Menu Rápido

29 de abr. de 2010

Sagat


Sagat (também pode ser pronunciado Sagá)é um personagem da série de jogos Street Fighter. Ele é conhecido pelo seu tamanho, por usar um tapa-olho e uma cicatriz enorme em seu peito.

Sagat era um garoto (embora grande) alvo de provocações de outros garotos por ser de família miserável. Durante uma briga com um desses garotos, Sagat teve seu olho severamente machucado. Sagat decidiu que iria lutar Muay Thai e aproveitar seu grande corpo para se tornar o melhor de todos os lutadores.

Quando jovem, Sagat desafiou e venceu o lutador Nuah Kahn e se tornou o Imperador do Muay Thai, conseguindo se tornar um herói nacional. Alguns anos depois, ele defendeu seu título de um lutador de Muay Thai chamado Go Hibiki, na qual um golpe de Go atingiu o olho danificado de Sagat, inutilizando-o permanentemente. Sagat, então, ficou furioso e aplicou uma série de golpes contra Go, inclusive o seu Tiger Genocide, vencendo Go, que terminou sendo levado ao hospital e morrendo meses após, devido a gravidade dos ferimentos. O porte fisico de Sagat lembra muito o personagem Tong Po do filme Kickboxer - O Desafio do Dragão, do Jean Claude Van Damme.

Meses depois, Sagat encontrou um menino que tentava desafiá-lo e parecia estar destinado a uma vida de crimes. Para evitar isso, ele o tomou para si como discípulo e lhe ensinou o mais sobre o Muay Thai. Este garoto era conhecido como Adon, e apesar de se tornar um grande lutador, as pessoas o consideravam um clone mais fraco de Sagat, o que acabou criando um certo ressentimento por parte de Adon.



Anos após defender seu título de Imperador do Muay Thai, Sagat queria mais. Ele queria ser o maior de todos os lutadores. Ele decidiu que iria criar um torneio onde qualquer lutador, de qualquer estilo, de qualquer parte do mundo poderia participar. Sagat utilizou seus recursos obtidos em anos como Imperador e contatou empresários para que transmitissem o torneio mundialmente, assim, a glória de Sagat seria vista pelo mundo todo. Assim fora criado o torneio Street Fighter , no qual o premio seria o título de maior lutador do mundo. Ao contrário do que muitos esperavam, Sagat decidiu competir normalmente no torneio até chegar na final, onde ele encontrou o lutador de Karatê, Ryu, discípulo de Gouken, um jovem que derrotou seu discípulo Adon com muita facilidade.

A batalha final foi emocionante, apesar de Sagat ter dominado a luta inteira, Ryu demonstrou-se um grande adversário; mas sua falta de experiência diante de um grande guerreiro como Sagat mostrou-se evidente, e Ryu fora derrotado por Sagat, caindo ao chão. Sagat estava feliz: era finalmente o maior guerreiro de todos. Certo de sua vitória, Sagat mostrou espírito esportivo indo até ajudar Ryu a se levantar. Mas, quando este estendia a mão, Ryu, de certa forma dominado e consumido pela violenta energia conhecida como Satsui No Hadou (lit. "Hadou da Intenção Assassina") levantou-se com um violento Shoryuken, muito diferente daqueles que Ryu usara em suas batalhas. Sagat sentiu seu peito e espírito serem rasgados por aquele golpe violento, que o fez cair desmaiado. Ryu lhe tomara o título...

Sagat estava derrotado. Não somente na luta, mas também em sua vida pessoal. Ele somente conseguia sentir ódio por Ryu. Queria matá-lo por aquela humilhação. Foi quando um homem surgiu e ofereceu a chance de vingar-se de Ryu. Seu nome era M. Bison e ele era chefe da organização criminosa Shadaloo. Com seus recursos, Sagat poderia encontrar Ryu e obter sua revanche. Em troca, Sagat deveria se aliar a Bison. Sagat aceita e logo se torna um dos quatro deuses da Shadaloo (junto a Bison, Vega e Balrog). Sagat termina por fim como guarda pessoal de Bison e desaparece da Tailândia. Só a vingança lhe era importante agora.

