Menu Rápido

29 de set. de 2010

Artigo: Universo de Duna










Duna é um universo ficcional criado por Frank Herbert para a série de seis livros iniciada em Duna. Posteriormente o universo viria a ser alargado nos livros de Kevin J. Anderson e Brian Herbert assim como em obras noutras plataformas. Este artigo tem a função de fornecer uma visão geral da história relatada nos livros, e alguma descrição dos lugares onde se desenrola o enredo.

As trilogias escritas recentemente por Kevin J. Anderson e Brian Herbert ainda não foram publicadas em português e por isso seus títulos aqui estão em inglês, acompanhados de tradução não-oficial.





Resumo da acção




A acção no Universo de Duna desenrola-se num periodo de dezassete-mil anos. Grandes mudanças politicas e demográficas ocorrem nesse tempo, no entanto a maior parte da acção desenvolve-se em seis alturas específicas.

* A Jihad Butleriana
* O Império dos Corrino
* A luta dos Atreides
* A queda do Imperador-Deus Leto II
* O regresso da humanidade
* A aliança entre Bene Gesserit e as Honored Matres.


Livros de Duna (em ordem cronológica ficcional)



As Lendas de Duna

As Lendas de Duna é uma trilogia sobre o conflito secular entre os humanos e as máquinas inteligentes lideradas por Omnius - O Omnipresente. Esta trilogia narra a origem do desentendimento entre a casa Atreides e Harkonnen, a historia do desenvolvimento do escudo de Tio Holtzman e da navegação pela dobra do espaço, o estabelecimento do império pela casa Corrino e os peregrinos Zensunni que escapam da escravidão e voam para o deserto de Arrakis. Também vemos o surgir das grandes escolas como os Mentats, as Bene Gesserit, os médicos Suk e os mestres de armas. Paralelamente a todos os desenvolvimentos, vemos como é que a especiaria 'melange' se torna no instrumento mais precioso da humanidade, não só pela forma como permite o surgir dos super-humanos e o desenvolvimento das grandes escolas, mas pela forma como garante à humanidade uma vantagem decisiva no conflito. A trilogia Lendas de Duna ocorre cerca de 10.000 anos antes do clássico de Duna que narra a ascensão de Paul Atreides.

* The Butlerian Jihad (A Jihad Butleriana)

Parte dos planetas conhecidos como mundos sincronizados estão dominados pelas máquinas pensantes, e os humanos estão escravizados. Existem os planetas da Liga onde os humanos ainda têm liberdade e se defendem contra o avanço das máquinas. Inicia-se uma guerra santa a partir de Serena Butler, capturada em Giedi Prime e mantida prisioneira por Erasmus, a maquina pensante independente, na Terra.

* The Machine Crusade (A Cruzada das Máquinas)

Duas décadas após os eventos de A Jihad Butleriana, a guerra continua indefinida. Os Cymeks liderados por Agamemnon têm planos de recuperar o poder que Omnius tirou. Aurelius Venport e Norma Cenva estão prestes a descobrir uma maneira de viajar instantaneamente para qualquer lugar no galaxia através da dobra do espaço. Selim, o cavaleiro de vermes, e seu bando chegam ao planeta Arrakis e tornam-se uma força conhecida como Fremen.

* The Battle of Corrin (A Batalha de Corrin)

Após a morte de Serena Butler o Jihad entra na sua fase mais sangrenta e os mundos sincronizados são libertados um a um. Porém, Omnius, já cercado no último planeta sincronizado, liberta uma praga que dizima os humanos planeta após planeta. É neste capítulo que o Universo conhecido em Duna começa a se formar, nomeadamente a dependência da especiaria melange, as grandes escolas e os grandes tabus sobre a inteligência artificial.


