Menu Rápido

25 de abr. de 2010

Chun-Li


Chun-Li (春麗, Chun Ri) é uma personagem de video game criada pela Capcom. Ela faz parte da série de lutadores de Street Fighter, e é considerada a primeira personagem feminina em jogos de luta. Apresentada em Street Fighter II, Chun-Li era a única personagem feminina, e embora não tão poderosa fisicamente quanto os outros personagens, ela era de longe a mais rápida. Várias versões editadas do jogo deram a ela um ataque projétil, algo que mais tarde foi oficialmente incorporado em Street Fighter II Turbo como o Kikouken e desde então tem sido parte do seu repertório oficial de manobras. Seu ataque mais famoso é o Hyakuretsukyaku (também conhecido como Lightning Kick), em que ela repetidamente chuta seu oponente de uma posição estanque e numa incrível velocidade. Outro golpe conhecido como sua marca registrada é o Spinning Bird Kick, onde ela gira de cabeça para baixo em alta velocidade e ataca o adversário com as pernas que estão em rotação.

Chun-Li também é reconhecida por ser uma das primeiras protagonistas de video game femininas a ter sucesso e popularidade. Antes de Street Fighter II ser lançado em 1991, a maioria das personagens femininas em jogos existiam como objetos de resgate ou faziam o papel de coadjuvantes, como citadinas, namoradas, uma oponente ocasional, ou simplesmente decorando o cenário. Afora os jogos de RPG eletrônico, havia muito poucas heroínas em video games de ação. Depois do sucesso de Street Fighter II e a popularidade de Chun-Li, protagonistas femininas se tornaram cada vez mais comuns. Desde então, em jogos com personagens selecionáveis, no mínimo um ou dois deles é uma mulher; nos dias de hoje, existem numerosos jogos que colocam uma mulher no papel principal.

Em numerosos jogos desde Street Fighter Zero, sua voz foi feita pela atriz/cantora Yuko Miyamura, enquanto que em Street Fighter III e outros jogos recentes ela é dublada por Atsuko Tanaka. Em Capcom vs. SNK e Capcom vs. SNK 2, Chun-Li tem a voz de Michiko Neya. Em SVC Chaos: SNK vs. Capcom, Chun-Li é dublada por Mari Jitsukawa.

Chun-Li nasceu e cresceu em um humilde bairro chinês. Filha de um Agente da Interpol chinesa, Chun-Li cresceu rodeada por vários mestres de karate, assim, fazendo-a uma mestra em várias artes marciais. Chun-Li amava muito seu pai, mas decidiu estudar mais do que lutar. Ela o admirava, portanto, depositava toda a sua confiança nele, não se importando com os perigos dele ser um agente da Interpol.

A Bela e doce Chun-Li conheceu Ryu e Ken, dois jovens que rodeavam o mundo em busca de novos desafios. Durante esse tempo, um dos trabalhos de Chun-li era como guia turística, e foi através disso que conheceu os dois rapazes. Os Três saíram, encarando habilidosos adversários e enfrentando várias lutas em vários campeonatos. Tanto Ryu quanto Ken desenvolveram uma certa atração por Chun-li, que por sua vez correspondia mais a Ken, pois não percebia muita atenção vinda de Ryu.

Um dia, os três descobriram facções criminosas e traficantes de drogas através dos caminhos do pai de Chun-li. Este fora em busca de deter tais organizações, porém a vida dos três jovens fora colocada em perigo. Após estes acontecimentos, Ryu e Ken se despedem de Chun-li, que voltou a ter uma vida normal até um momento crucial. Seu pai foi designado para uma missão onde ele deveria seguir os passos de uma organização criminosa de nome Shadaloo, com seu QG em algum lugar da Asia. Aquela foi a última vez que Chun-Li viu seu pai. Após algum tempo, ele foi dado como desaparecido durante uma operação. Aparentemente capturado pela própria Shadaloo. Chun-Li, com o carinho que sentia por seu pai, não aguentaria ficar sentada enquanto outras pessoas não faziam nada para procurá-lo.Sem pensar duas vezes, Chun-Li saiu em busca de seu pai.

