Menu Rápido

1 de mai. de 2010

Charlie Shadow


Tendo sido capturado pela Shadaloo no final dos eventos de X-Men vs. Street Fighter, Charlie acaba sofrendo lavagem cerebral e vira cobaia de seus experimentos.

O resultado desses experimentos é revelado em Marvel Super Heroes vs. Street Fighter. Uma versão robótica e sombria de Charlie conhecida apenas como Shadow.

Mais tarde, em Marvel vs. Capcom ele consegue se rebelar contra o comando da Shadaloo e passa a perseguí-los (é possível ver isso nos finais da Chun-Li, e também da Shadow Lady, uma versão feminina do Shadow, com base na Chun-Li).



Mike Haggar



Mike Haggar é o personagem principal da série de jogos de luta Final Fight.
Final Fight

Haggar é um lendário wrestler que virou prefeito da corrupta Metro City após prometer livrar a cidade da gangue Mad Gear, que tem até o chefe de policía integrado em seu cartel, que então lhe faz uma ligação e pergunta se ele não quer integrar a gangue e lhe oferece até um gordo salário pra fazer vista grossa sobre a gangue e ele recusa,então lhe é revelado que sua filha Jessica foi sequestrada pela gangue e que se ele não deixar as coisas como estão ela morre, então Haggar pede ajuda a seu amigo Guy e a seu genro Cody, ao final após vencer todos os chefes(Damnd "Thrasher", Sodom, Edi.E, Rolento, Abigail e Belger; o líder da Mad Gear), o trio salva a filha de Haggar e tudo termina bem em Metro City.





Final Fight 2

O game começa mostrando que em 90, Cody, Guy e Haggar haviam derrotado a gangue Mad Gear, Cody e Jessica entraram em férias e Guy viaja para treinar(é nesse momento que ele disputa os campeonatos de Street Fighter). a gangue Mad Gear está se reunindo aos poucos novamente ao comando de Retu e dessa vez está tomando proporções mundiais então eles sequestram Rena, a noiva de Guy, e Genryusai, o mestre de Guy(que é bem parecido com Jubei Yamada de Fatal Fury 2), então a irmã de Rena, Maki, liga para Haggar e diz que eles estão se reunindo em Hong Kong e que está indo pra lá imediatamente, então Haggar vai para sua casa e conta o ocorrido a um amigo que passava alguns dias em sua casa, Carlos, então estes, juntos a Maki, partem para Hong Kong a fim de destruir de uma vez por todas a Mad Gear, ele passa por Hong Kong(vale ressaltar a aparição da personagem Chun-li comendo sopa em uma barraquinha neste estágio) pelo mestre Won Won, pela França(com aparição de Guile torcendo entre outros figurantes na batalha contra o chefe) pelo chefe Freddie, pela Holanda pelo Mestre Brakten, pela Inglaterra pelo mestre Philippe, pela Itália para enfrentar o único chefe remanecente de Final Fight, Rolento(que apesar de apresentar o nome Rolent é o mesmo chefe com o mesmo estilo de luta e uma roupa com listras um pouco diferente da antiga,é ele que informa onde estão Genryusai e Rena), e por fim o Japão com o mestre final Retu,você luta contra ele com Genryusay e Rena amarrados no teto lhe "assistindo",após derrotar Retu, a Mad Gear é destruída novamente e Haggar quita o débito que tinha com Guy por ter lhe ajudado a salvar sua filha, Jessica e lhe ajudar a destruir a Mad Gear em 1990.

Final Fight 3

O jogo logo no começo já mostra que a Mad Gear está completamente exterminada e que o erro de Haggar de deixar recomeçar a Mad Gear novamente não iria mais se repetir. Em Metro City, Guy reaparece (já que ficou de fora em Final Fight 2), e de repente um ataque em massa foi feito em toda a cidade pela gangue Skull Cross (semelhante a Mad Gear), Haggar junto com Guy resolvem enfrentar a Skull Cross, junto chama Lucia, uma detetive da Unidade de Crimes Especiais e Dean, que entra na briga porque a Skull Cross o chamou, mais se recusou então sua família foi morta. Haggar, Guy e cia vencem novamente, mais dessa vez deixou a cidade com muitos prejuízos que em Final Fight 1 não teve e a paz em Metro City volta a reinar.

Haggar estaria presente em Street Fighter 2,mas, a Capcom decidiu cortá-lo e colocar o Russo/Soviético Zangief,que tem golpes baseados nos de Haggar.

-Os golpes de Zangief baseados em Haggar são explicados pela Capcom dizendo que eles treinaram juntos(tanto que em um downloadable content de roupas alternativas para personagem de Street Fighter IV a roupa de Zangief é a roupa usada por Haggar em Final Fight 1)

-O visual de Haggar mudou do jogo 1 para o 2,as diferenças são:a alça que segura a calça de Haggar no Final Fight 1 é realmente uma alça já no Final Fight 2 é um cinto,no Final Fight 2 ele usa luvas,joelheiras e proteção nas canelas.

-Os golpes também mudam de um jogo para o outro, o pilão voador do Final Fight 1 virá Pilão Giratório voador no Final Fight 2,no primeiro jogo ele aplica o German suplex,já no segundo aplica um Suplex comum,em Final Fight 2 ele pode aplicar uma cabeçada,em Final Fight 1 Haggar aplica o Dropkick com um braço contraído para frente e outro contraído para o lado,no Final Fight 2 ele aplica com os dois braços contraídos para frente, em Final Fight 3, todos os atribuitos de Final Fight 1 e 2 estão juntos com Haggar + um enorme cabelo e super, Guy tem golpes novos e um tipo que Hadouken feito com a mesma façanha em Street Fighter, esse golpe não foi bem sucedito e não é usado oficialmente por Guy.

-Haggar faz aparições no estágio de Guy em Street Fighter Alpha 2 e 3.

Rainbow Mika


Rainbow Mika, nome artístico de Mika Nanakawa, é uma lutadora profissional de luta livre, treinada por Yoko Harmegeddon. Seu objetivo é tornar-se a "Estrela do Ringue". Para tentar conseguir isso, Mika decidiu que iria viajar pelo mundo e batalhar com lutadores de rua famosos antes mesmo de estreiar oficialmente. Durante esse tempo, ela conheceu Zangief, que lhe deu inspiração para treinar duro, para a próxima vez que eles se encontrarem.



Rolento Schugerg



Rolento F. Schugerg é um personagem original das séries Final Fight com aparições em Street Fighter Alpha. Ele é o terceiro personagem de Final Fight na série Street Fighter Alpha, após Guy e Sodom, introduzidos no primeiro jogo da trilogia. Ele aparece pela primeira vez em Street Fighter Alpha 2, após inclusão de Guy e Sodom. Ele luta usando muitas das mesmas técnicas que ele usa no Final Fight. Rolento já não se contentava em ser um lacaio da gangue Mad Gear, mas procura criar sua própria nação utópica. Seu oponente final é Guy. Depois de derrotar Guy, ele aterroriza as ruas de Metro City.

Em Street Fighter Alpha 3, Rolento, lembrando Cody Travers como um poderoso lutador inimigo do passado, procurou por ele para tentar recrutá-lo para seu exército. Quando finalmente encontrou Cody em um uniforme da prisão e algemas, Rolento desanimou-se. Ele queria que o herói de Metro City voltasse a ser como antes, e não um solitário condenado. De todo jeito não adiantaria, pois Cody havia se recusado a participar de qualquer maneira. Por fim, confronta-se com M. Bison depois de roubar armas da Shadaloo para seu exército. Sodom, que havia seguido secretamente Rolento, percebe que Rolento não perdeu de vista os ideais megalomaníacos da Mad Gear. Decidem então trabalhar em conjunto para usar esses "valores" e construir sua grande nação utópica.


Pullum Purna



Pullum Purna (em japonês: Pullum Hashi, Pullum Purna) é uma terceira personagem feminina, só que do game Street Fighter EX2 Plus.

Pullum Purna é a discípula de Guile, que ensina cada dia, uma técnica nova para Pullum. Uma vez, Ken a convida para acompanhar Ryu e o grande Ken na luta contra Balrog (M. Bison no Japão). Eles lutaram e logo Ryu percebe que ela não tem poder nenhum, mas mesmo assim dá golpes que são impossíveis de defender, mas chegou uma hora que Balrog resolve reagir e dando muitos golpes, vence Pullum. Ryu e Ken ficaram furiosos na derrota de Pullum. Vão para cima de Balrog e derrotam bem rápido. Os dois derrotaram Balrog com o Shinryuken e o Shin Shoryuken. Pullum Purna resolve agradecer os dois por terem defendido ela, e os dois por ajudar e fazer companhia. Pullum volta para os Estados Unidos e conta tudo para seu mestre Guile, Guile prometeu que ensinaria a garota a dar o famoso Sonic Boom. Chegou o dia seguinte, Guile ensinou ela a dar o Sonic Boom, ela consegue e agradece muito ao seu mestre. Até que um dia, aconteceu de novo (só que desta vez, a vingança) a luta de Balrog (M. Bison no Japão), eles conseguem lutar e Ryu percebeu que ela dava o Sonic Boom. Ao terminar a luta, Balrog estava muito fraco e Pullum o derrotou usando o Super Sonic Boom. Ela voltou aos Estados Unidos e contou tudo para Guile. Guile fica feliz e prometeu premiá-la naquele mesmo dia.





29 de abr. de 2010

Sheng Long


Sheng Long é um personagem da série de jogos de luta Street Fighter criado como embuste pela revista Electronic Gaming Monthly.

No Brasil, corriam versões variadas de boatos de que, se o jogador de Street Fighter II vencesse todas as lutas com Perfect-sem perder energia, feito quase impossível de se realizar-, ou até mesmo se conseguisse empatar 10 vezes na luta final com Bison-algo impossível de se realizar no jogo-, o personagem Sheng Long, que seria o suposto mestre de Ryu e Ken (à época nao existiam os nomes de Gouken e Akuma), apareceria para ser enfrentado.




Sakura



Uma garota japonesa um tanto jovem que é fã de Ryu desde que o viu pela primeira vez no primeiro Street Fighter, é também por quem nutre um amor platônico, pelo fato de ser um tanto mais jovem que ele. Aprendeu sozinha as técnicas utilizadas por Ryu, imitando-as e introduzindo seu estilo próprio. Sakura é uma garota graciosa, sapeca e agitada, e um tanto imatura devido á idade que tem. Também conhece Dan Hibiki, que atraído por ela, tenta convencê-la a aprender suas técnicas. É conhecida por Joe Talley, que devido a mesma atração que tem por ela, a disputa com Dan Hibiki. tem como rival, a jovem patricinha Karin Kanzucchi.



Guy


Um mestre-ninja, caracterizado por usar um traje laranja. Guy é seguidor do caminho Bushido, e também um estudante da escola Ninjitsu Bushinryu Ninpou, representando a 39º geração de estudantes desta arte. Ele é um guerreiro de honra, e luta como tal, sempre tentando vencer limpo, sem usar nenhum truque sujo. Guy treinou desde muito pequeno na escola Ninjitsu, e seu mestre foi uma lenda do Ninjitsu, Zeku (que por sua vez foi treinado pela maior lenda ninja viva, Genryusai). Na escola ele treinou junto com as filhas de Genryusai, que foram iniciadas por Zeku porque Genryusai era muito velho para ensiná-las. Seus nomes eram Rena e Maki, Guy instantaneamente se apaixonou por Rena, que não era uma estudante muito habilidosa do Ninjitsu, e acabou largando o ofício de ninja. Eles decidiram se casar, mas somente após Guy encontrar a sua "verdadeira missão".

E sua verdadeira missão veio depois de muitos anos de treinamento sob as ordens de Zeku, em um momento da vida de Guy em que ele se considerava um mestre do caminho Bushido e do Ninjitsu. No entanto, Zeku negou isso, dizendo que enquanto Guy não havia provado a si mesmo ser um verdadeiro mestre, e que ele devia continuar procurando seu próprio caminho. Inicialmente Guy pensou que ele deveria lutar constantemente e derrotar quantos inimigos ele pudesse para provar quão valioso ele era, para se tornar um mestre. De fato, nesse tempo aconteceu o mesmo com os amigos de Guy, de um dojô vizinho mantido pelo grande mestre Gouken, uma grande lenda do Karate Shotokan.

Guy se tornou amigo dos melhores discípulos de Gouken, Ryu e Ken, e todos os três fizeram suas próprias viagens para encontrar suas razões para lutar. No entanto, Guy logo soube que seu mestre estava certo, ele não era ainda um mestre do Ninjitsu, e apenas seguir o caminho do Bushido não era o bastante, lhe faltava ainda alguma coisa que ele próprio deveria descobrir para manter o caminho Bushido vivo. Quando Guy soube disso, ele tornou-se um verdadeiro mestre do Bushido também.

Durante suas viagens, Guy foi diversas vezes aos EUA, onde encontrou uma segunda casa em Metro City. Não era o lugar mais agradável do mundo, cheio de gangues de criminosos, como a Mad Gear. Em Metro City, Guy fez novos amigos, como Mike Haggar e Cody. Durante duas vezes ele ajudou a eliminar a escória de Metro City, primeiro com o objetivo de resgatar a filha de Haggar, Jessica, que estava nas mãos da Mad Gear e depois para aniquilar a gangue Skull Cross. Guy foi o elo principal da queda de ambos os grupos, trazendo assim muito ódio sobre si de qualquer ex-membro das gangues.

Guy treinava para achar o verdadeiro poder do Bushinryu, assim como se tornar o próximo mestre Bushinryu. Certo dia, seu mestre e também 38º mestre Bushinryu, Zeku, finalmente veio até ele e o desafiou pelo título de mestre Bushin. Diz a lenda que só pode haver um único Bushin com o título de Mestre Bushin em cada geração, e por isso Guy e Zeku travaram uma grandiosa batalha, sem ódio, tendo sido Guy o vencedor. Após a batalha Zeku disse a Guy sobre o novo mal que estava vindo com força total, a Shadaloo; e que era o dever de um lutador Bushin enfrentar este mal. Com isso Zeku foi embora e nunca mais foi visto, tendo Guy finalmente se tornado o 39º mestre da arte do Bushinryu.

Adon


Adon se tornou estudante três anos depois de Sagat ter se tornado o "Rei do Muay Thai". Freqüentemente é comparado a uma "versão inferior" de Sagat, embora ele seja diferenciado, com técnicas mais acrobáticas. Adon entrou no primeiro torneio para provar que era mais que isso. O sempre convencido Adon se decepcionou muito quando Sagat enfrentou Ryu, que o levou a derrota com um único Metsu Shoryuken. Adon não estava furioso com Ryu por ter derrotado seu ídolo, ele estava furioso com Sagat por não poder honrar o Muay Thai (esquecendo convenientemente que Ryu teve um duelo com ele durante o torneio World Warrior). Ele desafiou Sagat para o título de "Rei do Muay Thai" e ganhou, mas Sagat, enfurecido danificou tanto ele na briga que Adon teve que ser hospitalizado por meses. Quando estava de pé novamente, Adon ouviu que um estranho lutador tinha matado um de seus desafiantes, usando a mesma técnica que Ryu usou para derrotar Sagat. Adon jurou achar o estranho e levar este poder para ele próprio.

Adon é alto, com amplos ombros, e uma compleição física parecida em alguns aspectos com a de Sagat, permitindo-lhe empregar vários ataques eficazes. O leque dos seus habituais ataques foi aumentado significativamente entre Street Fighter Alpha e Street Fighter Alpha 3.

Até o presente momento, a história conhecida de Adon depois disso é que ele teria voltado para a Tailândia e continuado a lutar como o Rei do Muay Thai, até Sagat, procurando algo que pudesse reavivar seu espírito de lutador, decide desafiá-lo de novo, e o derrota com seu novo golpe, Tiger Genocide (o Ultra Combo atual de Sagat).


Eagle



Eagle nasceu na Inglaterra, possivelmente no fim da década de 1950. Indivíduo de sangue frio, Eagle é um segurança privado que foi contratado como guarda-costas de uma nova família nobre rica nascida durante a Primeira Guerra Mundial. Ele foi contratado para derrotar Sagat, mas não conseguiu e retornou à cena do bar, onde de lá virou uma lenda viva. Na versão de "Street Fighter Alpha 3" para GBA, Eagle almejava tornar perfeita a beleza de seu estilo de luta.



Birdie


Birdie foi um lutador profissional antes de iniciar sua carreira criminosa, unindo-se com ocasionais rivais, como Titanic Tim (de Saturday Night Slam Masters), que era conhecido como algo dito "o Homem de 500 Trilhões de Poder". Ele entrou para a vida de crimes quando a sua carreira terminou, brigando na rua para se sustentar.

