Menu Rápido

19 de dez. de 2009

Estilo - Ninjutsu




O Ninjutsu (忍術), também conhecido pelo termo Ninpō, é uma arte marcial japonesa (忍び術) que surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões e assassinos (Ninja) durante o período medieval japonês (século VI). Consistia num conjunto de técnicas (físicas, mentais e espirituais) que capacitavam os agentes a agir em todas as situações num campo de batalha. Após o período de guerras japonesas (Sengoku Jidai), a utilização de espiões caiu em desuso. Muitas escolas desapareceram e outras passaram ao anonimato, sendo responsáveis por manterem vivas as tradições até os dias atuais. Kunoichi (a mulher ninja) era utilizada para seduzir o inimigo, e utilizava-se de ervas para envenená-lo, matando-o ou tirando-o de combate por vários dias.

Etimologia

O caractere principal nin (忍) é composto por 2 grandes caracteres. O caractere superior ha (刃) significa "fio da espada", e o caractere inferior kokoro (心) significa "coração" ou "alma". O caractere 刀 significa "espada" ou "lâmina". Juntos, eles significam "furtivamente", "secretamente", "treinamento" e "perseverança". Jutsu (術) significa "arte" ou "técnica". Pō (法) significa "conhecimento" e "princípios" quando encontrado com o prefixo nin que carrega o significado da arte ninja, ordem máxima do Ninjutsu. A visão popular é que Ninjutsu significa apenas "segredo" e "invisibilidade". No entanto, os praticantes dessa arte utilizam-no para suportar todas as dificuldades da vida.


A História do Ninjutsu

O Ninjutsu remonta há mais de 800 anos. A classe de guerreiros que dominava o Japão naquela época era chamada de Samurai. Eles controlavam a terra e seus moradores, numa espécie de feudalismo oriental. O lorde (chefe de um grupo de samurais) era o Daymio, a única pessoa a quem os samurais deviam respeito e obediência.

Por representar o poder político do Daymio, e pela sua habilidade no manejo de armas e nas lutas, um samurai era temido e respeitado por todas as pessoas da região. Um cidadão comum jamais poderia desafiar ou agredir um Samurai, pois tal atitude poderia custar a sua vida.

Um Ninja não servia a nenhum samurai ou Daymio. Essa categoria de guerreiros vivia nas regiões montanhosas de Iga e Koga. Eram treinados em dezoito diferentes artes de guerra, desde modalidades de luta a conhecimentos teóricos sobre clima, passando por técnicas de deslocamento e camuflagem. Reza a lenda que a arte ninja é baseada conceitualmente no grande texto militar chinês escrito por Sun Tzu, A Arte da Guerra.

Com treinamento militar extenso, os ninja eram excelentes espiões, sendo empregados como assassinos profissionais (mercenários). Um ninja fazia qualquer coisa para cumprir uma missão.

Existem muitas histórias sobre como o treinamento desses guerreiros os teria levado a um nível de controle de corpo e mente muito acima das outras pessoas, mas tais histórias são muito místicas, provavelmente lendas criadas e difundidas pelos próprios ninja, para atemorizar seus adversários. O certo é que seu treinamento intenso proporcionava excelente condicionamento físico e mental, além de um excepcional grau de prontidão e aguçamento dos sentidos.


O treinamento de um Ninja começava na infância: as brincadeiras eram projetadas para ser uma espécie de preparo para técnicas de combates desarmado e armado e de camuflagem e evasão. Com o tempo, os guerreiros ninja se tornaram temidos no Japão, até mesmo pelos samurais, que temiam os ninja por estes não respeitarem o código de honra e conduta samurai (o bushidô). Assim, a um ninja era permitido atacar pelas costas ou de surpresa, assim como usar técnicas de envenenamento, o que os samurais não admitiam.

