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10 de set. de 2011

K-1: Regras


K-1 é um esporte de luta que consiste em usar técnicas de várias lutas em pé (stand up) como Karatê, Kung Fu, Kickboxing, Kempo, Muay Thai, Taekwondo, Savate, Boxe e Sumô entre outras artes marciais.

O K-1 é organizado pela Fighting and Entertainment Group (FEG) que organiza vários torneios de luta em pé no Japão e no mundo. Os principais torneios do K-1 são o K-1 World MAX para lutadores de peso médio (70,5 kg), e o K-1 World Grand Prix que é o principal torneio do K-1. A Fighting and Entertainment Group também organiza o evento de MMA conhecido como DREAM.

O K-1 World Grand Prix ocorre no Japão no mês de dezembro, onde oito melhores lutadores classificados no ano se enfrentam em um torneio, onde para se sagrar-se campeão, deve vencer três lutas na mesma noite, recebendo a coroa de King of the Kings (rei dos reis) e mais um prêmio em dinheiro.



K-1 MMA REGRAS



Artigo 1. Não haverá restrição de peso para os lutadores durantes as lutas.

Artigo 2. Os lutadores deverão usar luvas com os dedos livres, que serão providenciadas pelo K-1.



Artigo 3. É decisão do lutador usar ou não, kimono, joelheiras, cotoveleiras, caneleiras, e tornozeleira, mas quaisquer desses equipamentos deverão ser conferidos pelo árbitro, antes da luta.

§ Protetor de boca, e protetor genital, não obrigatórios durante o combate, bandagem e esparadrapo ou fita adesiva, deve seguir o seguinte procedimento, nas articulações entre a mão e os dedos (também conhecido vulgarmente por nós das mãos), só será permitido uma volta de bandagem, e duas voltas de esparadrapo ou fita adesiva, nos punhos não existe restrição, mas um oficial do K-1 irá conferir, para saber se não haverá excesso no uso de ambos.



Artigo 4. É proibido o uso (aplicação) de óleo, linimento, vaselina, creme para massagem, creme de cabelo, spray para dor, ou qualquer outra substancia, em qualquer parte do corpo do lutador, antes e durante o combate. Quando o uso dessas substancias for descoberto, o lutador, deverá ser desclassificado.

Artigo 5. Quando um lutador usar sapatilhas de wrestling, a mesma deverá ser aprovada durante a reunião de regras, e depois um oficial do K-1 ira conferir antes do combate, se é a mesma sapatilha aprovada previamente.

Artigo 6. O ringue deverá ser aprovado pelo K-1.

Artigo 7. O combate terá a duração de três (3) rounds de cinco minutos cada. Não haverá round extra, e o intervalo entre os rounds deverá ser de dois (2) minutos.



Artigo 8. O vencedor será determinado por um dos seguintes resultados.

Nocaute

Quando desiste do combate, batendo com uma das mãos no piso do ringue, ou em qualquer parte do corpo do adversário, três ou mais vezes, ou verbalmente o lutador comunica o árbitro.

TKO (Nocaute Técnico)


Decisão do árbitro

Quando um lutador é visivelmente superior ao seu oponente, e o árbitro julga que o lutador em inferioridade está em perigo se o combate continuar.


Decisão Médica

Quando um lutador é ferido por um ataque legal de seu adversário, e se o medico determinar que o lutador ferido é incapaz de continuar o combate, o lutador ferido perde o combate. Entretanto, se o ferimento for causado por uma ação ilegal, ele perde o combate. Para o exame do medico, um árbitro assistente, levará o treinador chefe para o córner neutro, para informá-lo o diagnóstico e instrução. Quando o medico determina sua decisão de parar o combate, é apropriado e necessário que o árbitro assistente explique o diagnóstico e a condição do lutador para o treinador chefe.


Desistência

O Segundo (treinador) do lutador, deve parar o combate “jogando a toalha”. No caso de o árbitro falhar em ver a toalha arremessada, os juizes devem parar o combate.



Julgamento

Os três juizes devem julgar o vencedor de cada round. Eles irão receber três papeletas para decidir o vencedor de cada round, cada papeleta conterá o nome dos lutadores, a cor do canto que ele vai lutar, azul ou vermelho, espaço para ser preenchido com o nome do juiz, espaço para ser preenchido com o nome do vencedor do round, baseado em efetividade no ataque (eficiência, quanto dano foi causado ao oponente), quedas e técnicas de defesa, agressividade. Cada juiz decide o vencedor de cada round, em vez de conceder pontos para cada lutador. O árbitro recolherá as papeletas dos três juizes, no final de cada round, e entregará ao árbitro geral, que deverá estar na mesa. O resultado será emitido pelo árbitro geral, e entregue ao anunciador do evento, para que o mesmo comunique ao público.



Desclassificação



O árbitro deve dar uma advertência ao lutador que cometer uma ação ilegal, ou se o mesmo desobedecer ao comando do árbitro, mostrando a ele o cartão amarelo. A terceira advertência (cartão vermelho) durante a luta, deverá desclassificar o lutador.



Primeiro cartão amarelo significa, menos um ponto, e 10% do valor da bolsa, que será pago ao K-1 como multa.



Segundo cartão amarelo significa menos outro ponto, e mais 10% do valor da bolsa que será pão ao K-1 como multa.



Cartão Vermelho significa desclassificação, e o não pagamento da bolsa, que será retida pelo K-1 como multa, pelos danos provocados ao evento.



