Menu Rápido

28 de dez. de 2009

Lutador: Vitor Belfort



Vitor Belfort
Nome Vitor Vieira Belfort
Apelido Phenom
Nascimento 1º de abril de 1977
Local Rio de Janeiro, RJ (Brasil)
Altura 1,83m
Peso 84kg
Equipe Xtreme Couture
Cartel 19-8
Vitórias 8 por nocaute técnico, 5 por nocaute, 2 por finalização, 4 por decisão
Derrotas 2 por nocaute técnico, 1 por finalização, 5 por decisão
Estilos Jiu-Jitsu, Boxe
Títulos Conquistados e Honrarias
• Campeão do UFC Light Heavyweight Championship em 2004
• Campeão do UFC 12 Heavyweight Tournament em 1997
• Campeão do Cage Rage Light Heavyweight Championship desde 2007
Website Oficial
http://www.uol.com.br/vitorbelfort
Notícias Relacionadas
Top 10 nocautes do MMA
MMA versão 3.0: o futuro
O banner do MMA-Brasil.com
O Fenômeno está de volta!
Affliction 2: Day Of Reckoning


Biografia
Começou a treinar muito cedo,no Judo. Belfort é praticante do Brazilian Jiu-Jitsu, e seu mestre foi Carlson Gracie de quem recebeu sua faixa preta.Foi o lutador mais jovem da história do Jiu-Jitsu Brasileiro a receber a faixa preta.
Atualmente, Belfort treina em Las Vegas, na academia de Randy Couture, a Xtreme Couture e agora está lutando na divisão dos médios.
Belfort está atualmente na 7ª posição na categoria dos médios de acordo com o ranking do site Sherdog.

Inicio no MMA

Com 19 anos, Belfort chegou aos Estados Unidos para competir. Em sua primeira participação em eventos de MMA, na época vale-tudo, venceu seu oponente Jon Hess em 12 segundos por nocaute (KO) em um evento chamado Superbrawl 2, em Honolulu no Havaí.

UFC

Logo depois, ele mudou-se para competir no UFC, onde ganhou o apelido de "The Phenom". Ele venceu dois lutadores em seu evento de estréia no UFC, vencendo o UFC 12 Heavyweight Tournament. Aos 19 anos, Belfort tornou - se o mais jovem lutador da historia a vencer no UFC. Sua próxima vitória seria contra o vice-campeão do UFC 6 Tank Abbott por nocaute técnico (TKO) no UFC 13.

Em 1997, Belfort lutou contra o wrestler americano Randy Couture. Aos 8:16 sofreu um nocaute técnico. Foi sua primeira derrota no mundo do MMA.
Após esta derrota, ele iria lutar mais duas vezes no UFC. A primeira dessas lutas foi contra Joe Charles, que foi derrotado rapidamente através armlock. Um ano mais tarde, Belfort enfrentou o futuro campeão dos médios do Pride, Wanderlei Silva. Partiu para cima de Silva rapidamente com um cruzado de esquerda, em seguida, Belfort o perseguiu por todo o octógono com uma enxurrada de socos, Wanderlei Silva foi nocauteado em apenas 44 segundos.



PRIDE

Em seguida, Vitor Belfort, mudou-se para o Japão para lutar o Pride. Seu primeiro adversário foi Kazushi Sakuraba em 1999. Vitor controlou os primeiros minutos da luta,entretanto quebrou a mão em um golpe e por conta da contusão foi dominado no restante da luta por Sakuraba, que acabou vencendo Vitor por Decisão Unânime. Após a luta, ele parou de treinar com Carlson Gracie e começou a treinar com a Brazilian Top Team.
Ele lutou mais cinco vezes no Pride, contra Gilbert Yvel, Daijiro Matsui, Bobby Southworth, Yoshiki Takahashi, e Heath Herring, vencendo todos.

Retorno ao UFC

Voltando para o UFC, Belfort estava se preparando para lutar contra Tito Ortiz no evento principal do primeiro UFC realizado em Las Vegas, o UFC 33. No entanto, ele sofreu uma lesão antes do evento, e o combate foi cancelado. Após a lesão, Belfort retornou e lutou contra Chuck Liddell no UFC 37.5 e perdeu por decisão, essa luta foi muito equilibrada entretanto no final da luta Vitor levou um knock down que pesou na decisão. Após esta luta, venceu Marvin Eastman por TKO no UFC 43.