Sua fama rendeu-lhe um convite para o torneio World Warrior. Ele sofria de uma variação de gripe particularmente grave, perdendo sua luta para Ryu. A gripe também foi usada para explicar porque Birdie era caucasiano no Street Fighter original. Apesar deste revés, Birdie subiu até o topo da criminalidade. Eventualmente, tomou conhecimento de uma organização chamada Shadaloo e conseguiu usar sua reputação penal para se afiliar a ela. Estando numa sala de dados da Shadaloo, Birdie aprendeu sobre o Psycho Drive, não consciente de que M. Bison o estava assistindo. Pensando que poderia utilizá-lo para derrubar Bison e tornar-se chefe da Shadaloo, Birdie decidiu obter o poder do Psycho Drive. Então Bison enviou Balrog para matar Birdie, mas este convenceu o boxeador de ajudá-lo na busca pelo Psycho Drive, mostrando-lhe o quanto poderiam ser poderosos. Porém, como foi impedido pela incompetência de Balrog, Birdie não conseguiu encontrar o que procurava. É provável que Birdie tenha permanecido com a Shadaloo até a sua queda, estando atualmente nas ruas ou na prisão.




Lee



Lee é amigo pessoal de Gen e tio de Yun e Yang. Apareceu no primeiro Street Fighter, acompanhando Gen.


Mike


Mike é um lutador de origem africana, mais concretamente Angola.

Nasceu numa localidade da região de Luanda chamada Prenda mais concretamente na rua Francisco Sande Lemos lote 9. Seus Pais o abandonaram por ele ser uma criança muito violenta e adoptado por um mestre da arte Luandence "jaejiob" chamado Kimbito. Encontrou outros três jovens lutadores Kaim, Thinnu e Mahuxu.


Joe


Joe é um capanga que vive em uma ferrovia assim como muitos sem-tetos na sociedade americana. E como muitas pessoas que vivem nessas condições, Joe prefere ser um lutador de rua para viver. Porém, Joe tem uma técnica muito enferrujada, bem típica de luta de rua. O método de vitória de Joe é usar qualquer meio possível e com o máximo de técnica possível, independente do que é preciso. Porém, isso o traz uma carência em se tornar um bom lutador. Depois de falhar miseravelmente no primeiro torneio, “Rei dos Street Fighters”, organizado por Sagat, ele retorna para o estacionamento ferroviário e ninguém mais o vê desde então.

Ele é Americano. Também seu estilo de luta e movimentos são os mesmos de Cody, em muitos casos. Pode-se dizer que seu estilo de luta é “luta de rua”, provavelmente. Bem, foi dito que seria artes marciais, mas isso não significa muito. “Bater e levar” é mencionado em sua ficha.



Geki


Um ninja que participou do primeiro torneio escondendo sua identidade verdadeira. Carrega consigo uma garra(parecida com a usada por Vega) e arremessa shurikens em meio á batalha. Especulações dizem que Geki é pai da ninja Ibuki e foi quem treinou Vega.


Retsu



Retsu é um mestre japonês de Shorinji Kempo que treina em frente a um templo conhecido como Toji Temple. Restu é um amigo de longa data de Gouken, o mestre de Ryu e Ken e ficou conhecido por treinar Dan, porém desistir por Dam ser vingativo. Especulações dizem que Retsu não participou de nenhum torneio depois de Street Fighter 1, apenas se escondeu e continua treinando.


Yun e Yang


Yun (em japonês: ユン, Yun?) e Yang (em japonês: ヤン, Yan?) são um par de personagens de videogame que participam da série de jogos de luta Street Fighter. Os personagens são um par de irmãos gêmeos conhecidos coletivamente como os Irmãos Lee (em japonês: リー兄弟, Rī-kyōdai?, Chinês: Lǐ-xiōngdì). Os gêmeos fizeram sua primeira participação em Street Fighter III, fazendo também participação em Capcom vs. SNK 2 e nas versões para consoles portáteis de Street Fighter Alpha 3. Yun usa um boné azul com um visor amarelo, um cheongsam branco sem mangas, munhequeiras amarelas, calças preta,tênis e adora skate, enquanto que Yang veste um cheongsam cor de salmão sem mangas, munhequeiras amarelas, calças preta, tênis e seu hobby é andar de patins. Os gêmeos são dois dos poucos personagens introduzidos em Street Fighter III que fizeram participação em outros jogos.



Vega


Vega (conhecido como Balrog (バルログ, Barurogu) no Japão é um dos vilões da série de video game Street Fighter, produzida pela Capcom.

O estilo que Vega usa para lutar é vagamente baseado em Zipota e Savate - ambos usados como meio de auto-disciplina por nobres e praticantes de defesa desarmada espanhola, marinheiros e guardas de honra - misturado com ninjutsu japonês.

Vega é caracterizado principalmente por sempre usar uma máscara branca que lhe cobre apenas o rosto, portar sua inseparável garra de aço inoxidável e usar calças de toureiro nas cores roxa e amarela. Também se caracteriza por estar sempre sem camisa, ter cabelos longos (em alguns jogos loiros e em outros, castanhos) e a tatuagem roxa de uma serpente sobre seu peito e braços.

É extremamente narcisista, ou seja, adora a si mesmo mais do que qualquer coisa, acha que todos que não são belos devem morrer e jamais deixaria viver alguém que superasse sua beleza. É considerado um dos maiores vilões dos jogos feitos pela Capcom e da história dos jogos de luta.


Vega nasceu em uma família privilegiada da Catalunha, na Espanha. Por razões desconhecidas, o status financeiro de sua família diminuiu, forçando a mãe de Vega contrair dívidas. Mais maduro, Vega estudou touradas, uma tradição cultural de seu país. Depois, ele foi para o Japão e aprendeu ninjutsu, um estilo que ele acreditava se adequar à sua graça e agilidade naturais. Juntando as touradas com o ninjutsu, Vega entrou em uma gaiola de combate de um circuito, e rapidamente se tornou um dos melhores lutadores. Um dia, enquanto lutava, o padrasto de Vega matou sua mãe, porém acabou assassinado pelo próprio Vega. O incidente afetou sua mente, e ele desenvolveu uma dupla personalidade: nobre e honrado durante o dia, e sádico assassino à noite.



Devido à natureza cruel de Vega, o líder criminoso conhecido como M. Bison recrutou Vega como um de seus guardas pessoais na Shadaloo, ao lado do ex-boxeador Balrog e do ex-rei do Muay Thai, Sagat. Vega cumpria suas missões de assassinato tão bem, que foi associado à Cammy e às Dolls, assassinas da Shadaloo. Apesar de sua capacidade de gerar combates ferozes e brutais, Vega não conseguiu proteger o projeto secreto de Bison, o Psycho Drive.

Não se sabe o que Vega tem feito desde a queda da Shadaloo, embora ele ainda continua a assumir o seu lado assassino. Seguindo a ordem cronológica, depois do jogo Super Street Fighter II Turbo, Vega não mais apareceu na série Street Fighter, realizando aparições apenas em jogos não-canônicos à série e também em jogos que, apesar de realizados após Super Street Fighter II Turbo, antecederam cronologicamente este jogo, jogos estes que pertencem à série Street Fighter Zero.




Aparência

Ilustrações antigas sugerem que Vega se pareceria mais com um cavaleiro medieval trajando uma armadura. Essa idéia foi descartada porque Street Fighter é um jogo de luta com participantes de todo o mundo, mas não de todas as épocas. Apesar disso, alguns detalhes de Vega são originários dessa primeira idéia: a máscara e suas garras.

Vega é um dos poucos lutadores de Street Fighter que constantemente porta uma arma, e é o único personagem a fazê-lo em Street Fighter II. Essa garra é útil para os combates, e é do mesmo tipo usado por Geki no Street Fighter original.

Vega não esconde sua identidade durante todo o tempo. Ele remove sua máscara depois de lutas, durante a sua vitória. A máscara, na verdade, é para proteger a face de Vega de cicatrizes ou esmagamentos, já que é bastante narcisista.

Vega tem uma tatuagem de cobra roxa em seu peito, e círculos em seu braço. Isto mostra que Vega é um vilão para o público japonês, pois tatuagens são geralmente usadas por membros da Yakuza, a máfia nipônica.



