Menu Rápido

19 de dez. de 2009

Estilo - Sambô


O Sambô (em Russo: Cамбо) é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na União Soviética e reconhecida como esporte pela URSS desde 1938.
SAMBÔ é um anagrama de "CAMозащита Без Oружия" (SAMozashchita Bez Oruzhiya), que em tradução livre pode significar "autodefesa sem armas". O praticante de Sambô é denominado samboca. Uma outra denominação poderia ser sambista(do Russo самбист - sambist).






História

O Sambô originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas estas com o mesmo nome (Sambo) porém com estilos diferentes.
O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes na luta Greco-Romana, luta livre, lutas eslavas, Aiki-jiu-jitsu japonês, Kurash uzbeque, Khapsagay mongol e diversas lutas chinesas. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao Sambô.
A influência Oshchepkov eram os Aiki-jiujitsu Tenjin Shin’yo Ryu e Kito Ryu além do judo. O estilo proposto por Oshchepkov é o que mais se assemelha ao Sambo atual. Oshchepkov foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin.
Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambo contemporâneo.
Entretanto, não há um consenso universal sobre a existência de um criador único do Sambô.

Organização Desportiva

Federações Internacionais

Em 1968, a Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) aceitou o Sambô como estilo internacional de luta, juntamente com a Luta Greco-Romana e a Luta Livre, modalidades estas já consagradas como olímpicas.
No ano de 1985, a comunidade de Sambô formou a sua própria organização, a Federação Internacional Amadora de Sambô (FIAS).
Em 1993, a FIAS dividiu-se em duas organizações, ambas utilizando o mesmo nome e logotipo. Estes dois grupos eram referidos como FIAS oriental (sob controle russo) e FIAS ocidental (sob controle norte-americano).
Doze anos mais tarde, em 2005, a FILA conseguiu um acodo com a FIAS ocidental e reassumiu a jurisdição sobre o Sambô.
A FILA vem perdendo sua força junto ao Sambô, o que pode ser notado no website da entidade [5]. Atualmente, a FIAS (e não a FILA) tem o poder de jurisdição nas competições internacionais de Sambô esportivo e de combate.
Os resultados das competições podem ser encontrados no site da FIAS.

Versões do Sambô


Chave de perna no Sambô

Embora tenha sido concebido como um sistema único, existem quatro versões de Sambô.
  • Sambô esportivo: em termos de estilo, seria, a grosso modo, uma junção da Luta Livre e o Judo. A competição é semelhante a luta japonesa, com algumas diferenças em relação às regras, protocolo e uniforme. Por exemplo, permite todas as chaves de perna.
  • Sambô auto-defensivo: similar ao Jiu-jitsu e o Aikido, utilizado na defesa contra agressão armada ou desarmada.
  • Sambô de combate: Utilizado e desenvolvido pelos militares. É a raiz do Sambô. Inclui formas de combate completas, incluindo chutes e socos. Embora tenha um caráter mais agressivo e sujeito a contusões, existem competições nesta versão.
  • Sambo especial: desenvolvido para as Forças Especiais do Exército e Forças de Reação Rápida. O estilo nesta versão diferencia de acordo com as tarefas e objetivos. Seria, em tese, um complemento ao Sambô de combate.
A American Sambo Association (ASA) pretende introduzir o Freestyle Sambo, que seria o Sambo esportivo com mais golpes de imobilização. Socos não são permitidos no Freestyle sambô.

Graduações ou Faixas

 

 

Emelianenko - Master Sambo of International Class

Embora o Sambô original não tivesse graduações ou rankings, a Federeção Internacional Amadora de Sambo (FIAS) propõe o seguinte sistema de ranking (ou faixas).


  • Novichok (preta)
  • Yunosheskiy razryad (cinza)
  • Vzrosliy razryad (marrom)
  • Kandidat of Master Sambo (verde)
  • Master Sambo (azul)
  • Master Sambo of International Class (vermelha)
  • Grand Master (ouro)
  • Uchitel (branca)
Além de seguir uma ordem inversa de cores das demais artes marciais proposto pela FIAS (no Sambô a faixa branca é o grau mais alto e a faixa preta é o grau mais baixo), o exame de passagem de faixas preconizado pela referida entidade está relacionado a vitórias em combate com esportistas de mesmo ranking ou superior.
A URSS utilizava sistema distinto de graduação relacionado ao resultado em competições oficiais .