Adon também estava furioso pela vitória de Ryu. Mas não estava bravo com Ryu, mas com Sagat, por ele não ter conseguido defender seu título. Adon procurou por Sagat, pois ele não era digno de ser o Imperador do Muay Thai. Após meses de busca, Adon encontrou Sagat treinando e o desafiou pelo título. Sagat lutou, mas em sua mente ele apenas pensava em Ryu. Apesar de Sagat ser um guerreiro melhor que Adon, este também conseguiu derrotá-lo e tomar o título. Entretanto, Adon passou meses no hospital mas sobreviveu. Sagat agora não era mais o Imperador.


Sagat pediu um tempo a Bison, para treinar e se tornar mais forte. Bison aceitou, mas Sagat deveria voltar para conhecer o Psycho Drive. Sagat prometeu que voltaria, e foi treinar. Durante seus treinos, um jovem chamado Dan Hibiki, filho de Go Hibiki, desafiou Sagat para vingar seu pai. Sagat prontamente aceitou o desafio, apenas para ver o lutador medíocre com quem lutava. Apesar de estar perdendo, Dan continuava a atacar Sagat e seu ódio se tornava cada vez mais evidente. Sagat estava vencendo-o facilmente, quando olhou nos olhos de Dan, viu a fúria em seus olhos e olhou para si próprio. Se o ódio fazia isto com Dan, que tenta vencer alguém que ele nunca vencerá, o que não estava fazendo com ele? Conforme a luta seguia, Sagat viu que o ódio só leva à própria destruição. Sagat, então, perde de propósito para Dan. Feliz por ter vingado seu pai, Dan seguiu com sua vida. Sagat, então, viu o verdadeiro sentido da honra, e no fim, não importa a vitória ou os títulos, mas a luta em si, e o prazer que ela lhe proporcionava.

Sagat retorna a ver Bison, como prometido. Mas, chegando ao ponto de encontro, Bison mostra a Sagat o seu mais novo membro, Ryu. Bison explica que graças ao Psycho Power, pode dominar a mente de Ryu, que se encontrava perdida através do poder Satsui no Hadou, e agora era Satsui no Hadou ni Mezameta Ryu. Agora que Ryu estava sob seu controle, Sagat poderia ter a revanche que ele sempre quis. Nisso, surge Ken, amigo de Ryu, e Sakura, fã numero 1 de Ryu. Os três ficam revoltados com os atos de Bison. Sagat diz a Bison que ele nunca deveria descer até tão baixo, e que uma vitória sobre Ryu nestas condições não significaria nada para ele. Bison, furioso, manda Ryu enfrentar a todos, mas Sagat cuida de Ryu e pede para que Ken e Sakura cuidem de Bison.

Sagat tenta trazer Ryu de volta ao normal, mas o Psycho Power de Bison é muito forte. Sagat enfim, derrota Ryu, e novamente tenta tirá-lo do controle de Bison. Sagat explica como se sente agora sobre as lutas, sobre a honra, e sobre ser um verdadeiro lutador. Ryu, enfim, vence o Satsui no Hadou e juntos atacam Bison. Em desvantagem, o ditador foge.

Sagat diz a Ryu que espera por sua grande luta, mas Ryu diz que não está pronto, pois não foi capaz de vencer o Psycho Power de Bison sozinho. Sagat, então, aceita esperar o dia em que ele e Ryu se enfrentarão realmente.

Quando Bison retornou à vida, ele criou o torneio Street Fighter 2 para vingar-se daqueles que causaram sua primeira morte. Sagat foi convidado também, mas por já não fazer parte da Shadaloo, não se importava com Bison. Ele esperava por sua luta com Ryu. Entretanto, Ryu foi vencido durante o torneio, o que fez Sagat desistir do torneio e esperar novamente o dia em que enfrentará Ryu.

Sagat, treinando num floresta da Tailândia, acaba matando um urso com um Tiger Uppercut. Vendo que nada mais importava a ele, ele decide procurar por algo que possa reavivar seu espírito e procura seu ex-aprendiz Adon, atual imperador do Muay Thai. Adon, apesar de mais experiente, é derrotado com apenas um golpe, o Tiger Destruction, novo Ultra Combo de Sagat. Vendo que nem mesmo readquirir seu título de Rei do Muay Thai de volta o animava, Sagat parte em busca de Ryu e luta com ele. Não se sabe quem ganhou, mas logo após, ao enfrentar um dos 26 ciborgues da S.I.N., conhecido como Seth, Sagat reflete:
“ Passei tanto tempo pensando apenas em derrotar Ryu... Sentindo-me um perdedor... Mas agora eu vejo que ganhar não é o que importa, e sim comunicar-se pelos punhos. Talvez fosse isso que eu desejasse todo esse tempo. Você (Seth)... seus socos eram mudos, não tinham alma. Eu já fui vazio como você... será que eu mudei? Apenas uma pessoa poderá responder...

