Menu Rápido

6 de ago. de 2011

Tekken - Torneio Iron Fist

 
A série Tekken foi uma das primeiras franquias de jogos de luta em 3D, com o primeiro jogo sendo lançado menos de dois anos após Virtua Fighter. Existem seis sequências para o primeiro jogo: Tekken 2, Tekken 3, Tekken Tag Tournament, Tekken 4, Tekken 5 e Tekken 6. Uma atualização de Tekken 5 (apelidada Tekken 5.1 pelos fãs), e uma atualização mais recente chamada Tekken 5: Dark Resurrection também foram lançadas. Tekken Tag Tournament 2 está atualmente em produção e será lançado para o arcade.

A série Tekken também inclúi Tekken Advance, que foi lançado para o Game Boy Advance da Nintendo em 2001. Entretanto, a Namco não lançou mais jogos de Tekken para o Game Boy Advance, devido ao acordo exclusivo da franquia com a plataforma PlayStation. Uma versão em PSP de Tekken 5: Dark Resurrection, chamada Tekken 5: Dark Resurrection, foi lançada no Japão e nos Estados Unidos no verão de 2006. A versão Européia foi lançada em 15 de Setembro do mesmo ano.

Como vários jogos de luta, jogadores escolhem um personagem e entram em combate com o oponente. É primeiramente um jogo de competição para dois jogadores, mas uma pessoa pode jogar sozinha contra a máquina.

No Tekken original, os personagens lutavam em arenas, e o nome do lugar ficava escrito no canto da tela. Os lugares incluiam Angkor Wat, Szechwan, Monument Valley, Chicago, Kyoto, Fiji, Lake Windermere, Venezia, Akropolis, King George Island e Chiba Marine Stadium. Entretanto, as sequências de Tekken não tem nomes de lugares reais escritos na tela durante as lutas.

Tekken difere dos outros jogos de luta em alguns aspectos. Jogos de luta tradicionais possuem botões que correspondem à força do ataque, como um soco forte ou chute fraco. Tekken, entretanto, dedica um botão para cada membro do corpo do personagem, fazendo dos ataques especiais um processo mais intuitivo. Jogos de luta tradicionais, como Street Fighter, envolvem a execução de ataques o mais rápido e mortal possível, enquanto Tekken diminui a velocidade, aumentando ritmo e estratégia.

Os jogos Tekken são populares entre a comunidade de artes marciais graças ao fato de que a maioria dos estilos de luta dos personagens podem ser encontrados em artes marciais reais. Entretanto, existem algumas dúvidas sobre os estilos de alguns personagems. Por exemplo, o personagem Marshall Law é listado como sendo um praticante de "artes marciais", o que não especificamente uma disciplina. Similaridades existem entre Marshall Law e Bruce Lee, incluíndo Jeet Kune Do e também a aparência. O fato de Marshall ser listado usando "artes marciais" é normalmente atribuído a uma parte do manual Americano de Tekken 2, onde se diz que Marshall Law pratica "Marshall Arts", uma referência ao seu próprio nome, que lembra a pronúncia de artes marciais em Inglês (martial arts). Outros personagens de Tekken também foram inspirados em pessoas da vida real, como os personagens Lei Wulong, inspirado em Jackie Chan, e Craig Marduk, uma mistura de lutadores como Bill Goldberg, Nathan Jones, e Bob Sapp. A própria Namco admitiu que os estilos apresentados em Tekken não representam acirradamente estilos reais, apenas dão impressão disso.

Torneio


Um torneio a nível mundial de artes marciais está chegando ao final, com uma grande bolsa de prémio monetário para o lutador que conseguir derrotar Heihachi Mishima na final da competição. O concurso é patrocinado por gigantes do grupo financeiro, o Mishima Zaibatsu. Há oito lutadores que permanecem depois de ganhar lutas em todo o mundo. O vencedor do torneio irá receber o título de King of the Iron Fist. Apenas um terá uma chance em derrotar Heihachi, e tendo em casa o prêmio em dinheiro e fama. Inicialmente, o jogador é capaz de escolher um desses oito combatentes no início do jogo, cada um com as suas próprias razões pessoais para entrar no torneio, além dos prêmios de dinheiro.