Sambocas (Sambistas) ilustres

  • Fedor Emelianenko - 4 vezes campeão mundial de Sambo. Considerado, por muitas fontes, como o melhor lutador peso-pesado de MMA .
  • Vladimir Putin - Master Sambo (faixa azul) e presidente honorário da FIAS. É também faixa preta (branca e vermelha - sexto dan) de Judô.
  • Blagoi Ivanov - Campeão mundial de Sambo de 2008 (venceu o mundial de Sambo de 2008, derrotando Emelianenko na semi-final).









Ligações externas






No mundo de Street Fighter RPG:

Sanbo é uma forma de luta-livre russa originariamente usada para testar a força dos competidores e divertir o czar. Ela continuou como parte da cultura russa mesmo após a vitória dos comunistas. Os estudantes de Sanbo acreditam que seu estilo prova quem é o mais forte entre os homens. Ele testa não apenas a força física como também a força de vontade de seus praticantes, e alguns chegam a extremos para provar sua força. Por isso, os estudantes de Sanbo costumam se parecer com os gigantes das lendas e mitos. Eles se orgulham de seu grande tamanho e farão qualquer coisa para se tornarem os maiores habitantes de suas vilas. Ao contrário da maioria dos estilos, o Sanbo se baseia quase totalmente na força física. Para provar sua pujança, estudantes podem puxar carroças carregadas de feno através de campos cobertos com neve ou enfrentar ursos com as mãos nuas em meio a uma nevasca. É difícil determinar o que é verdade ou invenção em suas histórias, mas a maioria dos estudantes estará mais do que disposta a demonstrar sua força para os incrédulos. Sanbo usa poucos poderes e pouca velocidade. Os estudantes preferem se concentrar em técnicas devastadoras de apresamento e projeções impressionantes. Um oponente, ao assumir que um lutador de Sanbo é desajeitado, freqüentemente comete o erro de chegar perto demais — é quando o lutador de Sanbo projeta a cara de seu oponente no chão em um estonteante bate-estaca (piledrive). Mas lutadores de luta-livre não dependem apenas de projeções, eles também podem golpear com resultados igualmente mortais. Seus golpes têm a reputação de aleijar um oponente de primeira. O interesse pelo Sanbo cresceu recentemente. Praticantes de Sanbo têm aparecido nas últimas Olimpíadas para competir em levantamento de peso e luta-livre. Eles têm demonstrado seu vigor derrotando alguns dos melhores atletas do mundo.
Escolas: infelizmente, poucas escolas ensinam Sanbo, e estas quase sempre ficam na Rússia. Devido às recentes reformas, escolas estão começando a aparecer por todo o mundo e as escolas russas estão agora abertas a todos. Ainda é difícil encontrá-las, mas os estudantes dizem que o esforço vale a pena. O Sanbo é pouco organizado. Os estudantes recebem o treinamento básico e espera-se que a partir dali eles aprendam com a experiência. Esta atitude supostamente tem o objetivo de fortalecer o estudante. Até agora parece que tem funcionado.
Membros: qualquer um pode freqüentar as aulas, mas os estudantes de Sanbo são majoritariamente homens fortes e grandes. Também existem lutadoras de Sanbo, mas estas mulheres são tão grandes e intimidadoras quanto os homens.
Conceitos: homem-forte do circo, trabalhador braçal, gigante.
Chi Inicial: 1
Força de Vontade Inicial: 6
Lema: "Apenas os fortes vencem as batalhas."

Soco

Ear Pop (2), Hundred Hand Slap (5), Spinning Clothesline (3), Turbo Spinning Clothesline (2).

Chute
Double Hit Kick (1).

Bloqueio

Apresamento

Air Throw (2), Back Breaker (2), Bear Hug (1), Brain Cracker (1), Grappling Defense (3), Head Bite (2), Iron Claw (4), Neck Choke (2), Pile Driver (2), Siberian Suplex (3), Spinning Pile Driver (4), Stomach Pump (3), Suplex (1), Thigh Press (2).

Esportes

Air Smash (1).

Foco


    2 comentários:

    Anônimo disse...

    Menos...bem menos galera!!!
    Um americano vencer uma luta tradicional da terra russa. Conta outra vai!!!!

    Edson Golem disse...

    Bem Amigo ou amiga ?

    Se puder mostrar deixe o link, sempre é bom saber mais sobre as coisa kkkkkkkkkkk !!! Valeu por participar ...

    Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]