Menu Rápido

19 de dez. de 2009

Estilo - Sambô


O Sambô (em Russo: Cамбо) é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na União Soviética e reconhecida como esporte pela URSS desde 1938.
SAMBÔ é um anagrama de "CAMозащита Без Oружия" (SAMozashchita Bez Oruzhiya), que em tradução livre pode significar "autodefesa sem armas". O praticante de Sambô é denominado samboca. Uma outra denominação poderia ser sambista(do Russo самбист - sambist).






História

O Sambô originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas estas com o mesmo nome (Sambo) porém com estilos diferentes.
O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes na luta Greco-Romana, luta livre, lutas eslavas, Aiki-jiu-jitsu japonês, Kurash uzbeque, Khapsagay mongol e diversas lutas chinesas. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao Sambô.
A influência Oshchepkov eram os Aiki-jiujitsu Tenjin Shin’yo Ryu e Kito Ryu além do judo. O estilo proposto por Oshchepkov é o que mais se assemelha ao Sambo atual. Oshchepkov foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin.
Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambo contemporâneo.
Entretanto, não há um consenso universal sobre a existência de um criador único do Sambô.

Organização Desportiva

Federações Internacionais

Em 1968, a Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) aceitou o Sambô como estilo internacional de luta, juntamente com a Luta Greco-Romana e a Luta Livre, modalidades estas já consagradas como olímpicas.
No ano de 1985, a comunidade de Sambô formou a sua própria organização, a Federação Internacional Amadora de Sambô (FIAS).
Em 1993, a FIAS dividiu-se em duas organizações, ambas utilizando o mesmo nome e logotipo. Estes dois grupos eram referidos como FIAS oriental (sob controle russo) e FIAS ocidental (sob controle norte-americano).
Doze anos mais tarde, em 2005, a FILA conseguiu um acodo com a FIAS ocidental e reassumiu a jurisdição sobre o Sambô.
A FILA vem perdendo sua força junto ao Sambô, o que pode ser notado no website da entidade [5]. Atualmente, a FIAS (e não a FILA) tem o poder de jurisdição nas competições internacionais de Sambô esportivo e de combate.
Os resultados das competições podem ser encontrados no site da FIAS.

Versões do Sambô


Chave de perna no Sambô

Embora tenha sido concebido como um sistema único, existem quatro versões de Sambô.
  • Sambô esportivo: em termos de estilo, seria, a grosso modo, uma junção da Luta Livre e o Judo. A competição é semelhante a luta japonesa, com algumas diferenças em relação às regras, protocolo e uniforme. Por exemplo, permite todas as chaves de perna.
  • Sambô auto-defensivo: similar ao Jiu-jitsu e o Aikido, utilizado na defesa contra agressão armada ou desarmada.
  • Sambô de combate: Utilizado e desenvolvido pelos militares. É a raiz do Sambô. Inclui formas de combate completas, incluindo chutes e socos. Embora tenha um caráter mais agressivo e sujeito a contusões, existem competições nesta versão.
  • Sambo especial: desenvolvido para as Forças Especiais do Exército e Forças de Reação Rápida. O estilo nesta versão diferencia de acordo com as tarefas e objetivos. Seria, em tese, um complemento ao Sambô de combate.
A American Sambo Association (ASA) pretende introduzir o Freestyle Sambo, que seria o Sambo esportivo com mais golpes de imobilização. Socos não são permitidos no Freestyle sambô.

Graduações ou Faixas

 

 

Emelianenko - Master Sambo of International Class

Embora o Sambô original não tivesse graduações ou rankings, a Federeção Internacional Amadora de Sambo (FIAS) propõe o seguinte sistema de ranking (ou faixas).


  • Novichok (preta)
  • Yunosheskiy razryad (cinza)
  • Vzrosliy razryad (marrom)
  • Kandidat of Master Sambo (verde)
  • Master Sambo (azul)
  • Master Sambo of International Class (vermelha)
  • Grand Master (ouro)
  • Uchitel (branca)
Além de seguir uma ordem inversa de cores das demais artes marciais proposto pela FIAS (no Sambô a faixa branca é o grau mais alto e a faixa preta é o grau mais baixo), o exame de passagem de faixas preconizado pela referida entidade está relacionado a vitórias em combate com esportistas de mesmo ranking ou superior.
A URSS utilizava sistema distinto de graduação relacionado ao resultado em competições oficiais .

Sambocas (Sambistas) ilustres

  • Fedor Emelianenko - 4 vezes campeão mundial de Sambo. Considerado, por muitas fontes, como o melhor lutador peso-pesado de MMA .
  • Vladimir Putin - Master Sambo (faixa azul) e presidente honorário da FIAS. É também faixa preta (branca e vermelha - sexto dan) de Judô.
  • Blagoi Ivanov - Campeão mundial de Sambo de 2008 (venceu o mundial de Sambo de 2008, derrotando Emelianenko na semi-final).









