Menu Rápido

18 de nov. de 2009

Estilo - Boxe


O boxe ou pugilismo é uma arte marcial e esporte de combate que usa apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque. A palavra deriva do inglês "to box", que significa "bater", ou "pugilismo" ("bater com os punhos"), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

História
Luta de boxe profissional

Populares na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, as lutas de boxe com as mãos descobertas eram brutais. O desporto foi reformado em 1867, com as regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos e o uso de luvas. Entraram em vigor em 1872.


O boxe foi primeiramente considerado desporto olímpico em 688 a.C., na 23ª olimpíada. Porém, quando ressurgiram as Olimpíadas da Era Moderna, o COI não admitia a inclusão do boxe por não achar o desporto condizente com o clima de confraternização entre os atletas.[1]. O boxe foi incluído como demonstração na Olimpíada de 1912 em Estocolmo, só se tornando um desporto olímpico moderno na Olimpíada de 1920 em Antuérpia.

O boxe tailandês descende de uma arte marcial chamada muay thai, que incorporou regras e movimentos do boxe inglês, os golpes dados com os punhos são praticamente os mesmos, porém em uma luta de muay thai é permitido usar os cotovelos, os joelhos e as canelas para golpear os adversários.

O boxe profissional possui dez ou doze rounds no máximo.

Golpes
Combate de boxe

* Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear.
* Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte.
* Cruzado Cross: Tão potente quanto o Direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço esticado.
* Upper: Desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.
* Hook ou gancho: Golpe desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente, dificultanto a defesa do oponente. Difere do Cruzado pela distância que é aplicado (próximo e contornando a guarda adversária). O Hook termina seu movimento com o braço flexionado.





Knock out

O knock out (KO), abrasileirado para "nocaute", ocorre quando um dos lutadores fica incapacitado de continuar lutando. Seja por estar desmaiado, muito ferido ou visivelmente atordoado. Caso o lutador esteja nocauteado mas ainda esteja em pé, o juiz pode interromper a luta dando a vitória ao adversário e a perda de 10 pontos.

Golpes baixos

Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado, a critério do árbitro. Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdomen.

Categorias de peso do boxe


As Categorias de peso do boxe são subdivisões nas quais são escalados os pugilistas, a fim de tornar as lutas mais equilibradas. A pesagem oficial é realizada um dia antes da luta e, caso um atleta esteja fora do peso mínimo ou máximo, não estará apto a participar do combate.

O padrão de medidas é o inglês, que utiliza como medida de peso a Libras, por isso os valores em quilogramas utilizam casas decimais.




Categorias de peso do Boxe Profissional

Estão listadas as categorias das quatro principais organizações do boxe internacional: Associação Mundial de Boxe (AMB), Conselho Mundial de Boxe (CMB), Federação Internacional de Boxe (FIB) e Organização Mundial de Boxe (OMB); além da classificação do site BoxRec, referência internacional de classificação independente.

Peso AMB CMB FIB OMB BoxRec
201+ lb (91.4+ kg)
Peso-Pesado
176 a 200 lb (90.7 kg) Cruzador Cruzador 
Cruzador Pesado-Júnior Cruzador
169 a 175 lb (79.4 kg) 
Meio-Pesado
161 a 168 lb (76.2 kg) 
Super-Médio
155 a 160 lb (72.6 kg) 
Peso-Médio
148 a 154 lb (69.9 kg) 
Médio-Ligeiro
141 a 147 lb (66.7 kg) 
Meio-Médio
136 a 140 lb (63.5 kg) 
Super-Leve Super-Leve Meio-Médio-Júnior Meio-Médio-Júnior Meio-Médio-Leve
131 a 135 lb (61.2 kg) 
Peso-Leve
127 a 130 lb (59.0 kg) 
Super-Pena Super-Pena Leve-Júnior Leve-Júnior Super-Pena
123 a 126 lb (57.2 kg) Peso-Pena
119 a 122 lb (55.3 kg) 
Super-Galo Super-Galo Leve-Júnior Leve-Júnior Super-Galo
116 a 118 lb (53.5 kg) 
Peso-Galo
113 a 115 lb (52.2 kg) 
Super-Mosca Super-Mosca Galo-Júnior Galo-Júnior Super-Mosca
109 a 112 lb (50.8 kg)
Peso-Mosca
106 a 108 lb (49.0 kg) 
Mosca-Ligeiro Mosca-Ligeiro Mosca-Júnior Mosca-Júnior Mosca-Ligeiro
96 a 105 lb (47.6 kg) 
Peso-Mínimo Peso-Mínimo Mini-Mosca Mini-Mosca Peso Mínimo

