Menu Rápido

21 de ago. de 2011

Anderson Silva




Anderson da Silva (São Paulo, 14 de abril de 1975) é um lutador brasileiro especialista em Muay Thai e atual campeão mundial peso médio (até 84 kg) do UFC. Na atualidade, é um grande representante das artes marciais brasileiras no mundo.

Nascido na cidade de São Paulo mas mudou-se ainda pequeno pra Curitiba onde começou aos 7 anos com o Taekwondo, na qual se tornou faixa preta com 18 anos de idade. No Muay Thai, Anderson foi segundo faixa preta (junto com Katel Kubis) formado pelo Mestre Fábio Noguchi em Curitiba. Ele também é faixa preta em jiu-jitsu dos irmãos nogueira (Minotauro e Minotouro). A origem de seu apelido vem de um anuncio que citou o aranha por causa de uma camisa que usava no dia de um evento, minutos antes dele entrar no ringue e até hoje esse apelido perdura, mas ele é mais conhecido como Aranha (The Spider). Anderson Silva tem cinco filhos. Anderson Silva é um dos lutadores mais conhecidos e polêmicos do MMA. Figura entre os maiores artistas marciais de todos os tempos.

A rigor Anderson estreou em um torneio em forma de GP onde teria uma semifinal antes da final. Anderson foi o campeão desse GP vencendo duas lutas. Depois ele fez várias lutas no Mecca, evento bem famoso naquela época. Suas boas exibições no Brasil, lhe renderam uma chance de fazer lutas internacionais.

Shooto

Sua estréia no Shooto foi contra o Japones Tetsuji Kato. Anderson venceu por decisão unânime a luta. Depois voltou para o Brasil e venceu mais lutas no Mecca. Com seguidas vitórias no cartel, Anderson teve a primeira grande oportunidade de disputar um cinturão de um torneio de grande reconhecimento na época, o Shooto. Anderson lutou pelo cinturão dos pesos médios do evento, em 2001, contra o Japones Hayato Sakurai e venceu a luta por decisão unânime dos Jurados. Anderson enfim conquistava o seu primeiro cinturão em um grande evento de MMA.

Pride

Em 2002, Silva passou a lutar no PRIDE. Em sua primeira luta venceu Alex Steibling. Anderson venceu também, o canadense Carlos Newton(Ex-Campeão do UFC). Silva ganhou com uma joelhada fenomenal, depois de Newton tentar golpeá-lo.

No Pride 26, Silva enfrentou Daiju Takase, que considerando seu cartel até então de quatro vitórias e sete derrotas, credenciava a Anderson o favoritismo. Porém, o japonês conseguiu uma queda logo no início na luta, e conseguiu manter no chão até finalizar o brasileiro com um triângulo.

Após a derrota para Takase, Anderson Silva lutou em outros eventos. No Conquista Fight 1, venceu o brasileiro Waldir dos Anjos por nocaute técnico. Em 2004, lutou no Gladiator FC: Dia 2 enfrentou o lutador Jeremy Horn(Ex-desafiante de cinturão do UFC), na qual obteve uma vitória por decisão unânime.

Em 2004, após ter conquistado o cinturão do Cage Rage, Silva retornou ao Pride para enfrentar Ryo Chonan. Apesar de levar enorme vantagem na luta contra o japones, Anderson foi surpreendido com uma finalização sensacional do Ryo Chonan. O japones conseguiu finalizar Anderson Silva no terceiro assalto após sofrer vários golpes durante a luta.

Após a derrota, Anderson continuou a lutar no Cage Rage, e em outros eventos. Depois de defender com sucesso duas vezes seu título no Cage Rage, Anderson Silva lutou no Rumble on the Rock 8 contra Yushin Okami na primeira fase do torneio dos médios. Nesta luta chutou o rosto de Okami em posição de guarda, que pelas regras do evento era proibido. O japonês poderia voltar a luta, mas prefiriu não continuar, o que resultou na desqualificação de Anderson Silva.

Em 2008, Anderson teve a oportunidade de unificar os cinturões dos pesos-médios do UFC e do PRIDE ao derrotar Dan Henderson(Então dono do cinturão peso-médio do Pride)no UFC 82.

Cage Rage

Silva fez sua estreia no Cage Rage na Inglaterra, de cara lutou pelo cinturõ do evento. No Cage Rage 8 Anderson lutou e derrotou Lee Murray na disputa por decisão unânime dos jurados e conquistou o segundo cinturão de expressão da sua carreira, o cinturão de pesos-médios do Cage Rage. Após a conquista do cinturão do Cage Rage, Silva fez mais 3 lutas no evento, todas por defesa de cinturão. Venceu todas as lutas, tornando-se o recordista de defesas de cinturão dos médios do Cage Rage e o recordista de defesa de cinturão da história do evento. Depois migrou para o UFC, terminando sua jornada invicta no Cage Rage.

Carreira no UFC

No ano de 2006, Silva passou a combater no Ultimate Fighting Championship no evento Ultimate Fight Night 5, com vitória sobre Chris Leben. No dia 14 de outubro de 2006, no UFC 64, Anderson Silva teve a oportunidade de disputar o cinturão da categoria de pesos médios no UFC contra Rich Franklin, onde venceu no primeiro round de forma arrasadora. Foi o segundo oponente que derrotou Franklin, depois de Lyoto Machida.

Defesas do Cinturão

Em 3 de fevereiro de 2007, UFC 67, estava programado para Anderson lutar contra o vencedor o reality show "The Ultimate Fighter 4" Travis Lutter. Contudo o adversário se apresentou acima do limite peso da categoria dos médios de 84 quilos, então a luta não era válida pelo título. Nessa luta Anderson Silva venceu o adversário faixa-preta de jiu-jítsu com um triângulo no segundo assalto.

