A Multiefeitos possui servidores DNS próprios funcionando como servidores primários fazendo balanceamento de carga entre os 2 de modo a que a capacidade de resposta dos mesmos não seja degradada.
Os restantes 7 servidores DNS secundários (backup) residem em Inglaterra e na Alemanha sendo geridos remotamente. Contamos no nosso quadro com elementos formados na área do DNS e que asseguram o correcto funcionamento destes servidores. Essa formação foi efectuada numa das mais conceituadas empresas de consultadoria DNS, a MEN&MICE.
A MEN&MICE tem como seus clientes empresas tão conceituadas como a Abbott Laboratories, a International Data Group, a Johnson & Johnson, a LSI Logic, a Motorola, a Metro Group, o Bank of Scotland, a CIS UK, a Novartis, a Deutsche Telekom, a Grohe, o RaboBank, a ING, a PriceWaterHouseCoopers, a KPMG, a Michelin, o Union Bank of Switzerland, a Toyota Europe, a Friends Provident, a Signal Iduna, a Rolex, a RFV Sweden, diversos ISPs em todo o Mundo e muitas outras empresas.
Mas o que são os servidores DNS ?
Uma pequena explicação
Estes servidores constituem o elemento mais importante em toda esta estrutura de computadores ligados uns aos outros que é a internet e que funciona como uma autêntica teia. Daí o nome WWW (World Wide Web).
Sem estes servidores DNS a funcionar, é de todo impossivel navegar na internet, receber e enviar mail, conversarmos em 'chats', etc.
Como surgiu a internet ?
A internet nasceu da necessidade que os militares americanos tiveram para criar uma rede de comunicações alternativa em caso de conflito. Esta rede chamava-se ARPANET. Essa rede teria de funcionar fora do esquema "normal" das redes de comunicações existentes. Não funcionaria com uma estrutura hierárquica mas sim em rede, tipo teia, de modo a conseguir-se fácilmente aceder a qq destino através de nós de acesso ('nodes'). Se um nó estivesse em baixo, a comunicação seguia por um alternativ.
Rápidamente essa rede começou a ser utilizada por diversas universidades americanas e europeias onde obteve um tremendo succeso junto da comunidade universitária.
A rápida divulgação e uso da internet tambérm só foi possivel com o desenvolvimento do protocolo de comunicações TCP-IP que foi desenvolvido pela Universidade de Berkeley e que é o protocolo que suporta as comunicações na internet. Esse protocolo, actualmente na versão 4 está rápidamente a esgotar a sua capacidade de endereçamento, estando-se já a preparar a sua migração para o novo protocolo chamado apenas IPV6 que possui diversas vantagens sobre o anterior.
Esta migração é tão importante que foi já criado uma 'Task-Force' com o patrocinio da UE e que junta diversas empresas e universidades na Europa para testes técnicos com instalações reais já em funcionamento por toda a Europa. Esta 'Task-Force' também troca experiências com organizações semelhantes em todo o Mundo de modo a que o IPV6 seja uma realidade em breve.
O endereço em IPV6 tem 8 conjuntos de caracteres enquanto o endereço TCP-IP (V4) tem sómente 4 (e todos eles tem de ser numéricos). Logo aqui se pode constatar uma grande diferença na capacidade de endereçamento entre o TCP-IP actual (V4) e o IPV6.
Claro que as diferenças não se esgotam aqui e se quiser obter mais info, existem bastantes fontes na internet sobre o IPV6.
Mas quando se digita um qq endereço num browser, como é que se consegue aceder a esse site ?
Como é que isso funciona ?
Esta é a função dos servidores DNS que usam o protocolo chamado BIND (BIND significa criar uma forte ligação).
O acesso a toda esta teia que é a internet, é efectuado, não por URLs (nomes de sites), mas sim por endereços IP. Claro que é de todo impossivel estarmos a fixar endereços IP quando queremos aceder a um site.
Se não existissem os servidores DNS, para aceder ao site, por exemplo, da instituição bancária BCP, tinhamos de digitar 193.53.22.50, se queriamos aceder ao site do jornal Público, tinhamos de digitar 195.23.4.80...
Assim, e muito resumidamente, os servidores DNS são responsáveis por "traduzir" um qq endereço URL (nome do site) no seu endereço IP correspondente.
São, pois fundamentais e essesncias em toda esta teia, sendo fácil de entender, as consequências que a sua paragem pode causar na rede.