Categorias de peso do Boxe Amador

Aplica-se aos Jogos Olímpicos, Jogos Panamericanos e demais competições ligadas a Federação Internacional de Boxe Amador.

Peso Categoria

91+ kg (200+ lb) 
Super-Pesado
91 kg (200 lb) 
Peso-Pesado
81 kg (178 lb) 
Meio-Pesado
75 kg (165 lb) 
Peso-Médio
69 kg (152 lb) 
Meio-Médio
64 kg (141 lb) 
Meio-Médio-Ligeiro
60 kg (132 lb) 
Peso-Leve
57 kg (125 lb) 
Peso-Pena
54 kg (119 lb) 
Peso-Galo
51 kg (112 lb) 
Peso-Mosca
48 kg (106 lb) 
Mosca-Ligeiro




Sparring

Sparring é o pugilista que ajuda o outro a treinar, e quase sempre são de ótimos niveis. Treina os grandes pugilistas, ajudando-os a desenvolver seu potencial de golpes. Após ser sparring alguns deles profissionalizam-se. Antes de seu retorno aos ringues, Mike Tyson enfrentou (e nocauteou brutalmente) dezoito sparrings. Um deles seguiu numa maca para o hospital. Larry Holmes já foi sparring de Muhammad Ali. Oscar de La Hoya já foi sparring de Julio Cesar Chavez, e Riddick Bowe, de Evander Holyfield.

Pugilistas famosos

* Damarco, o Dinita
* Rocky Marciano
* Muhammad Ali
* George Foreman
* Joe Frazier
* Lennox Lewis
* Evander Holyfield
* Mike Tyson
* Oscar de La Hoya
* Teófilo Stevenson
* Santa Camarão
* Sugar Ray Leonard
* Roberto Durán (Mano de Piedra)
* Éder Jofre
* Julio César Chávez
* Rubin "Hurricane" Carter
* Thomas "Hitman" Hearns


Pugilistas Femininas

* Duda Yankovich

Os Brasileiros

* Éder Jofre
* Popó
* Maguila
* Sertão
* Servílio de Oliveira
* Edson Foreman

OLIMPÍADAS Modernas

Origem

As olimpíadas originais eram uma criação dos antigos gregos e foram realizadas por mais de mil anos: desde 776 AC até o ano 394 dC. Acima de tudo, elas eram um momento de paz e confraternização entre os povos gregos.

Nos tempos modernos, foram feitas várias tentativas de restaurar o espírito olímpico. Um exemplo importante foi o dos Jogos Olímpicos de Cotswold, que foram criados em 1636 e existiram por cerca de duzentos anos; tinham, porém, caracter local, sendo restritos à Inglaterra.

As modernas olimpíadas foram fruto do trabalho do Barão Pierre de Coubertin, o qual teve sucesso em conseguir o apoio de financistas e autoridades para realização de um evento esportivo de proporções mundiais. A primeira olimpíada moderna foi realizada em Athenas, em 1896, e desde então tem sido repetidas a cada quatro anos. Somente durante as guerras mundiais é que não foram realizados os modernos Jogos Olímpicos: 1916, 1940 e 1944.

O boxe nas Olimpíadas Modernas

Como o boxe grego era uma das principais competições das antigas olimpíadas gregas, quando da criação das olimpíadas modernas foi impossível deixar de considerar sua inclusão entre o elenco dos esportes que formaria o evento. Na época, 1896, o pugilismo amador era praticado em vários países, principalmente na Inglaterra onde já era uma tradição nas competições universitárias, como o clássico e ainda hoje existente torneio de boxe entre as universidades de Cambridge e Oxford.