Kazuya Mishima é o personagem principal. Filho de Heihachi, ele foi atirado em uma ravina por seu pai quando tinha cinco anos de idade. Heihachi, acreditando que seu filho nunca foi demasiado fraco para herdar seu conglomerado, decidiu que se ele fosse verdadeiramente forte o suficiente, ele seria capaz de sobreviver à queda e subir novamente. Kazuya quase não sobreviveu a queda que lhe deixou com a cicatriz destacadamente visível em seu peito. Alimentado por ódio por seu pai, ele entra no torneio para sua vingança.


Rounds

Automaticamente, existem dois rounds para combate. Entretanto, os jogadores podem escolher entre um e cinco rounds, e também escolher opções de tempo para os rounds. Se o personagem vencedor ganha a luta sem perder nenhuma parte de sua barra de saúde, o anunciador dirá, "Perfect!" (perfeito). Se o personagem vencedor está próximo à nocaute, o anunciador dirá, "Great!" (ótimo). Se ambos os personagens forem nocauteados, o anunciador dirá, "Double K.O." (nocaute duplo). Se o tempo do round expira, o personagem com a barra de saúde maior irá ser declarado o vencedor. Se não existir um, o round será um empate. Em outros casos, o anunciador dirá "K.O." (knock out) quando um personagem é triunfante.


Tekken 2

O King of Iron Fist Tournament estava chegando ao fim. Muitas batalhas foram travadas, mas apenas um solitário guerreiro surgiu com o direito de impugnar Heihachi Mishima. Este guerreiro era Kazuya Mishima, filho de Heihachi. Ostentando a cicatriz da ferida que lhe foi infligida pelo pai quando o lançou de um penhasco, ele entra em combate com Heihachi. Depois de uma dura batalha que durou horas, Kazuya saiu vitorioso, utilizando o poder dado pela entidade sobrenatural conhecida como Devil. Como o corpo de Heihachi ficou caido no chão, Kazuya levantou-o em seus braços, caminhou lentamente à beira do mesmo precipício de onde seu pai o havia jogado, observa a paisagem e deixa cair o corpo de seu pai. Kazuya é o novo dono da Mishima Zaibatsu. Logo após a aparente morte de Heihachi, Kazuya desaparece nas sombras.

Dois anos se passaram. Kazuya Mishima se tornou tão poderoso e maligno quanto seu pai, com uma influência capaz de chegar a todos os cantos do mundo. No entanto, rumores de seu imenso poder e um lado negro pouco a pouco começam a se disseminar por todo o mundo. Uma mensagem é retransmitida da fortaleza da Mishima Zaibatsu para as agências de notícias de todo o mundo, anunciando um segundo King of Iron Fist Tournament com um premio mil vezes maior que o do primeiro. Kazuya ainda não sabia, mas, assim como ele, Heihachi sobreviveu à queda, graças à sua resistência sobrenatural. Após escalar o precipício, Heihachi se recolheu às montanhas para meditar, a fim de reforçar sua capacidade de combate. Ele entra no King of Iron Fist Tournament 2 para reclamar seu conglomerado e depor Kazuya de uma vez por todas. Dessa forma, os papéis de protagonista e antagonista do primeiro jogo foram invertidos em Tekken 2, sendo Kazuya, primeiro em seu estado normal e em seguida transformado em Devil, o último chefe do jogo (com exceção do próprio Kazuya, que enfrenta Devil).

Tal como no primeiro Tekken, existe um final correspondente à história oficial. Nele, Heihachi voa em um helicóptero com Kazuya inconsciente na direção de um vulcão prestes a entrar em erupção. Heihachi joga Kazuya no vulcão e foge. A Mishima Zaibatsu é dele novamente e seu único adversário à altura está morto.



