O treinamento de força que inclui o uso regular de pesos livres, máquinas, peso corporal, e outras formas de equipamento para melhorar a força, potência e resistência muscular, tornaram-se uma forma crescentemente popular de atividade física. Recentes recomendações têm sido feitas em relação à prática desse tipo de treinamento em populações sadias e outras ditas especiais, como pacientes em reabilitação cardíaca, diabéticos e idosos.
Os benefícios do treinamento de força são fortemente influenciados pelo grande número de variáveis que podem ser manipuladas em um programa. As variações em carga (peso), volume, intensidade, intervalo entre as séries e sessões, manipulação entre as ordens dos exercícios, tempo de tensão muscular, técnica, nível inicial de condicionamento, situação do treinamento e tipo de programa. Levando todos esses fatores em consideração, existem evidências que sugerem que um número de benefícios relativos à saúde pode ser derivado da participação em um programa de treinamento de força bem elaborado, por um profissional de Educação Física.
Benefícios do treinamento de força para saúde:
- Melhora da saúde cardiovascular, suavizando vários fatores de risco associados a doenças cardiovasculares, produzindo modificações como: redução dos valores da pressão arterial (PA) sistólica em repouso, particularmente em indivíduos hipertensos, diminuição da freqüência cardíaca em repouso, melhoras na tolerância a glicose o que é benéfico para indivíduos diabéticos;
- Proporciona modificações na composição corporal, mantendo ou aumentando a massa magra;
- Produz incrementos na densidade mineral óssea e ajuda no retardamento ou prevenção da osteopenia e, conseqüentemente, da osteoporose, reduzindo a perda de substância mineral associada à idade;
- Atua como fator coadjuvante sobre a redução da ansiedade e da depressão, além de contribuir para uma auto-eficácia e bem-estar psicológico;
- Reduz a possibilidade de lesão durante a participação em outros esportes e atividades do cotidiano. Quando desempenhado corretamente e apropriadamente supervisionado, é uma atividade segura, com baixas taxas de lesões.
- Aumenta a força, potência, e resistência muscular, resultando em uma maior capacidade de desempenho nas atividades da vida diária e reduz as demandas nos sistemas musculoesqueléticas, cardiovascular e metabólicas.
Esta se tornando popular nas academias do Rio de Janeiro esse tipo de treinamento. O lutador hoje em dia tem q estar muito bem preparado mentalmente e fisicamente houveram algumas mudanças na regras do JJ para melhorar o "giro" das lutas para que elas possam ser televisionadas. No MMA todos ja sabem que o desgaste dos lutadores é muito grande e por isso o treinamento tem q ser muito rigoroso. Irei postar aqui pra vcs o novo estilo de treinamento extra tatame. O treinamento específico para ele trabalha bastante coordenação, equilíbrio e força aliados a intensos exercícios aeróbios e abdominais.
Treinamento Funcional
Nenhum comentário:
Postar um comentário