Os Prelúdios de Duna

Os Prelúdios de Duna narram os eventos que ocorrem algumas décadas antes dos eventos ocorridos em Duna e que marcam a ascensão de Paul Atreides. Nesta trilogia iremos conhecer a juventude de Leto Atreides, pai de Paul Atreides e o desenrolar das conspirações Corrino - Harkonnen para a queda da casa Atreides

* House Atreides (Casa Atreides)

Este capítulo narra o universo cerca de 10.000 anos após a batalha de Corrin onde as máquinas foram derrotadas. O papel desempenhado por Vorian Atreides da batalha de Corrin contra as máquinas já foi largamente esquecido e a casa Atreides caiu na obscuridade. Da amizade entre os jovens Leto Atreides e Rhombur Vernius irá nascer uma aliança para durar.

* House Harkonnen (Casa Harkonnen)

Neste capítulo iremos conhecer as diversas conspirações em curso no império: A busca pela especiaria melange artificial (que leva à queda da casa de IX e ao asilo de Rhombur Vernius em Caladan) por parte do imperador; A busca pelo poder pelo filho bastardo do imperador; A busca pelo Kwisatz Haderach por parte da escola Bene Gesserit.

* House Corrino (Casa Corrino)

Esta capítulo relata a ascensão do agora duque Leto Atreides (após a morte do seu pai), auxiliado pelo mentat-assassino Thufir Hawat, pelo gerreiro-trovador Gurney Halleck e pelo guerreiro Duncan Idaho. É neste capítulo que chega a Caladan a nova comcubina de Leto Atreides, a Lady Jessica. Com uma agenda escondida de conceber uma herdeira da casa Atreides, a sua paixão por Leto e as suas acções irão mudar para sempre a humanidade


Duna (a série original de Frank Herbert)

* Duna
* O Messias de Duna
* Os Filhos de Duna
* O Imperador-Deus de Duna
* Os Hereges de Duna
* As Herdeiras de Duna





Obras Noutras Plataformas



Filmes

Dune_(filme) - 1984






Séries

Dune, a mini-série, realizado pelo Sci-Fi Channel baseado no livro, com 6 horas de duração.



Jogos

Dune Primeira adaptação das obras de frank herbert para jogo de computador, è vista como a mais imersiva.

Dune II Um dos pioneiros da "Estratégia em tempo real" este jogo não foi desenvolvido pelos mesmos de Dune, não tem jogabilidade semelhante nem segue a acção pelo que a denominação de sequela è contestada.


Dune 2000 "Remake" de Dune II, usando tecnologia actualizada.

Emperor: Battle for Dune





Planetas do Universo Duna

(Ordenados segundo o estatuto dez mil anos antes dos acontecimentos de "Duna")


Planetas Alinhados

* Balut, é um planeta da Liga dos Planetas administrado por um patriaca.

* Chusuk, é o quarto planeta do sistema Theta Shalish. Chamado também de planeta musical pela qualidade dos instrumentos musicais.

* Giedi Prime, é o planeta de Oficio B, lar da casa Harkonnen. É um planeta com baixa luminosidade (um quarto do nosso sol). Rico em recursos minerais e tem ecologia destruida pela mineração. É um planeta de viabilidade mediana, com espectro fotosintético de baixa atividade.

* Ginaz a casa da formosa escola de Mestre de Armas de Ginaz e sede da casa Ginaz.

* Hagal, Chamado de planeta das Joias, segundo planeta do sistema Theta Shaowei. No tempo de Shaddam I foi minerado.

* Junction

* Kaitain, tem quatro luas sempre com bom clima devido ao controle de tempo através de satelites de tempo no planeta. Planeta capital do Imperio e sede do poder da casa Corrino. Foi escolhida como nova capital depois de Salusa Secundus se tornar inabitavel pelo ataque nuclear.

* Kirana III

* Komider

* Pincknon

* Portrin, è o terceiro planeta de Epsilon Alangue, é considerado pelos peregrinos Zensunni como seu planeta de origem e também é o planeta da casa de Tio Holtzman.

* Relicon

* Ros-Jal

* Rossak, é o quinto planeta de Alce Menor. Foi um lugar de parada dos andarilhos Zensunni e a precedora da droga agua da vida foi descoberto neste planeta.