Durante séculos o Ninjutsu foi praticado em segredo. Quando o Japão chegou à era moderna e o shogunato entrou em colapso, muitos guerreiros ninja passaram a trabalhar nos serviços secretos do Japão - o que ajudou a manter boa parte do segredo sobre essa arte marcial. A explosão de artes marciais no ocidente, por volta de 1970, levou dois homens a procurar por algo diferente: Doron Navon e Stephen Hayes contrataram um mestre de Ninjutsu oriundo do Japão, de uma linhagem centenária de instrutores. Dessa forma a arte foi trazida para o Ocidente.

Quando falamos de ninja, a imagem do misterioso assassino de preto que desaparece na fumaça é o que vem em mente. Isso não tem nada a ver com a realidade do estudo do Ninjutsu, ou "Ninpo". Ninpo é uma arte marcial tradicional japonesa que tem uma história rica de mais de 10 séculos. Desenvolvida como uma arte ilegal para os samurais, o Ninpo ainda floresce hoje em dia em alguns lugares do mundo, tais como Brasil, quem vem se mostrando um icone respeitavel em termos de Ninjutsu, se não fosse por Humberto Trevellin(5° Dan),da Escola Hontai Saiga Ryu Nishi Kai Ninpo em Campinas que faz um péssimo trabalho da arte,utilizando-se de técnicas falsas de sua Escola de Ninjutsu que nunca existiu relato histórico algum,comprovação real de sua existência e muito menos os pergaminhos secretos da Escola prejudicando com isso toda a arte através das suas próprias e imaginárias crendices de uma pessoa que ainda sonha com um Ninjutsu real.

Lembrando que não existia apenas um Clã de Ninjutsu, existiam pelo menos 53 familias só na região de Koga, então é muito errado dizer que só existia apenas um Clã verdadeiro de Ninjutsu.

As 18 Disciplinas Ninja (Ninja Jūhakkei)

Seishin Teki Kyoko|Seishin-teki kyōyō (Refinamento Espiritual)

Taijutsu (Combate Desarmado)

Kenjutsu (Arte da Espada)

Shurikenjutsu (Lançamento de Shurikens)

Sōjutsu (Arte da Lança)

Bōjutsu (Arte do Bastão Longo)

Naginatajutsu (Luta com a Naginata)

Kusarigamajutsu (Luta com Foice com Corrente)

Kayakujutsu (Arte dos Explosivos e Pirotecnia)

Hensōjutsu (Arte dos Disfarces e Camuflagem)

Shinobi-iri (Ocultação)

Bajutsu (Equitação)

Sui-ren (Treino Aquático)

Bōryaku (Estratégia Militar)

Chōhō (Espionagem)

Intonjutsu (Arte da Evasão)

Tenmon (Meteorologia)

Chi-mon (Geografia)




Apenas relembrando alguns mestres de diferentes Clãs de Ninjutsu : Fujita Isamu Seiko, Takamatsu Toshitsugo, Nachimo Ishikito, Heishichiro Okuse, Tatsuata Yashuichi, Kimura Masuharu, Norihiro Hakuyusai, Sato Kimbei, Nawa Yumio, Akimoto Fumio,Ueno Takashi, Saito Kazuo, Kaminaga Shigemi, Harunaka Hoshino, Tanaka Senzo, Maeda Isashi, Shinji Shibusawa, Manaka Yumio, Yamato Yoshiakai, Yoinuki Suihichiro, Neguishi Yuichi, Nishi Isao, Tanemura Shoto, Kuroi Hiromitsu, Takeda Ryosuke, Kawakami Junichi e Hatsumi Masaaki.
Armas para a prática do Ninjutsu

A rigor, toda e qualquer arma pode ser utilizada na prática do ninjutsu - inclusive objetos comuns como um guarda-chuva, um lenço, uma chave de fenda, etc. O que importa ao praticante é a capacidade de vencer o oponente em uma luta, independente de modo justo ou injusto. Apesar desta característica, algumas armas foram associadas à figura do ninja, sejam por motivos históricos, seja pelo ideário envolvendo esses personagens. E elas anteriormente eram ferramentas usadas no plantio que evoluiram; Segundo historiadores os camponeses precisavam se defender dos samurais que vinham cobrar impostos, surpreendendo-os de alguma forma. Algumas delas são:

* Ninja-to: (Pronuncia-se tô)espada pequena e reta.
* Tanto: Faca japonesa.
* Wakizashi: espada curva, similar à katana, porém menor.
* Boken: Espada de madeira para treinos.
* Kama: uma pequena foice, inicialmente uma ferramenta utilizada para a colheita de cereais. Passou a ser usada como arma pois podia ser carregada por qualquer pessoa, sem despertar suspeitas, já que seu uso por agricultores era comum.
* Kodachi: espada pequena semalhante á wakizachi, mas sem guarda, cabo um pouco maior e mais curva
* Kusarigama: uma Kama cujo cabo era acoplado a uma corrente, em cuja extremidade havia um peso de metal, usado para desarmar o oponente sem matá-lo.
* Kyoketsu Shoge: Similar a kusarigama, corrente e arco metálico.
* Shaken: Estrela de arremesso
* Shuriken: Dardo de arremesso. (Devido a desenhos como "naruto" o seu significado ficou equivocado)
* Bo: Bastão longo (aprox. 2 metros).
* Hanbo: Bastão curto (aprox. 1,50 metro).
* Tanbo: Dois bastões de madeira pequeno, para ataque e defesa.
* Te yari: Lança pequena com gancho.
* Yari: Lança com aproximadamente 2 metros.
* Naginata: Bastão com facão (Alabarda).
* Kama yari: Bastão longo com foice.
* Yumi ya - Kyudo: Arco e flecha (Arte de arremessar).
* Fukiya: Zarabatana
* Say: Tridente (Utilizado para lutar contra espada).
* Tonfa:Arma de madeira usada por agricultores para defesa.
* Fukumi Bari: Pequenas agulhas de arremesso, sopradas com a boca.
* Shikomi Zue: Cajado de madeira com espada camuflada.
* Shinobi Zue: Bastão com corrente camulfada.
* Tessen: Leque metálico (utilizado por mulheres)
* Tetsubishi: Cravo em forma de piramide, utilizado em perseguição.
* Kaginawa: Corda com gancho em cruz, utilizado para escalar casas e muros.
* Musubinawa: Corda com um único gancho, utilizada para escalar.
* Shinobi Kumade: Corda utilizada para escalar, utilizando-se um gancho em formato de garra.
* Kemuridama: Bomba de fumaça negra, explosiva ou cegante.

Habilidades Comuns

Prontidão, Interrogação, Perspicácia, Manha, Lábia, Luta às Cegas, Segurança, Furtividade, Sobrevivência, Investigação, Conhecimento de Estilos.

Escolas: Escolas de Ninjitsu são raras, mas relativamente fáceis de encontrar, e os ensinamentos básicos do Ninjitsu podem ser ensinados a qualquer um. Para aprender os poderes místicos do Saiminjutsu, o lutador deve ser aceito no dojô de um clã ninja e adotado por uma família. Poucos gaijin (estrangeiros) existem dentro da comunidade ninja.

Membros: qualquer um pode ter lições em um dojô Ninja comercial, mas um verdadeiro ninja descende de algum clã japonês.

Conceitos: Ninjas são mestres da ilusão e espionagem, podendo esconder dos outros a sua profissão.

Chi Inicial: 5

Força de Vontade Inicial: 2

Lema: Lutadores de Karatê e Kendô competem para marcar pontos. Um verdadeiro Ninja luta pela vida - sua ou a de seu oponente.

Antecedente: Herança de Clã


















Um comentário:

Anônimo disse...

Humberto Trevellin(5° Dan),da Escola Hontai Saiga Ryu Nishi Kai Ninpo - ESSE NOME E DE UM ENORME PICARETA, PRINCIPALMENTE SEU SENSEI, ORLANDO CORDERO. OUTRO OPORTUNISTA, A VENDA DE DIPLOMAS POR QUALQUER CENTAVO. um ex praticante de TKD que viu em sua terra natal "ARGENTINA" uma forma fácil de ganhar dinheiro, e deixar a fome de lado.

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]