Sua próxima luta ocorreu em 2 de fevereiro de 2004, uma revanche contra Randy Couture valendo o título dos meio-pesados do UFC. Apesar de viver um drama com o desaparecimento de sua irmã Priscila Belfort, que desapareceu no dia 9 de janeiro daquele ano, Vitor venceu a luta em 49 segundos depois de uma emenda de sua luva cortar o olho de Couture, provocando uma paralisação árbitro. Tornou-se campeão do UFC em duas categorias diferentes, já que no passado tinha sido o campeão mais jovem do torneio dos pesos pesados e da história do UFC. A terceira luta entre os dois ocorreu no dia 21 de agosto de 2004. Couture venceu por interrupção médica após a terceiro round, recuperando o título dos meio-pesados do UFC.
Após a perda do cinturão para Randy Couture, Vítor enfrentou Tito Ortiz em 5 de fevereiro de 2005. Belfort quebrou o nariz de Tito com socos no primeiro round e quase nocauteou de Ortiz, no segundo. Na luta Vitor tentou manter Ortiz em pé, mas não conseguiu e a luta foi para o chão. No final Belfort perdeu por decisão dividida. Essa derrota para o Tito Ortiz é considerada uma das maiores "garfadas" da história do UFC.





Em 11 de abril de 2006, Vitor lutou pela primeira vez Boxe profissional contra Josemario Neves. Belfort ganhou por TKO no primeiro minuto depois de bater seu oponente três vezes. Esta foi sua única luta no Boxe profissional até agora.


Esteróide


No Pride 32: The Real Deal, em 21 de outubro de 2006, Belfort perdeu uma decisão unânime de Dan Henderson. Após a luta, o teste de Belfort deu positivo para uma substância ilegal, 4-hidroxitestosterona. Em sua defesa, Belfort argumentou que comprou um suplemento que continha 4-Hydroxytestosterone. Belfort também explicou que poderia ter recebido 4-Hydroxytestosterone como o resultado das injeções de reabilitação que lhe era conferida pelo brasileiro endocrinologista Dr. Rodrigo M. Greco após sua cirurgia para reparar um rompimento do menisco no joelho, no verão de 2006. A Comissão Atlética de Nevada, eventualmente, recebeu um comunicado do Dr. Greco afirmando que ele deu Belfort pós cirúrgico com injeções de testosterona. Embora admitindo que Belfort pode não ter conhecimento sobre a testosterona, o NSAC explicou que, mesmo Belfort não sabendo que as injeções continham esteróides anabolizantes, ainda seria uma violação da política de substâncias proibidas. Em 21 de dezembro de 2006, ele foi suspenso por nove meses a contar da data da audiência e multado em US$ 10.000.





Cage Rage


Vitor Belfort venceu Ivan Serati por TKO no Cage Rage 21, na Inglaterra em 21 de abril de 2007.
Ele derrotou James Zikic 22 de setembro de 2007 no Cage Rage 23 sagrando-se campeão dos meio-pesados do Cage Rage por decisão unânime. Ele entrou na luta com uma mão quebrada e durante a luta deu poucos socos. Ele pediu desculpas à multidão para não ter um bom show, mas prometeu um melhor combate da próxima vez.




Affliction

Vitor passou um bom período em treinamento para sua luta no Affliction contra Terry Martin com a Chute Boxe no Brasil. No entanto, ele completou sua preparação para a luta na Xtreme Couture em Las Vegas. Shawn Tompkins e Randy Couture ajudaram-no a treinar para a luta em que ele venceu por nocaute no segundo round acertando uma joelhada voadora, combinada com um uppercut.
Após a luta Belfort disse que estava pensando em se mudar para Las Vegas e treinar na Xtreme Couture freqüentemente.
Próxima luta Belfort foi programada para ser contra Matt Lindland no evento Affliction 2, porém ele foi forçado a desistir, devido a uma lesão sofrida durante a luta contra Terry Martin. O evento Affliction 2 foi remarcado para janeiro de 2009, permitindo Vitor lutar.
Após rumores de uma possível luta com o campeão do GP dos médios do Dream Gegard Mousasi, foi anunciado que iria finalmente ocorrer a luta entre Vitor e Lindland no Affliction: Day of Reckoning. Lindland iria lutar com Renato Sobral em uma luta casada, mas os promotores do Aflliction o preferiram contra Belfort. A luta foi na categoria dos médios. Belfort terminou com a luta em 37 segundos com Lindland nocauteado após levar socos no queixo.
Belfort era esperado para lutar contra Fedor Emelianenko no Affliction: Trilogy, 1 de agosto de 2009, substituindo o Josh Barnett, que foi foi flagrado no anti-doping pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia. No entanto, em 24 de julho, o evento foi cancelado.




Segunda volta ao UFC

Durante uma conferência de imprensa em 31 de julho, Dana White anunciou que o UFC assinou um contrato com Belfort. Sua primeira luta foi contra Rich Franklin em uma luta casada, válida pelo UFC 103, onde Belfort ganhou por KO. Dana White (presidente do UFC) declarou na conferência de imprensa UFC 103 que: "Depois desta vitória, Belfort está próximo de um combate contra Anderson Silva." Combate que, posteriormente, foi confirmado e irá acontecer no UFC 108.


Vida Pessoal

Belfort é casado com Joana Prado e juntos eles têm três filhos, um filho chamado Davi, que nasceu em 6 de fevereiro de 2005 e uma filha chamada Victoria, que nasceu em 31 de outubro de 2007, e uma filha chamada Kyara, nascida no dia 7 de junho de 2009 Belfort também participou do reality show Casa dos Artistas, no SBT, junto com sua atual esposa Joana Prado. Depois do fim do reality show, Vitor apareceu ao lado de sua esposa quando ela foi fotografada para Playboy.
Em 9 de janeiro de 2004, irmã de Vitor, Priscila Belfort foi seqüestrada e os familiares não receberam nenhuma informação sobre ela até hoje. Em agosto de 2007, uma mulher (identificada como Elaine Paiva) confessou que participou de sua morte e que ela foi seqüestrada para saldar uma dívida de aproximadamente 10 mil reais com traficantes de drogas.
Vitor Belfort fala Português, Inglês, Francês e Espanhol.


Títulos

Ultimate Fighting Championship
• UFC 12 - GP Peso Pesado
• UFC 42 - Cinturão da Categoria Meio-Pesado
Cage Rage
• Cage Rage 23 - Cinturão da Categoria dos Médios
[editar] Cartel no MMA
Cartel Data Resultado Oponente Evento Método Round Tempo Local Notas
19-8 19/09/2009 Vitória Rich Franklin
UFC 103: Franklin vs. Belfort
KO (Socos) 1 3:02 Dallas, Texas, EUA

18-8 24/01/2009 Vitória Matt Lindland
Affliction: Day of Reckoning
KO (Socos) 1 0:37 Anaheim, Califórnia, EUA

17-8 19/07/2008 Vitória Terry Martin
Affliction: Banned
KO (Socos) 2 3:12 Anaheim, Califórnia, EUA

16-8 22/09/2007 Vitória James Zikic
Cage Rage 23
Decisão (Unânime) 3 5:00 Londres, Inglaterra
Ganhou o cinturão dos meio-pesados do Cage Rage

15-8 21/04/2007 Vitória Ivan Serati
Cage Rage 21
TKO (Socos) 1 3:47 Londres, Inglaterra

14-8 21/10/2006 Derrota Dan Henderson
PRIDE 32 - The Real Deal
Decisão (Unânime) 3 5:00 Las Vegas, EUA

14-7 2/07/2006 Vitória Yoshiki Takahashi
PRIDE Critical Countdown Absolute
KO (Soco) 1 0:36 Saitama, Japão

13-7 9/06/2006 Derrota Alistair Overeem
Strikeforce: Revenge
Decisão (Unânime) 3 5:00 San Jose, USA

13-6 3/12/2005 Vitória Antony Rea
CR 14 Punishment
TKO (Uppercut) 2 1:30 Londres, Inglaterra

12-6 23/04/2005 Derrota Alistair Overeem
PRIDE Total Elimination 2005
Finalização (Guilhotina) 1 9:36 Osaka, Japão

12-5 5/02/2005 Derrota Tito Ortiz
UFC 51
Decisão (Dividida) 3 5:00 Las Vegas, EUA

12-4 21/08/2004 Derrota Randy Couture
UFC 49
TKO (Intervenção do Médico) 3 5:00 Las Vegas, EUA
Perdeu o cinturão dos meio-pesados do UFC

12-3 31/01/2004 Vitória Randy Couture
UFC 46
TKO (Cut) 1 0:49 Las Vegas, EUA
Ganhou o cinturão dos meio-pesados do UFC

11-3 6/06/2003 Vitória Marvin Eastman
UFC 43
TKO (Strikes) 1 1:07 Las Vegas, EUA

10-3 22/06/2002 Derrota Chuck Liddell
UFC 37.5: As Real As It Gets Decisão (Unânime) 3 5:00 Las Vegas, EUA

10-2 27/05/2001 Vitória Heath Herring
PRIDE 14 Clash of the Titans
Decisão (Unânime) 3 5:00 Yokohama, Japão

9-2 25/03/2001 Vitória Bobby Southworth
PRIDE 13 Collision Course
Finalização (Mata-Leão) 1 4:09 Saitama, Japão

8-2 27/08/2000 Vitória Daijiro Matsui
PRIDE 10 Return of the Warriors
Decisão (Unânime) 2 10:00 Saitama, Japão

7-2 4/06/2000 Vitória Gilbert Yvel
PRIDE 9 New Blood
Decisão (Unânime) 2 10:00 Nagoya, Japão

6-2 29/04/1999 Derrota Kazushi Sakuraba
PRIDE 5
Decisão (Unânime) 2 10:00 Nagoya, Japan

6-1 16/10/1998 Vitória Wanderlei Silva
UFC Brazil: Ultimate Brazil TKO (Strikes) 1 0:44 São Paulo, Brasil

5-1 21/12/1997 Vitória Joe Charles
UFC Japan: Ultimate Japan 1 Finalização (Armbar) 1 4:03 Yokohama, Japão

4-1 17/10/1997 Derrota Randy Couture
UFC 15: Collision Course TKO (Strikes) 1 8:16 Bay St. Louis, EUA

4-0 30/04/1997 Vitória Tank Abbott
UFC 13: The Ultimate Force TKO (Strikes) 1 0:52 Augusta, EUA

3-0 7/02/1997 Vitória Scott Ferrozzo
UFC 12: Judgement Day TKO (Strikes) 1 0:43 Dothan, EUA
Ganhou o torneio dos pesados do UFC 12

2-0 7/02/1997 Vitória Tra Telligman
UFC 12: Judgement Day TKO (Strikes) 1 1:17 Dothan, EUA

1-0 11/10/1996 Vitória Jon Hess
SB 2-SuperBrawl 2
KO (Socos) 1 0:12 Honolulu, EUA

Referências
1. ↑ Vitor Belfort - Fighter Profile. Nokaut. Página visitada em 19 de Março de 2009.
2. ↑ Vitor Belfort Interview. Xtremecouture.wordpress.com (21 de Julho de 2008). Página visitada em 19 de Março de 2009.
3. ↑ http://www.sherdog.com/fighter/Vitor-Belfort-156
4. ↑ http://ufcstats.x10hosting.com/youngestwin.php
5. ↑ Trembow, Ivan (December 21, 2006). Vitor Belfort & Pawel Nastula suspended. Mma Weekly. Página visitada em March 19, 2009.
6. ↑ July 22, 2009 (1999-02-22). Fedor Emelianenko vs. Vitor Belfort expected for "Affliction Trilogy". Five Ounces of Pain. Página visitada em 2009-07-23.
7. ↑ http://www.bloodyelbow.com/2009/7/31/970709/dana-white-press-conference-live
8. ↑ Em Casa Joana Prado e a filha Kyara já deixaram a maternidade. Ofuxico.terra.com.br (2009-06-08). Página visitada em 2009-07-19.
9. ↑ Priscila Belfort teria sido seqüestrada por uma dívida de R$ 9 mil com traficantes. O globo www.globo.com (April 17, 2006). Página visitada em March 19, 2009.









Documentario em 3 partes:














Participe de nosso forum [ http://streetfighterthegame.forumeiro.com/ ]

Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]