Menu Rápido

31 de dez de 2011

Estilo - Artes Marciais Mistas (MMA - Profissional)

Qualidade: 
As artes marciais mistas (frequentemente conhecidas sob seu acrônimo em inglês: MMA - mixed martial arts) são artes marciais que incluem tanto golpes de luta em pé quanto técnicas de luta no chão. As artes marciais mistas podem ser praticadas como o esporte de contato em uma maneira regular ou em um torneio em que dois concorrentes tentam derrotar um ao outro. Usam uma escala grande de técnicas permitidas de artes marciais, como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas.

Algumas organizações que organizam torneios de artes marciais misturadas são Ultimate Fighting Championship (UFC) e o extinto PRIDE Fighting Championships. Em opinião popular, os termos artes marciais misturadas e vale-tudo tem o mesmo significado. Entretanto, as diferenças entre estes termos devem ser reconhecidas e ambos devem ser distinguidos do termo full contact ("contato pleno").




O pankration era um estilo antigo de combate sem arma. Os gregos antigos introduziram esta disciplina nos Jogos Olímpicos em 648 d.C. Algumas exposições públicas de combates ocorreram no fim do século XIX. Representavam estilos diferentes de luta, incluindo jiu-jitsu, luta greco-romana e outras lutas em torneios e desafios na Europa inteira. Depois da Primeira Guerra Mundial, a luta nascia outra vez em duas correntes principais. A primeira corrente era uma competição real; a segunda, começou a depender mais na coreografia e nas exposições grandiosas de público que resultou na luta profissional.

As artes marciais misturadas modernas têm suas raízes em dois acontecimentos: os acontecimentos de vale-tudo no Brasil (Capoeira, Jiu-Jitsu entre outros), e o Shoot-Wrestling japonês (que incorpora movimentos realistas, como pegadas de submissão, chutes de kickboxing, entre outros). Nesse tempo eles foram mutuamente ligados, mas foram separados.

O vale-tudo começou na terceira década do século XX, quando Carlos Gracie, um dos fundadores da arte marcial brasileira Gracie jiu-jitsu, convidou cada competidor de modalidades de luta diferentes. Isso era chamado de "Desafio do Gracie". Mais tarde, Hélio Gracie e a família Gracie e principalmente, Rickson Gracie, mantiveram este desafio que passaram a se dar como duelos de vale-tudo sem a presença da mídia.

No Japão, década de 1980, Antonio Inoki organizou uma série de lutas de artes marciais misturadas. Eram as forças que produziram o shootwrestling e eles, mais tarde, causaram a formação de uma das primeiras organizações japonesas de artes marciais misturadas conhecida como shooto. As artes marciais misturadas obtiveram grande popularidade nos Estados Unidos em 1993, quando Rorion Gracie e outros sócios criaram o primeiro torneio de UFC.



Com o sucesso do UFC, os japoneses criaram o Free Style Japan Championship ou Open Free Style Japan em 1994 (eram os dois maiores torneios de MMA do mundo), sendo vencido todas as duas primeiras edições (1995 e 1995) por Rickson Gracie, que era um grande lutador de vale-tudo do Brasil na década de 1970 e 1980 e que agora fazia também lutas em MMA no Open Japan, enriquecendo-se com isso, lutando também nas primeiras edições do PRIDE Fighting Championships.

Ao contrário do PRIDE que reinou absoluto entre 1997-2007, O UFC passou a ficar em baixa, perdendo valor e sendo proibido em vários estados dos Estados Unidos.

Em 2001 o ex-empresário de boxe Dana White convenceu os amigos de infância Lorenzo e Frank Fertitta, donos da rede de Cassinos Station, a comprarem o UFC. Os três fundaram uma empresa chamada Zuffa e compraram o UFC por dois milhões de dólares. Após várias mudanças nas regras conseguiram legalizar o esporte em praticamente todos os estados americanos.

Em 2007 O UFC compra o Pride, levando vários atletas do Japão para os EUA e tranformando o UFC na maior organização de MMA do planeta. Hoje o UFC tem um preço estimado de mais de 1 bilhão de dólares e domina mais de 90% do mercado mundial de MMA.

Escolas: No mundo de Street Fighter RPG, os Dojôs são especializados em mesclar estilos de luta MMA. Melhorando o desempenho de seus lutadores e equipe, conseguindo ótimos resultados em uma arena em forma de octógono (arenas que permitem à um lutador, onde fluem e desenvolvem movimentos mais eficazes). Estilos mais usados em uma mistura são: Luta Greco-Romana ou Whrestling, Boxe, Jiu-Jitsu, Pancration, Karatê, Judo, Muay Thai, Kick Boxing, Sanbo (entre outros mais). Porem não tem golpes de Foco ou Bloqueios especiais.

 
Membros: Lutador Profissional, Lutador Treinador, Mestre das Artes, Street Fighter.
Chi Inicial: 2
Força de Vontade Inicial: 5
Lema: "Apesar de não seguir um único estilo, minha técnica prevalecerá".


Manobras Especiais:

Soco

Cross (4), Dashing Punch (5), Power Uppercut (1)Triple Strike (2), Spinning Back Fist (2), Dempsey Roll  (5), Ear Pop (2), Hyper Uppercut (4),

Chute

High Kick (5), Low Kick  (4),

Apresamento


Esporte

 Shone Boarding (1), Greased Lightning (2).

Bloqueio


Foco




Os 10 golpes mais finalizadores do MMA:

Cruzado, Direto, Ground and Pound, High Kick, Upper, Armlock, Guilhotina, Mata-Leão.

3 comentários:

Wagner Nascimento Gonçalves disse...

Mata-Leão pederia ser chamado Rear-Naked Choke

Wagner Nascimento Gonçalves disse...

Mata-Leão pederia ser chamado Rear-Naked Choke

Instinct Alternative disse...

Pode ser!

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]