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24 de jun. de 2011

Estilo - Karatê Shotokan


Shotokan (em japonês: 松涛館) é um dos estilos de caratê que surgiu dos ensinamentos ministrados pelo mestre Gichin Funakoshi e por seu filho, Yoshitaka Funakoshi. O repertório técnico do estilo foi baseado no do Shorin-ryu, mas, devido aos estudos empreendido pelo filho do mestre e sua influência, várias técnicas foram incorporadas ou modificadas, de modo a refletir o escopo almejado, que era o de valorizar mais o lado desportivo e físico como forma de promover o desenvolvimento pessoal.

Mestre Funakoshi em princípio não denominou o que ele ensinava de um estilo próprio, mas, antes de tudo, afirmava que ensinava caratê. É certo, contudo, que ele ensinava a arte marcial segundo sua própria visão sobre a arte, mas isso seria um consequência natural, pois vários professores ensinariam uma mesma disciplina de modos diferentes. Entretanto, alguns de seus alunos, como forma de o homenagear, manufaturaram uma placa com a inscrição Shotokan, eis que Shoto era a alcunha que o mestre assinava suas obras, pelo que o dojô passou a ser conhecido como "casa de Shoto".

A despeito de outros mestres tentarem antes e contemporaneamente, foi o estilo de mestre Funakoshi que logrou êxito em vencer as barreiras culturais opostas a Oquinaua e difundir o caratê pelo resto do Japão, modificando nomes de técnicas e adaptando outras.


Formação

O mestre Funakoshi começou a praticar o caratê sob os auspícios do mestre Anko Asato — experto no estilo shuri-te, de caratê, e Jigen-ryu, de ken-jutsu — que fora discípulo do grande mestre Bushi Matsumura, por volta de 1880.

Não muito depois, Funakoshi passa a treinar com mestre Anko Itosu, com quem aprende as principais técnicas. Por outro lado, o aprendizado se deu com outros mestres de renome, com os quais, além de obter novos conhecimentos, também foi influente, como Kenwa Mabuni, Kanryo Higaonna, Chojun Miyagi.

O mestre Itosu empreendera sérios esforços para popularizar a arte marcial, não sendo muito bem-sucedido, pelo que passou a chamá-la de kara-te, pois naquela época, fim do século XIX, ainda era chamada de te-do. Funakoshi parte daqueles movimentos e despende novos esforços. E, em 6 de março de 1921, o príncipe herdeiro Hirohito assiste a uma demonstração encabeçada por Gichin Funakoshi, no castelo de Shuri, ajudado por seus discípulos e pelo mestre Miyagi.

Depois, em 1922, no instituto Kodokan, a convite do mestre Jigoro Kano — criador do judô — foi feita uma demonstração pública do caratê, permanecendo em Tóquio por mais algum tempo.

Por volta de 1935, tem início um movimento de alguns discípulos de Gichin Funakoshi, para ver um lugar próprio de treino de caratê e, em 1936, esse esforço dá resultados e é finalmente construído um dojô (em japonês: 道場 sítio de treino) em sua homenagem e o chamaram de Shotokan, ou "casa de Shoto", colocando uma placa com tal inscrição nos umbrais da entrada. Infelizmente, o prédio original foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial.

Gichin Funakoshi não acreditava na diversificação de estilos, e sim que todo o caratê deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de ensino que variam entre os professores.

No desenvolvimento do estilo, Sensei Yoshitaka Funakoshi teve muita importância, pois dava o exemplo de afinco ao treinamento e influenciou sobremaneira na introdução de outras técnicas, como os chutes laterais e o emprego de bases mais baixas que as costumeiras do Shuri-te e derivados, como shorin-ryu.

O estilo Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco direto, dificil de ser dominada, quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano.

Alguns tendem a classificá-lo como uma evolução do estlio shuri-te ou shorin-ryu. Entretanto, há divergências porque as bases do shotokan são precipuamente baixas, enquanto que em shuri-te são altas. Ademais, há golpes como mae geri e ushiro geri, que não são comuns nos estilos shorin, mas estão presentes no estilo de Funakoshi.

Neste estilo são levados a sério fatos como: a concentração e o estado de espírito, pois sem concentração e um estado de espirito leve porem determinado a técnica de pouco servirá, devendo estes dois atributos expandirem-se com a pratica e determinação.