* Vega foi originalmente nomeado Balrog. Contudo, devido à empresa Capcom querer evitar qualquer possibilidade do pugilista Mike Tyson processá-la por plágio, ao criar um personagem em sua homenagem (o personagem Mike Bison, ou M. Bison), três dos maiores vilões do jogo Street Fighter tiveram seus nomes trocados. O boxeador M. Bison passou a se chamar Balrog, o lutador espanhol Balrog passou a se chamar Vega, e o líder da Shadaloo Vega ficou com o nome M. Bison. Porém no Japão, a Capcom manteve os nomes originais dos personagens.
* A 1ª aparição de Vega deu-se em Street Fighter II: The World Warrior, realizado no ano de 1991. Aparece neste jogo como o 2º chefe e era um personagem não-selecionável. Somente pôde-se jogar com Vega um ano mais tarde, no jogo Street Fighter II: Champion Edition. Porém havia algumas falhas em seus ataques, erros que foram corrigidos em sua 4ª aparição, no jogo Super Street Fighter II, realizado em 1993.
o Ao saltar, Vega somente possuía chutes voadores e nenhum golpe com as mãos, ainda que o jogador apertasse os botões de soco. Ao ficar em pé, ainda que o jogador apertasse qualquer dos três botões de chute, Vega desferia um golpe com sua garra.
* Em suas três primeiras aparições, estando em seu estágio de luta na Espanha, Vega pode agarrar-se nas grades localizadas ao fundo da tela e executar os ataques Flying Swan Dive e Flying Barcelona Attack; nos demais estágios ele executa este golpe saltando até os limites da tela para tomar impulsão e planar sobre o inimigo, o que passou a fazer também em seu próprio estágio a partir do jogo Super Street Fighter II. Também nestes jogos, Vega aparece com cabelos castanhos, mas em outros, como Street Fighter Zero 3 e Capcom vs. SNK e Capcom vs. SNK 2, o lutador espanhol aparece com cabelos loiros.




Sagat


Sagat (também pode ser pronunciado Sagá)é um personagem da série de jogos Street Fighter. Ele é conhecido pelo seu tamanho, por usar um tapa-olho e uma cicatriz enorme em seu peito.

Sagat era um garoto (embora grande) alvo de provocações de outros garotos por ser de família miserável. Durante uma briga com um desses garotos, Sagat teve seu olho severamente machucado. Sagat decidiu que iria lutar Muay Thai e aproveitar seu grande corpo para se tornar o melhor de todos os lutadores.

Quando jovem, Sagat desafiou e venceu o lutador Nuah Kahn e se tornou o Imperador do Muay Thai, conseguindo se tornar um herói nacional. Alguns anos depois, ele defendeu seu título de um lutador de Muay Thai chamado Go Hibiki, na qual um golpe de Go atingiu o olho danificado de Sagat, inutilizando-o permanentemente. Sagat, então, ficou furioso e aplicou uma série de golpes contra Go, inclusive o seu Tiger Genocide, vencendo Go, que terminou sendo levado ao hospital e morrendo meses após, devido a gravidade dos ferimentos. O porte fisico de Sagat lembra muito o personagem Tong Po do filme Kickboxer - O Desafio do Dragão, do Jean Claude Van Damme.

Meses depois, Sagat encontrou um menino que tentava desafiá-lo e parecia estar destinado a uma vida de crimes. Para evitar isso, ele o tomou para si como discípulo e lhe ensinou o mais sobre o Muay Thai. Este garoto era conhecido como Adon, e apesar de se tornar um grande lutador, as pessoas o consideravam um clone mais fraco de Sagat, o que acabou criando um certo ressentimento por parte de Adon.



Anos após defender seu título de Imperador do Muay Thai, Sagat queria mais. Ele queria ser o maior de todos os lutadores. Ele decidiu que iria criar um torneio onde qualquer lutador, de qualquer estilo, de qualquer parte do mundo poderia participar. Sagat utilizou seus recursos obtidos em anos como Imperador e contatou empresários para que transmitissem o torneio mundialmente, assim, a glória de Sagat seria vista pelo mundo todo. Assim fora criado o torneio Street Fighter , no qual o premio seria o título de maior lutador do mundo. Ao contrário do que muitos esperavam, Sagat decidiu competir normalmente no torneio até chegar na final, onde ele encontrou o lutador de Karatê, Ryu, discípulo de Gouken, um jovem que derrotou seu discípulo Adon com muita facilidade.

A batalha final foi emocionante, apesar de Sagat ter dominado a luta inteira, Ryu demonstrou-se um grande adversário; mas sua falta de experiência diante de um grande guerreiro como Sagat mostrou-se evidente, e Ryu fora derrotado por Sagat, caindo ao chão. Sagat estava feliz: era finalmente o maior guerreiro de todos. Certo de sua vitória, Sagat mostrou espírito esportivo indo até ajudar Ryu a se levantar. Mas, quando este estendia a mão, Ryu, de certa forma dominado e consumido pela violenta energia conhecida como Satsui No Hadou (lit. "Hadou da Intenção Assassina") levantou-se com um violento Shoryuken, muito diferente daqueles que Ryu usara em suas batalhas. Sagat sentiu seu peito e espírito serem rasgados por aquele golpe violento, que o fez cair desmaiado. Ryu lhe tomara o título...

Sagat estava derrotado. Não somente na luta, mas também em sua vida pessoal. Ele somente conseguia sentir ódio por Ryu. Queria matá-lo por aquela humilhação. Foi quando um homem surgiu e ofereceu a chance de vingar-se de Ryu. Seu nome era M. Bison e ele era chefe da organização criminosa Shadaloo. Com seus recursos, Sagat poderia encontrar Ryu e obter sua revanche. Em troca, Sagat deveria se aliar a Bison. Sagat aceita e logo se torna um dos quatro deuses da Shadaloo (junto a Bison, Vega e Balrog). Sagat termina por fim como guarda pessoal de Bison e desaparece da Tailândia. Só a vingança lhe era importante agora.

Adon também estava furioso pela vitória de Ryu. Mas não estava bravo com Ryu, mas com Sagat, por ele não ter conseguido defender seu título. Adon procurou por Sagat, pois ele não era digno de ser o Imperador do Muay Thai. Após meses de busca, Adon encontrou Sagat treinando e o desafiou pelo título. Sagat lutou, mas em sua mente ele apenas pensava em Ryu. Apesar de Sagat ser um guerreiro melhor que Adon, este também conseguiu derrotá-lo e tomar o título. Entretanto, Adon passou meses no hospital mas sobreviveu. Sagat agora não era mais o Imperador.


Sagat pediu um tempo a Bison, para treinar e se tornar mais forte. Bison aceitou, mas Sagat deveria voltar para conhecer o Psycho Drive. Sagat prometeu que voltaria, e foi treinar. Durante seus treinos, um jovem chamado Dan Hibiki, filho de Go Hibiki, desafiou Sagat para vingar seu pai. Sagat prontamente aceitou o desafio, apenas para ver o lutador medíocre com quem lutava. Apesar de estar perdendo, Dan continuava a atacar Sagat e seu ódio se tornava cada vez mais evidente. Sagat estava vencendo-o facilmente, quando olhou nos olhos de Dan, viu a fúria em seus olhos e olhou para si próprio. Se o ódio fazia isto com Dan, que tenta vencer alguém que ele nunca vencerá, o que não estava fazendo com ele? Conforme a luta seguia, Sagat viu que o ódio só leva à própria destruição. Sagat, então, perde de propósito para Dan. Feliz por ter vingado seu pai, Dan seguiu com sua vida. Sagat, então, viu o verdadeiro sentido da honra, e no fim, não importa a vitória ou os títulos, mas a luta em si, e o prazer que ela lhe proporcionava.

Sagat retorna a ver Bison, como prometido. Mas, chegando ao ponto de encontro, Bison mostra a Sagat o seu mais novo membro, Ryu. Bison explica que graças ao Psycho Power, pode dominar a mente de Ryu, que se encontrava perdida através do poder Satsui no Hadou, e agora era Satsui no Hadou ni Mezameta Ryu. Agora que Ryu estava sob seu controle, Sagat poderia ter a revanche que ele sempre quis. Nisso, surge Ken, amigo de Ryu, e Sakura, fã numero 1 de Ryu. Os três ficam revoltados com os atos de Bison. Sagat diz a Bison que ele nunca deveria descer até tão baixo, e que uma vitória sobre Ryu nestas condições não significaria nada para ele. Bison, furioso, manda Ryu enfrentar a todos, mas Sagat cuida de Ryu e pede para que Ken e Sakura cuidem de Bison.

