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30 de out. de 2011

À Sua Disposição



Personagens de Street Fighter possuem três Características que podem mudar regularmente, especialmente durante o combate. Elas são: Chi, Força de Vontade e Saúde.
Estas estatísticas têm dois níveis: níveis permanentes (os círculos) e temporários (os quadrados). Os níveis temporários destas Características nunca poderão exceder os níveis permanentes. Porém, os níveis temporários podem ficar abaixo dos permanentes conforme são gastos ou perdidos. O uso ou perda dos pontos temporários deverá ser marcado nos quadrados apropriados na ficha de personagem.
Pontos temporários de Chi ou Força de Vontade podem ser parcial ou totalmente recuperados após cada combate se o personagem for bem sucedido em um teste de Honra. Saúde é recuperada com descanso (veja Curando o Dano, adiante neste capítulo).

Força de Vontade

Força de Vontade representa a força interior, determinação e vontade. Quanto mais alta a força de vontade do personagem, mais difícil será desviá-lo de seu código de ética pessoal. Personagens com Força de Vontade alta são conhecidos pela feroz dedicação com que perseguem seus objetivos. Força de Vontade varia de 1 a 10. Um indica uma pessoa de vontade fraca; 10 indica uma pessoa de vontade inquebrável.
Força de Vontade tem dois propósitos. Primeiro, o nível permanente funciona como uma estatística constante, medindo a fortaleza interior permanente do personagem. Segundo, pontos do nível temporário podem ser gastos para permitir que o personagem realize certas ações especiais.
Apenas um ponto de Força de Vontade pode ser gasto por turno. A Força de Vontade de um personagem iniciante é determinada pelo estilo dele (veja Capítulo 5). Personagens podem recuperar Força de Vontade sendo bem sucedido em um teste de Força de Vontade no final do combate. Personagens recuperam toda a sua Força de Vontade (até o seu nível permanente) no final da história.

O nível máximo de Força de Vontade é 10. Nenhum personagem poderá exceder este nível.



Chi

Chi é a energia mística dentro do corpo de um personagem. Esta energia é a fonte de vários poderes sobre-humanos. Personagens
com níveis altos de Chi aprenderam a regular e canalizar essa energia interior através de respiração meditativa e outros exercícios especiais. Deve ser gasto para invocar muitas Manobras Especiais. Como a Força de Vontade, o Chi pode ser recuperado com um teste de Honra após o combate e é totalmente restaurado no fim de uma história. O Chi de um personagem iniciante é determinado por seu estilo (veja Capítulo 5).

O nível máximo de Chi é 10. Nenhum personagem poderá exceder este nível.



Saúde

A Característica Saúde mede quanto dano físico e mental um personagem pode sofrer antes de cair inconsciente. Todos os personagens de Street Fighter começam com 10 pontos permanentes de Saúde e podem ganhar mais gastando Pontos de Bônus durante a geração do personagem.

Todos os personagens começam com 10 pontos de Saúde; porém, gastando pontos de bônus e de experiência, um personagem pode aumentar a sua Saúde até o limite máximo de 20.




Dano

A Saúde de um personagem é perdida sempre que ele sofre dano. O Dano é infligido de várias maneiras: o punho de outra pessoa é provavelmente a fonte mais comum de dano para um Street Fighter, mas os guerreiros também se arriscam fora das arenas. O Dano oriundo do combate é explicado no Capítulo 7. Esta seção traz uma orientação sobre como arbitrar outros tipos de dano que o personagem pode sofrer: queda e fogo.




Queda

Ocasionalmente, personagens sofrerão quedas. Isso poderá acontecer quando um dos vilões cortar a corda de escalada do personagem, ou quando ele não conseguir agarrar a borda, etc. Consulte a tabela para determinar o dano que o personagem sofre. Um personagem pode tentar amortecer a queda, tentando rolar quando atinge o solo —e, reduzindo, portanto, a quantidade de dano que sofreria. O teste é feito com Destreza + Esportes (dificuldade 6). Cada sucesso reduz o dano infligido pela queda em um Nível de Saúde.



Um andar
Um nível de Saúde
Dois andares
Dois níveis de Saúde
Três andares
Quatro níveis de Saúde
Quatro andares
Oito níveis de Saúde
Cada andar adicional acima de quatro acrescenta mais um Nível de Saúde de dano.



Fogo


Nem todo fogo é expelido pela boca de guerreiros da yoga. Chamas, mesmo as naturais, são potencialmente perigosas para todos. Uma pequena chama, ou mesmo queimaduras em pequenas partes do corpo causam um ponto de dano por turno. No entanto, alguém que é queimado no corpo inteiro ou por queimaduras mais graves recebe dois pontos de dano por turno.




Curando o Dano

Um personagem pode recuperar toda a Saúde perdida após quinze minutos de descanso, a menos que tenha sofrido mais dano que seus Níveis de Saúde restantes. Dano sofrido além dos Níveis de Saúde é chamado de dano agravado, e leva mais tempo para ser curado. Dano agravado leva um dia para curar cada Nível de Saúde "negativo" sofrido. Por exemplo: Guile já perdeu 17 Níveis de Saúde (ele começou com 20, logo, ainda tem 3). Sagat o atinge e Guile recebe mais cinco Níveis de Saúde adicionais de dano. Como ele só tinha 3 Níveis de Saúde sobrando, os dois adicionais tornam-se dano agravado. Mais tarde, Guile dorme e recupera 18 Níveis de Saúde. O jogador de Guile marca com um X dois quadrados de Saúde na ficha de personagem para mostrar que ele sofreu dois Níveis de Saúde de dano agravado. Este dano levará dois dias para sarar. Até lá, Guile terá apenas 18 Níveis de Saúde, não 20.

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