Tekken 3

Na conclusão no segundo torneio Tekken, Heihachi Mishima derrota e mata seu filho Kazuya e retoma o controle sobre a megacorporação Mishima Zaibatsu.

Quinze anos depois, Heihachi ouve boatos sobre uma força misteriosa atuando no México. Simultaneamente notícias correm o mundo sobre lutadores famosos que vem sendo atacados e algumas vezes mortos por uma misteriosa criatura, chamada Ogre por algumas tribos próximas ao local onde ela surgiu. Os aldeões dizem que Ogre é o deus asteca da luta, que veio do céu para viver entre os mortais. Heihachi manda seu grupo paramilitar, a Tekken Force, para investigar. Eles encontram um templo asteca onde Ogre vive, mas a ação não sai como planejado, pois o ser é muito mais poderoso do que imaginavam. Ao chegar, Heihachi encontra suas tropas dizimadas.

Pouco depois, nos escritórios da Mishima Zaibatsu, Heihachi recebe a visita de um adolescente que diz ser seu neto. Seu nome é Jin Kazama, filho de Jun Kazama e de seu filho Kazuya. Jin relata a Heihachi que Ogre atacou o lugar onde morava e matou sua mãe. Dias antes, ela o orientou que procurasse o avô caso algo acontecesse, pois havia pressentido a aproximação de um grande mal. Intrigado e com a ambição de ter aquele poder, Heihachi percebe a força e a sede de vingança de Jin e decide treiná-lo. Suas reais intenções, contudo, eram de atrair Ogre usando Jin como isca.

Algum tempo depois, quando Jin já se tornara um poderoso lutador, Heihachi anuncia o terceiro torneio King of Iron Fist Tournament (ou "Torneio Rei dos Punhos de Ferro"), esperando atrair a atenção de Ogre. Mas havia algo que Heihachi não sabia.


Tekken Tag Tournament

Kazuya Mishima ressuscitou e tomou à força o controle da corporação Mishima Zaibatsu. Seu misterioso retorno causou tamanho cataclisma que até mesmo fez ressurgir o monstro Ogre, morto durante Tekken 3. Contudo, uma misteriosa mulher, dominada por uma entidade demoníaca poderosíssima, vinha interferindo nas ações da Tekken Force, grupo paramilitar da Zaibatsu. Iriitado e, ao mesmo tempo, ansioso pelo poder de Ogre e da misteriosa lutadora, Kazuya anuncia mais um torneio Tekken, desta vez com uma lista de todos aqueles que já participaram, pois há muito poder em jogo.

(Obs: Esta história não faz parte da cronologia oficial e seus resultados em nada a influenciam).


Tekken Tag Tournament 2


Tekken 4


Há dois anos atrás, Heihachi Mishima, dono da poderosa corporação Mishima Zaibatsu, falhou em capturar Ogre. Sem desistir, ordenou que seus investigadores buscassem amostras de sangue, tecido, pele e qualquer outro fragmento que restasse do monstro para começar suas experiências genéticas. A meta de Heihachi era criar uma nova forma de vida tão poderosa quanto Ogre. A pesquisa acabou dando errado e Heihachi ordenou uma invasão da Tekken Force aos laboratórios da G Corporation, uma empresa líder em biotecnologia que fazia avanços nos campos de busca biogenética, a fim de conseguirem algo que pudesse ajudar no sucesso de sua pesquisa científica. A missão ocorreu normalmente e a Tekken Force obteve sucesso. Após testes experimentais intensivos, os bioengenheiros chegaram a conclusão que era preciso um elemento adicional para que o plano de Heihachi funcionasse: o Devil Gene! Ele era a chave para criar com sucesso um organismo que pudesse continuar vivo. E Heihachi já sabia quem tinha esse gene: Seu neto, Jin Kazama, que venceu o Ogre e libertou Heihachi no King of Iron Fist Tournament 3. Assim que se libertou de Ogre, Heihachi deu um tiro na cabeça de Jin, que sobreviveu graças ao Devil Gene, nocauteou Heihachi e fugiu. Irritado com a traição do avô, Jin passou um tempo afastado das lutas e se transformou várias vezes em Devil Jin durante esse período.