As mulheres de Rossak tinham habilidades psíquicas extraordinárias. Das "Mágicas de Rossak" sugiram depois a Ordem das Bene Gesserit. Fonte de inumeras drogas.

* Salusa Secundus, é o terceiro planeta do sistema Gamma Waiping a sede da casa Corrino. Depois que foi devastado pelos atômicos no Jihad Butleriano tournou-se planeta prisão do Imperio e centro de treinamento das tropas Sardaukar. Salusa Secundus também foi o segundo ponto de parada dos anadrilhos Zensunni.

* Seneca

* Vertree Colony

* Zanbar, é um proeminente mercado de escravos.





Planetas Sincronizados

* Alpha Corvus era do mundo sincronizado até o ataque de atômicos pelos humanos contra as maquinas pensantes. Em 88 B.G. uma expedição encontrou sobreviventes do holocausto nuclear.

* Bela Tegeuse é o quinto planeta do sistema Kuentsing: terceira parada ma migração forçada dos Zensunni. Esta sempre coberto de nuvens.

Durante a guerra santa era o ponto de apoio dos Cymeks. Em 707 B.G. os Cymeks abandonaram o planeta, mataram os Cognitores da torre de marfim e conquistaram o planeta Hessra para garantir o eletrafluido para seus cerebros dentro dos recepientes.

* Corrin é um planeta do sistema Sigma Draconis.

Até 88 B.G. Corrin era um mundo sincronizado e a última fortaleza das maquinas pensantes. Nesta data ocorreu a batalha que estabeleceu a ascensão da Casa governante de Salusa Secundus

* Earth(Planeta Terra), a história deste planeta perdeu-se com o passar dos milénios.

* Ix é o nono planeta do sistema Alkaurops. Herdou seu nome devido ao sistema numeral romano e é o nono planeta do sistema. Produz maquinas complexas e diversas vezes correu risco de ser proscrito devido ao Jihad Butleriano. Casa Vernius comandava IX cujo competidor é o planeta Richese.

* Parmentier

* Quadra

* Richese

* Richese é o quarto planeta do sistema Eridani A especializado em cultura mecãnica minitorizada rivalizando com IX. Tem lua artificial criada para pesquisas cientificas e industrias orbita em torno do planeta.

* Ularda

* Walgis,O planeta Walgis fazia parte dos mundos sincronizados até ser destruidos por atômicos. Em 88 B.G. uma expedição encontrou humanos sobreviventes. Local da primeira rebelião dos Hrethgir.

* Wallach IX é o nono planeta do sistema Laoujin onde se localiza a escola principal das Bene Gesserit.

* Yondair é um planeta com anel e é o maior planeta do sistema Yondair.

Foi o primeiro planeta que foi libertado por Vorian Atreides das maquinas pensantes.




Planetas não alinhados

* IV Anbus

* Arrakis é o 3º planeta da constelação de Canopus conhecido como Dune pelos nativos. Palco de grande parte da saga.

* Buzzell

* Caladan é o terceiro planeta do sistema Delta Pavonis onde nasceu Paul Atreides. Planeta ancestral da casa Atreides.

* Ecaz é o quarto planeta de Alfa Centauri B descoberto em 8112 B.G. O paraiso dos escultores, assim chamado por ser o lar da plantafog, vegetal capaz de ser moldado no local unicamente com a força do pensamento humano. Produz o Verite um narcotico eliminador da vontade que torna a pessoa incapaz de mentir.

Era um mundo não alinhado que o grande patriaca Iblis Ginjo da Terra do Jihad tentou convencer os de Ecaz a lutar pelo Jihad Butleriano. Planeta sede da casa Moritani.

* Gamont é o terceiro planeta do sistema Niushe, conhecido no imperio por sua cultura hedonista e exoticas praticas sexuais.

* Hamonthep, Planeta fornecedor de escravos povoado por Zensunni vindo de Bela Teguese.

* Souci

* Tleilax, Planeta do sistema Thalim que é o Centro de Treinamento de Mentats renegados e a casa dos Bene Tleilax.

* Yardin

Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]