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25 de out. de 2011

Habilidades



Talentos
Talentos descrevem suas Habilidades não treinadas e intuitivas. Talentos não podem ser treinados ou estudados, mas podem ser aprendidos por experiência direta — geralmente durante uma história. Se o personagem agir usando um Talento que ele não possui, não há nenhum efeito no seu teste; um número de dados igual ao Atributo básico é rolado. Talentos são Habilidades tão intuitivas e naturais que todo personagem tem alguma pequena capacidade em cada uma.

Prontidão

Ao longo dos anos, você se tornou habilidoso em perceber tudo o que ocorre à sua volta, mesmo que não esteja ativamente se concentrando nisso. Você é um guarda-costas capaz, pois aprendeu como permanecer alerta por um longo período de tempo. Prontidão simplesmente indica a sua consciência do mundo à volta. Ela descreve quanta atenção você dá a coisas além dos barulhos da sua barriga e das dúvidas na sua mente.
• Amador: Você tende a estar um pouco mais alerta a mudanças do que a maioria das pessoas.
• • Experiente: Você é bastante atento às coisas que o cercam.
• • • Competente: Você é extremamente vigilante.
• • • • Especialista: Você é um indivíduo verdadeiramente cauteloso e raramente baixa sua guarda.
• • • • • Mestre: Você nota tudo que ocorre ao seu redor.
Possuído por: sentinelas, caçadores, guarda-costas, jornalistas e ladrões.

Perspicácia

O Talento Perspicácia permite que você avalie as forças e fraquezas de um oponente. Esta Habilidade permite analisar suas técnicas de luta e, possivelmente, ver algumas das Cartas de Combate dele. Um Narrador pode até mesmo revelar a fraqueza secreta de um oponente após um teste excepcional de Perspicácia. Perspicácia também pode ser usada para descobrir detalhes dos outros (aquele capanga Shadaloo coça o nariz sempre que conta uma mentira), O uso de Perspicácia requer que o usuário observe o alvo por pelo menos três rodadas, O usuário então rola Percepção + Perspicácia (dificuldade 6). Apenas um sucesso é necessário para aprender o estilo do alvo. Cada sucesso adicional permite que o usuário veja uma das Cartas de Combate (tirada aleatoriamente do maço do oponente).
• Amador: Você acha que ela vai tentar um chute primeiro...
• • Experiente: Você conseguiria determinar se um boxer é canhoto.
• • • Competente: Você sabe como apostar nas lutas.
• • • • Especialista: Apostador profissional
• • • • • Mestre: Sensei
Possuído por: Street Fighters, treinadores, apostadores profissionais, empresários.

Interrogação

Você é capaz de extrair informação por meios honestos ou sujos. Usando uma mistura de ameaças, truques e persistente questionamento, você no fim consegue descobrir a verdade, Nenhum Street Fighter honrado recorreria à tortura física (é uma maneira rápida de perder pontos permanentes de Honra), mas nem todo mundo na Shadaloo tem os mesmos valores morais...
• Amador: Vizinho barulhento
• • Experiente: Policial de filme
• • • Competente: Anfitrião de programa de entrevistas.
• • • • Especialista: Jornalista investigativo
• • • • • Mestre: Mestre-espião
Possuído por: policiais, jornalistas, agentes do Serviço Secreto, agentes da Shadaloo.

Intimidação

A arte da intimidação vai de sutis sugestões a ameaças físicas diretas. Cada método de intimidação tem a sua hora e lugar. Personagens com o Talento Intimidação entendem a ciência de como sobrepujar alguém e sabem como usá-la para conseguir o que querem. Pessoas com altos níveis de Intimidação parecem irradiar auras de autoridade, Street Fighters podem usar Intimidação para abalar psicologicamente seus oponentes antes da luta. O usuário deve rolar Carisma + Intimidação (dificuldade igual à Força de Vontade do oponente). Cada sucesso força o oponente a subtrair 1 do seu nível de Velocidade no primeiro turno.
• Amador: Crianças de seis anos se comportam direitinho com você.
• • Experiente: De vez em quando consegue intimidar alguém só olhando-o ameaçadoramente.
• • • Competente: Seu olhar é bem perturbador.
• • • • Especialista: Você seria um sargento durão.
• • • • • Mestre: M. Bison.

Manha

O submundo é uma fonte essencial de informação, assim como um problema de primeira grandeza. O Talento Manha tem uma variedade de usos. Primeiro e acima de tudo, Manha permite que você se misture com o ambiente sem chamar atenção sobre si. Usar este talento também concede a habilidade de fofocar, furtar e empregar gírias das ruas.
• Amador: Você sabe quem evitar nas ruas.
• • Experiente: A galera considera você um "cara legal",
• • • Competente: Você conhece as gangues e seus aliados. Pode ter sido membro de uma gangue.
• • • • Especialista: Você passou a maior parte da sua vida nas ruas (submundo).
• • • • • Mestre: Se você não ouviu falar, então não aconteceu.
Possuído por: membros de gangue, jornalistas, mendigos, detetives.