Vejamos mais em detalhe o que aconteçe quando escreve um qq nome de um site no browser:
1 - No browser usado (Firefox, Mozilla, Safari, Netscape, Explorer, etc) escreve o nome do site pretendido (ex: www.xpto.com);
No stack TCP-IP do sistema operativo usado, o pedido é enviado de imediato ao servidor DNS do ISP donde acede á internet (Sapo, Clix, Cabovisão, Netcabo, etc) e que lhe forneçe o serviço internet. O IP deste servidor DNS foi instalado no seu computador pessoal, por vezes automáticamente quando, subscreveu o serviço internet (ex: CD de instalação) sendo a sua definição completamente transparente para si.
Caso o servidor DNS do seu ISP "saiba" onde reside o site a consultar, ou seja, saiba o seu endereço IP (do servidor onde o site está instalado), ele vai redireccionar o seu pedido para este. Como resultado, o site www.xpto.com vai ser acedido e apareçe no seu browser.
Stack TCP-IP ? Todos os sistemas operativos funcionam por camadas (stacks) que interagem entre eles. O protocolo TCP-IP é parte integrante desses sistemas operativos, sejam UNIX, MacOS X, Linux, WinXP, etc.
ISP ? Nome usado internacionalmente para as empresas que forneçem acesso á internet (Internet Service Providers)
2 - Mas e se o seu ISP não sabe onde reside o endereço IP do site a aceder, ou seja o servidor DNS do ISP não tem nos seus registos DNS, qq menção ao IP do site a aceder. Neste caso, o servidor DNS do ISP vai enviar para o servidor DNS acima (estrutura hierárquica) a questão "Não tenho nos meus registos DNS o IP deste nome. Qual é o correcto?".
Estas questões que os servidores DNS colocam uns aos outros, de modo a encontrar o IP do site a aceder, chamam-se 'DNS resolving'
Esse 'DNS resolving' pode ser, por exemplo, para um servidor DNS em Inglaterra que poderá responder (ou não) á questão. Este ciclo pode chegar inclusivé aos DNS ROOT SERVERS.
DNS ROOT SERVERS. Estes são as peças mais importantes desta enorme teia, O seu número é pouco mais de uma dezena e estão distribuidos por diversos paises, principalmente nos EUA e na Europa. Caso, hipotéticamente todos os DNS ROOT SERVERS caissem, toda a internet poderia parar passado umas horas.
Aliás, já aconteçeu em Outubro de 2002 um ataque DOS (Denial of Service) a esses ROOT SERVERS que teve graves consequências.
Depois de todas estas questões ('DNS resolving') serem resolvidas, ou seja o endereço IP do site a consultar ter sido encontrado, este vai apareçer na janela do seu browser. Claro está que todo este ciclo 'DNS resolving' é efectuado em ms, não tendo, muitas vezes, o utilizador qualquer noção disso.
Todos os servidores DNS estão pois em contacto permanente entre si, questionando-se e actualizando-se várias vezes por dia.
Só assim é que é possivel que um qq dominio / site seja registado num dia, por exemplo em Portugal, e passado 24 horas, esse mesmo site já poder ser acedido, por exemplo, a partir do Japão.
Para não estar dependente dos servidores DNS do seu ISP, a sua empresa pode ter os seus próprios servidores DNS.
Existem muitas vantagens nesse facto, sendo este o caso da Multiefeitos que tem 2 servidores DNS principais e 7 secundários, na Inglaterra e na Alemanha, sendo acedidos e controlados remotamente.
DNS
DNSs da Level3, Fáceis de lembrar: 4.2.2.1 e 4.2.2.2OpenDNS
www.opendns.org | 208.67.222.222 | 208.67.220.220 |
Páginas relacionadas :
OpenDNS - Dê a sua opinião ! Ajude a Internet brasileira
Lista atualizada dos DNS da BRT
Lista atualizada dos DNS do Velox
Veja como funciona um DNS Server :
DICA: Normalmente as operadoras tem um e-mail abuse@operadora.com.br ou security@operadora.com.br que providencia as alterações no reverso, para quem tem conexão Business, Empresarial, Corporativa, etc...
Outra Dica de DNSs
Os DNS da intelig sao os melhores, eles tem acordo com o conteudo akamai.
Downloads da microsoft, nvidia, yahoo e varias outras grandes empresas e fica muito rapido o download/acesso a esse conteudo usando dns da Intelig ou da Optiglobe.
Para provar:
C:\Documents and Settings\Administrator>nslookup download.microsoft.com 200.184.26.3
Server: ns1.intelignet.com.br
Address: 200.184.26.3
Non-authoritative answer: Name: a767.ms.akamai.net
Addresses: 200.157.208.240, 200.157.208.233
Aliases: download.microsoft.com, main.dl.ms.akadns.net intl.dl.ms.akadns.net, dl.ms.d4p.net, dl.ms.georedirector.akadns.net
Vejam que ele apontou p/ um servidor deles (Nacional).