Sagat tenta trazer Ryu de volta ao normal, mas o Psycho Power de Bison é muito forte. Sagat enfim, derrota Ryu, e novamente tenta tirá-lo do controle de Bison. Sagat explica como se sente agora sobre as lutas, sobre a honra, e sobre ser um verdadeiro lutador. Ryu, enfim, vence o Satsui no Hadou e juntos atacam Bison. Em desvantagem, o ditador foge.

Sagat diz a Ryu que espera por sua grande luta, mas Ryu diz que não está pronto, pois não foi capaz de vencer o Psycho Power de Bison sozinho. Sagat, então, aceita esperar o dia em que ele e Ryu se enfrentarão realmente.

Quando Bison retornou à vida, ele criou o torneio Street Fighter 2 para vingar-se daqueles que causaram sua primeira morte. Sagat foi convidado também, mas por já não fazer parte da Shadaloo, não se importava com Bison. Ele esperava por sua luta com Ryu. Entretanto, Ryu foi vencido durante o torneio, o que fez Sagat desistir do torneio e esperar novamente o dia em que enfrentará Ryu.

Sagat, treinando num floresta da Tailândia, acaba matando um urso com um Tiger Uppercut. Vendo que nada mais importava a ele, ele decide procurar por algo que possa reavivar seu espírito e procura seu ex-aprendiz Adon, atual imperador do Muay Thai. Adon, apesar de mais experiente, é derrotado com apenas um golpe, o Tiger Destruction, novo Ultra Combo de Sagat. Vendo que nem mesmo readquirir seu título de Rei do Muay Thai de volta o animava, Sagat parte em busca de Ryu e luta com ele. Não se sabe quem ganhou, mas logo após, ao enfrentar um dos 26 ciborgues da S.I.N., conhecido como Seth, Sagat reflete:
“ Passei tanto tempo pensando apenas em derrotar Ryu... Sentindo-me um perdedor... Mas agora eu vejo que ganhar não é o que importa, e sim comunicar-se pelos punhos. Talvez fosse isso que eu desejasse todo esse tempo. Você (Seth)... seus socos eram mudos, não tinham alma. Eu já fui vazio como você... será que eu mudei? Apenas uma pessoa poderá responder...

Sagat ainda espera por sua luta com Ryu. Enquanto isso, Sagat treina para melhorar suas habilidades de luta. Vendo a idade avançar, Sagat começa a treinar uma nova geração de lutadores de Muay Thai, tentando não cometer os mesmos erros cometidos com Adon.

Sagat será derrotado por Ryu mas verá que não precisa ser só forte para ganhar as lutas, mas sim, para ter inteligência para saber que golpe dará no adversário.

Histórias alternativas

Na série de anime Street Fighter II V, Sagat é um honrado e destemido lutador, campeão nacional de Muay Thai da Tailândia, mas um cartel de drogas conhecido como Ashura, comandado pelo sindicato criminoso Shadaloo de M. Bison, tentou forçá-lo a perder uma luta de propósito, mas ele se negou. Como represália, a Ashura plantou drogas em sua casa e ele foi preso, acusado de tráfico e consumo de ópio. Na prisão, ele conhece Ryu - que também estava preso por conta das armações da Ashura -, com quem forma uma amizade. Mais tarde, Ryu (sob liberdade condicional) e Ken, usando os recursos das empresas Masters, não só capturam os verdadeiros criminosos como também conseguem limpar os nomes dos dois lutadores. Ao contrário do que é mostrado nos jogos, Sagat não possui cicatriz nem tapa-olho, muito menos ódio por Ryu.

Em Street Fighter, o filme, Sagat é um traficante de drogas, que tinha Vega como guarda-costas, que possuía ligações com Bison e um ringue ilegal de luta. Ryu e Ken tentam enganá-lo e terminam por ajudar Guile. Sagat descobre a traição dos dois, e quando a base de Bison é atacada, Sagat enfrenta Ryu e termina derrotado. Após, ele foge junto a Dee Jay com a fortuna de Bison, apenas para descobrir que todo o dinheiro que Bison possuía era o dinheiro que ele iria impor ao mundo, caso vencesse. Além da grande diferença física e de personalidade, Sagat não possuía sua eterna rivalidade com Ryu, e nem o fato de que Ryu fez a cicatriz em seu peito, que é quase invisível.




Aparência

Sagat é notavelmente alto, traço que ele utiliza em suas lutas com ataques de longo alcance. Seu grande tamanho fez com que ele se tornasse um poderoso guerreiro. Sua mão é grande o suficiente para segurar totalmente a cabeça de muitos de seus adversários. Ele é careca, exceto em uma arte oficial onde ele aparece com uma longa cabeleira. Em Street Fighter 2, o sprite de Sagat não exibe a mesma musculatura impressionante que Sagat tem na série Street Fighter Zero, embora ele seja exibido assim desde o final de Super Street Fighter 2 Turbo, e em artes oficiais.

Sagat usa um tapa-olho em seu danificado olho direito e apesar de sua perda de percepção de profundidade, e de sua visão periférica que este defeito acarreta, isso não atrapalha sua grande habilidade de luta. Devido a limitações gráficas dos jogos da série Street Fighter, o tapa-olho de Sagat tem sua posição trocada quando este muda a direção, uma vez que o sprite dele virado a esquerda seja mesmo um reflexo da imagem virada à direita. A série 3D Street Fighter EX não apresenta essa limitação.

Ele possui uma imensa cicatriz atravessando o peito, causada por Ryu. Sagat não faz nada para escondê-la, e de fato, ele tira força dela. Em Capcom vs SNK 2, a cicatriz de Sagat brilha quando ele carrega a barra de especial no S-Groove.

Sagat não costuma usar vestimentas que o identifiquem como lutador de Muay Thai, o que é incomun para alguém de nível de luta tão alto como ele. Entretanto, qualquer um que conheça o mínimo de Muay Thai pode olhar para ele e dizer o que ele é.

Pela dublagem brasileira, em todos os desenhos animados (com a exceção do longa-metragem animado Street Fighter: O filme) e no filme Street Fighter: A batalha final (dublados nos anos 90), Sagat foi dublado pelo dublador brasileiro Luís Carlos de Moraes.



28 de abr. de 2010

Rose



Rose é uma personagem fictícia da série Street Fighter, produzida pela Capcom.

Rose é uma mística de Gênova e percebeu que estava se aproximando de Doomsday, e que conhecia uma pessoa que estava causando um grande mal. Ela descobre que a fonte do mal é M. Bison, seu antigo mestre, e decide derrotá-lo, para livrar o mundo do uso indevido da técnica que ambos utilizam: o Psycho Power. Mas lendo seu tarô, descobre que Bison ainda vivia.

No Street Fighter Alpha 3, ela enfrenta Bison mais uma vez, e revela-se que Rose e Bison partilham a mesma alma. Bison a derrota desta vez e toma então o controle total do corpo de Rose, que fica inconsciente até ser encontrada por Guy. Quando Guy mata Bison, a alma de Bison vai para sua nova hospedeira, Rose.

Bison controlou o corpo de Rose até que um novo corpo, embora mais fraco, foi construído para ele durante o Street Fighter II. Akuma matou Bison definitivamente durante o segundo torneio, enviando sua alma para o inferno com a técnica Shun Goku Satsu. Acreditava-se que a alma de Rose tenha ido junto, pois ela e Bison tinham a mesma alma; porém, sua participação em Street Fighter IV provou o contrário.

Depois de um tempo, ela encontra Chun-li e Ryu treinando para derrotar Cammy (que estava sobre controle de Bison) quando Ryu da seu Hadouken, Cammy deixa cair uma certidão de nascimento, Rose pega a certidão e lê, ela acaba tomando um susto pois ela descobre que M. Bison é seu verdadeiro pai.

Rose faz uma rápida aparição em um episódio da primeira temporada da série animada norte-americana, intitulado "A médium é a mensagem", como uma concorrente em um torneio na Índia, entre outros personagens de Street Fighter Alpha. Ela tem um papel mais proeminente no episódio da segunda temporada: "A flama (ou chama) e a rosa", onde ela, juntamente com Ken Masters e Blanka, lutam contra Bison.



