Menu Rápido

10 de dez. de 2009

Batalhão de Operações Policiais Especiais




Todos já viram ou ouviram alguma coisa sobre a BOPE, também podem ter visto:


O filme



O filme, do cineasta José Padilha, baseado no livro Elite da Tropa de autoria dos integrantes do BOPE André Batista e Rodrigo Pimentel, em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares, inspirado nas ações do BOPE, estreou nos cinemas brasileiros em 12 de outubro de 2007, tendo como protagonista Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura.

Tropa de elite



Se procura pelo filme brasileiro de 2007, consulte Tropa de Elite (filme).
Tropa de elite é um termo normalmente utilizado para designar unidades militares com treinamento excelente e armamento superior, destinadas a agir de forma decisiva em ações militares.
Em épocas passadas, compunha a guarda pessoal de grandes figuras do Estado, como, por exemplo, os mosqueteiros dos reis da França, ou a guarda pretoriana do imperador romano, ou ainda as cortes urbanas da Roma republicana. Atualmente, compõe unidades militares dos exércitos dos Estados, com função de manter o território nacional a salvo, guardando e fiscalizando áreas estratégicas, além de intervir em casos de emergência. Além disso, formam a inteligência e a contra-espionagem.
A maiorias das forças de elite da europa são especializadas em contraterrorismo, e ultimamente vem ganhando respeito em grandes operações, como o avião sequestrado com 220 passageiros do vôo 8969 da Air France, caso solucionado pelo GIGN com a morte de todos os terroristas, o sequestro de um avião da KLM em Dusselfdorf solucionado pelo GSG9 sem dar um único tiro e vários outros.
As forças de elite no geral são extremamente difíceis de ingressar, e quando ingressa, o praça deve passar por um treinamento longo, geralmente de tiro, resistência física e psicológica, lógica e estratégia, combates urbanos e em selva, montanhismo, luta, etc.


Palestra




Nos países




Ver também



Batalhão de Operações Policiais Especiais (PMERJ)



O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) é uma força de operações especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. É uma unidade especializada em patrulhas, progressões e combates em ambientes confinados e restritos. É considerada a mais eficiente tropa de combate urbano do mundo. Atua em operações de risco extremo, seja no patrulhamento de locais de alto risco, combates em locais de difícil acesso, operações em montanhas, ocorrências com reféns localizados, ocorrências envolvendo explosivos, incursões em favelas e situações de confronto com traficantes de drogas.


História



O BOPE foi criado em 19 de janeiro de 1978, como Núcleo da Companhia de Operações Especiais (NuCOE), através de um projeto elaborado e apresentado, pelo então Capitão PM Paulo Cesar Amendola de Souza ao Comandante-Geral da PMERJ, Coronel do EB Mário José Sotero de Menezes. Em 1982 foi elevado à categoria de Companhia de Operações Especiais (COE). Mudando sua denominação em 1984 para Núcleo da Companhia Independente de Operações Especiais (NuCIOE). Em 1988 ganhou autonomia administrativa, para Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE). Em 1991 foi transformado em Batalhão, mantendo-se ainda aquartelado no Regimento Marechal Caetano de Farias, sede do Batalhão de Polícia de Choque, entre outras unidades policiais. Em 2000 ganhou instalações próprias, localizadas na Favela Tavares Bastos, no bairro de Laranjeiras, na zona sul da capital fluminense.


Progressão em favelas



Esta técnica foi desenvolvida no Brasil pelas Forças Armadas, adaptado dos cursos em situação irregular de inferioridade ou guerrilha (Comanf,COMANDOS) pela necessidade de agir no caos das ruas estreitas de morros e encostas da cidade do Rio de Janeiro. As favelas se tornaram uma área hostil à polícia devido ao crime organizado, e era um grande obstáculo para as ações policiais, pois normalmente os criminosos possuem uma visão privilegiada posicionando-se estrategicamente nos morros. O BOPE conquistou o respeito de unidades militares estrangeiras por agir nesses ambientes urbanos de alta dificuldade.

O Caveirão


O BOPE possui veículos blindados, popularmente conhecidos como "Caveirões", utilizados, principalmente, em operações onde há conflitos com narco-traficantes que empregam armamento pesado. Os blindados têm capacidade para uma guarnição de 12 homens, e não possuem armamento próprio, sendo o seu poder de fogo constituído pelas armas da própria guarnição. O chassi utilizado nos veículos é o mesmo encontrado no caminhão Ford Cargo 815, considerado inadequado por especialistas, uma vez que o peso do veículo, com a guarnição completa, supera as 8 toneladas de peso bruto para a qual o chassi foi projetado.
A principal finalidade dos veículos blindados é proteger a vida dos elementos da guarnição e romper as barreiras físicas utilizadas pelo narco-tráfico. Os blindados são essenciais ainda no apoio ao resgate de unidades policiais encurraladas e na remoção de feridos dos cenários de confronto.
Atualmente, a Polícia Militar conta com 12 viaturas desse tipo, inclusive em outros batalhões. A blindagem do veículo "Caveirão" suporta fortes disparos, como os de fuzil 7.62, metralhadoras e submetralhadoras.