O Vista eu baixei no maximo da conexao sem download manager.
C:\Documents and Settings\Administrator>nslookup www.nvidia.com
200.184.26.3
Server: ns1.intelignet.com.br
Address: 200.184.26.3
Non-authoritative answer: Name: a1650.g.akamai.net
Addresses: 200.157.208.232, 200.157.208.240
Aliases: www.nvidia.com, www.nvidia.com.edgesuite.net
Utilizando os da Optiglobe (bons tambem)
C:\Documents and Settings\Administrator>nslookup download.microsoft.com
200.185.6.131
Server: dns1.optiglobe.net.br
Address: 200.185.6.131
Non-authoritative answer: Name: a767.ms.akamai.net
Addresses: 200.160.193.38, 200.160.193.40
Aliases: download.microsoft.com, main.dl.ms.akadns.net intl.dl.ms.akadns.net, dl.ms.d4p.net, dl.ms.georedirector.akadns.net
DNS Intelig: 200.184.26.3 200.184.26.4
DNS Optiglobe: 200.185.6.131 200.185.6.163
Seguem abaixo os IPs dos servidores DNS utilizados pelo Speedy em alguns provedores:
Superig.com.br
Internet Group do Brasil Ltda
Primário: 200.225.157.104
Secundário: 200.225.157.105
Uol.com.br
UOL Brasil Internet Ltda.
Primário: 200.221.11.98
Secundário: 200.147.255.105
Telefonica.com.br
Telecomunicações de São Paulo S/A Telesp
Primário: 200.204.0.10
Secundário: 200.204.0.138
Terra.com.br
Terra Networks Brasil S. A.
Primário: 200.176.2.10
Secundário: 200.176.2.12
Esses servidores foram obtidos (em 13FEV 2008) por mim através do atendimento online da Telefônica.
A atendente Érika foi muito atenciosa e prestativa...
Uma exceção quando falamos em Telefônica!
Façam bom uso!
F. Madureira
PS: Daniel Fraga, aproveite essa lista para atualizar no Abusar.
DNSs da Level3, Fáceis de lembrar: 4.2.2.1 e 4.2.2.2
DNS | Primário | Secundário |
Virtua NOVOS | 201.6.0.112 | 201.6.0.108 |
Telefonica NOVOS | 200.205.125.58 | 200.205.125.57 |
UOL NOVOS | 200.221.11.100 | 200.221.11.101 |
UOL NOVOS | 200.221.11.98 | 200.147.255.105 |
Terra NOVOS | 200.176.3.130 | 200.176.2.75 |
Telemar NOVO | 200.165.132.155 | - |
www.opendns.org | 208.67.222.222 | 208.67.220.220 |
AJato | 200.162.192.5 | 200.162.192.3 |
br.inter.net | 200.185.56.49 |
|
Brasiltelecom | 200.199.252.68 | 200.199.241.17 |
Brasiltelecom | 200.203.0.83 | 200.203.0.84 |
EMBRATEL | 200.255.122.6 | 200.255.253.238 |
EMBRATEL | 200.255.253.241 | 200.245.255.033 |
EMBRATEL | 200.255.125.211 | 200.245.255.65 |
FPSP.FAPESP.BR | 143.108.025.103 |
|
IG | 200.225.157.104 | 200.225.157.105 |
JSOL | 200.196.94.146 | 200.196.94.149 |
Matrix | 200.202.7.1 | 200.202.17.1 |
Netbank | 200.203.199.2 | 200.203.199.3 |
Netpar | 200.255.244.1 | 200.255.244.3 |
Onda - PR | 200.195.192.130 | 200.195.192.10 |
Onda - PR | 200.195.192.10 | 200.195.192.8 |
SENFFNET/PARATI.COM | 200.196.91.250 | 200.196.91.210 |
SOFTALL | 200.198.100.6 | 200.198.100.3 |
SUL BBS | 200.219.150.4 | 200.219.150.5 |
Telefonica(antigos) | 200.204.000.10 | 200.204.000.138 |
Telemar | 200.222.0.34 | 200.223.0.35 |
Telemar | 200.222.0.35 | 200.223.0.84 |
Telepar | 200.193.136.60 | 200.199.241.17 |
Terra | 200.177.2.10 | 200.176.254.10 |
Unicamp | 143.106.2.5 | 143.106.51.37 |
UOL (antigos) | 200.246.5.2 | 200.246.5.87 |
