Menu Rápido

23 de dez. de 2010

Oyama: O Lutador Lendário




Choi Baedel Yang Donggeun é um jovem coreano que perto do final da Segunda Grande Guerra, chega ao Japão com o desejo de ser um piloto de caça. Porém, a descriminação e o final da guerra, colocam um ponto final em seus sonhos, e assim, acaba nas ruas com seus amigos imigrantes coreanos, todos tentando sobreviver. Após ser humilhado e desonrado pela Yakusa e por Kato (Kato Masaya), um oficial do exército japonês e mestre do Karatê, Choi é socorrido por Bumsoo (Jeong Duhong), um velho amigo e mentor que lhe apresenta os ensinamentos do Karate.



"Um golpe, uma morte certa."








Karate Shotokan (Asatsuken) vs Karate Kyokushinkaikan





Mas Oyama é um mestre das artes marciais que se tornou famoso por matar touros perfurando-los no rosto.
Masutatsu (Mas) Oyama (大山倍達 Ōyama Masutatsu), foi o criador do estilo de Karatê Kyokushinkai ou Oyama-Riu.

Nasceu Yong Eu-Choi no dia 27 de julho de 1923 em uma aldeia perto de Gunsan na Coréia Meridional. Ainda bem jovem foi enviado a China Meridional onde começou a praticar Kempo. Quando Oyama retornou a Coréia já com 12 anos, continuou treinando Kempo, agora coreano. Em 1938, mudou-se para o Japão onde praticou Judô, porém notara que muitos treinavam karatê. Isto o interessou muito e foi treinar onde aprendeu o que hoje é conhecido como karatê Shotokan. De seguida treinou Goju-ryu com o Mestre Gogen Yamaguchi "O Gato" (10ºDan), sendo um dos seus principais discípulos, vindo então posteriormente a criar o estilo Kyokushinkai, baseado e inspirado no seu antecessor, que se caracteriza por possuir combate de competição com KO. Ficaram célebres os seus combates em arenas com touros, que quebravam chifres, e quebravam garrafa no "shuto" (faca de mão) sem estar grudado ao solo!



Estilo Kyokushin Kaikan

Em 1953, Mas Oyama inaugura seu primeiro dojo — Oyama Dojo —, em Tóquio. Ainda assim, continua viajando por todo o Japão e, eventualmente, o mundo, demonstrando sua arte marcial, quando exibia técinas de luta e de matar touros co'as mãos nuas. Mais tarde, em 1956, muda o dojo para uma escola de dança.

Oyama construiu para si uma reputação de possuir um estilo pegado, intenso e austero mas prático, que foi formalmente nomeado de Kyokushin, numa cerimônia, em 1957; também desenvolveu a fama de ser rude com seus alunos, posto geralmente impor lesões durante as aulas. Conforme a fama do dojo aumentava, mais e mais alunos eram atraídos, de dentro e de fora do Japão, e muitos dos alunos mais graduados, hoje, são líderes de organizações do estilo.

Em 1964, o dojo foi mudado para o prédio onde seria o lar do estilo Kyokushin, quando nasceu formalmente a "Organização Internacional de Caratê Kyokushin Kaikan" (do inglês, International Karate Organization Kyokushin kaikan — IKO ou IKOK), com o escopo de congregar e organizar as várias escolas do estilo. No mesmo ano, o dojo recebeu um desafio por parte de lutadores de Muay Thai. Crente de que nenhum ou estilo se comparava ao seu, o mestre Oyama aceitou-o e enviou três alunos, (Kenji Kurosaki, Tadashi Nakamura, Noboru Ōsawa), até a Tailândia, onde venceram duas das três lutas, quando a reputação do estilo foi mais destacada.


Kyokushin (em japonês: 極真, Kyokushin) ou Kyokushinkaikan (em japonês: 極真会館, Kyokushinkaikan?) é um estilo de caratê desenvolvido pelo coreano Masutatsu Oyama[1]. É um dos estilos mais novos, e foi criado com ênfase no condiconamento físico/mental do praticante. O significado do nome diz que o estilo pretende alcançar as verdadeiras raízes do caratê arte marcial.






História

Masutatsu (Mas) Oyama, nasceu Yong Eu-Choi no dia 27 de julho de 1923 em uma aldeia perto de Gunsan na Coréia Meridional.

Ainda bem jovem foi enviado a Manchuria, China Meridional, na fazenda de sua irmã, onde começou a praticar Kempo da China Meridional chamada de "dezoito mãos de Sr. Yi".

Quando Oyama retornou a Coréia já com doze anos, continuou treinando Kempo, agora coreano. Em 1938, mudou-se para o Japão e entrou na academia de aviação.