Sem Decisão



Quando uma ação ilegal desclassifica ambos lutadores, ou o diretor geral de regras do K-1 decide encerrar o combate devido a um acidente ou acidente acontecido no primeiro round, causa em um ou nos dois lutadores, incapacidade de continuar o próximo round, a luta deverá ser anunciada como Sem Decisão. Entretanto no caso do acidente acontecer durante ou depois do Segundo round, a decisão deverá ser feita de acordo com a atuação dos lutadores, até a parada do combate, quando o acidente ocorreu, somando os pontos dos rounds, inclusive do round que no caso ainda tenha terminado.



Artigo 9. As seguintes ações são julgadas como ilegais. O lutador que cometer qualquer dessas ações ilegais, deverá receber uma advertência pelo árbitro, e tal ação ilegal deverá ser considerada como um fator negativo na decisão. A terceira advertência durante a luta, deverá desclassificar o lutador. O lutador será penalizado com uma multa de 10% sobre a bolsa a ser paga pelo K-1 por cada advertência recebida.



1. Morder

2. Enfiar o dedo nos olhos, ou boca, nariz e orelha do oponente.

3. Cabeçada

4. Atacar os órgãos genitais

5. Puxar o cabelo

6. Atacar ou agarrar a garganta do oponente

7. Atacar a nuca, espinha dorsal ou coluna vertebral. (A nuca será considerada a linha central da cabeça, e os lados da cabeça. As áreas ao redor das orelhas não são consideradas partes da nuca).

8. Usar o cotovelo para atacar a cabeça ou rosto do oponente.

9. Agarrar as cordas, e recusar a soltar delas, ou enroscar ou pendurar algum membro do corpo (mãos, pernas, pés, braços, cotovelos), deverá ser penalizado com uma advertência imediatamente.

10. Escapar para fora do ringue.

11. Jogar o oponente para fora do ringue.

12. Ataque negativo ou ineficiente, que de nenhuma maneira, machuca o oponente ou movimento que induza ao combate travado e sem ação.

13. Quando um lutador estiver com quatro apoios no chão, ou posição de quatro, o seu adversário poderá chutar o corpo, cabeça e pernas do oponente, mas em caso de um dos lutadores tiver 10 kg ou menos que seu oponente, ele pode escolher se esse tipo de ataque será permitido ou não, o mesmo critério será aplicado para o pisão, ou pular com um ou os dois pés sobre o adversário deitado de barriga para cima, o lutador mais leve que 10 kg ou mais, escolhe, se será ou não proibido esse tipo de ataque.



Artigo 10. No caso em que um lutador sofrer um dano imenso pelo oponente, por uma ação ilegal, o árbitro e o medico deverão decidir se o combate pode continuar, depois que o lutador ferido, se recuperar o bastante para lutar. Entretanto, se o árbitro e o medico, julgarem que o lutador é incapaz de continuar o combate, o oponente que cometeu a ação ilegal deverá ser desclassificado (e sua bolsa será retida pelo K-1) de acordo com o artigo 8 – *TKO _ Decisão Médica.



Artigo 11. No caso de ambos lutadores estiverem a ponto de caírem do ringue, o árbitro deverá ordenar “STOP”. Ambos lutadores devem parar qualquer movimento ou ação, e o árbitro deverá conduzir os lutadores para o centro do ringue, na posição em pé e reiniciar o combate.



Artigo 12. Os lutadores deverão voltar imediatamente ao ringue, no caso de caírem para fora do mesmo, e reiniciar o combate na posição em pé, e no centro do ringue.



Artigo 13. O árbitro deverá dar o comando de break nas seguintes circunstancias.



· Quando ambos lutadores estiverem em posição em pé, e estiverem em posição de luta travada e sem ação efetiva, ou ambos os lutadores estiverem no chão ao centro do ringue, travando a luta, o árbitro poderá a seu critério aplicar cartão amarelo para ambos os lutadores, e reiniciar a luta em pé.

· Quando um lutador deita no piso com seu rosto virado para o teto, e o outro fica em pé, e não existe ação, e a luta fica travada. *Quando ação ilegal é cometida no artigo 9 (12).



Artigo 14. Os lutadores e segundos, deverão obedecer qualquer julgamento ou instrução, feita pelo árbitro. Se os lutadores ou segundos, tiverem qualquer objeção a respeito do julgamento do árbitro, a objeção deve ser feita por escrito para o K-1 no prazo máximo de duas semanas após o ocorrido. Quando este artigo for violado, 10% da bolsa do lutador, deverá ser paga ao K-1 como multa.



Artigo 15. Cada lutador pode ter até três segundos (auxiliares), que não serão permitidos deixar seu córner (canto do lutador, vermelho ou azul) durante o combate. O segundo não poderá ter nenhum contato físico com o lutador, em nenhuma circunstancia durante o combate. Se quaisquer dos segundos violarem o temo dessa seção, o lutador deverá pagar 10% do valor de sua bolsa ao K-1, como multa.



Artigo 16. Os lutadores serão obrigados a fazerem um exame médico, no local do evento, antes dos combates iniciarem.


História

O primeiro K-1 Grand Prix foi em 30 de abril de 1993 criado por Kazuyoshi Ishii.

Regras básicas

São três assaltos de três minutos;

O árbitro e a comissão médica tem autoridades para parar o combate;

São três juízes que fazem a pontuação de cada assalto.

A luta é decidida com nocaute (KO), nocaute técnico (TKO), decisão do júri, desqualificação, empate ou no contest (Sem vencedores).

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