Sagat ainda espera por sua luta com Ryu. Enquanto isso, Sagat treina para melhorar suas habilidades de luta. Vendo a idade avançar, Sagat começa a treinar uma nova geração de lutadores de Muay Thai, tentando não cometer os mesmos erros cometidos com Adon.

Sagat será derrotado por Ryu mas verá que não precisa ser só forte para ganhar as lutas, mas sim, para ter inteligência para saber que golpe dará no adversário.

Histórias alternativas

Na série de anime Street Fighter II V, Sagat é um honrado e destemido lutador, campeão nacional de Muay Thai da Tailândia, mas um cartel de drogas conhecido como Ashura, comandado pelo sindicato criminoso Shadaloo de M. Bison, tentou forçá-lo a perder uma luta de propósito, mas ele se negou. Como represália, a Ashura plantou drogas em sua casa e ele foi preso, acusado de tráfico e consumo de ópio. Na prisão, ele conhece Ryu - que também estava preso por conta das armações da Ashura -, com quem forma uma amizade. Mais tarde, Ryu (sob liberdade condicional) e Ken, usando os recursos das empresas Masters, não só capturam os verdadeiros criminosos como também conseguem limpar os nomes dos dois lutadores. Ao contrário do que é mostrado nos jogos, Sagat não possui cicatriz nem tapa-olho, muito menos ódio por Ryu.

Em Street Fighter, o filme, Sagat é um traficante de drogas, que tinha Vega como guarda-costas, que possuía ligações com Bison e um ringue ilegal de luta. Ryu e Ken tentam enganá-lo e terminam por ajudar Guile. Sagat descobre a traição dos dois, e quando a base de Bison é atacada, Sagat enfrenta Ryu e termina derrotado. Após, ele foge junto a Dee Jay com a fortuna de Bison, apenas para descobrir que todo o dinheiro que Bison possuía era o dinheiro que ele iria impor ao mundo, caso vencesse. Além da grande diferença física e de personalidade, Sagat não possuía sua eterna rivalidade com Ryu, e nem o fato de que Ryu fez a cicatriz em seu peito, que é quase invisível.




Aparência

Sagat é notavelmente alto, traço que ele utiliza em suas lutas com ataques de longo alcance. Seu grande tamanho fez com que ele se tornasse um poderoso guerreiro. Sua mão é grande o suficiente para segurar totalmente a cabeça de muitos de seus adversários. Ele é careca, exceto em uma arte oficial onde ele aparece com uma longa cabeleira. Em Street Fighter 2, o sprite de Sagat não exibe a mesma musculatura impressionante que Sagat tem na série Street Fighter Zero, embora ele seja exibido assim desde o final de Super Street Fighter 2 Turbo, e em artes oficiais.

Sagat usa um tapa-olho em seu danificado olho direito e apesar de sua perda de percepção de profundidade, e de sua visão periférica que este defeito acarreta, isso não atrapalha sua grande habilidade de luta. Devido a limitações gráficas dos jogos da série Street Fighter, o tapa-olho de Sagat tem sua posição trocada quando este muda a direção, uma vez que o sprite dele virado a esquerda seja mesmo um reflexo da imagem virada à direita. A série 3D Street Fighter EX não apresenta essa limitação.

Ele possui uma imensa cicatriz atravessando o peito, causada por Ryu. Sagat não faz nada para escondê-la, e de fato, ele tira força dela. Em Capcom vs SNK 2, a cicatriz de Sagat brilha quando ele carrega a barra de especial no S-Groove.

Sagat não costuma usar vestimentas que o identifiquem como lutador de Muay Thai, o que é incomun para alguém de nível de luta tão alto como ele. Entretanto, qualquer um que conheça o mínimo de Muay Thai pode olhar para ele e dizer o que ele é.

Pela dublagem brasileira, em todos os desenhos animados (com a exceção do longa-metragem animado Street Fighter: O filme) e no filme Street Fighter: A batalha final (dublados nos anos 90), Sagat foi dublado pelo dublador brasileiro Luís Carlos de Moraes.



Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]