Rose também desempenha um papel importante na adaptação do mangá de 1995 por Masahiko Nakahira, onde ela orienta Ryu em sua busca para controlar o Dark Hadou. Ela desempenha um papel semelhante no OVA Street Fighter: o filme.
[editar] Nos quadrinhos UDON

Nos quadrinhos produzidos pela UDON, em parceria com a Capcom, é dito que Rose foi membro de uma tribo de Roma (a.k.a. Ciganos), que seguiu uma mulher de cabelos brancos conhecida apenas como a Mestra. A mulher tinha um relâmpago amarelo brilhante em sua testa e um corte de cabelo muito semelhante ao de Rose. Quando Rose era uma criança (cerca de 10 anos de idade), M. Bison, um ex-aluno do mestrado, retornou para a tribo e declarou que ele estava indo para matar a Mestra, já que o conhecimento do Soul Power (Poder da Alma) por parte da Mestra era uma ameaça para Bison. Embora a Mestra tenha lutado bravamente, o Soul Power corrompido de Bison (o mais tarde conhecido como Psycho Power) matou a ela e a todas as pessoas da aldeia. Apenas um homem que foi cortar madeira afastado da aldeia sobreviveu. Ele retornou após a explosão e descobriu Rose inconsciente, que já trazia a marca da Mestra em sua testa (eventos em Street Fighter II # 1).

Em Street Fighter # 2, Cammy foi monitorar Ken e Ryu em São Francisco, onde foi interceptada por Rose. Mais tarde, Rose limpa completamente Cammy da influência do Psycho Power através de lavagem cerebral. Bem depois Rose descobre a história de Cammy, suas missões na Inglaterra e Itália, sua ligação com a Delta Red e, por fim, com Bison, com quem Rose acredita que vai se encontrar em breve.

Rose aparentemente morre em Street Fighter II # 6, após uma batalha entre ela, Bison e Cammy. Na mesma história, Rose explicou a Cammy o que tinha feito para livrar a sua mente de Bison, e também disse que Cammy era um clone criado para servir às necessidades de Bison. A última aparição de Rose se dá tornando-se poeira, soprada ao vento. O seu futuro na série permanece uma incógnita.

Rose tem ataques e técnicas que se aproveitam do estilo de jogo de Street Fighter Alpha. Ela é relativamente simples de jogar, concebida para permitir que novos jogadores, em Street Fighter Alpha, possam usar uma nova personagem com um esquema similar ao de Ryu ou Ken.

Seus ataques pouco variavam em Street Fighter Alpha, mas em Street Fighter Alpha 3, a maior parte dos seus habituais ataques tinham sido modificados.




M.Bison



M. Bison, nos EUA chamado menos comumente Master Bison, no Japão conhecido como Vega ou Bega (ベガ Explicação), é o grande vilão da série de video game Street Fighter, produzida pela Capcom.

Próximo de nada é o que se sabe sobre a juventude de Bison e seus anos iniciais, inclusive sobre a sua data de nascimento. Oficialmente, Bison tem 45 anos. Algumas fontes especulam que ele está acima dos 100 anos, apesar de sua aparência de meia-idade.




Sua primeira aparição, cronologicamente falando, foi em Street Fighter Alpha, como o chefe de uma organização militar criminosa conhecida como Shadaloo (シャドルー, Shadorū), apesar de algumas séries inspiradas em Street Fighter 2 e a aparência de Bison nos primeiros jogos do mesmo sugerirem um Bison antes da série Alpha. Juntamente com o seu desejo de conquista mundial, M. Bison trabalhava no aperfeiçoamento de uma energia letal que iria aumentar exponencialmente a sua capacidade durante combates, uma energia a qual ele refere-se como Psycho Power (Poder Psíquico). Durante os acontecimentos de Street Fighter Alpha, a existência da Shadaloo chegou ao conhecimento da Interpol, que enviou Chun-Li (que possui ódio contra Bison, que tinha assassinado seu pai) para frustrar os planos de Bison. Chun-Li e M. Bison eventualmente confrontaram-se e lutaram. M. Bison derrotou Chun-Li e em seguida fugiu em seu helicóptero, enquanto ela, chorando frustrada por sua vergonhosa derrota, prometia para si mesma destruir M. Bison da mesma maneira como ele matara seu pai, e planeja uma nova luta.

Durante os acontecimentos de Street Fighter Alpha (ou Street Fighter Alpha 2), M. Bison também entrou em conflito com Rose, uma misteriosa mulher que usa o chamado Soul Power, que é o "pólo oposto" do Psycho Power, podendo assim ser considerado no caso uma "versão corrompida" do Soul Power. Este fato, bem como o fato da procura de Rose objetivar parar toda e qualquer ação de M. Bison, destruindo com isso o Psycho Power, indicam a relação próxima entre os dois, que mais tarde viria a ser revelada em Street Fighter Alpha 3.




De acordo com sua biografia oficial, sua data de nascimento é desconhecida, sem mesmo ano ou local mencionados, embora uma fonte diga que ele nasceu em março de 1991. Essa data coincide com o lançamento de Street Fighter II, embora seja altamente improvável que 1991 seja seu ano de nascimento, tendo em vista que o tempo que durou a construção da Shadaloo, o que colocaria a série Street Fighter em meados de 2021. Ele na verdade renasceu num novo corpo por aquela época depois que seu antigo corpo fora destruído na série Zero.

Mais provavelmente tendo acontecido durante os acontecimentos de Street Fighter Alpha 2, o Psycho Power começou a ultrapassar os limites do corpo de Bison. Já prevendo esse efeito, cientistas a mando de Bison projetaram um corpo para o qual pudesse ser transferida a essência de Bison, mas esse corpo, Cammy, fugiu do controle da Shadaloo. M. Bison depois virou sua mira para Ryu, um dos mais poderosos lutadores do mundo, e maior rival do seu braço direito, o ex-rei do Muay Thai Sagat. Bison conseguiu derrotar e capturar Ryu, submetendo-o à lavagem cerebral. Então os amigos de Ryu, Ken Masters e Sakura Kasugano, invadiram o local onde Ryu estava cativo. Sakura e Ken lutaram contra Bison, Sagat que também estava lá, enfrentou Ryu, o fazendo se lembrar de quem era. Com isso, Ryu se libertou do Psycho Drive e venceu M. Bison.

Em Street Fighter Alpha 3, os oficiais da USAF Charlie e Guile estão em uma missão, para impedir que Bison utilize sua nova criação, um satélite (constado de Street Fighter Alpha 3) que permite aumentar o seu Psycho Power. Guile e Charlie unem-se à Chun-Li, lutando contra Bison. A fim de derrubar a Shadaloo, Charlie mantém Bison ocupado, enquanto a base é ajustada para explodir, e eventualmente sacrifica sua própria vida. A alma de Bison, no entanto, sobreviveu à explosão e assumiu o controle de Rose. É revelado que, para poder controlar completamente o Psycho Power, Bison tinha de expulsar toda a humanidade e o seu lado bom da sua alma para acomodar e suplantar a intensa energia diabólica do Psycho Power, e que Rose é realmente a formação de todos os "bons fluidos" que Bison expurgou de si.

Ele permaneceu dentro de Rose até seus cientistas criarem um novo organismo para ele, o corpo visto em Street Fighter II. Esse corpo, no entanto, foi muito mais fraco, uma vez que, depois de ter habitado o seu "lado bom" por um longo período de tempo, ele reteve tanto boas energias quanto más, tornando seu malévolo Psycho Power significativamente menos eficiente.

M. Bison realizou o segundo torneio Street Fighter para obter vingança contra as pessoas que tinham destruído o Psycho Drive. Seu novo organismo foi muito mais fraco do que o anterior, mas ele ainda era muito poderoso. No final, ele foi destruído por Akuma, que o matou com o Shun Goku Satsu e enviou sua alma para o inferno, para ser destruída. A Shadaloo demorou mais dois meses para ser destruída, quando depois da morte de M. Bison, seu guarda-costas Balrog (M. Bison no Japão) assumiu o controle da organização, e como não era muito inteligente, levou o sindicato à falência em 2 meses (como já dito).


Aparência

Ele geralmente aparece com um uniforme militar vermelho com grandes ombreiras prateadas, grandes braceletes e caneleiras de prata. Em seu quepe militar, há a caveira alada, símbolo de sua organização criminosa, a Shadaloo. Os olhos de Bison brilham assustadoramente de cor vermelha quando ele usa seu Psycho Power. Ele possui uma longa e imponente capa, que geralmente remove para lutar.

Shin M. Bison é uma versão alternativa de M. Bison com habilidades mais poderosas, menos pontos fracos e, muitas vezes, um diferente traje. Assim como Shin Akuma, esta versão modificada do personagem é utilizada para descrever Bison quando ele escolhe libertar o seu verdadeiro poder, nas profundezas da sua alma demoníaca. O único aparecimento cânone de Shin M. Bison ocorre em Street Fighter Alpha 3 (muitas vezes referido como Super M. Bison no Japão e Final M. Bison no Ocidente), mas ele também apareceu em Street Fighter EX 2 Plus (designado Bison II), e Street Fighter EX 3 como um personagem padrão da CPU.