Contudo, o comitê organizador alegou que, por ser um esporte que visava o traumatismo do adversário, o boxe não era compatível com o espírito de confraternização da olimpíada e como tal não deveria dela fazer parte.

Em 1904, a olimpíada foi realizada na cidade americana de Saint Louis e, como seria previsível uma vez que o pugilismo profissional era um dos mais populares esportes nos USA, os americanos forçaram a inclusão do boxe na competição. O Comité Olímpico cedeu parcialmente: os eventos de boxe tiveram apenas carácter de demonstração, não valendo medalhas.

Na olimpíada seguinte, Suécia 1912, foi novamente banido pois o boxe era proibido naquele país. Como já dissemos, devido à guerra, não houve olimípada em 1916. Terminada a guerra, o boxe tornou-se o maior esporte de massa nos USA e isso provocou nova tentativa de incluí-lo na próxima olimpíada. Finalmente, o Comitê Olímpico Internacional concordou com essa inclusão desde que fossem reforçadas as regras de proteção aos boxeadores. Assim, finalmente, a partir da Olimpíada de Antuérpia ( Bélgica ) 1920, o boxe passou a ser evento oficial, com direito a medalhas.

O Brasil subiu apenas uma vez ao pódio, com o peso mosca Servílio de Oliveira, que ganhou o bronze na Olimpíada do México 1968.



Escolas: há academias de boxe em todas as grandes cidades, mas boxeadores mais sérios precisam encontrar personal trainers e treinadores.

Membros: o Boxe é um esporte profissional predominantemente masculino, mas cada vez mais mulheres estão se unindo a ele. Muitas mulheres que não conseguem encontrar oportunidades nos ringues profissionais se voltam para o circuito Street Fighter para competir. Muitos boxeadores vêm de áreas empobrecidas.

Conceito: valentão de rua; campeão mundial; marombeiro

Chi Inicial: 1

Força de Vontade Inicial: 6

Lema: "Você acha que é alguém especial com todas essas manobras 'chop suey'? Vamos ver como você se sai numa luta pra valer no ringue."



Manobras Especiais

Soco

Fist Sweep (2), Dashing Punch (4), Head Butt (1), Hyper Fist (4), Lunging Punch (2), Turn Punch (4), Rekka Ken (5), Heart Punch (4), Dashing Uppercut (1), Double Hit Punch (1), Dragon Punch (5).

Chute


Bloqueio 
Deflecting Punch (1).

Esportes

Jumping Shoulder Butt (1).

Apresamento 

Brain Cracker (1), Head Bite (1), Head Butt Hold (2).

Foco

Toughskin (3).


Golpes Básicos e Acessórios

Esquiva: A esquiva é o movimento de corpo que o boxeador faz para sair da trajetória do golpe aplicado pelo adversário.

Jab: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda (no destro, a mão esquerda). Não é tão potente, mas é muito eficaz e rápido.

Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda (quem é destro luta com a mão canhota a frente e vice e versa, logo o direto é dado com a mão que se têm mais força). É um golpe muito rápido e forte.

Cruzado (Cross) ou gancho: Golpe de curta distância, executado com um rápido movimento de braço da esquerda para a direita (ou vice-versa) em uma linha reta em direção ao rosto do oponente, mas também pode ser dado na linha de cintura (nas laterais da cintura) e é chamado de cruzado ao tronco. O boxeador gira seu peso e seu ombro direito para frente para acrescentar potência ao golpe.

Gancho (Hook): Golpe dado exclusivamente na linha de cintrua de forma quase que frontal (com um pouco de inclinação de baixo para cima, pra gerar mais potência) e visa atingir o abdômen, estomâgo e plêxo do averssário, ou seja, dado sempre na parte da frente do corpo, diferente do cruzado ao tronco que é dado na parte lateral. Esse golpe pode ser desferido com qualquer uma das mãos.

