Técnicas são as habilidades de combate aprendidas pêlos Street Fighters. Elas são a base de todos os estilos e Manobras Especiais. Técnicas são niveladas em pontos, assim como os Atributos e as Habilidades. Quanto mais pontos um personagem tem em uma Técnica, melhor ele é com as manobras que envolvem aquela Técnica. Pontos de Técnica afetam quanto dano um Street Fighter inflige e indicam a complexidade das Manobras Especiais que ele pode aprender.
Soco
Todo e qualquer golpe envolvendo as mãos é considerado parte da Técnica de Soco. Socos podem ser golpes diretos com os punhos fechados, golpes laterais com a mão esticada, golpes perfurantes com os dedos. Quase todos os golpes envolvendo a mão e, em alguns casos, outras partes do braço são considerados socos.
• Amador: Você sabe que deve colocar o polegar do lado de fora do punho fechado.
• • Experiente: Seus oponentes em bares raramente se levantam.
• • • Competente: Você é bom. Pode atingir praticamente qualquer lugar em um inimigo e quebrar tábuas com as mãos nuas.
• • • • Especialista: Suas mãos são armas letais. Você consegue socar através de lajes de cimento e quebrar ossos.
• • • • • Mestre: Você pode matar com as mãos. Consegue derrubar oponentes inferiores com apenas um golpe, e é conhecido por deixar marcas em placas de aço.
Chute
A Técnica de Chute inclui a maioria dos movimentos com as pernas e pés. Há muitos tipos diferentes de chutes. Cada estilo dá ênfase diferente ao valor deles em combate. Todos os estilos concordam, contudo, que um mestre da Técnica de Chute é capaz de desferir ataques impressionantes.
• Amador: Você algumas vezes consegue manter o equilíbrio quando chuta.
• • Experiente: Você consegue colocar o pé acima da cabeça e mantê-lo lá.
• • • Competente: Você é capaz de desferir chutes de força impressionante.
• • • • Especialista: Movimentos estonteantes, brilhantes e mortais são possíveis.
• • • • • Mestre: Sua habilidade de chute é legendária. Você é capaz de esmagar a maioria dos oponentes.
Bloqueio
Bloqueios funcionam um pouco diferente das outras Técnicas. A maioria não causa dano, mas quanto mais pontos um Street Fighter tem em Bloqueio, mais efetiva será sua defesa e mais dano você consegue deter. Além disso, muitas manobras avançadas de bloqueio estão disponíveis apenas para os mestres desta Técnica.
• Amador: Você consegue colocar as mãos diante da cara.
• • Experiente: Você consegue bloquear muitas manobras básicas com algum sucesso.
• • • Competente: Você é muito bom em deter um golpe antes que ele atinja você.
• • • • Especialista: Suas manobras de bloqueio vão muito além de deter socos e chutes. Agora você consegue se defender de ameaças ainda maiores.
• • • • • Mestre: Você se defende com graça e precisão insuperáveis. Todos os golpes, exceto os mais potentes, não conseguirão ferir você.
Apresamento
A Técnica Apresamento pode ser usada em uma variedade de manobras estonteantes e devastadoras. Apresamentos podem ser usados para executar chaves e projeções, e ambos podem fazer com que um oponente desista rapidamente. Apresamentos têm uma limitação de alcance e podem ser difíceis de executar contra um oponente rápido. Porém, uma lutadora de luta-livre bem treinada apenas precisa chegar perto do seu oponente uma ou duas vezes para deixá-lo indefeso.
• Amador: Você praticava judô na escola e ainda se lembra do básico.
• • Experiente: Você conhece algumas imobilizações e talvez uma ou duas projeções.
• • • Competente: Você é muito bom — não de nível olímpico, mas bom ainda assim.
• • • • Especialista: Você é um lutador de nível mundial e costuma esmagar ou arremessar alguém tolo o bastante para chegar perto de você na arena.
• • • • • Mestre: Suas chaves são rápidas como relâmpagos e sua pegada é como cola. Poucos podem se equiparar às suas técnicas na arena.
Esportes
Quão rapidamente consegue percorrer a distância entre você e seu oponente? A Técnica de Esportes diz quão longe você consegue chegar. Quanto mais alto seu nível em Esportes, mais alto você salta, mais longe você chega numa arremetida e mais rapidamente você recua. Esportes são uma parte integral de quase todas as manobras, e há muitas Manobras Especiais para Esportes.
• Amador: Você consegue andar em linha reta — quando você se concentra.
• • Experiente: Você pode ter participado da equipe de corrida da escola.
• • • Competente: Você consegue surpreender um inimigo com seus movimentos rápidos.
• • • • Especialista: Você poderia ter sido um ginasta olímpico ou um acrobata profissional.
• • • • • Mestre: Você pode saltar sobre edifícios com apenas um salto (na verdade não, mas você pegou a idéia).
Foco
A mente e o espírito podem ser canalizados para a realização de feitos impressionantes. Quanto mais desenvolvida é a mente, mais energia Chi um Street Fighter pode canalizar para realizar atos verdadeiramente sobrenaturais. Foco governa todas as Manobras Especiais acima e além do entendimento normal da humanidade. Feitos sobre-humanos são possíveis para o mestre do Foco. Bolas de fogo, controle da bioeletricidade, telepatia e teleportação aguardam o estudante que aprimora seu Foco.
• Amador: Você consegue colocar a mão sobre uma chama e não sentir dor imediatamente.
• • Experiente: Você começou a explorar os mistérios da mente. Tem certo grau de controle sobre a força do Chi.
• • • Competente: Você está começando a entender os verdadeiros mistérios do eu interior. Você agora tem o controle para aprender alguns dos mais profundos segredos da alma.
• • • • Especialista: Você atingiu o quase perfeito domínio da sua mente e espírito. Você consegue realizar grandes feitos focalizando sua força interior.
• • • • • Mestre: Você verdadeiramente atingiu a maestria da mente e do espírito. Muitos irão procurá-lo para aprender com seus ensinamentos.
Outras Técnicas
Existem outras Técnicas para os personagens do Narrador — e possivelmente para os personagens dos jogadores, se o Narrador o permitir. Estas Técnicas não são muito usadas pêlos Street Fighters, que as consideram técnicas de honra duvidosa. A seguir temos um breve sumário de cada Técnica. Narradores devem se sentir livres para criar as suas próprias Técnicas novas como desejarem. O impacto dessas Técnicas no jogo deve ser seriamente considerado antes de se permitir seu uso por personagens jogadores.
• Armas de Fogo: esta Técnica cobre o uso de todos os tipos de armas de fogo, de pistolas e submetralhadoras a espingardas de caça. Quanto mais alto o nível do personagem na Técnica, mais preciso será o disparo.
• Armas: há muitos tipos diferentes de armas que um personagem pode aprender a usar. Cada tipo de arma geralmente requer uma Técnica diferente. Para mais informações sobre armas e seus usos em combate, veja o Capítulo 7.
Manobras Especiais
Manobras Especiais são os movimentos e manobras excepcionais que somente podem ser aprendidos através de uma combinação de treinamento, disciplina e habilidade natural. Manobras Especiais vão de um simples Leg Sweep (rasteira) ao devastador Flaming Dragon Punch ou o exótico Yoga Teleport. Cada Manobra Especial tem um pré-requisito de algum tipo. Além disso, um personagem precisa encontrar um Sensei de um estilo para aprender as Manobras Especiais mais avançadas do estilo. Encontrar e convencer um mestre como esse a treinar você é freqüentemente o próprio tema de uma aventura. Descrições completas das Manobras Especiais estão no Capítulo 6.
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