Menu Rápido

29 de jan. de 2012

Sua Manobra



Até agora, neste capítulo, lidamos com as Manobras Especiais primariamente para definir como elas se encaixam nas regras do jogo. Mas Street Fighter é um jogo em que histórias são contadas, logo, também é importante mostrar como as manobras podem ser usadas para contar uma história melhor e desenvolver personagens mais interessantes.



Inovação


Uma das melhores maneiras de ligar Manobras Especiais às histórias é criar novas manobras. Um jogador pode criar uma nova Manobra Especial, completa com Pré-requisitos, custos de Pontos de Poder, custo de Chi e/ou Força de Vontade, Modificadores, etc. O Narrador deve aprovar todos os novos poderes para ter certeza de que se encaixam no jogo e não dão ao personagem uma vantagem injusta (como ter um soco que custa 1 Ponto de Poder e dano +7, ou algo do género). O Narrador pode decidir elevar o custo do poder, ou baixar seus modificadores, se achar que ele ficou poderoso demais.
Uma vez que o Narrador tenha aprovado o novo poder, ele e o jogador podem criar uma história sobre como o personagem o aprendeu. O que ele precisa fazer para encontrar o Sensei certo ou adquirir experiência suficiente para criar o poder?
Novos poderes possuídos por vilões também deixam os jogadores ressabiados. Certo, então o guru indiano que dirige as operações da Shadaloo em Bombaim tem a reputação de ser um mestre dos poderes psíquicos. O que este guru pode fazer? Como os personagens podem se preparar para enfrentar os poderes desconhecidos deste adversário? Novos poderes especiais trazem muito drama e suspenso. Aquele antigo Sifu chinês vai finalmente realizar um torneio? Há rumores de que quem vencer será treinado pelo próprio Sifu nas suas mortais manobras do Kung Fu da Mão Fantasma. Grandes histórias podem ser construídas ao redor da busca por novas Manobras Especiais.



Adicionando Drama Às Manobras Especiais


Se você é o Narrador, todas essas Manobras Especiais podem parecer intimidadoras. Então fique com o nível de complexidade que você acha mais confortável. Se você quiser usar apenas as Manobras Básicas nas suas primeiras cenas de luta, não tem problema.
É uma boa ideia sentir como é o combate antes de introduzir as Manobras Especiais e tornar o combate mais complicado.
Realizar combates leva tempo no começo, mas fica mais rápido com a prática. O objetivo é fazer com que suas lutas sejam rápidas, excitantes e, acima de tudo, divertidas.
Se você é um jogador, lembre-se que o seu objetivo não é torcer as regras para criar um personagem invencível. Se ficar argumentando sobre regras para acertar mais golpes, receberá a mesma reação de um lutador que fica discutindo com um juiz para marcar mais pontos: os outros ficam cansadas de ouvir você reclamar. Se, contudo, você quiser interpretar um personagem plenamente desenvolvido — alguém com uma personalidade real, não alguém que apenas bate nos outros — você estará a caminho de se tornar uma parte importante do grupo de jogo. Use as Manobras Especiais do personagem para adicionar drama à história.
Sempre que seu personagem usar uma Manobra Especial em combate, fique à vontade para descrever a manobra em quantos detalhes quiser. Cada carta que você joga enriquece a história. Se você puder adicionar um pouco de atitude em cada soco desferido, se puder colocar drama em cada Combo, o Narrador se lembrará da sua interpretação — e os seus oponentes se lembrarão do seu personagem como um verdadeiro Street Fighter.
Lembre-se, também, que as Manobras Especiais têm muitos usos fora de combate. Talvez a vítima de um acidente de carro precise do seu Chi Kun Healing. Pessoas estão presas em um prédio em chamas e não conseguem escapar porque a porta está trancada — será que seu Dragon Punch conseguirá derrubá-la?
Aquele franco-atirador no terceiro andar vai atirar através da janela — será que você consegue saltar para detê-lo a tempo, ou talvez esticar seus braços com Extended Limbs para agarrar a arma? Use suas Manobras Especiais para mais do que arrebentar cabeças. Algumas vezes seu personagem precisará delas para sobreviver fora da arena também.



Palavras de Ativação


Finalmente, aqui está uma regra adicional que muitas pessoas usam quando jogam Street Fighter. Ela adiciona algum drama e interpretação ao combate. A regra envolve o uso de frases especiais de combate chamadas Palavras de Ativação: sempre que um lutador tenta usar uma Manobra Especial, ele deverá gritar a Palavra de Ativação do poder. Então, durante o combate, o jogador deve gritar a Palavra de Ativação. Por exemplo, se você estiver jogando com Ken, poderá dizer "Shoryuken!" toda vez que ele desferir um Dragon Punch.
A vantagem é que, se o jogador usa as Palavras de Ativação, o personagem ganha um ponto adicional de Glória ao vencer o combate. Contudo, um lutador que usa Palavras de Ativação deverá dizêlas sempre que o poder é usado — ele não funciona sem as Palavras de Ativação. Se o personagem está amordaçado e não puder falar, sofrer de laringite, ou estiver envolvido em uma operação furtiva, gritar Palavras de Ativação para ativar poderes fica mais difícil.
Jogadores que estejam usando seus próprios personagens podem inventar suas próprias Palavras de Ativação. Normalmente, a palavra ou palavras descrevem a manobra. Se as Palavras de Ativação forem inapropriadas ou vulgares, o personagem perderá Honra cada vez que elas forem usadas.

Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]