Ética

O caratê moderno, ou kara-te-do, pretende ser muito mais do que uma disciplina de combate, mas, antes de tudo, o fito é proporcionar ao praticante um meio de evolução pessoal completa. Nesta cércea, os rituais, concebidos para serem praticados em todos os locais de treinamento, propõem uma série de atitudes e gestos que facilitam as relações entre eles deixando claro o desejo comum de obedecer a uma ordem válida para toda a comunidade e para cada um. A intenção do praticante é sempre a de estimular o progresso coletivo na arte sem perder, contudo, o desenvolvimento individual.

A prática do caratê está repleta de exercícios fortes e combativos, porém não se pode perder de vista o espírito de conciliação, buscando a vitória pela harmonia, pela paz, e olvidando as atitudes egoístas, pelo que tenta fazer incutir a ideia de que o grupo faz parte do indivíduo: um carateca deve treinar com seu companheiro com todo respeito e consideração, pois o considera como parte de si mesmo e sem o qual não há treinamento.

É, pois, de fundamental importância tratar o companheiro com cortesia e agradecimento, haja vista o colega proporcionar um aprendizado mais achegado à realidade. Deve-se ainda ao instrutor respeito e agradecimento pela transmissão dos conhecimentos e pela dedicação e esforço em ensinar segredos que foram por muitos séculos restritos a uma minoria privilegiada.

Tem-se como máxima que respeitar é se fazer respeitar. Conciliar e nunca confrontar é o princípio básico. Esquecer-se da palavra "eu" e substituí-la pela palavra "nós" é a essência do ensinamento. Outro ponto fundamental é que se treina caratê para a vida. Portanto, fica claro ao praticante e ao grupo que o fundamental não é vencer, não é derrubar, não é ser o mais forte, mas descobrir o potencial individual, o centro das ações e se, ele não for o centro, colocar-se em uma de suas órbitas, de acordo com suas reais condições.


Cumprimento

Uma demonstração tradicional de cortesia é o cumprimento, isto tanto é verdade que ele é realizado no início e no final da aula de frente para o Shomeni (forma de agradecimento àqueles que desenvolveram a arte). Ao cumprimentar, deve-se mirar para baixo e não na face do seu oponente, pois cruzar o olhar com alguém durante um cumprimento é sinal de falta de confiança. O cumprimento pode ser feito de duas maneiras distintas:

Ritsurei (em japonês), cumprimento em pé, em posição natural ou shizentai;
Zarei (em japonês), cumprimento em posição de seiza.

O cumprimento deve acontecer nas situações a seguir:

Quando se entra ou sai do dojô;
Quando o professor entra ou sai do dojô;
No início e final de um combate;
No início e final da aula;
No início e final de um kata;
No início e final de um exercício com um companheiro.

A maneira correta de se cumprimentar é, partindo-se da posição natural, curvar o corpo apenas em 30 cm e segurá-la por meio segundo e retornar a posição ereta. O zarei é realizado a partir da posição seiza, inclinando-se o corpo e as mãos descem suavemente das coxas para o chão, formando um triângulo onde a fronte tocará.




Kata

O conjunto de kata conta ao todo 26. Os kata auxiliam o iniciante a assimilar o estilo e aprender as técnicas básicas de movimentação, defensa e ataque. Para o avançado os kata são um confronto com as ideias dos antigos mestres, nestes confrontos os atuais praticantes entendem os segredos da arte que só são aprendidos mediante prática exaustiva e não oralmente.

Logo no início, existiam no estilo apenas quinze katas. A série Pinan foi incorporada por intermédio do mestre Kenwa Mabuni. Videos de cada Kata estão disponiveis em link, logo a baixo:






Graduação

Branca
7º kyu

Amarela
6º kyu

Vermelha
5º kyu

Laranja
4º kyu

Verde
3º kyu

Roxa
2º kyu

Marrom
1º kyu

Preta
1º - 10º Dan

Competições

A busca de vitórias em competições não é o principal objetivo do caratê tradicional. As competições são um meio que permitem ao praticante fazer uma autoavaliação técnica e emocional. Vencer ou perder numa competição não é o mais importante, o relevante é o crescimento como lutador e como pessoa que ela proporciona. A prática nunca foi bem vista pelos mestres, chegando a ser peremptoriamente desetimulada por Mestre Funakoshi.