Heihachi empreendeu uma verdadeira caçada por Jin, sem sucesso. Entretanto, durante essa busca, Heihachi descobriu uma fotografia que o motivou ainda mais: Era seu filho, Kazuya Mishima, o qual ele mesmo jogara num vulcão vinte e um anos antes, matando-o. Sabendo que o filho também possuia o Devil Gene, Heihachi desviou-se um pouco da sua meta, mandando a Tekken Force outra vez à G Corporation, agora em busca ao corpo de Kazuya, pois soube que a corporação havia encontrado seu corpo, extraido e analisado seus dados genéticos. De fato, Heihachi percebeu que a empresa rival estava a caminho de criar a tal forma de vida que ele tanto queria, usando esses novos dados, e que as partes remanescentes do corpo de Kazuya e os dados desta pesquisa estavam guardados em segurança máxima nos laboratórios da G Corporation em Nebraska e Nepal, respectivamente. A Tekken Force invadiu o laboratório de pesquisas de segurança máxima no Nepal, enquanto, ao mesmo tempo, uma unidade separada, liderada por Heihachi, se infiltrava na base subterrânea de pesquisas em Nebraska, onde os restos mortais de Kazuya estavam sendo preservados. Porém, observando de seu helicóptero, Heihachi percebeu que as coisas não estavam indo bem. Informações das tropas diziam que a primeira linha de força estava sendo rechaçada ainda do lado de fora da sala de armazenamento onde os restos de Kazuya estariam. De repente, uma grande silhueta emergiu lentamente da sala. Quando Heihachi pode ver claramente através de seu monitor, ele percebeu imediatamente que era Kazuya, ressuscitado na base de pesquisas da G Corporation! Aproveitando que os planos de Heihachi não estavam seguindo como previsto, Kazuya desapareceu nas chamas por entre os integrantes armados da Tekken Force no laboratório. Heihachi estava enfurecido com o repentino sumiço de Kazuya e descontou a sua raiva nos seus subordinados que haviam relatado a fuga. Dr. Abel, conselheiro científico da Zaibatsu, disse a Heihachi que seria melhor usar essa fúria em uma maneira mais rápida possível de encontrar Kazuya. Refletindo melhor, Heihachi pensou em um novo plano, enquanto um sorriso maléfico aparecia em seu rosto.

O fato é que os cientistas da G Corporation haviam recolhido os restos mortais de Kazuya no vulcão onde fora lançado e conseguiram recriá-lo num tipo de processo de clonagem. Só não conseguiram descobrir como ele manteve todas as suas memórias anteriores. Após a sua ressureição, Kazuya ofereceu seu corpo como material de pesquisa para determinar a verdadeira natureza do demônio que o habita, com o objetivo de unificar seus dois egos, acreditando que só assim aproveitaria verdadeiramente os poderes de Devil e finalmente se vingaria de Heihachi e da Mishima Zaibatsu. Sabendo que Kazuya não resistiria à chance de se vingar e de tomar o controle da Mishima Zaibatsu, Heihachi anuciou o King of Iron Fist Tournament 4 e colocou o MFE (Mishima Financial Empire) como prêmio máximo. A pessoa que derrotasse Heihachi e se tornasse o campeão do torneio iria controlar a Mishima Zaibatsu. Kazuya, bem ciente de que o torneio era apenas uma armadilha criada por seu odioso pai, não desperdiçou a chance de derrotá-lo. O Tekken 4 já havia começado!






Death by Degrees

Death by Degrees (em japonês: デス バイ ディグリーズ Desu bai Digurisu?) é um jogo de acção / aventura que foi inspirado nos jogos da série Tekken. Originalmente anunciado com o título de "Nina", o seu eventual título foi escolhido como referência para os suas múltiplos graus combates de sistema. O título foi lançado pela Namco exclusivamente para o PlayStation 2 em 2005.