Lábia

Você sabe esconder suas motivações e também decifrar as motivações dos outros para usá-las contra eles. Os segredos e intrigas dos outros lhe interessam, e você procura compreender suas fraquezas. O domínio desta habilidade o torna o maior dos oradores, ou o melhor dos espiões. Um mestre da Lábia pode ganhar informação de outra pessoa sem que ela perceba que está compartilhando segredos.
• Amador: Algumas mentirinhas inocentes não magoam ninguém.
• • Experiente: Você engana trouxas num clube noturno.
• • • Competente: Você poderia ser um advogado criminal.
• • • • Especialista: Vendedores de carros usados não são páreo para você.
• • • • • Mestre: Você deveria trabalhar para a Shadaloo.
Possuído por: agentes da Shadaloo, advogados, vigaristas, Casanovas, políticos.

Perícias

Perícias são Habilidades adquiridas através de aprendizado ou treinamento rigoroso. Se você tentar usar uma Perícia que não possui, o grau de dificuldade do teste aumenta em um. Você é simplesmente destreinado nas técnicas dessa Perícia e, portanto, precisa tentar realizar a tarefa com mais afinco do que alguém que tivesse ao menos uma leve idéia do que está fazendo.

Luta às Cegas

Seus sentidos são extremamente apurados. Você pode, através de sons, mudanças de pressão e possivelmente o Chi, sentir um oponente mesmo quando não pode vê-lo.
• Amador: Você consegue encontrar o caminho no escuro sem tropeçar multo.
• • Experiente: Você sempre ganha o jogo de colocar o rabo no burro nas festas.
• • • Competente: Você está ciente dos seus arredores o tempo todo.
• • • • Especialista: Poucos podem surpreender você, mesmo na escuridão total.
• • • • • Mestre: Nem mesmo um ninja leva vantagem sobre você no escuro.
Possuído por: Street Fighters, Ninja, Mestres do Chi

Condução

Você é capaz de dirigir um carro e talvez também outros veículos. O simples fato de você possuir a Perícia Condução não significa que esteja familiarizado com todos os veículos de terra. O seu nível pode aumentar ou diminuir, dependendo da sua experiência geral com um veículo específico.
• Amador: Você pode dirigir um carro automático.
• • Experiente: Pode dirigir carros com câmbio mecânico.
• • • Competente: Caminhoneiro comercial.
• • • • Especialista: Piloto de Fórmula Um.
• • • • • Mestre: Ayrton Senna
Possuído por: caminhoneiros, pilotos de corrida, qualquer um com carteira de motorista.

Liderança

Você consegue fazer as pessoas seguirem seus comandos e obedecerem suas ordens mediante exemplo e exercício de autoridade, Liderar não é apenas conhecer técnicas para fazer com que os outros o sigam, mas também ser o tipo de pessoa que os outros seguirão espontaneamente. A Liderança costuma ser usada em combinação com o Carisma.
• Amador: Você poderia treinar um time de juniores.
• • Experiente: Sua voz é dominante e você consegue exigir que se faça silêncio.
• • • Competente: Em situações de crise, você é um bom líder.
• • • • Especialista: Você atrai seguidores sem tentar.
• • • • • Mestre: Você é um Napoleào, um Churchill... ou um Bison!
Possuído por: políticos, oficiais militares, líderes de gangues, executivos, oficiais de polícia.

Segurança

Você é habilitado em arrombar fechaduras, desativar alarmes, fazer ligação direta em carros, arrombar cofres e outras formas de arrombamento. Você pode ser um ladrão. Por outro lado, pode ser um especialista em segurança cujo trabalho é aprimorar medidas
anti-roubo.
• Amador; Você pode arrombar uma fechadura simples.
• • Experiente: Você consegue fazer ligação direta em um carro.
• • • Competente; Você consegue desativar o alarme de uma casa.
• • • • Especialista: Você consegue arrombar um cofre.
• • • • • Mestre: A Casa da Moeda não está a salvo de você.
Possuído por: criminosos, chaveiros, detetives, especialistas de segurança.

Furtividade

Furtividade é a capacidade de esgueirar-se ou esconder-se sem ser visto ou ouvido. Seu teste é normalmente feito contra o nível de Percepção de outro personagem.
• Amador: Você pode se esconder no escuro.
• • Experiente: Você pode se esconder nas sombras.
• • • Competente: Você é um excelente caçador.
• • •.• Especialista: Você poderia caminhar em silêncio sobre dois centímetros de folhas secas.
• • • • • Líder de clã Ninja,
Possuído por: criminosos, espiões, jornalistas.

Sobrevivência

As regiões selvagens são lugares perigosos, pelo menos para aqueles que não as compreendem. A Perícia de Sobrevivência Inclui a habilidade de buscar abrigo, encontrar uma rota direta até algum lugar, obter segurança relativa no campo e rastrear. Quando usar Furtividade no campo, não poderá rolar mais dados para Furtividade do que seu nível em Sobrevivência.
• Amador: Você pode sobreviver a um percurso de 10 km.
• • Experiente: Está familiarizado com o campo.
• • • Competente; Sabe como formular remédios naturais.
• • • • Especialista: Sente-se à vontade nas regiões selvagens.
• • • • • Mestre: Conseguiria encontrar um oásis no Vale da Morte.
Possuído por: índios, caçadores, guardas florestais, peregrinos.

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