Armamento


Devido às exigências de sua atuação em situações especiais, é disponibilizado um armamento diferenciado aos policiais que servem no BOPE, com fuzis, espingardas, pistolas, submetralhadoras, carabinas e explosivos.

Ingresso


Para ingressar no BOPE, o candidato deve ser policial militar da PMERJ a pelo menos dois anos, possuir excelente condicionamento físico, assim como ser aprovado nas avaliações física, médica e psicológica. São oferecidas duas modalidades de curso, para as duas atribuições da unidade:
  • Curso de Operações Especiais (COEsp), com duração de três a seis meses, visando preparar o policial para intervenções em áreas de conflito e operações especiais.
  • Curso de Ações Táticas (CAT), com duração de cinco semanas, visando preparar o policial para resgate de refens e ações táticas.

Reputação


No documentário "Wardogs" (2005), é mostrado um membro da Guarda Nacional dos Estados Unidos, ali identificado como Bain Serna, que teria passado por um treinamento de cinco semanas ao batalhão. Após o lançamento do documentário, Serna declarou a um jornal do Texas: "É a melhor equipe de combate urbano do mundo. Nossas tropas no Iraque deveriam aprender com o BOPE". Segundo o jornal New York Times, à época referida no filme "Tropa de Elite", o BOPE possuía 120 membros e era considerado "O céu para os policiais honestos do Rio de Janeiro". Hoje em dia, a unidade cresceu, incorporando mais de 400 homens e a sua fama de incorruptível continua. Em 2009, numa operação de resgate de refém, após horas de negociação com um assaltante armado com uma granada este foi morto por um atirador do BOPE. O tiro de comprometimento foi efetuado quando o assaltante fez menção de remover o pino da granada pela segunda vez.



Caveirão



Caveirão é o nome popular do carro blindado usado pelo batalhão de operações policiais especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em incursões nas favelas na capital fluminense. Oficialmente, o nome desse carro blindado é Veículo blindado de transporte de pessoal. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, ele não é um carro de combate, ele é um carro de apoio. É utilizado para apoiar os policiais em operações ou resgatar policiais e pessoas feridas nas localidades conflagradas pelo crime organizado.


Os veículos se caracterizam por sua pintura preta, pelo logotipo do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (BOPE), que apresenta uma caveira com uma adaga encravada e garruchas douradas cruzadas (daí o apelido), e pelo uso de alto-falantes que avisam a chegada do blindado. Seu uso é razão de extrema controvérsia entre setores da sociedade. De um lado, defende-se a continuidade das operações, e mesmo sua ampliação, em razão do papel que teriam para trazer segurança aos agentes da lei. De outro lado, defende-se a abolição imediata das operações, pois as incursões seriam violadoras massivas de direitos humanos segundo estudiosos dos direitos humanos.
Para melhor familiarizar os leitores com o tema das viaturas blindadas policiais recomenda-se a leitura dos textos do Consultor em assuntos de segurança Vinícius D. Cavalcante, CPP.
Veículos policiais especiais usados para intervenções nos guetos, foram inicialmente utilizados na África do Sul, entre 1948 e 1994, pelo regime segregacionista do apartheid.



Esse tipo de veiculo é costumeiramente usado em países como os EUA para enfrentar bandidos fortemente armados, com os quais uma blindagem comum ou mesmo a falta dessa poderia vir a ocasionar lesões graves a policiais. Seguindo o mesmo preceito, é usado nas favelas da cidade do Rio de Janeiro devido ao armamento usado pelos traficantes: fuzis, granadas e armas anti-aéreas.
De acordo com estimativas da Secretaria de Estado de Segurança Pública o uso desses veículos blindados reduziu pela metade o número de mortes entre os policiais nas operações contra os narcotraficantes.


Bope - Treinamento

Treinamento exibido no Sport TV Reporte, editado em 5 partes.

1º Parte



2ºParte



3º Parte



4º Parte



5º Parte




Minoutauro e BOPE




Demonstração do Uniforme



Formatura




" Não só a BOPE, mais todos os setores de defesa do Brasil são bem preparados "

Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]