A despeito de severas reticências, a competição foi paulatimente se fixando na seara do caratê. Ainda assim, o cerne exigido dos lutadores é a eficiência na execução dos movimentos, ou seja, a dinâmica corporal utilizada para se aplicar os golpes, e não tão somente a velocidade ou o contato. Não basta acertar o alvo, é preciso fazê-lo da forma correta, baseado nos fundamentos técnicos. Isso exige um grande domínio físico e mental, e também estimula a busca pelo aperfeiçoamento pessoal e pelo refinamento da técnica. "Perder-se na beleza dos movimentos ou apenas buscar pontos numa luta não levam à perfeição!"

Numa competição de caratê tradicional não há divisão de pesos. O lutador cujo físico é pequeno poderá vencer o grande, se estiver bem preparado. Ele deverá estar disposto a enfrentar qualquer adversário, seja qual for o seu tamanho.


As modalidades de competição são:

Kata individual - Apresentação individual de kata: Durante as fases eliminatórias, dois competidores executam o mesmo kata (que é escolhido pelo árbitro central) lado a lado, e o vencedor é aclamado pelos árbitros através de bandeiras.
Kata em equipe - Apresentação de kata e respectiva aplicação (bunkai) em equipes de três pessoas: Após a apresentação do kata, a equipe deverá apresentar uma aplicação para as técnicas do kata escolhido. A decisão é sempre tomada por nota.
Kumite individual - Combate individual.
Kumite em equipe - Combate em equipes de cinco pessoas: A cada luta são somados os pontos de cada lutador aos pontos de sua equipe. Será vencedora a equipe que obtiver o maior número do pontos ao final da última luta.
Enbu - Teatro marcial: Apresentação de aplicações de técnicas em duplas. A decisão é tomada por nota dos árbitros.
Fuku Go - Disputa individual que engloba kata e kumite, alternando a cada rodada: A ITKF instituiu o Kitei como kata oficial das competições de Fuku Go, para permitir as disputa direta (lado a lado) de competidores de estilos diferentes.


 


Membros: antes que possa ter esperanças em ser aceito na classe, você deve ter algum treinamento em karatê. Então o sensei reúne todos os candidatos e dá uma pequena aula para descobrir e eliminar os indesejáveis. Os poucos sortudos que restam são aceitos para o treinamento.

Conceitos: mestre de karatê; lutador; profissional de saúde; criança rica.

Chi Inicial: 3

Força de Vontade Inicial: 4

Lema: "Nós não lutamos por riqueza ou glória, mas pela luta em si. Que me importam os troféus? A excitação da vitória e a expectativa sobre meu próximo oponente são o bastante."

O Karatê Shotokan é atualmente um dos estilos que mais geram Guerreiros Mundiais, inclusive o atual campeão mundial dos Street Fighters. Dentre os guerreiros mundiais do Shotokan estão Ryu, Ken, Akuma, Gouken, Dan e Sakura.


Manobras Especiais

Soco

Dragon Punch (4), Flaming Dragon Punch (5), Shoryuken (4)*, Shin Shoryuken (4)*, Lunging Punch (2), Knife Hand Strike (3), Shoouken (4)*, Metsu Shoryuken (3)*

Chute

Air Hurricane Kick (1), Ax Kick (4), Double Dread Kick (4), Dankukyaku (4)*, Foot Sweep (1), Tatsumaki Sempu Kyaku (4)*, Whirlwind Kick (5), Gekiro (5)*, Hurricane Kick (4).


Bloqueio

Maka Wara (3), San He (4), Energy Reflection (3), Counter Attack (2)*.

Esportes

Apresamento

Back Roll Throw (1), Pin (3).

Foco

Ansatsuken (5)*, Ashura Senkuu (3)*, Balance (4), Chi Kun Healing (4), Criminal Upper (3)*, Hadouken (3)*, Shakunetsu Hadouken (3)*, Gadouken (2)*, Stunning Shout (2), Zankuu Hadouken (2)*, Shun Goku Satsu (5)*, Metsu Hadouken (3)*, Shinkuu Hadouken (3)*, Shin (5).

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