo Street Fighter para testar lutadores no mundo, principalmente Ryu.
Personagens específicos da versão Super Street Fighter II: The New Challengers:
  • Reino Unido Cammy: Cammy é inglesa, e é parte de uma organização britânica (Delta Red). Sua missão é encontrar e assassinar M. Bison.
  • Hong Kong Fei Long: Nascido em Hong Kong, Fei Long era um cineasta, que decidiu participar do Street Fighter II. Neste torneio ele percebe que prefere as lutas reais às fictícias. Esse personagem é baseado em Bruce Lee.
  • México Thunder Hawk: esse índio pé-de-trovão mexicano era de uma tribo que foi atacada pela Shadow Law quando ele era criança. Agora que ele é adulto, e entra no torneio em busca de Noembelu, que foi raptada por M. Bison, e sofreu lavagem cerebral.
  • Jamaica Dee Jay: O jamaicano Dee Jay é mestre em kickboxing e luta sempre no ritmo de música. Ele entra no torneio para encontrar novos ritmos.
  • Japão Akuma (ou Gouki no Japão) que foi discípulo de Goutsetsu, o mesmo mestre de Gouken que treinou Ryu e Ken. Akuma aprendeu a usar o ansatsuken para o mal.
    Street Fighter II: The World Warrior foi lançado em 1991). A Capcom, todavia, continuou lançando versões modificadas do jogo no decorrer dos anos, a saber:

    Street Fighter II: Champion Edition (1992) - Essa versão foi lançada para corrigir alguns bugs, introduzir novos golpes e aperfeiçoar diversos detalhes da jogabilidade, e apresentava alguns quadros de animação redesenhados. Além disso, permitia aos jogadores controlar os quatro personagens "chefões" (Balrog, Vega, Sagat e M. Bison), e permitia lutas com dois personagens iguais, o que por sua vez introduziu a idéia de cores diferentes para as roupas dos lutadores.

    Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting (1992) - Essa versão acrescentou alguns golpes novos e uma nova cor de roupas para cada personagem, além de apresentar considerável aumento de velocidade em relação às versões anteriores.

    Super Street Fighter II: The New Challengers (1993) - Nessa versão, a Capcom incluiu 4 lutadores (Fei Long, Cammy, Dee Jay e Thunder Hawk), e redesenhou parte dos gráficos, tirando proveito da então nova placa de arcade CPS-2. O jogo contava também com o sistema sonoro Q-Sound, e teve sua parte sonora totalmente remodelada. O jogo tinha muitos bugs, possivelmente em razão de seu lançamento apressado — os criadores queriam lançar essa versão antes da Midway Games lançar o jogo Mortal Kombat II.

    Super Street Fighter II Turbo (1994) - A última versão de SF II trouxe um jogo mais rápido e com muito menos bugs. Entre as novidades estava um personagem secreto, Akuma (Gouki no Japão), que possui os mesmos movimentos de Ryu e Ken. Akuma só podia ser enfrentado caso o lutador vencesse todas as lutas sem perder nenhum round. Era também possível lutar como Akuma introduzindo um código. Depois dessa versão, a prática de introduzir personagens secretos foi reproduzida por diversas fabricantes.

    Super Street Fighter II Turbo Revival (2001) - Lançado para o Game Boy Advance, esta versão, apesar do nome, não é um simples port de Street Fighter 2 Turbo, ao invés disso, é um jogo original produzido exclusivamente para o portátil. Os controles foram simplificados devido ao limite de 4 botões do Game Boy Advance, além disso "Easy Commands" podem ser acionados ou desativados dentro do jogo para permitirem uma fácil execução dos golpes especiais. Revival apresenta todos os 16 lutadores da versão Arcade, e traz duas versões de Akuma como personagens desbloqueáveis, com seus próprios Super Combos. A arte do jogo foi totalmente refeita pelo artista da Capcom, Edayan. A versão em inglês também sofreu uma revisão para se tornar mais fiel a versão original japonesa. Os cenários de Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Zangief, Balrog and Bison foram substituídos, com alguns deles tirados da série Street Fighter Alpha e Street Fighter III.

    Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (2003) - Edição especial comemorativa de 15 anos de Street Fighter, lançado para Arcades, X-Box e PS2. O Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (HSFII:TAE) reúne as cinco versões oficiais do SFII (The World Warrior, Champion Edition, Turbo/Hyper Fighting, Super e Super Turbo) numa 'híper' edição que permite recriar um combate entre qualquer personagem de qualquer SFII. Jogadores podem escolher entre as versões "Normal", "Champ" ("Dash" no Japão), "Turbo", "Super" e "Super T" ("Super X" no Japão) dos personagens do jogo e lutar contra qualquer outra versão (exemplo: Ken "Normal" contra Ryu "Turbo"). Cada versão particular de um personagem terá os mesmos golpes, frames de animação e amostra de vozes do jogo que ele representa(com exceção do M. Bison "Champ", cujo Psycho Crusher pode apenas acertar 4 vezes o oponente, quando no arcade original da Champion Edition, o golpe podia atingir até 6 vezes o oponente). Alguns personagens só podem ser escolhidos em certos modos: por exemplo Cammy é apenas selecionável em "Super" e "Super T", enquanto Sagat não é selecionável no "Normal". Além disso, versões "Normal" de um personagem não podem lutar contra outra versão "Normal" do mesmo personagem (exemplo: Guile "Normal" contra outro Guile "Normal"). Todos os lutadores controlados pela CPU no modo Single Player irão lutar apenas no modo "Super T".

    Super Street Fighter II' Turbo: HD Remix (2008) - Em Novembro 2008, a Capcom, atráves dos serviços da PlayStation Network e Xbox Live Arcade, lançou o Super Street Fighter II Turbo HD Remix, uma reedição do Super Street Fighter II Turbo, gráficos totalmente redesenhados em HD pelos artistas da UDON (também responsáveis pelos quadrinhos americanos de Street Fighter), além de remixes das músicas originais feitos para aproveitar a capacidade dos novos consoles. Esta versão do jogo apresenta modos adicionais, personagens rebalanceados, e possibilidade de jogar online contra outras pessoas.

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