UOL (atuais ) | 200.221.11.100 | 200.221.11.101 |
USP | 143.107.253.3 | - |
Virtua 200.245.127.130 | 200.212.223.043 | 200.212.223.044 |
VOE | 200.173.112.4 | - |
Way Internet | 200.150.4.4 | 200.150.4.5 |
Way Internet | 200.150.13.244 | 200.150.13.243 |
ZAZ | 200.246.248.10 | 200.248.149.1 |
DF, MT, MS, AC, RO | 200.199.241.17 | 200.199.252.68 |
GO | 200.193.193.234 | 200.199.252.68 |
PR | 200.193.136.60 | 200.199.241.17 |
SC | 200.215.1.43 | 200.215.1.44 |
RS | 200.180.128.68 | 200.199.241.17 |
- | 200.225.157.104 | - |
- | 200.230.128.21 | - |
Lista atualizada de todos os DNS da GVT
Prezados Srs,
Verifiquei na listagem de servidores DNS que esta na pagina do abusar que voces passam os servidores 200.175.5.133 e 200.175.89.139 como Resolvers da GVT. Gostaria que voces atualizassem a pagina para os VIPs dos Resolvers separados por regiao:
Regiao de Brasilia, Goiania, Anapolis, Cuiaba e Campo Grande:
Servidor Primario 200.175.182.139
Servidor Secundario 200.175.5.139
Regiao Centro SUL
Servidor Primario 200.175.5.139
Servidor Secundario 200.175.89.139
Regiao Sul
Servidor Primario 200.175.89.139
Servidor Secundario 200.175.5.139
O pool de servidores sao localizados respectivamente em:
200.175.5.139 CURITIBA
200.175.89.139 Porto Alegre
200.175.182.139 Brasilia
Att,
Operacao GVT
DNS
PRIMARIOS |
| SECUNDARIOS |
200.221.11.100 | UOL | 200.221.11.101 |
200.177.250.10 | Terra | 200.176.2.10 |
200.246.248.10 | ZAZ | 200.248.149.1 |
200.199.252.68 | Brasiltelecom | 200.199.241.17 |
143.106.2.5 | Unicamp | 143.106.51.37 |
200.222.0.35 | Telemar | 200.223.0.84 |
200.202.7.1 | Matrix | 200.202.17.1 |
200.204.0.10 | Telefônica | 200.204.0.138 |
200.212.223.043 | Virtua | 200.212.223.044 |
200.195.192.130 | Onda - PR | 200.195.192.10 |
AL | 200.149.55.104 | 200.202.193.171 |
BA | 200.149.55.140 | 200.202.193.171 |
CE | 200.223.0.83 | 200.223.0.84 |
MA | 200.202.193.71 | 200.149.55.141 |
MG / ES | 200.202.93.75 | 200.202.0.34 |
PA | 200.149.55.140 | 200.202.193.71 |
PB | 200.223.0.84 | 200.222.0.34 |
PE | 200.202.193.75 | 200.202.193.76 |
RJ | 200.149.55.142 | 200.165.132.148 |
RN | 200.149.55.142 | 200.202.0.39 |
SE | 200.149.55.142 | 200.222.0.39 |
DNS da Brasil Telecom
Filial | Primário | Secundário |
RS | 201.10.1.2 | 201.10.120.2 |
SC | 201.10.120.3 | 201.10.1.2 |
PR | 201.10.120.2 | 201.10.128.3 |
GO | 201.10.128.3 | 201.10.120.3 |
DF | 201.10.128.2 | 201.10.120.2 |
MS | 201.10.128.2 | 201.10.1.2 |
MT | 201.10.128.2 | 201.10.120.3 |
RO/AC | 201.10.128.2 | 201.10.1.2 |
Outros:
212.27.32.5 Free.fr francês
200.19.74.21 Brazilian Research Network
200.137.65.132 Universidade Federal do Espirito Santo
200.192.112.8 Pontificia Universidade Catolica do Parana
200.202.193.76 NS2 Telemar
200.222.0.35 NS4 Telemar
200.149.55.140 NS5 Telemar
200.222.0.34 RIO1 Telemar
200.202.193.71 Telemar
200.202.193.75 Telemar
200.202.193.69 Telemar
200.223.0.83 DNS Telemar / Velox BA
Isso foi bloqueado por causa dos scripts de autenticação estavam prejudicando o desempenho (imagine 1000 scripts pingando de 5 em 5 minutos ) alguns chegavam a pingar de 5 em 5 segundos.