Quando luta nesta forma, as habilidades de Bison diferem de jogo para jogo. No Street Fighter Alpha 3, ele envia ondas de energia com seus socos normais e seu Psycho Crusher, versão renomeada Ultimate Psycho Crusher, enche a tela de chamas azuis. O Ultimate Psycho Crusher, disponível somente para Shin M. Bison, é melhorado, não pode ser bloqueado no ar e mesmo quando defendido causa enormes danos.

Em Street Fighter EX 2 Plus e Street Fighter EX 3, Shin M. Bison aparece com pele branca e um uniforme índigo. Em ambos os jogos, ele tem uma infinita quantidade de energia, a possibilidade de cancelar a maioria dos movimentos inimigos, e a melhoria de seu Psycho Cannon.

Shin M. Bison também tende a ser muito mais agressivo do que o Bison em todos os títulos que ele aparece, e faz uso freqüente da sua capacidade de teletransporte.

M. Bison é um personagem que precisa de carga (segurar o direcional para trás por no mínimo dois segundos e depois pressionar o direcional para frente) para executar movimentos especiais. Suas técnicas incluem o Psycho Crusher (Esmagador Psíquico), que permite-lhe voar na direção de seu oponente com um giro prejudicial envolto em chamas azuis de seu contundente poder psíquico; o Scissors Kick (Chute Tesoura), no qual o vilão joga o adversário para longe com dois chutes devastadores; com o Head Stomp (Pisão de Cabeça), M. Bison lança-se ao ar, esmaga o crânio do adversário com um pisão avassalador e ainda pode aproveitar-se do salto adjacente para desferir mais um golpe (no caso, um soco); e por fim, o Flying Psycho Fist (Punho Psíquico Voador), onde o ditador lança-se ao ar numa trajetória aparentemente confusa e plana sobre o inimigo visando atingi-lo pelas costas com um punho ereto envolto em sua energia psíquica.

Na série Alpha, Bison ganhou novos movimentos, como o Psycho Shot (Tiro Psíquico), que era o seu próprio projétil. Seus super ataques incluem uma versão mais poderosa do Psycho Crusher (em Alpha 3, é o seu mais poderoso ataque, e ocupa toda a tela quando utilizado) e o Knee Press Nightmare (algo como Pesadelo da Pressão de Joelhadas), que é uma versão mais variada do Scissors Kick. Também possui as habilidades de teletransporte (de forma semelhante a Dhalsim) e até mesmo levitação.

Além dessas técnicas corporais e com a utilização do Psycho Power, M. Bison também consegue criar réplicas de si mesmo, como uma ilusão, atingindo o inimigo.

Ao chegar na América, a série Street Fighter poderia enfrentar sérios problemas. Receando processos judiciais, a Capcom alterou nomes de alguns personagens na distribuição em inglês dos jogos, mantendo-os na versão em japonês.

* O vilão da série Vega foi renomeado para M. Bison.
* Os americanos passaram a conhecer o lutador negro M. Bison como Balrog.
* O lutador de arenas espanhol Balrog recebeu o nome do vilão, Vega.


No filme de Street Fighter: A batalha final, o General M. Bison foi vivido por Raul Julia (que faleceu pouco depois de o filme ser lançado) e dublado no Brasil por Armando Tiraboschi.

No filme, General Bison até mesmo recitou sua famosa fala: "Qualquer um que se opuser a mim será destruído". No filme, M. Bison é o General das Forças Armadas, que também é o comandante da organização terrorista/criminosa conhecida como "Shadowlaw", que deseja destruir a cidade de Shadoloo para construir a "Bisonland", de onde o general poderá instituir a Pax Bisonica e reinar sobre o mundo inteiro.


Juni e Juli


The Dolls, também conhecido como o Esquadrão de Elite da Shadaloo, são personagens do jogo Street Fighter, que tiveram sua primeira participação em Street Fighter Zero 3. De todas as treze Dolls existentes, apenas três são personagens selecionáveis.

Todas as Dolls, exceto Cammy, são jovens meninas de 16 anos que foram capturadas e sofreram lavagem cerebral, se tornando assassinas e guardas pessoais de M. Bison. Todas, sem exceção, eram completamente leais a M. Bison e falavam como verdadeiros robôs. A princípio, elas não poderiam sobreviver caso M. Bison morresse. Pois, se a lavagem cerebral sofresse alguma avaria, todas morreriam.

Nos acontecimentos de SF Zero 3, Cammy, consegue se livrar do poder de M. Bison e ainda também fazer com que o controle mantido nas Dolls, fosse também quebrado. M. Bison revela a Cammy sobre seu real propósito, ser um novo corpo para ele. Neste acontecimento, quase todas as Dolls morrem. Cammy se sacrifica, as colocando dentro do Psycho Drive, para assim permitir que elas sobrevivam.

De todas as Dolls, a única que se tem notícia é de Cammy, que atualmente está na força Delta Red. Quantos as outras, não se sabe se conseguiram sobreviver ou se recuperaram suas memórias.

The Dolls




Jogáveis

Cammy (キャミィ, Kyamī): A Doll nº 0. Apareceu pela primeira vez no jogo Super Street Fighter II. Seu codinome é "Killer Bee".

Juni (ユーニ, Yūni): A Doll nº 6. Uma jovem alemã. Sua especialidade é o combate desarmado. Seu codinome é "The Assassin Doll of Cold Heartedness".

Juli (ユーリ, Yūri): A Doll nº 7. Outra jovem alemã. Assim como Juni, é especialista em combate desarmado. Seu codinome é "Level-headed Silent Killer".

Não jogáveis

Enero (エーネロ, Ēnero): A Doll nº 1. Uma jovem espanhola, cuja a especialidade é a comunicação. Ela sempre leva consigo um microfone.

Février (フェブリエ, Feburie): A Doll nº 2. Février é francesa e sua especialidade são armas de fogo.

März (メルツ, Merutsu): A Doll nº 3. Assim como Juni e Juli, Mars é alemã. Ela é especializada em informações e leva consigo um laptop.

Aprile (アプリーレ, Apurīre): A Doll nº 4. Aprile é italiana, e sua especialidade é a medicina. Possivelmente batalhou com Rose, nos acontecimentos de SF Zero 3.

Satsuki (サツキ, Satsuki): A Doll nº 5. Japonesa especializada em luta com espadas.

Santamu (サンタム, Santamu): A Doll nº 8. Vietnamita (porém se discute que, apesar de seu nome, ela seja africana), é especializada em luta com lanças. É acompanhanda por um Mico-leão-dourado.

Xiayu (ジウユー, Jiuyū): A Doll nº 9. Chinesa especializada no uso do nunchaku.

Jianyu (ヤンユー, Yanyū): A Doll nº 10. Assim como Xiayu, é chinesa. Ela é especializada em utilizar um quarterstaff.

Noembelu (ノウェンベル, Nowenberu) A Doll nº 11. Um jovem mexicana, membra dos Thunderfoot, a mesma tribo de T. Hawk, o que leva ele a procurá-la, nos acontecimentos de SF Zero 3. É especializada em lutar com um par de machadinhas.

Decapre (ディカープリ, Dikāpuri, Декапре): A Doll nº 12. Uma russa, cuja aparência lembra muito a de Cammy, só que utilizando uma máscara preta.

Cada uma possui características únicas, mas, de modo geral (com exceção de Cammy), seus uniformes são, um maiô com gola, mangas de cor azul marinho, com uma gravata amarela na gola. Todas usam boinas, da mesma cor do uniforme. Vestem sob o maiô, uma meia-calça, também azul marinho, e calçam um par de botas de cano longo, até os joelhos, de cor marrom. Como Cammy, ambas usam o mesmo par de luvas e manoplas dela.

Nos Gibis da Udon Comics

* Tanto Juli, quanto Noembelu, estão sendo procuradas por T. Hawk. A primeira é filha do doutor alemão que cuidava da tribo Thunderfoot, que foi assassinado.
* Segundo T. Hawk, o nome Noembelu significa águia pequena.
* A lavagem cerebral de Juni é considerada a mais perfeita de todas e como primeira missão, ela foi mandada para exterminar sua própria família, na Alemanha. Essa missão foi concluída com sucesso.
* Xiayu e Yanyu são descritas como a Tríade, que tenta assassinar Fei Long e Chun-Li.
* Decapre é na verdade, uma experiência mal sucedida, na criação de Cammy.