Ligações externas






No mundo de Street Fighter RPG:

Sanbo é uma forma de luta-livre russa originariamente usada para testar a força dos competidores e divertir o czar. Ela continuou como parte da cultura russa mesmo após a vitória dos comunistas. Os estudantes de Sanbo acreditam que seu estilo prova quem é o mais forte entre os homens. Ele testa não apenas a força física como também a força de vontade de seus praticantes, e alguns chegam a extremos para provar sua força. Por isso, os estudantes de Sanbo costumam se parecer com os gigantes das lendas e mitos. Eles se orgulham de seu grande tamanho e farão qualquer coisa para se tornarem os maiores habitantes de suas vilas. Ao contrário da maioria dos estilos, o Sanbo se baseia quase totalmente na força física. Para provar sua pujança, estudantes podem puxar carroças carregadas de feno através de campos cobertos com neve ou enfrentar ursos com as mãos nuas em meio a uma nevasca. É difícil determinar o que é verdade ou invenção em suas histórias, mas a maioria dos estudantes estará mais do que disposta a demonstrar sua força para os incrédulos. Sanbo usa poucos poderes e pouca velocidade. Os estudantes preferem se concentrar em técnicas devastadoras de apresamento e projeções impressionantes. Um oponente, ao assumir que um lutador de Sanbo é desajeitado, freqüentemente comete o erro de chegar perto demais — é quando o lutador de Sanbo projeta a cara de seu oponente no chão em um estonteante bate-estaca (piledrive). Mas lutadores de luta-livre não dependem apenas de projeções, eles também podem golpear com resultados igualmente mortais. Seus golpes têm a reputação de aleijar um oponente de primeira. O interesse pelo Sanbo cresceu recentemente. Praticantes de Sanbo têm aparecido nas últimas Olimpíadas para competir em levantamento de peso e luta-livre. Eles têm demonstrado seu vigor derrotando alguns dos melhores atletas do mundo.
Escolas: infelizmente, poucas escolas ensinam Sanbo, e estas quase sempre ficam na Rússia. Devido às recentes reformas, escolas estão começando a aparecer por todo o mundo e as escolas russas estão agora abertas a todos. Ainda é difícil encontrá-las, mas os estudantes dizem que o esforço vale a pena. O Sanbo é pouco organizado. Os estudantes recebem o treinamento básico e espera-se que a partir dali eles aprendam com a experiência. Esta atitude supostamente tem o objetivo de fortalecer o estudante. Até agora parece que tem funcionado.
Membros: qualquer um pode freqüentar as aulas, mas os estudantes de Sanbo são majoritariamente homens fortes e grandes. Também existem lutadoras de Sanbo, mas estas mulheres são tão grandes e intimidadoras quanto os homens.
Conceitos: homem-forte do circo, trabalhador braçal, gigante.
Chi Inicial: 1
Força de Vontade Inicial: 6
Lema: "Apenas os fortes vencem as batalhas."

Soco

Ear Pop (2), Hundred Hand Slap (5), Spinning Clothesline (3), Turbo Spinning Clothesline (2).

Chute
Double Hit Kick (1).

Bloqueio

Apresamento

Air Throw (2), Back Breaker (2), Bear Hug (1), Brain Cracker (1), Grappling Defense (3), Head Bite (2), Iron Claw (4), Neck Choke (2), Pile Driver (2), Siberian Suplex (3), Spinning Pile Driver (4), Stomach Pump (3), Suplex (1), Thigh Press (2).

Esportes

Air Smash (1).

Foco


    Estilo - Sumô


    Sumô (相撲 sumō em japonês) é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas (rikishi) competem num ringue circular (土俵  dohyō) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyō perde a luta. Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e, apesar de ser um esporte, conserva rituais xintoístas.

    Makunouchi - Yokozuna, Ozeki, Sekiwake, Komussubi e Maegashira
    Juryo
    Makushita
    Sandanme
    Jonidan
    Jonokuchi


    Apenas os rikishi das duas categorias superiores recebem salários.



    Ringue


    O local (土俵  dohyō) onde são disputadas as lutas é uma espécie de ringue, mas que em nada lembra os do boxe. Ele é basicamente uma plataforma quadrada feita de barro com um círculo de fardos de palha de arroz em seu centro, dentro do qual se realizam as lutas. Suspenso acima do ringue, uma espécie de telhado que lembra um templo xintoísta, completa o cenário.






    Cerimônia de sumô.


    Vestuário

    Com o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas, de "mãos limpas", o lutador de Sumô usa apenas o mawashi na luta. O mawashi é uma faixa de tecido grosso que é enrolado em volta da cintura do lutador e serve tanto para proteger as partes intimas quanto para ser agarrada para efetuar golpes.



    Sumô amador


    O Sumô amador é aquele praticado nas escolas, universidades e clubes de amantes do Sumô no Japão e em vários países no mundo inteiro. Tem as regras básicas iguais às do Sumô profissional com algumas restrições de golpes considerados "perigosos". Anualmente é realizado o Campeonato Mundial de Sumô Amador juntamente com o Campeonato Mundial de Sumô feminino (denominado de shinsumô).



    Pintura de uma luta de Sumô 1867.

