Menu Rápido

29 de abr. de 2010

Vega


Vega (conhecido como Balrog (バルログ, Barurogu) no Japão é um dos vilões da série de video game Street Fighter, produzida pela Capcom.

O estilo que Vega usa para lutar é vagamente baseado em Zipota e Savate - ambos usados como meio de auto-disciplina por nobres e praticantes de defesa desarmada espanhola, marinheiros e guardas de honra - misturado com ninjutsu japonês.

Vega é caracterizado principalmente por sempre usar uma máscara branca que lhe cobre apenas o rosto, portar sua inseparável garra de aço inoxidável e usar calças de toureiro nas cores roxa e amarela. Também se caracteriza por estar sempre sem camisa, ter cabelos longos (em alguns jogos loiros e em outros, castanhos) e a tatuagem roxa de uma serpente sobre seu peito e braços.

É extremamente narcisista, ou seja, adora a si mesmo mais do que qualquer coisa, acha que todos que não são belos devem morrer e jamais deixaria viver alguém que superasse sua beleza. É considerado um dos maiores vilões dos jogos feitos pela Capcom e da história dos jogos de luta.


Vega nasceu em uma família privilegiada da Catalunha, na Espanha. Por razões desconhecidas, o status financeiro de sua família diminuiu, forçando a mãe de Vega contrair dívidas. Mais maduro, Vega estudou touradas, uma tradição cultural de seu país. Depois, ele foi para o Japão e aprendeu ninjutsu, um estilo que ele acreditava se adequar à sua graça e agilidade naturais. Juntando as touradas com o ninjutsu, Vega entrou em uma gaiola de combate de um circuito, e rapidamente se tornou um dos melhores lutadores. Um dia, enquanto lutava, o padrasto de Vega matou sua mãe, porém acabou assassinado pelo próprio Vega. O incidente afetou sua mente, e ele desenvolveu uma dupla personalidade: nobre e honrado durante o dia, e sádico assassino à noite.



Devido à natureza cruel de Vega, o líder criminoso conhecido como M. Bison recrutou Vega como um de seus guardas pessoais na Shadaloo, ao lado do ex-boxeador Balrog e do ex-rei do Muay Thai, Sagat. Vega cumpria suas missões de assassinato tão bem, que foi associado à Cammy e às Dolls, assassinas da Shadaloo. Apesar de sua capacidade de gerar combates ferozes e brutais, Vega não conseguiu proteger o projeto secreto de Bison, o Psycho Drive.

Não se sabe o que Vega tem feito desde a queda da Shadaloo, embora ele ainda continua a assumir o seu lado assassino. Seguindo a ordem cronológica, depois do jogo Super Street Fighter II Turbo, Vega não mais apareceu na série Street Fighter, realizando aparições apenas em jogos não-canônicos à série e também em jogos que, apesar de realizados após Super Street Fighter II Turbo, antecederam cronologicamente este jogo, jogos estes que pertencem à série Street Fighter Zero.




Aparência

Ilustrações antigas sugerem que Vega se pareceria mais com um cavaleiro medieval trajando uma armadura. Essa idéia foi descartada porque Street Fighter é um jogo de luta com participantes de todo o mundo, mas não de todas as épocas. Apesar disso, alguns detalhes de Vega são originários dessa primeira idéia: a máscara e suas garras.

Vega é um dos poucos lutadores de Street Fighter que constantemente porta uma arma, e é o único personagem a fazê-lo em Street Fighter II. Essa garra é útil para os combates, e é do mesmo tipo usado por Geki no Street Fighter original.

Vega não esconde sua identidade durante todo o tempo. Ele remove sua máscara depois de lutas, durante a sua vitória. A máscara, na verdade, é para proteger a face de Vega de cicatrizes ou esmagamentos, já que é bastante narcisista.

Vega tem uma tatuagem de cobra roxa em seu peito, e círculos em seu braço. Isto mostra que Vega é um vilão para o público japonês, pois tatuagens são geralmente usadas por membros da Yakuza, a máfia nipônica.



* Vega foi originalmente nomeado Balrog. Contudo, devido à empresa Capcom querer evitar qualquer possibilidade do pugilista Mike Tyson processá-la por plágio, ao criar um personagem em sua homenagem (o personagem Mike Bison, ou M. Bison), três dos maiores vilões do jogo Street Fighter tiveram seus nomes trocados. O boxeador M. Bison passou a se chamar Balrog, o lutador espanhol Balrog passou a se chamar Vega, e o líder da Shadaloo Vega ficou com o nome M. Bison. Porém no Japão, a Capcom manteve os nomes originais dos personagens.
* A 1ª aparição de Vega deu-se em Street Fighter II: The World Warrior, realizado no ano de 1991. Aparece neste jogo como o 2º chefe e era um personagem não-selecionável. Somente pôde-se jogar com Vega um ano mais tarde, no jogo Street Fighter II: Champion Edition. Porém havia algumas falhas em seus ataques, erros que foram corrigidos em sua 4ª aparição, no jogo Super Street Fighter II, realizado em 1993.
o Ao saltar, Vega somente possuía chutes voadores e nenhum golpe com as mãos, ainda que o jogador apertasse os botões de soco. Ao ficar em pé, ainda que o jogador apertasse qualquer dos três botões de chute, Vega desferia um golpe com sua garra.
* Em suas três primeiras aparições, estando em seu estágio de luta na Espanha, Vega pode agarrar-se nas grades localizadas ao fundo da tela e executar os ataques Flying Swan Dive e Flying Barcelona Attack; nos demais estágios ele executa este golpe saltando até os limites da tela para tomar impulsão e planar sobre o inimigo, o que passou a fazer também em seu próprio estágio a partir do jogo Super Street Fighter II. Também nestes jogos, Vega aparece com cabelos castanhos, mas em outros, como Street Fighter Zero 3 e Capcom vs. SNK e Capcom vs. SNK 2, o lutador espanhol aparece com cabelos loiros.




Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]