Recepção

Aventura que envolve apenas Nina Williams, Death by Degrees diversos comentários. Os críticos geralmente disseram que jogo possui difícil câmera de ângulos, extensa carga as vezes, o sistema de controlo é o que limita todas as sequências de luta contra a utilização do stick analógico. No entanto, alguns fãs da série Tekken e da personagem aprenderam diversas como utilizar a câmara e aprendeu a utilizar a muitas combinações de luta e de armas com grande êxito.



Tekken 5


Meros momentos depois da partida de Jin de Hon-Maru (que era o final canônico do prequel), helicópteros começam a aproximar do Dojo. O barulho acorda Heihachi e Kazuya cima, e momentos mais tarde, um esquadrão de Jack-4 de ruptura através das paredes. A Jack-4-alvo Heihachi e Kazuya, e Kazuya logo deduz que eles tenham sido enviados por G Corporation, que não precisam mais Kazuya e agora quer vê-lo morto.

Heihachi e Kazuya se unem para combater o Jack-4s, e derrubar dezenas de os andróides juntos. Mas Heihachi começa a perder sua força. Kazuya tira proveito disto, e joga seu pai para o Jack-4, que se acumulam sobre ele enquanto Kazuya se transforma em sua forma Diabo e escapa em triunfo. Segundos depois, Hon-Maru explode. A única testemunha da explosão é um misterioso agente vestido de preto, conhecido como Raven, que declara Heihachi morto em seu comunicador. Raven é atacado por um Jack-4, que ele rapidamente fatias ao meio.

No dia seguinte, a morte de Heihachi é declarado em todo o mundo (desconhecido para todos, Heihachi ainda está vivo), e toda a gente prevê o fim da Mishima Zaibatsu. No entanto, alguém já assumiu a empresa e os negócios continuam como sempre. Dois meses mais tarde, o King of Iron Fist Tournament 5 é anunciado.

Enquanto isso, Gene Jin Kazama do Diabo vai berserk, e ele decide procurar a responsável pela mudança de entrar no torneio. Kazuya também entra para saber exatamente quem no G Corporation enviou o Jack-4 para matá-lo e se vingar.

Como Jin e Kazuya progresso através do torneio, o patrocinador segredo é finalmente revelado: Jinpachi Mishima, pai de Heihachi e que tem faltado nos últimos 50 anos. Como se constata, Jinpachi é o fundador da Mishima Zaibatsu e foi um respeitado mestre das artes marciais até que seu filho ganancioso, Heihachi, roubou a empresa dele e mandou prendê-lo embaixo de Hon-Maru depois Jinpachi tentou um Golpe de Estado (Heihachi foi da direcção da empresa para a indústria militar, algo Jinpachi acreditava não estava certo). Jinpachi morreu logo depois de morrer de fome, até que o Diabo assumiu sua mente e concedeu-lhe imortalidade (assim como um Devil Gene), e Jinpachi foi finalmente libertado de sua prisão, quando o Jack-4 destruído Hon-Maru. A partir de agora, o Devil Gene está lentamente consumindo Jinpachi mente, e Jinpachi anunciou o torneio na esperança de que alguém vai matá-lo e pôr fim ao seu reinado de terror antes mesmo de começar.

No fim das contas, Jin chega ao final, e enfrenta seu Diabo-powered bisavô em combate. Em última análise, Jin consegue derrotar Jinpachi, que dissolve em pó e desaparece, o seu desejo realizado. Jin é agora o novo dono da Mishima Zaibatsu.


Tekken 5: Dark Resurrection

Após a conclusão do King of Iron Fist Tournament 4, uma intensa batalha entre pai e filho, Kazuya Mishima e Jin Kazama, tomou conta de Hon-Maru, um dojo da família Mishima. Assim que Heihachi viu o corpo de Kazuya inconsciente no chão, no mesmo momento ele disse: "Como você é patético... Eu já sabia da sua covardia". Pelas palavras de Heihachi e por suas lembranças de dois anos atrás (durante o terceiro King of Iron Fist Tournament), Jin começa a lutar contra Heihachi. E por lembrar da pequena luta de dois anos atrás, Jin começa a manifestar os poderes do Devil que habitam nele, poderes dos quais foram herdados de seu pai, Kazuya.