No rastro da Shadaloo, Chun-Li descobriu muitas das sujas operações da organização. Ela até conseguiu cruzar com o seu líder, um homem maligno conhecido como M. Bison. Chun-Li exigiu que Bison dissesse o que ele tinha feito com seu pai. Bison apenas riu e deu uma péssima notícia para Chun-Li: seu pai havia morrido enquanto enfrentava o próprio Bison. Chun-Li estava furiosa, mas não houve nada que ela pudesse fazer contra o poderoso Bison, ela era muito jovem e inexperiente em batalhas. Deixando Bison de lado, Chun-Li imediatamente se inscreveu como uma agente da Interpol, e foi designada para perseguir a Shadaloo: a mesma missão que seu pai teve mas não pôde cumprir. Mesmo ainda querendo uma vida normal, Chun-Li ainda não se arrepende da sua decisão: ela sabe, do fundo do coração, que ela e Bison ainda irão se encontrar novamente, e desta vez ela conseguirá vingança pelo que ele fez ao seu pai.

Chun-Li é membro da Equipe Especial de Investigação ICPO (polícia nacional). Aos 18 anos ela decidiu se tornar uma policial para dar assistência na investigação para achar o seu pai seqüestrado. Uma boa alma, ela ainda derrama lágrimas sempre que pensa no seu pai desaparecido. Com o passar dos anos, ela aprendeu muitas artes marciais Chinesas e outros elaborados estilos de luta. Ao entender o seu "eu" interior, adaptando as artes marciais Chinesas de seu pai e aprendendo outros estilos de Kempo, Chun-Li adquiriu uma gama de poderosos chutes. Ela se orgulha de sua incrível harmonia acrobática, usando-a para fazer vários tipos de "ataque-esquiva". Com os anos, Chun-Li também desenvolveu vários ataques com a energia Chi para aumentar as suas já incríveis habilidades.

Chun-Li se tornou uma detetive como forma de achar o seu pai desaparecido. Logo após começar a sua carreira, ela descobriu que seu pai estava investigando um gigantesco sindicato do crime conhecido como Shadaloo. Mesmo sabendo que sua vida corria riscos, ela começou a investigar sobre a organização e ainda se empenha em destruir o seu suprimento ilegal de drogas e armas por todo o mundo.

Durante o tempo em que perseguiu a Shadaloo. Chun-Li ouve falar que seu líder planejara campeonatos de artes marciais e inclusive promover um segundo Street Fighter. Impedido de promover um torneio oficial, se contenta com campeonatos a fim de impedir seus opositores. Chun-li entra nas disputas e chega a enfrentar o próprio Bison. Num desses empasses, Bison a derruba, inconciantizando-a e compiando seu DNA a fim de produzir uma assassina perigosa. Quando Chun-li se libertou de seu poder, fora em busca de Bison através de Balrog e Vega, com os quais teve de lutar a fim de adquirir informações sobre seu supervisor. Após uma longa busca, ela o encontra e o enfrenta juntamente a outros lutadores como Guile(este que a havia libertado do controle de Bison, e a conhecera tempos antes, descobrindo ter Bison como interesse em comum), Dhalsim e T.Hawk. Bison é derrotado e misteriosamente desaparece. Chun-li acredita ter derrotado-o definitivamente e segue com sua vida, não ouvindo falar de Bison durante algum tempo.

Depois de muito tempo, Chun-li toma conhecimento do retorno de Bison, a fim de aumentar o poder da Shadaloo atrás de novos membros. Chun-li, vendo que sua missão não havia terminado ainda, persegue Bison a fim de vingar seu pai. Procura por fontes, indo atrás de Rose. Rose parece ter certa conexão com Bison, parece compartilhar com este de uma mente psíquica, porém Rose afirma não ser má pessoa, e diz também estar atrás de Bison a fim de impedí-lo. Quabdo as duas se separam. Chun-li encontra Bison, e ao fim do duelo, Chun-li parece vitoriosa, mas bison a atinge com um Psycho Crusher, a deixando inconciente novamente e assim deixando o ambiente. Chun-li acorda em uma cama de um hospital e parece se lembrar pouco do que acontecera. Recebe porém apoio de alguns amigos para se recompor. Um deles é Charlie, que durante este tempo, também estava á procura de Bison.