    Escolas: a maioria das escolas está localizada no Japão. Estas são as melhores, mas não as únicas. Há três no Havaí, e uma delas produziu um campeão. O Sumo está organizado em um complexo sistema de postos. Os lutadores são classificados de duas maneiras: por peso e número de testes completados. O peso é para evitar que lutadores menores fiquem em desvantagem. Os testes combinam uma estrita disciplina mental com rigorosos desafios físicos. Estes desafios variam de carregar um enorme peso por uma longa distância a enfrentar vários lutadores de sumo de uma só vez. Isto testa tanto a força quanto a vontade do lutador.

    Membros: o sumo é totalmente dominado por homens grandes. Quanto maior o lutador, maior o respeito que ele recebe, mas este nem sempre é o caso.

    Conceito: Japonês tradicionalista, homem grande.

    Chi Inicial: 2

    Força de Vontade Inicial: 5

    Fala: "Meu tamanho é minha maior arma. Você pode ser pequeno e ágil, mas isso não vai me impedir de esmagar você."


    Manobras Especiais

    Soco

    Head Butt (1), Hundred Hand Slap (4), Ear Pop (2), Sumô Slap (2), Heart Punch (3), Double Hit Punch (1).

    Chute

    Foot Sweep (1), Spinning Foot Sweep (1), Double-Hit Kick (1).

    Bloqueio

    San He (3), Maka Wara (3).

    Esportes

    Flying Head Butt (2), Butt Crush (1), Jumping Shoulder Butt (1).

    Apresamento

    Knee Basher (2), Face Slam (2), Head Butt Hold (2), Sleeper (4).

    Foco

    Stunning Shout (2), Toughskin (2).

    Estilo - Kabaddi



    O Kabbadi é um desporto colectivo praticado no subcontinente indiano, sendo o desporto nacional do Bangladesh.

    O Kabbadi é um desporto colectivo praticado no subcontinente indiano, sendo o desporto nacional do Bangladesh.



    Os poderosos segredos do kabaddi se originaram nos recantos mais isolados da antiga Índia. Monges que dedicaram suas vidas à meditação, yoga e aos exercícios mentais do Budismo Dhyana (chamado no Japão de Zen) desenvolveram poderes físicos e mentais extraordinários. Dizia-se que eles podiam atravessar paredes, deter o batimento de seus corações durante horas e realizar diversos outros feitos sobre-humanos. Afortunadamente, para poder adquirir estas habilidades, os monges precisavam alcançar um estado de tranqüilidade mental tão elevado que eles raramente usavam estas habilidades de modo violento — exceto para se defender. Para se livrar de bandidos e outros agressores, os mestres de yoga desenvolveram o kabaddi.

    O kabaddi é uma das artes mais difíceis de aprender devido à rígida disciplina mental e controle corporal que o aluno deve desenvolver. Embora seja menos violento que a maioria dos outros estilos, o kabaddi traz vitória aos seus praticantes através de táticas estranhas e inesperadas. Muitos mestres de kabaddi, usando seu quase miraculoso controle corporal, conseguem esticar seus membros para atingir oponentes que estão do outro lado da sala.

    O estudante de kabaddi que almeja igualar tais feitos deve primeiro adquirir o controle de cada molécula do próprio corpo. Ainda mais impressionante é a perspicácia mental de certos praticantes. Eles parecem ser capazes de ignorar todas as distrações e antecipar os movimentos de seus oponentes. O raciocínio é que, se o oponente não consegue atingir você, então.

    Para usar todo o potencial do kabaddi, o estudante deve estar em perfeita forma física e mental. Lutadores de kabaddi freqüentemente frustram seus oponentes, levando-os a uma fúria cega enquanto calmamente os atingem de uma distância segura, vencendo através da paciência e táticas inteligentes. Com o crescimento da yoga no mundo ocidental, mais e mais lutadores têm buscado aprender este estilo. Praticantes de outros estilos esperam que seja apenas uma moda passageira.

    Escolas: escolas de kabaddi podem ser encontradas em todo o mundo, mas elas normalmente admitem apenas alguns poucos e selecionados alunos. O kabaddi é um dos estilos mais rígidos e disciplinados. As aulas começam com uma hora de meditação, e os exercícios testam os limites dos alunos mais ágeis.


    Escolas: escolas de Kabaddi podem ser encontradas em todo o mundo, mas elas normalmente admitem apenas alguns poucos e selecionados alunos. Kabaddi é um dos estilos mais rígidos e disciplinados. As aulas começam com uma hora de meditação, e os exercícios testam os limites dos alunos mais ágeis.
    Membros: tradicionalmente, apenas aqueles que já demonstraram um grande nível de disciplina e autocontrole podem receber aulas. Esta restrição começou a desaparecer nas escolas mais modernas, mas os melhores alunos ainda são aqueles que demonstram o maior autocontrole e capacidade de concentração.
    Conceitos: monges Zen, instrutores de ioga, místicos da Nova Era.
    Chi Inicial: 5
    Força de Vontade Inicial: 2
    Lema: "Você deve aprender a controlar seus sentimentos e não pensar em nada além do seu oponente. Apenas após a luta você pode pensar sobre a vitória."
    O atual Campeão Mundial deste estilo é o monge indiano Dhalsim.

    Manobras Especiais

    Soco 

    Head Butt (1).
    Chute

    Calamari Slide (2).

    Bloqueio 
    San He (3), Energy Reflection (3).

    Esportes

    Cannon Drill (5), Flying Body Spear (2).

    Apresamento 

    Head Butt Hold (1), Brain Cracker (1).

    Foco

    Arm/Wrist Lock (2)*, Brain Cracker (1), Dislocate Limb (3), Head Butt Hold (2), Air Suplex (2), Push (1)*, Ashura Senkuu (3)*, Balance (3), Blind (5), Chi Kun Healing (3), Chi Push (5), Extendible Limbs (4), Leech (3), Levitation (3), Yoga Fire (3), Improved Fireball (5), Regeneration (1), Yoga Flame (3), Yoga Teleport (5), Cobra Charm (2), Ghost Form (5), Flying Fireball (3), Inferno Strike (5), Mind Reading (3), Psychic Vise (5), Short Fireball (3)*, Telephaty (2), Soul Illusion (4)*, Telekynesis (2)*, Psycho Shield (1)*

    Estilo: Morganti ju-jitsu


    O Ju–Jitsu ou Ju–Jutsu "significa arte suave ou técnica suave" era a técnica usada pelos samurais no combate corpo a corpo, onde eram aplicados socos, chutes, defesas, desequilibrantes e luta de solo. Com o fim da era dos samurais (séc. VIII á séc. XIX) o ju-jitsu virou esporte de recreação onde algumas regiões usavam suas técnicas para manter a boa forma física.

    Em 1882 quando Jikoro Kano, usando uma parte das técnicas do Ju-Jitsu criou o Judô (caminho suave), deixando o Ju-Jitsu como era conhecido sendo praticado por poucos.

    Hoje o Ju-Jitsu é praticado pelo o mundo todo principalmente na Europa na forma de Sport Ju-Jitsu ou em uma forma mais agressiva conhecida como Full Contact.

    Nos meados dos anos 90 nasceu o Morganti Ju Jitsu, o primeiro estilo de Ju-Jitsu no Brasil, idealizado pelo Shidoshi Ricardo Morganti, faixa preta de vários estilos de artes marciais, ele conheceu o estilo através do seu pai Paulo Morganti que foi aluno do Sensei Naiochi Ono, um dos responsáveis por trazer o Judô para o Brasil.

    Primeiramente o estilo que foi resultado de um trabalho de conclusão de curso de Educação Física do Shidoshi Ricardo Morganti na faculdade UNIFMU, cujo o nome era Método Morganti de Arte Marcial, um sistema de recreação criado para alunos do ensino fundamental. Foi só em 1996 que o estilo foi apresentado ao mestre Wally Jay fundador da ISJA (International Sport Ju-Jitsu Association) que concedeu a ele o 5º Dan de Ju-Jitsu.

    O termo ju-jitsu (jūjutsu 柔術) é composto por dois caracteres kanji:

    • ju : Suave 柔
    • jitsu : Arte 術




    O Símbolo

    O simbolo do MJJ é formado por um circulo com as inscrições "MORGANTI" no topo, "JU-JITSU" na parte de baixo, do lado esquerdo temos a inscrição "MORGANTI" novamento só que em katakana モルガンチ "MORUGANTI" em romaji e do lado direito temos novamento o inscrição "JU-JITSU" em kanji 柔術. No centro temos o símbolo Mitsu Domoe e ao redor dele temos 3 pares de lutadores, sendo que cada par representa uma das três fases da luta.



    Federações


    Federação Mundial

    Com o disseminação do MJJ por todo o Brasil, muitos faixas pretas começaram a disseminar o MJJ pelo mundo, divulgando a arte para outros países, cujos objetivos são:


    Logo da WMJJF
    • Manter e preservar o Morganti Ju-Jitsu centralizados em uma única federação;
    • Preservar, divulgar e formar os seus faixas pretas através de pesquisa bibliográfica e de formação dos seus conteúdos, e preservar a sua propriedade intelectual;
    • Promover competições em nível nacional, regional e global;
    • Assegurar que os seus membros e recebam a formação em acordo com o currículo, bem como um sistema de avaliação;
    • Capacitar os faixas-pretas ao redor do mundo para árbitar campeonatos dm todos os níveis;
    • Promover junto com a socidade preceitos marciais da não violência, hierarquia e altruísmo;

    A WMJJF esta presente nos continentes Americano, Australiano, Europeu e Africano.