Na luta seguinte, no UFC 73 em 7 de julho de 2007, Anderson Silva defendeu com sucesso seu título contra Nate Marquardt, vencendo por nocaute técnico em 4:50 do primeiro assalto. Três meses depois, no dia 20 de outubro de 2007 no UFC 77, Silva lutou uma revanche defesa do título contra o Rich Franklin, na cidade natal de Franklin em Cincinnati, Silva defendeu seu cinturão ao derrotar Franklin por TKO no segundo assalto.

Em 1 de março de 2008, no UFC 82, Silva lutou contra o campeão dos médios do Pride, Dan Henderson, em uma disputa de unificação de título (títulos do UFC e Pride). Anderson defendeu o seu título ao derrotar Henderson com um mata-leão no segundo assalto.

Cerca de quatro meses depois, no UFC Fight Night: Silva vs Irvin em 19 de julho de 2008, Silva fez sua estreia nos meio-pesados (até 93 kg) contra James Irvin. Anderson venceu por nocaute em 1:01 do primeiro assalto.

Após a unificação dos títulos, em 25 de outubro de 2008 no UFC 90 em Chicago, Anderson Silva voltou a defender seu título dos médios, desta vez contra Patrick Côté. No terceiro assalto, Côté sentiu dores no joelho após desferir um chute. O árbitro Herb Dean declarou a luta encerrada pois Patrick Côté não poderia continuar a luta, e declarou vitória de Anderson Silva por TKO.

No UFC 97 Anderson Silva lutou e venceu Thales Leites por decisão unânime, defendendo seu cinturão e obtendo sua nona vitória consecutiva no UFC, recorde do evento. Thales Leites foi o único homem, até então, na história do UFC a lutar com Anderson Silva nos 5 assaltos até a decisão dos juízes. A multidão vaiou várias vezes o seu desempenho sem brilho, expressão entediada, e as tentativas frustradas de incitar o seu adversário na luta, e no 4º e 5º assalto, Anderson chegou a dançar, e baixar a guarda e golpeou o adversário, sem que houvesse retaliação.

No UFC 101, Silva mais uma vez lutou nos meio-pesados, desta vez contra o ex-campeão da categoria Forrest Griffin. Griffin foi derrubado por três vezes no primeiro assalto. Após o terceiro knockdown, Forrest sinalizou que ele estava acabado, e Silva foi declarado vencedor por nocaute.

Em Abu Dhabi, no UFC 112, Anderson ganhou do brasileiro Demian Maia por decisão unânime dos juízes. A luta foi criticada mundialmente, pelo desleixo de Anderson durante a luta, e pelo fato de não ter nocauteado o adversário, mesmo com uma superioridade absurda sobre o mesmo. O chefão do UFC, Dana White disse que se sentia envergonhado e decepcionado com a apresentação de Anderson, após casar essa luta em um dos maiores evento de UFC da história, economicamente falando e principalmente por ter sido o evento de estréia em Abu Dhabi, onde se esperava um show e não uma luta como aquela como main event.

No UFC 117, em uma luta difícil, após perder os quatro primeiros rounds contra o estadunidense Chael Sonnen, Anderson Silva partiu para o tudo-ou-nada no último round e acabou conseguindo uma vitória extraordinária em uma finalização com um arm lock após aplicar um triângulo de perna. Nesta luta Anderson afirmou ter lutado com a costela trincada, contra as recomendações de seu médico.

A próxima luta do Anderson seria uma revanche para Chael Sonnen, mas o mesmo foi pego no exame antidopping. Sendo assim, Silva defendeu e manteve o cinturão dos médios no UFC 126, que aconteceu no dia 6 de fevereiro de 2011, em Las Vegas, onde ele lutou contra o compatriota Vítor Belfort. A luta durou pouco menos de 4 minutos, com Belfort sendo nocauteado por um forte chute frontal no rosto, disparado por Silva.

Recentemente, um documentário chamado Como Água foi feito contando toda a sua preparação para ganhar o cinturão do UFC e, sendo esse documentário premiado no Tribeca Film Festival, um festival criado pelo ator Robert De Niro, com o Prêmio de Melhor Direção, seus produtores já sonham com uma indicação ao Oscar 2012.
 



Títulos

Brazilian Freestyle Circuit

Campeão de um GP do torneio.
Invicto no evento.

Shooto

Campeão Meio-Médio do Shooto.
Invicto no evento.

Cage Rage

Campeão Meio-Médio do Cage Rage.
Maior recordista de defesas de cinturão da história do Cage Rage.
Recordista de defesas de cinturão na divisão dos médios.
Só fez lutas por disputa de cinturão, vencendo todas.
Invicto no evento.

PRIDE

Unificou os Cinturões Peso-Médio do UFC e Peso-Médio do Pride.

OBS: A luta da unificação ocorreu no UFC, evento que comprou o extinto PRIDE.

UFC

Atual campeão do cinturão dos Médios do UFC.
Vencedor da Luta da Noite (3 Vezes).
Vencedor da Finalização da Noite (2 vezes).
Vencedor do Nocaute da Noite (3 vezes).
Unificou os Cinturões Peso-Médio do UFC e Peso-Médio do Pride.
Recorde de maior número de vitórias consecutivas no UFC (13).
Recorde de maior número de vitórias consecutivas em defesa de título no UFC (9).

World MMA Awards

Luta do Ano (2010): Anderson Silva vs Chael Sonnen no UFC 117.




Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]