Mantendo em mente seu objetivo, Chun-li se recupera e vai atrás de Bison novamente. Seguindo as direções de Gen, um amigo de seu pai, Chun-Li investiga a malígna organização conhecida como Shadaloo e seus líderes. Ela finalmente fica cara a cara com o líder da Shadaloo, M. Bison. Exigindo saber o que aconteceu com o seu pai, M. Bison e ela lutam, mas Bison consegue derrotá-la e foge, dizendo que da próxima vez que eles se encontrarem , ele a matará rapidamente, como fez com o pai dela. Percebendo definitivamente que Bison matou seu pai, Chun-Li está mais furiosa do que nunca e jura vingança.

Chun-Li é uma detetive especial da I.C.P.O. designada a investigar a Shadaloo. Com tanta corrupção, ela era impotente como uma oficial. Então, ela trabalha em conjunto com Charlie para destruir a Shadaloo. Infelizmente, Guile veio a intervir. Chun-Li tentou detê-lo dizendo que o exército estava, muito corrompido e que Charlie teve de seguir sozinho para cuidar de Bison, mas Guile não lhe deu ouvidos, pois era seu superior e não aceitava que Charlie o desse ordens. No entanto, quando Guile se encontrou com Charlie, ele percebeu o que ocorria e se juntou à eles.

O bombardeio à Shadaloo, no entanto, foi cancelado devido à corrupção na Interpol e as manipulações de Bison, então Chun-li percebeu que deveria destruir a base ela mesma. Enquanto Guile e Charlie partiam para destruir o Psycho Drive, Chun-Li plantou explosivos por toda a base. Enquanto fazia isso, ela viu de relance uma misteriosa garota ( que mais tarde veio a ver que era Cammy, a quem já conhecia de anos atrás; e provavelmente algumas das Dolls, que eram novas agentes de Bison), mas não pode observar direito antes da garota correr [baseado na história do jogo e pronunciamentos oficiais]. Infelizmente, Charlie não consegue escapar da explosão graças à Bison. No entanto, muitas das instalações da Shadaloo foram finalmente desativadas...

Mesmo cambaleando, Shadaloo ainda não estava acabada. Pior de tudo, aparentemente Bison ainda estava vivo, e promovera um segundo torneio, que havia planejado nos tempos da mais antiga Shadaloo. Chun-Li entra no torneio suspeitando mais que nunca que M.Bison está por trás do desaparecimento do seu pai anos atrás (oficial). Depois do torneio, Chun-Li sistematicamente desligou a Shadaloo. Depois de sua destruiçao, Chun-Li visita o túmulo de seu pai, dizendo a ele que pode finalmente descansar em paz.

Chun-Li têm pernas divinas de performance excelente. Lutando com magníficos movimentos das pernas, investigadora da ICPO. Para continuar a busca pelo seu pai desaparecido, ela se torna um detetive aos 18 anos. Sentindo que a sombra da Shadaloo deve ser aniquilada, ela começa uma investigação junto com Guile.

Chun-Li se retirou das lutas de rua a um bom tempo, até que um dia, uma das suas estudantes de Kung-Fu misteriosamente desapareceu. Ela não tem outra escolha a não ser voltar ao mundo das lutas para procurar pela sua estudante desaparecida. Em meio a sua busca, encontra seus velhos amigos Ryu e Ken, e parece ter mais proximidade com eles agora.

Ela investiga e descobre que a organização de Gill sequestrou a menina. Ela finalmente confronta e luta com Urien e luta pela liberdade da garota. Urien promete libertar a menina se Chun-Li o divertir com as suas habilidades de luta, pois ele havia ouvido sobre o status lendário de Chun-Li.

Impressionando Urien em batalha, Chun-Li consegue convencê-lo a libertar a garota. Após resgatá-la, Chun-Li descobre um novo propósito na vida (já que o seu velho propósito havia acabado, já que Shadaloo havia sido destruída), e ela decide treinar a garota. Seis meses depois, Chun-Li repensa o que ela aprendeu naquele dia. Agora, pelo seu pai e pelo seu país, assim como por todas as pessoas de coração bom que ela encontrou pelo mundo, ela deve treinar a próxima geração e ensiná-los o verdadeiro significado da força e beleza "retirado do jogo".