Uppercut: É uma versão mais curta do golpe Gancho executado de baixo para cima de forma de alavanca em direção ao queixo do oponente, ou à sua zona hepática; considerado muito perigoso e violento. É dado entre outra opcasiões quando o adverssário esta de forma a usar o bloqueio frontal (com as luvas a frente da cabeça), pois nesse caso diretos e cruzados seriam pouco suficiêntes (visto que parariam na defesa). O poder no uppercut vem das pernas e anca.

Swing - O golpe mais potente do boxe, porém dados somente em situações bem oportunas, pois deixa o boxeador completamente aberto para receber o que chamamos de "contra-ataque de encontro", O golpe é dado com a mão de trás (a mais forte) e é lançado de forma descendente (fazendo uma curva de cima pra baixo) visando atingir o queixo ou qualquer outra parte do rosto do adverssário com toda a potência possivel. Se entrar é nocaute.

Sparring - É o pugilista que ajuda o outro a treinar, ajudando-o a desenvolver seu potencial de golpes. Após ser sparring alguns deles profissionalizam-se. Fazendo sparring, especialmente com sessões mais reais, um lutador irá aprender o que funciona e o que não. Seu estilo será desenvolvido naturalmente, baseado em seu próprio e único atributo físico. Também no sparring, aprenderá um dos mais importantes quesitos para se lutar: Se manter relaxado! Qualquer lutador sem experiência tem a tendência de ficar tenso quando está em uma situação de ameaça. É normal vê-los paralisados de tão tensos que estão que não se tornam efetivos durante a luta. Quando tensos, a fadiga virá rápida e ao mesmo tempo, um lutador tenso é um lutador lento.

Clinche: Situação de luta onde os dois boxeadores estão segurando-se ou apoiando-se mutuamente sem trocar socos. O clinch ocorre quando ambos os lutadores ficaram esgotados depois de uma violenta troca de golpes, ou quando um deles sentiu um golpe e, então, em manobra defensiva, procura segurar o adversário junto a seu corpo, procurando travar o ímpeto do mesmo ou anular sua momentânea vantagem. No boxe amador, o excesso de clinchs é punido com perda de pontos.

Luvas de Boxe: São feitas de couro almofadado e são projetadas para proteger as mãos e para reduzir os danos causados no oponente (distribui a força de pressão para que não se concentre em um único ponto).
As luvas mais comuns pesam entre 170 e 340 gramas. As pequenas são mais leves, portanto têm o objetivo de dar velocidade ao movimento e refinar a técnica do lutador. As luvas maiores são mais pesadas, porém com bastante enchimento para amortecer o impacto do soco no seu oponente e causar menos estragos.

Bandagem (Ataduras): Um tecido que se enrola na mão e nos punhos, evitando que a pele se abra junto aos ossos que dividem mão e dedos e também proteger o punho, para que esse não dobre na hora do soco, causando algum tipo de lesão e dor, nesse sentido a bandagem trabalha como um “munhequeira”, aconselha-se que mesmo ao treinar com luvas se coloque a bandagem nas mãos.

Knockdown - Esse termo é feito de duas palavras inglêsas: knock (derrubar) e down (abaixo). Pronuncia-se "nóquidaum". É empregado quando um soco "derruba" um dos lutadores, mas esse consegue se levantar em menos de dez segundos.

Ringue: O ringue de boxe é uma plataforma quadrada elevada (deve estar posicionado de 91 cm a 1,22 m acima do chão) com uma superfície de lona assentada sobre aproximadamente 3 cm de acolchoado. Cordas flexíveis cercam-no. Cada canto (corner) possui um poste acolchoado de 145 cm de altura, que servem para segurar as quatro cordas elásticas que delimitam a área da disputa. presas a estacas de aço em todos os quatro cantos. Em rings oficiais, um corner é pintado de azul e seu oposto de vermelho, sendo que é nesses dois corners que os lutadores e suas equipes de apoio tem de permanecer antes da luta e durante os intervalos dos rounds. Os outros dois corners tem cor branca e são considerados neutros, sendo que é para um deles que o boxeador tem de se dirigir quando o árbitro estiver fazendo contagem de tempo para o adversário ou quando tiver de ser examinado pelo médico de ring.