    • Presidente: Shihan Ricardo Morganti
    • Chairman: Sensei Alberto Enis Nicoletti
    • Vice-Chairman: Sensei Cesar Ricardo Narita
    • Secretário: Frederick Van Rooyen


    América

    Brasil
    Bandeira do Brasil Representantes
    Bahia Distrito Federal Espírito Santo Goias
    Sensei Renilton Nascimento Sensei José Luciano Sensei Jefferson Marques Sensei Rodrigo
    Minas Gerais Pernambuco Rio de Janeiro São Paulo
    Senpai João Paulo Sensei Alberto Enis Nicoletti Sensei José Pedro Serafim Neto Sensei Jorge Andrade
    Canadá
    Flag of Canada.svg Representantes
    Vancouver


    Sensei Cesar Ricardo Narita


    África

    África do Sul
    Bandeira da África do Sul Representantes
    Mabatto Mafeking

    Senpai Rick Sensei Biene

    Europa

    Inglaterra
    Reino Unido Representantes
    Oxford


    Sensei Eduardo


    Itália
    Flag of Italy.svg Representantes
    NI


    NI


    Portugal
    Bandeira de Portugal Representantes
    Sintra


    Sensei Caetano


    Oceania

    Nova Zelândia
    Flag of New Zealand.svg Representantes
    Cristchurch


    Sensei Barnabé


    Graduação

    As graduações utilizados no Morganti Ju-Jitsu são as seguintes:

    Branca (8º Kyu) Ceinture blanche.png
    Cinza* (7º Kyu) Ceinture noire.png
    Amarela (7º Kyu) Ceinture jaune.png
    Laranja (6º Kyu) Ceinture orange.png
    Vermelha (5º Kyu) Ceinture rouge.png
    Azul (4º Kyu) Ceinture bleue.png
    Verde (3º Kyu) Ceinture verte.png
    Roxa (2º Kyu) Ceinture violette.png
    Marrom (1º Kyu) Ceinture marron.png
    Preta (1º ao 4º "Dan") Ceinture noire.png
    Coral (5º ao 10º "Dan") Ceinture blanc rouge.png

    * Faixa intermediária


    Kata

    Kata é uma forma de luta imaginária contra um ou mais adversários.

    No estilo Morganti Ju-Jutsu são utilizados 7 katas, sendo 2 deles sobre o Yin e o Yang e os outros 5 são os elementos da natureza Wu Xing.

    • Yang - Positivo
    • Yin - Negativo
    • Hi - Fogo (火)
    • Rikuchi - Terra (土)
    • Airon - Metal (金)
    • Mizu - Água (水)
    • Mokuzai - Madeira (木)
    • Ju Kata - Kata Suave




    Técnicas

    Ao todo são cerca de 180 técnicas diferentes, sendo que se contabilizado as variações de cada técnica o total de técnicas chega próximo a 1800 técnicas, divididas em técnicas traumatizantes (socos e chutes), desequilibrantes (quedas) e de solo.

    Quedas

    Ukemi-Waza (formas de aprender a cair)

    Mae-Ukemi (queda frontal)
    Yoko-Ukemi (queda lateral)
    Ushiro-Ukemi (queda de costas)
    Tobi-Mae-Ukemi (queda com salto frontal)

    Técnicas Traumatizantes

    Atemi-Waza (técnicas traumatizantes)

    Suki (socos)
    Empi Gedan Suki Gyaku-Suki Haito Hirabassami Hiraken
    Jodan Suki Mawashi-Shuto Mawashi-Suki Morote-Suki Nihon-Nukitê Nukite
    San-Bom-Suki Tati-Suki Tchudan-Suki Tensho Ura-Suki Uraken-Tetsui
    Yama-Suki Yoko-Suki



    Gueri (chutes)
    Fumikomi Gedan-Gueri Hiza-Gueri Kansetsu-Gueri Keniage Kingueri
    Mae-Gueri Mae-Tobi-Gueri Mawashi Gueri Nidan-Gueri Tensho-Mawashi-Gueri Timo-Mawashi-Gueri
    Ura-Mawashi-Gueri Ushiro-Gueri Ushiro-Kakato-Gueri Yoko-Gueri Yoko-Tobi-Gueri
    Uke (defesas)
    Gedan-Barai Gedan-Tensho-Uke Guedan-Shuto-Uke Jodan-Age-Uke Jodan-Hiza-Uke Juji-Uke
    Kake-Uke Kalkuto Mawashi-Uke Mika-Suki-Gueri Morote-Uke Shuto-Uke
    Thudan-Yoko-Uke Thudan-Haito-Uke Thudan-Sasari-Uke Thudan-Yoko-Uthi

    Técnicas de Arremesso

    Nage-Waza (técnicas de arremesso)

    Tatte-Hishigui




    Tachi-Waza (técnicas em pé)
    Te-Waza (técnicas de braço)
    Eri-Seoi-Nague Ipon-Seoi-Nague Kata-Guruma Kushiki-Taoshi Kuzure-Kata-Guruma Sasae-Tsuri-Komi-Ashi
    Seoi-Nague Seoi-Nague-Shizamasuki Seoi-Otoshi Sode-Guruma Tai-Otoshi Te-Guruma
    Yama-Arashi




    Koshi-Waza (técnicas de quadril)
    Hane-Goshi Harai-Goshi Koshi-Guruma Koshi-Nague Obi-Harai-Goshi O-Goshi
    Seoi-Hane-Goshi Sode-Tsuri-Komi-Goshi



    Ashi-Waza (técnicas de perna)
    De-Ashi-Barai Hiza-Guruma Kami-Hassami Ko-Uchi-Gari Nidan-Gake O-Soto-Gari
    O-Soto-Guruma O-Uchi-Gari Seoi-Uchi-Mata Uchi-Mata