Outras curiosidades

* Todas as Dolls, menos Cammy, têm seus nomes baseados em meses do ano, conforme a língua de seu país de origem: Enero (Janeiro), Février (Fevereiro), März (Março), Aprile (Abril), Satsuki (Maio), Juni (Junho), Juli (Julho), Santamu (Agosto), Jianyu (Setembro), Xiayu (Outubro), Noembelu (Novembro) e Decapre (Dezembro).
* A princípio, Sakura, faria parte das Dolls, conforme o livro All About Street Fighter Alpha 3.
* Na história de T. Hawk no SF Zero 3, ele está a procura de Juli e não Noembelu. Para alguma razão Capcom preferiu não usar o sprite de Noembelu e optou por usar o de Juli. Isto causou bastante confusão entre os jogadores. E caso fosse mesmo Juli que ele estivesse procurando, qualquer uma das Dolls poderia possuir o nome de Julia, que também é o mesmo da esposa de Guile no Japão (nos E.U.A, ela se chama Jane).
* Em Namco x Capcom, Juli insinua que faria parte da tribo de T. Hawk. O que seria bem estranho, pois, ela é alemã, e pela história, T. Hawk estaria procurando Noembelu. Provavelmente foi um erro da Namco.
* Juni no jogo Street Fighter Zero 3 (Alpha 3), "herda" o super combo Psycho Streak de Cammy, enquanto esta, no jogo, o perde.
* Na minissérie em três edições de "Street Fighter Zero 3", produzida no Brasil, com roteiro de Marcelo Cassaro e arte de Érica Awano, Juli e Juni eram clones de Cammy e as outras Dolls que existiam eram todas clones de Juli e Juni.



Charlie Nash


Charlie é um personagem da série de jogos eletrônicos Street Fighter.

Charlie é o amigo que Guile quer vingar em Street Fighter II.

No Japão, conhecido como 'Nash, Charlie era amigo e superior militar de Guile e ensinou ao companheiro a maioria de seus golpes. Charlie morre no final da série Zero.

Muitos crêem que Charlie e Blanka são as mesmas pessoas, porém, a Capcom (empresa criadora da série Street Fighter) revela em Street Fighter Zero 3 que os dois personagens são pessoas diferentes e que Charlie morre. A confusão teve origem no filme americano Street Fighter: A batalha final estrelado por Jean Claude Van Damme, onde um amigo de Guile, "Carlos" sofre esperimentos genéticos nas mãos da Shadaloo e se torna o monstro conhecido como Blanka. Na época do filme, o personagem Charlie ainda não havia sido criado, mas outro sinal mal-interpretado que levou muitos a crerem na teoria do filme, foi o final de Charlie no jogo X-Men vs. Street Fighter onde Bison o captura e aplica uma injeção. Na seqüência do jogo, revela-se que ao invés de tornar-se Blanka, ele torna-se um vilão secreto, Shadow.

No anime Street Fighter II Victory, Nash(Charlie) morre quando tentou interrogar M.Bison (Vega,no Japão)apontando um revolver contra ele.

No filme live-action Street Fighter: The Legend of Chun-Li, Nash foi interpretado por Chris Klein e é um agente da Interpol responsável por acabar com a Shadaloo, e junto com sua parceira Maya, se alia a Chun-Li para derrotar M. Bison.


Gen


Gen era amigo do pai de Chun-Li, treinando-a enquanto jovem. O Ansatsuken de Gen incorpora estilos de Kung Fu, tais como garça, gafanhoto, urso e tigre. Gen também possui um restaurante chamado Genhanten.

Gen entrou no primeiro torneio World Warrior para encontrar adversários dignos, lutando, inclusive, contra Sagat e o vencendo. Não encontrando ninguém forte o suficiente, voltou para as ruas da China. Mais tarde, ele descobriu que ele estava morrendo de leucemia. Então Gen decidiu sozinho procurar e confrontar os membros da Shadaloo, mas não conseguiu fazê-lo. Quando ele ouviu falar de Akuma, foi atrás dele.

Mesmo não tendo encontrado um adversário à sua altura, Gen continuou sua jornada e entrou no segundo torneio. Depois de combatê-lo árduamente, Akuma descobriu que Gen estava doente, desistindo então da luta. No terceiro torneio, Gen conseguiu encontrar Akuma e o destino os fizeram se enfrentar novamente, mas dessa vez Gen estava curado. Gen desviou do Shun Goku Satsu, aplicando-o o Punho das Sombras Zan'ei , mas depois disso desistiu dos torneios para treinar seus netos Yun e Yang Lee para o torneio que seria prescidido por Gill. Durante o SFA3, Akuma encontra Gen mais uma vez, que o desafia de novo. Gen considera que a última luta que tiveram devia ter um final. Gen vence essa segunda batalha contra Akuma, mas admite que Akuma era o único oponente digno, então poupa ele, e decide parar de lutar. Gen foi um dos poucos que venceu Akuma.

* Gen é o único personagem do Street Fighter que pode mudar seus estilos no meio de uma luta.
* Seu restaurante está no cenário de "Super Gen Fighter: Mini Mix"
* Quando Gen e Akuma se enfrentam no Street Fighter Zero 3 , antes do início da luta Akuma aplica o Shun Goku Satsu e Gen o defende e em seguida ele aplica o Punho das Sombras Zan'ei. Logo após a luta se inicia.
* Gen apareceu no filme live-action Street Fighter: The Legend of Chun-Li de 2009 sendo interpretado por Robin Shou e tendo bastante importância no filme, sendo um ex-membro da Shadaloo que se voltou contra M. Bison e acaba virando o mestre de Chun-Li. No fim do filme derrota Balrog.





27 de abr. de 2010

Gouken



Gouken (剛拳, Gōken?) era uma personagem não-jogável da série de videogame Street Fighter, produzida pela Capcom. Ele é o mestre de artes marciais dos jovens Ryu Hoshi e Ken Masters, assim como o irmão mais velho de Akuma.

Gouken é normalmente descrito como um homem barbado que carrega um colar de orações em seu pescoço. Possui em suas costas o kanji mu (無) (ou "vazio") escrito. Embora anteriormente nunca tenha sido uma personagem jogável na série, Gouken desempenhava um papel nos "bastidores" e foi mencionado pela primeira vez no encerramento de Akuma em Street Fighter Alpha. Agora ele apareceu oficialmente na série no game Street Fighter IV, produzido pela Capcom para os Arcades e com versões para os consoles Playstation 3 e Xbox 360. Nos consoles ele é um personagem jogável.

Embora jogos anteriores de Street Fighter façam referências ao mestre de Ryu e Ken, a personagem fez a sua primeira aparição ilustrando o mangá de Masaomi Kanzaki, uma adaptação de Street Fighter II, originalmente serializadas na Family Computer Magazine, em 1992. Segundo o mangá, Gouken aceita Ryu e Ken como seus alunos e ensinou-lhes o seu estilo de combate no seu dojo afastado. No entanto, um dia, o homem conhecido como M. Bison, juntamente com seus homens, invadiu o dojo e matou Gouken, deixando Ryu e Ken com o dever de vingar a morte de seu mestre.



Enquanto o mangá não-canônico dava continuidade ao enredo de Street Fighter, o nome e o design de Gouken foram introduzidos oficialmente na série Street Fighter por meio de Akuma, em Street Fighter II Turbo. Segundo a versão oficial da história de Akuma, divulgada pela Capcom, Akuma e Gouken eram aprendizes de Goutetsu, o praticante original do estilo Ansatsuken.

Goutetsu ensinou suas habilidades para Gouken e Akuma. Embora Akuma tenha "abraçado" o estilo Ansatsuken a ponto de sucumbir ao chamado Satsui no Hadou (algo como Intenção Assassina) e terminando por matar Goutetsu, Gouken desenvolveu o seu próprio estilo, transformando técnicas como o Hadouken e o Shoryuken para que não se tornassem mortais. Gouken passou seus conhecimentos a Ryu e Ken antes de ser desafiado por Akuma e acabar morto em combate.

Gouken faz sua primeira aparição na tela no primeiro Street Fighter Alpha, cujo encerramento de Akuma mostra-o caído, ao lado de seu mestre. De acordo com a história de Dan na série Alpha, Gouken também começou a treinar Dan, mas desistiu ao perceber a intenção de vingança do lutador.





Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]