Continuou a praticar artes marciais, agora o Judô, porém notara que muitos treinavam karatê de Okinawa. Isto o interessou muito e foi treinar no dojo de Gichim Funakoshi na universidade de Takushoku onde aprendeu o que hoje é conhecido como karatê Shotokan. O progresso dos treinos era de tal maneira que aos dezessete anos já era 2º dan, aos vinte 4º dan.





A derrota do Japão (2º Guerra Mundial) quase desesperou o mestre Mas Oyama. Nei Chu, outro coreano morando no Japão, que era na ocasião uma das autoridades mais altas do Goju Ryu, passou a aconselhá-lo, encorajando Mas Oyama a dedicar sua vida a arte marcial, e também sugeriu que Oyama se retirasse durante três anos ficando longe do resto do Mundo para treinar sua mente e corpo.

Aos vinte e três anos, Mas Oyama conheceu Eiji Yoshikawa, o autor do "Musashi" (história baseada na vida e façanha do mais famoso samurai do Japão) e a história ajudou a ensinar ao Mas Oyama o código e o significado sobre o samurai Bushido. Naquele mesmo ano, Oyama foi para a montanha Minobu em Chiba, onde Musashi desenvolveu o Niten Ryu.

Oyama achou que ali seria o lugar apropriado para começar os seus rigorosos treinamentos que tinha planejado, junto dele levou uma cópia do livro de Yoshikawa e um aluno chamado Yashiro.

A solidão era sentida fortemente e depois de seis meses, Yashiro fugiu secretamente, durante a noite, ficando mais duro para Oyama, que mais do que nunca quis voltar à civilização.

Assim Nei Chu escreveu-lhe dizendo que deveria raspar uma sobrancelha para se libertar do desejo. Seguramente ele não queria que ninguém o visse daquele modo! Isto e outras palavras o convenceram a continuar e o tornar o mais poderoso karateka do Japão.

Porém, o patrocinador veio informar que não era mais possível apoiá-lo, e depois de quatorze meses, teve que terminar com os treinos na montanha.

Em 1947, Mas Oyama venceu o campeonato de karatê nacional e depois o WWII. Porém, ele se sentia vazio por não ter completado os três anos de solidão, assim decidindo dedicar a sua vida completamente ao karatê.

E novamente se retirou para a montanha, agora chamada Kiyozumi, também em Chiba, local escolhido por ele para o treino espiritual e físico.

Seu treinamento era fantástico, 12 horas por dia, faça sol, chuva ou neve, socando cachoeiras, quebrando pedras de rio com as próprias mãos, usando árvores como "Makiwara", incluiu também um período para o estudo dos anciões das artes marciais, zen e filosofia.

Após dezoito meses, retornou confiante (auto controle), e nunca mais seria influenciado pesadamente pela sociedade.

Em 1950, Sosai (fundador) Mas Oyama começou a testar o seu poder lutando com touros, no total lutou com 52 touros, matou 3 e 49 tiveram os chifres arrancados com golpes de faca da mão, tudo isso era tão natural, fácil para ele.

Em 1957,

Procurar citacões de Jon Bluming, o discipulo de Oyama que levou o Karatê Kyokushin para a Europa.


Arte

Karate quer dizer (literalmente) mãos vazias e o estilo Kyokushin busca a verdade e a realidade. Fundamentado em técnicas compactas e eficazes visa nocautear o indivíduo com um unico golpe (Ichigeki), aplicado com força espetacular. Através deles, atraem ondas de dinamismo e criam vagalhões de potência.

Também tem como intuito tonificar os musculos, melhorar a resistência aeróbica, a flexibilidade, postura e controle emocional.

A sua filosofia, baseada no Budo (princípios dos Samurais), é fundamentada na disciplina rígida dos seus próprios atos, na compreensão dos limites alheios, no respeito aos pais e superiores e na fidelidade aos seus ideais.


O Kyokushin no Brasil foi introduzido pelo Shihan Seiji Isobe, que começou a praticar caratê aos quinze anos de idade e conheceu o mestre Mas Oyama quatro anos depois. Aos 21 anos, desistiu da carreira de engenheiro agrônomo e passou a trabalhar como instrutor na matriz Kyokushin-kai, em Tóquio.

A convivência com os veteranos na academia durou dois anos e meio e, nesse ínterim, o mestre conseguiu graduar-se como 2º dan. Depois, retornou a sua cidade natal, Fukui-ken, para abrir uma dojô. Ao final de várias viagens, chegou-se a um consenso de o destino final seria o Brasil.

Em 10 de outubro de 1972, Sensei Isobe, no Aeroporto Internacional de Viracopos, por Campinas, em São Paulo, chega enfim ao Brasil. Sem saber ao certo onde estava e sem falar ou entender uma palavra em português, seguiu os demais passageiros até chegar ao portão de desembarque, quando ouviu dizerem “OSSU”.


MMA vs Karate Kyokushin












Participe de nosso forum [ http://streetfighterthegame.forumeiro.com/ ]

Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]