    Sutemi-Waza (técnicas de sacrifício)
    Mae-sutemi-Waza (técnicas de sacrifício para frente)
    Tawara-Gaeshi Sumi-Gaeshi Tomoe-Nague Ushiro-Ura-Nague

    Yoko-sutemi-Waza (técnicas de sacrifício para o lado)
    Harai-Makikomi Ko-Uchi-Gake-Makikome Obi-Otoshi O-Soto-Makikomi Tani-Otoshi Tobi-Juji-Gatame
    Tobi-Sankaku-Jime Tobi-Tatte-Shiro-Gatame Uchi-Makikomi Yoko-Gake Yoko-Otoshi Yoko-Tomoe-Juji-Gatame
    Yoko-Wakare




    Técnicas de Solo

    Katame-Waza ou Ne-Waza (técnicas de domínio no solo)

    Ossaekomi-Waza ou Ossae-Waza (técnicas de imobilização)
    Hon-Keza-Gatame Kami-Shiho-Gatame Makurá-Kesa-Gatame Shimô-Shirô-Gatame Tatte-Shiro-Gatame Ushiro-Kesa-Gatame
    Ushiro-Kubi-Gatame Yoko-Shiho-Gatame



    Jime-Waza ou Shime-Waza (técnicas de estrangulamento)
    Ashi-Jime Atama-Jime Gyaku-Juji-Jime Hadaka-Jime Haisoku-Jime Higi-Jime
    Hirakem-Jime Hiza-Jime Jikoku-Jime Kata-Ha-Jime Kata-Jime Kata-Juji-Jime
    Nami-Juji-Jime Nidan-Sode-Jime Niguiri-Jime Okuri-Eri-Jime Sankaku-Jime Shuto-Jime
    Sode-Guruma-Jime Tatte-Eri-Jime Tsukomi-Jime Ude-Niguire Ushiro-Sankaku-Jime
    Kansetsu-Waza (técnicas de luxação)
    Ashi-Garami Ashi-Hishigui Hassame-Hishigi Juji-Gatame Kakato-Hishigi Kata-Gatame
    Kubi-Gatame Nihon-Kata-Gatame Nihon-Ude-Gatame Sankaku-Ashi-Hishigi Sankaku-Gatame Tatte-Sankaku-Ashi-Hishigue
    Ude-Garami Ude-Gatame Ushiro-Doo-Gatame Ushiro-Ude-Garami

    Técnicas Morganti Ju-Jitsu X Braziliam Jiu-Jitsu

    Abaixo uma relação das técnicas similares utilizados no MJJ e no BJJ

    Brazilian Jiu-Jitsu Morganti Ju-Jitsu
    Armlock Ude Hishigi Juji Gatame
    Triangulo Sankaku Juji Jime
    Chave Kimura Gyaku Ude Garami
    Americana Ude Garami
    Ezequiel Sode Guruma Jime
    Mata-leão Hadaka Jime
    Relógio Koshi Jime
    Baiana Morote Gari
    Omoplata Ashi Garami
    Guilhotina Tate Hishigi
    Guilhotina na Guarda Giaku hishigi
    Tesoura Kani Garami
    Chave de Pé Ashi Dori Garami
    Gogoplata* Kagato Jime
    • Nino Shembri diz ter criado

    Ligações externas

    Estilo: Kombato

    é um sistema de segurança, defesa pessoal e arte marcial brasileira, calcado nos princípios das forças militares. Foi fundado em 1989, e desde então é liderado pelo Masguro Paulo Albuquerque. Utiliza uma combinação de chutes, socos, projeções, alavancas, torções e muito treinamento com armas, inclusive de fogo e improvisadas, mas especialmente facas e bastões; é utilizado por muitas companhias privadas, unidades policiais e militares.



    Utilização

    O sistema é utilizado por guarda-costas para proteger autoridades, empresários e celebridades. Existe um programa de Kombato adaptado para os civis, visando a auto-defesa e a da própria família, ministrados em academias, clubes e por meio de aulas particulares. Outro programa é específico ao trabalho policial, e a essência do Kombato é o combate militar, modalidade de luta muito pouco conhecida, usada por forças militares do mundo inteiro. O objetivo do sistema Kombato é fazer com que seus praticantes estejam preparados para poder reconhecer e neutralizar ameaças. O sistema ensina movimentos com e sem armas, tanto em pé, quanto no chão. Para compreender melhor o sistema de segurança que o Kombato propõe, os professores ensinam os alunos por meio de mnemônicos.

    Novas técnicas e aperfeiçoamento das antigas acontecem periodicamente. Todas as técnicas são checadas por simulações pelo seu time de instrutores, e somente após muito estudo, são repassadas aos alunos.



    Sistema de graduação

    É semelhante ao de outras artes marciais, mas também se assemelha a hierarquia militar. O estudantes iniciam com o título de iniciante, avançam por três graduações de verde (I, II e III), duas de Vermelha (I e II) e uma de marrom e preta (1 a 10). Para crianças, existe a graduação de Amarela. Em cada graduação, há uma dose grande de aprendizado: verde é para combate corpo-a-corpo (lutar em pé e no chão) e defesa pessoal; vermelha para instrução de segurança e proteção VIP; e marrom para técnicas de combate militar.






    Aliados

    Atualmente é lecionado Kombato nas seguintes organizações:

    Marinha do Brasil

    É também módulo do curso de especialização de guerra anfíbia e do curso de segurança a embaixadas.

    Exército Brasileiro

    Força Aérea Brasileira

    • Batalhão de Infantaria Especial da Aeronáutica do Galeão
    • Centro de Integração e Adaptação da Aeronáutica

    Polícia Federal

    • Superintendência Regional do Rio de Janeiro
    • Superintendência Regional de Minas Gerais

    Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

    Polícia Civil do Estado de Minas Gerais




    Outras Organizações

    • ONU - Para treinamento das tropas envolvidas na MINUSTAH (sigla em francês - Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti).

    O Kombato é praticado por diversas outras organizações no Brasil e já existe em outros países, como EUA, Itália e Moçambique.




    Estilo: Kildo

    O Kildo Self Defense é uma arte marcial brasileira criada pelo mestre Liandro Santafé Pimentel.



    Origem

    Esta arte nasceu do princípio de ser uma sistemática de ensino como complemento a defesa pessoal de faixas pretas de taekwondo.

    Entretanto, como o interesse por praticá-la se estendeu a não praticantes de taekwondo, veio a se tornar uma modalidade completamente independente.

    Com princípios técnicos próprios e regulamentações próprias, veio a ser oficilizada como uma arte marcial independente em 01 de dezembro de 1997.




    Funcionamento

    Hoje o Kildo Self Defense apresenta uma grande evolução técnica partindo sua base estrutural de 5 pontos técnicos: técnicas de mão, de perna, de chão, projeção e torção.

    A estrutura do kildo é baseada nas chamadas técnicas curriculares, mas aberta a outras variedades técnicas. "O kildo é uma arte de estilo próprio e ao mesmo tempo adaptável a qualquer outro estilo."

    A entidade suprema de administração, supervisão e regulamentação da arte do kildo self defense é o Instituto Kildo de Defesa Pessoal.




    Graduações

    As graduações adotadas no kildo seguem a ordem de:

    Iniciantes
    • faixa branca - 8ª classe
    • faixa amarela - 7ª classe
    • faixa laranja - 6ª classe
    Intermediários
    • faixa verde - 5ª classe
    • faixa azul - 4ª classe
    • faixa vermelha - 3ª classe
    Avançados
    • faixa roxa - 2ª classe
    • faixa marrom - 1ª classe
    Faixas Pretas
    • faixa preta sobre branca - aluno (zero grau) - idade entre 11 e 15 anos (também para faixas pretas em curso)
    • faixa preta - professor (1º ao 5º dan)
    • faixa zebrada - mestre (6º ao 9 dan) e grão-mestre (10º dan)



    Ligações externas

    Estilo: Juatedo


    O que é Juate-dô?
    Golpe de projeção de origem no Jujutsu, com a forma do Juate-dô

    O Juatedo é uma arte marcial brasileira, desenvolvida pelo Mestre Carlos Antonio R. Bezerra 7º Dan, aproximadamente no início dos anos 60, com seus princípios fundados nas bases das artes marciais samurai japonesas e na filosofia do Budô, tendo todo os seus ensinamentos passados por seu pai (Antônio Batista Bezerra 1º Dan) e pelo Mestre Takiano Takashi 7º Dan, este vindo diretamente do Japão, no ano de 1949. O Juatedo possui uma Associação Brasileira (ABJ) fundada em 1982, que regulamenta sua prática.

    É uma arte formadora de moral que propicia o desenvolvimento da inteligência e dos talentos do indivíduo, em outras palavras, é um caminho que desenvolve toda a potencialidade existente no ser humano; por isso é que o Juatedo é uma proposta pedagógica e filosófica, tendo como objetivo a formação de cidadãos éticos e auto-suficientes para enfrentar os desafios de sua longa jornada em uma sociedade contemporânea

    O Juatedo se manifesta ao homem como uma forma de elucidação, que tanto favore a compreensão de si mesmo, como estabelece um caminho estruturado que venha propiciar ao homem uma reflexão crítica e coerente de "visão de mundo" para que o mesmo possa agir ciente e consciente de sua responsabilidade como cidadão. Nós não "agimos por agir", agimos sim, por uma certa finalidade que pode ser mais ampla ou mais restrita. As finalidades restritas são aquelas que se referem somente ao bem-estar material e aos benefícios imediatos. As finalidades mais amplas são aquelas que se referem ao sentido da existência: a busca do bem-estar físico e espiritual, o bem do próximo, da sociedade, doar-se em benefício da educação, lutar pela emancipação dos oprimidos, ser consciente de sua responsabilidade social, lutar pela preservação da natureza, etc. Por isso, é que certamente devido ao fato de que a vida só tem sentido se vivida em função da busca da virtude. Praticar o Juatedo intensamente com sua mente e corpo, unindo-os com o espírito, é desenvolver uma mente ampla.

