Clique com o botão direito do mouse.
Como eu havia comentado, à primeira vista, Windows 7 é muito parecido com o Windows Vista (ops novamente), mas comece clicar com o botão direito do mouse em tudo o que você vê, e até onde não vê nada. Você será verá como as coisas foram facilitadas nos menus Pop-Up’s.
Clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia do desktop e poderá ajustar diretamente a resolução do seu monitor LCD. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Windows Explorer na barra de tarefas, e poderá acessar diretamente os locais mais comuns, como Documents, pictures, etc.
Ou ainda, clique com o botão direito do mouse sobre os ícones na barra de tarefas e escolha “Unpin this program from the taskbar”, para ocultar facilmente os atalhos de lá.
Este último menu pop up merece um destaque.
Clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone do Internet Explorer, você poderá escolher algum endereço em seu histórico de navegação, o que facilita bastante o uso da ferramenta. Esse comportamento é o mesmo para o Windows Media Player, que mostra as últimas listas tocadas, e com os aplicativos como o Microsoft Word, que exibe a lista dos últimos documentos acessados.
No Windows Explorer, o menu Pop Up exibe os locais mais acessados.
Portanto, abuse do botão direito do mouse no Windows 7
2º
Nova barra de tarefas
A nova barra de tarefas finalmente recebe inovações no Windows 7. O ítem que mais uso é o botão para exibir o Desktop. Tudo bem, alguns podem dizer que esse botão não é nenhuma inovação. A função realmente não é inovadora, mas a localização e simplicidade do botão, são. Agora, ele se encontra na barra de ferramentas, à direita do relógio, na forma de uma barra bem discreta.
O modo de adicionar ícones ao antigo inicialização rápida também mudou, muito. Agora, basta você clicar sobre o ícone do aplicativo, com o botão direito do mouse, e escolher PIN TO TASKBAR, pronto, lá estará seu acesso.
Você também pode escolher o tamanho dos ícones, normal ou pequeno, o que ajuda a ajustar a barra. Nas propriedades da barra de tarefas do Windows 7, você pode escolher entre a exibição simplificada dos ícones, que mostra apenas o símbolo do programa, a exibição clássica, como no Windows XP e anteriores, que mostra o símbolo e o rótulo (descrição), ou optar por ocultar os rótulos quando a barra estiver cheia.
O preview dos programas abertos, simplesmente passando o mouse sobre o ícone, também ajuda bastante para aqueles que, como eu, abrem algumas dezenas de programas ao mesmo tempo.
Amanhã tem mais dicas.
3º
Atalhos no teclado.
Eu sempre brinco, dizendo que o cara que inventou o mouse quase cometeu suicídio depois que alguém inventou os atalhos de teclado. Eu uso intensamente esses atalhos. Por exemplo, para salvar um texto no WordPad, é muito mais fácil teclar CTRL+B, do que tirar uma das mãos do teclado, segurar o mouse, apontar o menu Arquivo e Salvar.
Assim como é muito mais fácil, para acessar os serviços do windows usar a tecla Windows + R (executar) digitar services.msc ou, para acessar as conexões de rede, Windows + R e digitar ncpa.cpl. Tudo bem, tente desenhar um círculo no Paint sem o mouse, ou jogar Battle Filed 2142!!! Por isso o ratinho está vivo.
De qualquer forma, seguem alguns atalhos para usar no Windows 7:
(Sempre que eu usar Win+, significa que você deve usar a tecla com o logotipo do Windows mais a tecla a seguir).
ATL+P: Exibe ou oculta a área de PREVIEW no Windows Explorer;
Win+G: Exibe os gadgets que estejam escondidos (atrás de outras janelas);
Win+(tecla MAIS): Zoom IN (aumento de zoom), quando o aplicativo permite;
Win+(tecla MENOS): Zoom OUT (diminui o zoom), quando o aplicativo permite;
Win+(SETA ACIMA): Maximiza a janela ativa;
Win+(SETA ABAIXO): Minimiza a janela ativa;
Win+(SETA À ESQUERDA): Move a janela para o canto esquerdo;
Win+(SETA À DIREITA): Move a janela para o canto direito;
Win+HOME: Minimiza ou restaura todas as janelas, exceto a ativa;
Isso, fora a Win+TAB, que faz aquele afeito de mudança de telas que dispensa comentários.
Se você já usa teclas de atalho, vai gostar de acrescentar funções, se ainda não usa, convido-o a começar e ver como facilitam o uso do computador.
(Hoje eu nem vou falar sobre os comandos de voz, que já estão disponíveis no Windows Vista, mas eu ainda não havia testado: Diga OPEN INTERNET EXPLORER: Tchbum! Aberto! Diga ShutDown, e deixe que o computador desligue automaticamente).
Amanhã tem mais.
4º
Controle de contas de usuário:
O Windows Vista chega a irritar de tantas confirmações e perguntas que ele faz quando vamos executar qualquer tarefa um pouquinho mais avançada. Felizmente, o Windows 7 exibe menos alertas já na instalação padrão. Além disso, permite que o usuário controle o nível de segurança, através do User Account Control.
É claro que é bom tomar cuidado, reduzindo o controle apenas para usuários avançados, deixando o nível padrão para os intermediários. Se você está chegando agora no mundo Windows, internet, etc, é melhor ajustar para o nível máximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário