Podemos perceber em filmes de luta que personagens usam seu treinamento para prever golpes, até mesmo podendo se esquivar de balas. Além destes, também há os que usam sua energia para quebrar pedras. Há muitos outros poderes que o Narrador e o jogador podem simular usando o Foco, mas aqui teremos exemplos de apenas esses dois:
Premonição
É um poder presente em todos nós. Quando maior o controle que você tem sobre seu Chi, mais fácil é de usá-lo. Em termos de regras, pode ser usado toda vez que vai sofrer um ataque. O personagem então gasta 1 Chi antes do turno começar, e rola Percepção + Foco contra Inteligência + Foco do oponente. Se vencer, ele poderá obter uma informação do próximo ataque (se vai ser um soco, um chute, ou, em caso de projéteis, aonde vai atingir). Com isso, o personagem terá um bônus de +2 Velocidade no turno seguinte.
Quebrando Obstáculos
Ao tentar destruir algo não vivo, o artista marcial pode usar seu Chi para tentar destruir o alvo pelo Chi, tornando mais fácil a ação. É simples: o personagem gasta 1 Chi e rola Raciocínio + Foco. Cada sucesso garante 1 dado a mais no teste de Força + Soco ou Força + Chute para quebrar o objeto. Se o alvo tiver Vigor, o personagem pode optar por diminuir seu Vigor em 1 para cada sucesso no teste (podendo usar os sucessos excedentes para aumentar os dados).
Descrito por: Eric e Shutz
Nenhum comentário:
Postar um comentário