    As técnicas base que formam essa arte marcial são:

    * Atemi-Waza: Técnica de golpes visando pontos específicos no corpo do adversário.
    * Jujutsu: Técnica de golpes de projeção e imobilização através de chaves, torções e arremessos.
    * Kenjutsu: Técnica de manuseio, comportamento e golpes com a espada japonesa (bokken e katana).
    * Iaijutsu: Técnica do desembanhar da espada.
    * Kyujutsu: Técnica de manuseio do arco-e-flecha.
    * Meditação Zazen: Vivência e procura da paz através, também, da meditação e procura do "eu" interno.
    * Filosofia: Estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade e do Budô, o código do Samurai.

    Apesar de todo o embasamento ténico ser oriundo das técnicas japonesas, é importante enaltecer que a toda a forma foi desenvolvida aqui no Brasil, portanto muitos dos golpes possuem tanto nomes em português, quanto em japonês, isso faz com que o Juatedo seja uma legítima arte marcial brasileira.

    O Nome

    A palavra Juatedo (Tembém escrito Juatedô ou Juate-dô) tem sua origem no vocabulário japonês. Ela é composta pelos kanjis JU, ATE, e DO que por sua vez significam:

    JU - Flexível, ágil. O principio é não resistir ao oponente, sujeitar-se a ele e, a partir daí, alcançar o triunfo.

    ATE - Golpes. Instinto pela preservação da vida. Não existe um só ser, mesmo como um minúsculo inseto, que não tenha instinto de sobrevivência quando acuado sua ação é libertar-se, fugir ou reagir quando sente a sua vida em perigo. Os movimento de defesas e ataques são lei biológica pela preservação da espécie.

    DO - Caminho, do conhecimento e da virtude, trazer a luz para si mesmo.

    Portanto, Juatedo significa Caminho dos Golpes da Flexibilidade, como a palavra japonesa é formada por kanjis, também podem ser feitas outras leituras como: Caminho dos Golpes Flexíveis ou Caminho dos Golpes Suaves.

    Caminho dos Golpes da Flexibilidade

    * Não tem a ver com o ódio, e sim com a paz;
    * Não tem a ver com a resistência, e sim com a flexibilidade;
    * Não tem a ver com a ignorância, e sim com o conhecimento;
    * Não tem a ver com a fatuidade, e sim com a moderação;
    * Não se trata de conhecer o seu adversário, e sim de conhecer a si mesmo;
    * Não se trata de uma luta, e sim de uma filosofia.

    Elementos do Juatedo

    * BUSHIDO: CÓDIGO DE HONRA

    A disciplina é o Caminho do triunfo

    * ESPADAS (Kenjutsu)

    - Katana (com 60 a 90cm de comprimento) - Wakizashi (30 a 60cm de comprimento) - Bokken ou Bokuto (espada de madeira para treinos) - Shinai (espada de bambu para combates)

    * ARCO E FLECHA* (Kyujutsu)

    Técnicas de ataque e defesa

    * GOLPES DE IMPACTOS (Atemi-waza)

    (com punhos e pernas).

    * PROJEÇÕES (Jujutsu)

    (com torções, deslocamento e imobilizações).

    * MEDITAÇÃO (Zazen)

    No Juatedo, não existem campeonatos, somente a competição contra você mesmo, para o praticante se superar cada vez mais. Katas e Kumites são parte do treinamento, esses não são estimulados em forma de medalhar, mas sim, usufruidos como um meio para auto-superação.
    [editar] A Proposta do Juatedo
    Mestre Carlos Bezerra, Faixa Vermelha,7º Dan

    A Proposta, da moral, ética e lema do Juatedo é revelar o verdadeiro espírito dos guerreiros da virtude.

    O Juatedo é uma filosofia - educacional enaltecedora - um conceito de vida. Estima as ações acima das palavras. Edificar o caráter através da prática , da busca, e da cidadania pelo serviço social. Desenvolver cooperação fazendo cooperar. A filosofia - Juatedo - é um processo de formar verdadeiros homens, (guerreiros da virtude). Para que o objetivo seja alcançado há regras que devem ser seguidas, estas regras são fundamentais para o triunfo da busca de si mesmo e da cidadania.

    Dentro todas as exigências para ser um verdadeiro guerreiro da virtude, a disciplina, compreensão e a reflexão, são as mais importantes. É preciso conhecer a promessa lema e fazer o máximo para viver de acordo com o código de honra, ou não serás um verdadeiro praticante por mais habilidade e técnica que possa alcançar.
    O Juatedoca

    A PROMESSA DO JUATEDOCA

    * 1. Aprender e cumprir meu dever para com Deus, e trabalhar em benefício da sociedade;
    * 2. Respeitar as leis e cultura de minha pátria;
    * 3. Praticar em atos, o bushido;
    * 4. Desenvolver-me fisicamente, mentalmente, moralmente e espiritualmente;
    * 5. Ser auto-suficiente;
    * 6. Ser humilde e pacificador;

    ...Isto, eu o farei pela minha honra.







    Top 10 Cenas de Formação !!!

    Top 10 Training Scenes




    Sejam bem vindos... Hoje estarei apresentando os melhores e mais arduos treinamentos, onde cada estilo demosntra seu total treinamento de formação !!

































    Participe de nosso forum [ http://streetfighterthegame.forumeiro.com/ ]

    Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]