Menu Rápido

31 de mai. de 2010

Estilo: Bajiquan / Hakkyoku-Ken



Bajiquan (八極拳) (Pinyin: Bājíquán; Wade-Giles: Pa Chi Chuan) significa literalmente, boxe das oito extremidades, é um estilo de Wushu (artes marciais chinesas) que se caracteriza pela uso de uma força explosiva de curto alcance e é conhecida por seu golpes com os cotovelos e outras extremidades, origem de seu nome. A prática se originou na província de Hebei, no norte da China, mas é também bastante conhecido em outros lugares, especialmente Taiwan.

As características mais conhecidas desta rara escola de Wushu incluem as cotoveladas, o controle do quadril e os golpes com os ombros.

Todas as técnicas são executadas com uma forma muito característica de força curta, desenvolvida através de rigoroso, e às vezes torturante, treinamento.

Estrategicamente, o Baji foca no combate corpo-a-corpo, aproximando-se do oponente a partir de uma longa distância com o passo de ataque característico do Baji e emitindo atacando ao mesmo tempo.

O "Estilo do Guarda-Costas".

Recentemente o bajiquan tornou-se mais conhecido, e isto se deve principalmente a Li Shu Wen (1864-1934), um praticante da província de Shandong que por sua habilidade com a lança ganhou o apelido de "Li, Deus da lança". Sua citação mais famosa sobre lutas era, "Eu não sei o que é atingir um homem duas vezes". Talvez um exagero, mas fala pela força de impacto que o treinamento de Baji desenvolve.

Entre os alunos mais famosos de Li Shu Wen estão Hou Dian Ge (guarda-costas de Pu Yi, o último imperador da China), Li Chen Wu (guarda-costas de Mao Zedong), e Liu Yun Chiao (agente secreto dos nacionalistas do Kuomintang e instrutor dos guarda-costas de Chiang Kai Shek). Por isso, o Bajiquan se tornou conhecido como o "Estilo do Guarda-Costas".

Personagens de ficção que lutam Bajiquan

O estilo também ficou famoso graças ao jogo da Sega Virtua Fighter, como o estilo que o personagem principal, Akira Yuki, pratica

É um dos estilos de luta praticado por Li Mei no jogo Mortal Kombat: Deadly Alliance.

Em 1988, Ryuchi Matsuda, criou um mangá com o título "Kenji", baseado em suas próprias experiências com Bajiquan.

É uma das artes marciais que o jovem mago Negi Springfield aprende em sua história contada no mangá e animê "Negima".

Kokoro, a geisha em treinamento da série Dead or Alive é provavelmente o melhor exemplo da arte em um videogame.

Xiuying, uma personagem do conhecido jogo Shenmue II, também utiliza o estilo Bajiquan.

Arima Miyako, personagem do jogo de luta Melty Blood, é outro exemplo de personagem de videojogos que utiliza Bajiquan.

Léo, personagem do jogo de luta "Tekken6", também é lutadora de Bajiquan.


2 comentários:

Anônimo disse...

a artes do wu chun me atrai muito pois tenho dentro de mim essa vontade todas as vezes que vejo a luta de artes marcias algo em mim desperta............e eu naun sei esplicar essa enorme vontde que eu tenho de ir para o monte e ser treinada por um verdadeiro mestre........)

Instinct Alternative disse...

Sucesso, todas as artes marciais são de alto nível, e com uma boa tradição.

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]