Origem do nome
Seu nome vem do mandarim, e significa "Bela flor da Primavera". No filme live-action "Street Fighter - The Movie", ganhou o sobrenome Zang/Xiang, apesar da Capcom não reconhecê-lo oficialmente. No anime "Street Fighter II - The Animated Movie", deixa implícito que seu sobrenome seja "Li".

A aparência de Chun-Li mudou várias vezes na série Street Fighter, assim como na arte oficial e em aparições em outras obras. Sua primeira roupa, era uma qipao, só que com um toque absolutamente sensual. Possuía detalhes em dourado na parte das mangas e ao redor dos seios, sendo de cor oficialmente azul. A parte de baixo, era composta de uma tanga frontal e uma tanga mais larga na parte traseira, sendo elas não interligadas pelas laterais, ou seja, deixando as pernas de Chun-li à mostra, e denunciando, durante as lutas, partes de seu corpo por debaixo de tais coberturas, apenas escondidas por um tipo de maiô, que ela usa por debaixo do qipao, de cor azul. Usava ainda um adorno em seus "Chifres de boi", amarrados por fitas de seda, de cor azul claro.

Sua segunda roupa, revelada no jogo "Street Fighter Zero", era semelhante a uma roupa de ginástica. Chun-li foi vestida com um colante e um tênis esportivo, tendo na parte de cima, uma espécie de colete, possuindo os mesmos detalhes em dourado da roupa antiga, preservando a tradição de sua veste. A aparência de seu cabelo foi mantida (visto que essa é a característica mais marcante da personagem), apenas sendo retirado o adorno que envolvia o penteado, desta vez sendo apenas seguro por uma fita dourada.

Seu corte de cabelo é chamado "Chifres de boi", um estilo típico no qual crianças chinesas "vestem" seus cabelos; imagens de garotas em pinturas chinesas freqüentemente mostram garotas com chifres de boi.

Durante a série Zero / Alpha, ela escolheu usar os cabelos sem adorno, enquanto que nos outros jogos ela usa brocados e laços de seda para cobrí-los, provavelmente para combinar com seu qipao.

Street Fighter II - Victory
A história deste animê ocorre em um universo alternativo. Ali, Chun-Li é filha do delegado federal Do Rai, ainda vivo, e tem apenas 15 ou 16 anos e trabalha como guia turística, conhecendo Ryu e Ken Masters. Mais para frente, ao pensar que seu pai foi morto por Cammy a mando de M. Bison, Chun-li enfrenta o vilão, mas é derrotada. Com isso, termina sendo vítima de M. Bison, que manda implantar em sua testa o "Cyber Chip", que a transforma em uma lutadora assassina sem piedade (o mesmo ocorre com Ryu). No final, é salva, com a ajuda de Ryu, Ken e Guile (sendo que este último, após uma dura luta com a heroína, conseguiu sobreviver ao ataque feroz de Chun Li e ver que o Cyber Chip foi arrancado por uma explosão psíquica de dentro do domo negro que se encontrava a suas costas, consequência da luta entre Ryu e Ken contra M. Bison).

Street Fighter II - The Animated Movie (Street Fighter II: O Filme)
Assim como nos jogos, Chun-Li entra para a Interpol, para vingar a morte de seu pai. No desenrolar da trama, a Interpol faz uma ação conjunta com o exército americano e Chun-Li termina conhecendo Guile, com quem trabalha como parceira.

Ela, infelizmente, quase não participa das cenas de batalha. A mais marcante, é sua luta contra Vega, que se passa depois de sua cena de banho e ficou marcada como uma das melhores lutas já desenvolvidas num filme em formato de animê (pela violência dos golpes sofridos e desferidos por ela), e também como uma das mais polêmicas e controversas, visto que na versão japonesa não-censurada os seios e quadris da personagem são exibidos no banho que antecede a luta. Durante as cenas, ocorridas dentro do apartamento da chinesa, a sensualidade de Chun-Li continua a ser explorada, com ela lutando de pés descalços e vestindo apenas uma fina camisola amarela por sobre as roupas íntimas - e terminando quase sem as mesmas, devido à brutalidade dos golpes.