Saco de Pancadas: Este aparelho e de fundamental importância. Tem por finalidade o treino em si, é como se você estivesse realmente lutando com uma pessoa (imagina uma pessoa no lugar do saco). Nele pode-se treinar agilidade (se o saco for mais leve) ou força (se ele for mais pesado), e resistência (folêgo) durante o tempo em que esta desferindo estes golpes; e também para melhorar a técnica, a hora de aproximar ou afastar do saco/oponente, combinações de socos, além de corrigir a postura (principalmente de punhos e braços) na hora de executar esses golpes.

Soco de Upper: O uppercut é um golpe que precisa ser jogado observando-se certas regras e pode ser muito efetivo na curta e na meia distância, quase sempre depois de um movimento defensivo do tronco. Talvez seja o menos usado no boxe moderno. Antigamente nos anos 30 até a década de 70, o “upper” era usado tanto quanto o cruzado. Por isso a importância deste aparelho que faz com que o lutador tenha uma seção de treino só deste golpe. Lembrar que entre dois lutadores de talento quem tiver mais recursos sofisticados deve ganhar a luta.

Pêra (Punching Ball): É um equipamento específico para desenvolvimento de velocidade, precisão e potência dos golpes, para treinar a coordenação motora e agilidade dos socos. A Pêra tem por finalidade trabalhar cintura e defesa, como pêndulo e esquiva, além de trabalhar troca de perna e guarda e se acostumar (em termos de postura) a manter a guarda alta, ou seja os braços sempre protegendo o rosto.

Teto-Solo: Tem por objetivo trabalhar o reflexo e a agilidade da pessoa, e também a concentração. Além de ajudar a treinar esquivas, pode ser interessante para tirar algumas deficiências do lutador, como por exemplo jebiar de forma baixa e lenta, o que ocasinará que o mesmo leve muito contra-ataque por cima de seu golpe.

Luvas de Foco (Manoplas ou Aparadores): São ideais para o treino de socos e aperfeiçoar golpes. O treinador é quem dá o comando para os socos. Na verdade ela é usada para treinar combinações tácticas com mobilidade e aplicação de força moderada.

Protetor Bucal: As finalidades maiores dos protetores bucais são ajudar a evitar lesões cerebrais, lesões das juntas do queixo, fratura da mandíbula e a herniação da coluna cervical (leia o artigo: http://www.boxergs.com.br/dica10.htm ). Em segundo plano eles visam proteger os dentes e as gengivas.

Capacete: De uso obrigatório no boxe amador/olímpico, que basicamente evitam cortes e arranhões.

Knock Out ou Knockout, nocaut e K.O.: O termo significa "fora de combate", aportuguesado para "nocaute" - no campo médico denomina-se “concussão cerebral”, ocorre quando um dos lutadores fica incapacitado de continuar lutando, seja por estar visivelmente atordoado, ferido (como um corte, golpe muito forte na cabeça ou fígado) ou mesmo inconsciente; então é aberta a contagem de 10 segundos pelo árbitro da luta, não conseguindo levantar-se a luta é encerrada. Caso o lutador esteja nocauteado, mas ainda esteja em pé, o juiz pode interromper a luta dando a vitória ao adversário. É uma das formas de se obter a vitória em muitos esportes de contato pleno, como Boxe, Kickboxing, e Muay Thai.

Protetor Genital (Coquilha) - Protege a genitália masculina evitando lesões durante o treino.
OBS: No boxe cubano (somente olímpico) não existe o golpe conhecido por Swing, pra eles o swing nada mais é que um direito dado de forma diferente, além do que nenhum instrutor de boxe em Cuba incentiva seus alunos a ficarem dando tal golpe, pois dizem que é falta de recuso técnico do lutador o que em Cuba é inadmissível.


Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]