Menu Rápido

19 de dez. de 2009

Estilo - Sumô


Sumô (相撲 sumō em japonês) é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas (rikishi) competem num ringue circular (土俵  dohyō) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyō perde a luta. Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e, apesar de ser um esporte, conserva rituais xintoístas.

Makunouchi - Yokozuna, Ozeki, Sekiwake, Komussubi e Maegashira
Juryo
Makushita
Sandanme
Jonidan
Jonokuchi


Apenas os rikishi das duas categorias superiores recebem salários.



Ringue


O local (土俵  dohyō) onde são disputadas as lutas é uma espécie de ringue, mas que em nada lembra os do boxe. Ele é basicamente uma plataforma quadrada feita de barro com um círculo de fardos de palha de arroz em seu centro, dentro do qual se realizam as lutas. Suspenso acima do ringue, uma espécie de telhado que lembra um templo xintoísta, completa o cenário.






Cerimônia de sumô.


Vestuário

Com o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas, de "mãos limpas", o lutador de Sumô usa apenas o mawashi na luta. O mawashi é uma faixa de tecido grosso que é enrolado em volta da cintura do lutador e serve tanto para proteger as partes intimas quanto para ser agarrada para efetuar golpes.



Sumô amador


O Sumô amador é aquele praticado nas escolas, universidades e clubes de amantes do Sumô no Japão e em vários países no mundo inteiro. Tem as regras básicas iguais às do Sumô profissional com algumas restrições de golpes considerados "perigosos". Anualmente é realizado o Campeonato Mundial de Sumô Amador juntamente com o Campeonato Mundial de Sumô feminino (denominado de shinsumô).



Pintura de uma luta de Sumô 1867.

Escolas: a maioria das escolas está localizada no Japão. Estas são as melhores, mas não as únicas. Há três no Havaí, e uma delas produziu um campeão. O Sumo está organizado em um complexo sistema de postos. Os lutadores são classificados de duas maneiras: por peso e número de testes completados. O peso é para evitar que lutadores menores fiquem em desvantagem. Os testes combinam uma estrita disciplina mental com rigorosos desafios físicos. Estes desafios variam de carregar um enorme peso por uma longa distância a enfrentar vários lutadores de sumo de uma só vez. Isto testa tanto a força quanto a vontade do lutador.

Membros: o sumo é totalmente dominado por homens grandes. Quanto maior o lutador, maior o respeito que ele recebe, mas este nem sempre é o caso.

Conceito: Japonês tradicionalista, homem grande.

Chi Inicial: 2

Força de Vontade Inicial: 5

Fala: "Meu tamanho é minha maior arma. Você pode ser pequeno e ágil, mas isso não vai me impedir de esmagar você."


Manobras Especiais

Soco

Head Butt (1), Hundred Hand Slap (4), Ear Pop (2), Sumô Slap (2), Heart Punch (3), Double Hit Punch (1).

Chute

Foot Sweep (1), Spinning Foot Sweep (1), Double-Hit Kick (1).

Bloqueio

San He (3), Maka Wara (3).

Esportes

Flying Head Butt (2), Butt Crush (1), Jumping Shoulder Butt (1).

Apresamento

Knee Basher (2), Face Slam (2), Head Butt Hold (2), Sleeper (4).

Foco

Stunning Shout (2), Toughskin (2).

Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]