Apesar de não participar da batalha final, Chun-Li comemora com Guile a destruição de M. Bison e sua organização Shadaloo. Esse filme enfoca bem a amizade entre os dois, que nasceu diante de um interesse em comum.

Street Fighter - The Movie (Street Fighter: A batalha final)
Nesse filme, estrelado por Jean-Claude Van Damme, Chun-li é uma repórter da rede de notícias GNT, e espera, um dia, vingar a morte de seu pai. Foi interpretada pela atriz sino-americana Ming-Na Wen (atualmente, seu nome artístico é Ming-Na).

Street Fighter Zero O.V.A's (Street Figter Alpha - Movie)
Anime baseado no game Street Fighter Zero 2. Nele, Chun-li está investigando sobre a organização criminosa Shadaloo. Em uma luta contra criminosos, conhece Ryu, e aí começa uma "estranha obsessão" por ele. Chun-li passa boa parte deste anime acompanhando Ryu, inclusive em sua batalha contra o vilão.

Street Fighter, o novo filme:

Há pouco tempo foi divulgada a intenção de se produzir um novo filme, em comemoração aos 20 anos da série. Neste filme, a personagem principal seria Chun-Li, intitulado Street Fighter: The Legend of Chun-Li. As filmagens começaram em Março de 2008.O filme foi lançado no começo de fevereiro,sem muito sucesso.No Brasil,ele não foi em exibição aos cinemas,foi lançado diretamente no dia 10 de setembro,pela Imagem Filmes.

Animes, Cartoons e Filmes
A cena de banho de Chun-li foi censurada na versão livre do anime Street Fighter II - The Animated Movie (Street Fighter II: O Filme). Nos E.U.A, lançaram duas versões do animê, quando este saiu para vídeo, uma com censura livre e outro com censura para maiores, onde esta cena foi completamente recuperada. No DVD, esta cena também está presente.
Assim como aconteceu nos E.U.A, sua cena de banho aqui, também foi censurada, quando Street Fighter II - The Animated Movie (Street Fighter II: O Filme), estreou nos cinemas brasileiros. A Flashstar, quando lançou o VHS, além de redublar o animê, conseguiu recuperar partes da cena do banho.
Inicialmente, em sua luta contra Vega, Chun-li dispararia o golpe Kikouken. Esta cena foi retirada da versão final, mas, no DVD do animê, ela está presente em um dos extras.
Nos E.U.A foi lançada uma edição de colecionador do DVD de Street Fighter - The Movie (Street Fighter: A batalha final), onde mostra duas cenas deletadas: a primeira contendo uma luta entre Chun li e Cammy e a segunda, mostrada apenas no trailer, é uma em que Chun li se encontra com amigos que lhe fornecem diamante.
No episódio, "The Warrior King" do cartoon Street Fighter: Code of Honor, Chun-li se apaixona pelo "rei guerreiro" do título, um personagem de outra dimensão, e espera reencontra-lo um dia. Esse personagem é baseado em um dos personagens do jogo "Magic Sword" da Capcom.
No filme live-action de "City Hunter" (baseado no mangá/animê homônimo), com Jackie Chan, em uma das cenas Jackie cai em cima de um arcade de SFII e se veste de Chun-Li ao enfrentar um adversário que está vestido de Ken Masters. Antes de aparecer de Chun-Li, Jackie Chan aparece vestido de E. Honda.
No filme "Future Cops", existe uma personagem de nome Chun-li (春麗), que mais tarde, tem uma filha e ambas lutam juntas, com vestimentas claramente inspiradas em Chun-li do jogo Street Fighter.
Chun-li, na época do lançamento do Street Fighter II - The Animated Movie (Street Fighter II: O Filme) nos E.U.A, apareceu num artigo da P{@¨&+¨ americana, devido a sua cena de banho.
Sua intéprete no filme Street Fighter - The Movie (Street Fighter: A batalha final), Ming-Na Wen, foi apontada como uma das 100 pessoas mais bonitas, pela revista People.
Em 2009, foi interpretada por Kristin Kreuk no filme Street Fighter: The Legend of Chun-Li.





(Clique nas duas imagens acima)




Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]