Logo após ser derrotado pela força desumana de Jin, Heihachi retoma a consciência ao lembrar-se das últimas palavras de seu neto antes de quebrar o teto e voar de Hon-Maru: "Agradeça a minha mãe, Jun Kazama". Os sons da batalha agora dão lugar ao silêncio. Silêncio no qual só foi interrompido pelo motor de um avião que se aproximava rapidamente. Os sons do motor aumentavam, um grupo de Jack-4s acabara de entrar destruindo todo o teto de Hon-Maru. No início, Heihachi suspeitou que Kazuya e seus associados da G Corporation eram os responsáveis pela intrusão.

Porém, ele percebeu que Kazuya estava tão confuso quanto ele ao ataque surpresa. "Quem os emitiu? Porque vocês estão aqui?" - disse Heihachi antes dos primeiros ataques dos JACKs. Sem nenhuma resposta e com pouca escolha, Heihachi e Kazuya Mishima deram uma improvável trégua e se aliaram para lutar lado a lado contra o esquadrão de Jack-4s. Os reforços apareciam tão rapidamente que nem dava para destruir todos os JACKs. Heihachi, sentindo o peso da sua idade, começa a se cansar e perder sua respiração. Aproveitando-se da situação, Kazuya usa a oportunidade que tem para sair de Hon-Maru e deixar seu pai sozinho na luta jogando-o no meio do esquadrão de JACK. Logo em seguida um dos Jack-4s ativa a auto-destruição e explode o dojo.

No alto de uma montanha próxima, a explosão é assistida de perto por um personagem desconhecido até então, Raven, que na mesma hora comunica a seus superiores: "Heihachi Mishima... Está morto". Neste mesmo momento, um Jack-4 ataca-o desprevenido, mas é cortado ao meio. No dia seguinte, a notícia de que Heihachi Mishima estaria morto se espalhou rapidamente em todo o mundo. A maioria das pessoas acreditavam que a morte de Heihachi resultaria no fim da Mishima Zaibatsu, mas misteriosamente uma pessoa desconhecida tomou o controle dela, e os negócios continuaram normalmente, era o pai de Heihachi, Jinpachi Michima. Um mês depois a Mishima Zaibatsu anunciou que iria lançar o King of Iron Fist Tournament 5, e o motivo desta vez foi diferente dos demais, a intenção de Jimpachi era ser derrotado por quem chegasse à batalha final. Ele queria que alguém o matasse pois estava prestes a ser dominado pelo seu lado maléfico, e as consequências disso seriam incalculáveis. Antes de Tekken 1, Jimpachi era o fundador da Michima Zaibatsu e foi derrotado por se filho, Heihachi, e preso no dojo Hon-Maru. Lá, Jimpachi ficou anos preso e acabou se rendendo às tentações do demônio (semelhante ao Devil) resultando na sua decisão de fazer King of Iron Fist 5.




Tekken 6


Desta vez, o organizador do torneio é Jin Kazama, e a história segue o seu final em Tekken 5 (isto é, a ascensão à liderança da Mishima Zaibatsu através da vitória no torneio anterior). Jin agora tem ambições tirânicas, usando seus recursos dentro da organização para se tornar uma superpotência global. Ele rompe os laços nacionais da Mishima Zaibatsu e, abertamente, declara guerra a várias nações, colocando o mundo em um caótico espiral. Kazuya está ciente disso, julgando que a interferência de Jin em seus próprios planos para dominação global são um grande incômodo. Agora encarregado da G Corporation (deixada em seu comando após uma grande revolta entre os líderes da companhia), Kazuya é a única pessoa que pode se opor a Jin, oferecendo uma recompensa a qualquer um que capturá-lo. A resposta de Jin foi organizar o novo torneio para enfrentar Kazuya e destruir a G Corporation.


Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]