Tenho a lista completa em algum lugar aqui :)
São mais de 50 dns e pasmem, a maioria não são usados, e os callcenters nem sabem de sua existencia hoje em dia
200.222.0.34
200.202.193.76
200.202.193.71
200.149.55.140
200.202.193.75
Brasil Telecom | Dns Primário | Dns Secundário |
DF, MT, MS (BrT) | 200.199.252.72 | 200.199.252.68 |
GO (BrT) | 200.193.193.234 | 200.199.252.68 |
PR (BrT) | 200.193.136.60 | 200.203.191.8 |
RS (BrT) | 200.180.128.68 | 200.199.241.17 |
SC (BrT) | 200.215.1.43 | 200.215.1.44 |
| | |
Speedy | Dns Primário | Dns Secundário |
SP | 200.205.125.58 | 200.205.125.57 |
| | |
Velox | Dns Primário | Dns Secundário |
AL | 200.149.55.104 | 200.202.193.171 |
BA | 200.149.55.140 | 200.202.193.171 |
CE | 200.223.0.83 | 200.223.0.84 |
MA | 200.202.193.71 | 200.149.55.141 |
MG/ES | 200.202.93.75 | 200.202.0.34 |
PA | 200.149.55.140 | 200.202.193.74 |
PB | 200.223.0.84 | 200.222.0.34 |
PE | 200.202.193.75 | 200.202.193.76 |
RJ | 200.149.55.142 | 200.165.132.148 |
RN | 200.149.55.142 | 200.222.0.38 |
SE | 200.149.55.142 | 200.222.0.38 |
| | |
VIRTUA | Dns Primário | Dns Secundário |
- | 200.212.223.43 | 200.212.223.044 |
| | |
Provedores | Dns Primário | Dns Secundário |
Brturbo | 200.199.201.23 | 200.199.201.24 |
Uol | 200.221.11.100 | 200.221.11.101 |
Uol | 200.221.11.98 | 200.147.255.105 |
Matrix | 200.202.7.1 | 200.202.17.1 |
Net Bank | 200.203.199.2 | 200.203.199.3 |
Netpar | 200.255.244.1 | 200.255.244.3 |
Onda | 200.195.192.130 | 200.195.192.10 |
Sul BBS | 200.219.150.4 | 200.219.150.5 |
Terra | 200.177.2.10 | 200.176.254.10 |
Básicamente ele faz resolução IP <> Nomes, mas não é só isso ;-D
Além de reverter IP <> Nomes, ele é um banco de dados que
registra/acessa estes dados para fornecer informações de clientes,
domínios, name servers. Não só isso como também consulta outros bancos
de dados chamados 'ROOT HINTS' para resolver consultas das quais ele
desconheça.
Atualização dinâmica (segura ou não) de clientes registrados no domínio
em seu BD ao invés de se utilizar a forma estática do lmhosts(NETBIOS).
Limitação do período de registro(aging) dos HOSTS (A) em seu registo
evitando que se acumule registros velhos de clientes que não fazem mais
parte do domínio.
Em conjunto com AD (Active Directory) oferece um amplo registro entre
domínios (árvores e florestas) de seus respectivos clientes e global
catalog de forma automática e dinâmica (se for configurado desta meneira).
Para mais informações faça o download do curso gratuitamente na Microsoft:
http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;330511
Ou para UNIX/Linux veja em :
http://www.tldp.org/HOWTO/DNS-HOWTO.html
http://www.tldp.org/HOWTO/Net-HOWTO/
http://www.tldp.org/HOWTO/Networking-Overview-HOWTO.html
Mudanças em DNS da Brasil Telecom/Oi afetam internet
Mudanças em DNS da Brasil Telecom/Oi afetam internet
Após varios dias de dificuldades no acesso a internet é possível diagnosticar uma provável causa, trata-se da mudança dos servidores de DNS da Brasil Telecom, antes largamente utilizado o 201.10.128.3 simplesmente parou de funcionar.
Como alternativas surgiram alguns novos, como:
201.10.1.3
201.10.1.2
O certo é que o DNS 201.10.120.2 continua funcionando, neste sentido sugerimos:
Utilizar somente:
DNS Primario: IP do gateway (modem)
DNS Secundário: 201.10.120.2
ou
DNS1: IP do gateway (modem)
DNS2: 201.10.120.2
DNS3: (vazio)
E remover qualquer configuração que possua: 201.10.128.3.
Assim que tivermos confirmado quais os novos DNS estaremos informando para eventuais reparos.
Lembramos que sempre deve-se colocar o IP do Gateway como DNS primário, pois geralmente o gateway recebe e absorve automaticamente as alterações de DNS que ocorrem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário