Menu Rápido

10 de mar. de 2010

MMA RPG: Royce Gracie




Planilha de Personagem
"Planilha pode ser maximinizada,
para melhor visualização"
(desbloqueie seus pop-ups)

Royce Gracie (Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1966) é um profissional de artes marciais brasileiro e praticante de jiu-jitsu. É filho do grão-mestre Hélio Gracie e irmão de outros nomes também conhecidos no mundo do Jiu-Jitsu brasileiro e MMA (Mixed Martials Arts) mundial como Royler Gracie, Rickson Gracie, Rorion Gracie, Renzo Gracie e outros.

Royce Gracie é faixa-preta de jiu-jitsu 6º dan, teve uma carreira vitoriosa dentro do vale-tudo mundial, sendo três vezes campeão do UFC e obtendo vitórias também no Pride e K-1 MMA (eventos japoneses).

Começo do Gracie Jiu-Jitsu

A família Gracie difundiu o Gracie Jiu-Jitsu pelo mundo e provou que essa arte marcial, desenvolvida através do jiu-jitsu tradicional japonês ensinado por Mitsuyo Maeda, é a arte marcial mais eficaz em combates tipo luta-livre (superando os até então famosos kung fu e karate, que são temas de diversos filmes de ação até hoje). Isso foi feito através de combates reais corpo a corpo, denominados vale-tudo pelo simples fato de valer usar qualquer arte marcial ou qualquer tipo de luta ocidental corpo a corpo. É um combate com poucas regras, no qual os membros da família mostraram que a técnica do Gracie Jiu-Jitsu é superior às outras artes. Essas lutas aconteceram em academias, geralmente as academias dos Gracie, que desafiaram os atletas de outras modalidades e disseram que pagariam a quem os vencesse, chegando até a publicar anúncios em jornal. Eram chamados de desafios Gracie.

Mais tarde, com a maior fama que o Jiu-Jitsu Gracie foi tomando pelo Brasil, alguns integrantes resolveram migrar para os Estados Unidos e lá ensinar o estilo, mas foi difícil conseguir alunos, para isso eles deveriam provar que o GJJ era eficaz. Assim foram reeditados, só que no Exterior, os desafios Gracie em academias a portas fechadas. Dessa forma começou Royce: rapaz franzino, com 1,85m e pesando 80 kg, com sua técnica vencia oponentes de diversas artes; dentre eles o mais famoso foi o adepto do kung fu Jason DeLucia, que não engoliu a derrota, criando assim uma rivalidade entre os dois. Royce vivia nos Estados Unidos, junto com Rorion, que é seu irmão mais velho e treinava em sua academia. Isso foi no final da década de 1980.



Fundação do UFC

Após um tempo ensinando jiu-jitsu nos EUA e provando sua eficácia em combates reais, Rorion conseguiu algum status por lá e assim conseguiu contatos e ser respeitado, angariando alunos famosos e ensinando técnicas de defesa e ataque para a S.W.A.T.. Rorion então pensou que o mundo deveria saber que o Gracie Jiu-Jitsu era a melhor arte marcial e resolveu procurar uma empresa de entretenimento para ajudá-lo a criar um evento nos moldes de um desafio Gracie, mas com maior organização, no qual fossem cobrados ingressos e que fosse transmitido pela televisão paga americana. Após se juntar à empresa SEG, Rorion pôde criar o UFC (Ultimate Fighting Championship) e em 1993 realizar o UFC 1 - The Begining (o palco das lutas era uma jaula de grades em forma de octagóno). O lutador escolhido por Rorion para representar a superioridade do GJJ não poderia ser outro: Royce Gracie, faixa-preta alto e magro, o homem ideal para provar que a técnica podia superar a força. A família se reuniu novamente para treinar e dar apoio a Royce. No evento, todos entraram com o tradicional trenzinho, um atrás do outro, mostrando que todos estavam unidos pelo mesmo ideal e mesmo que apenas um entrasse no ringue os outros estariam ali para ajudar e apoiar. Aconteceu o esperado pelos Gracie: Royce, mesmo mais leve que todos os participantes, chegando a ter disparidades de 30 kg, venceu todos eles por finalização; sagrou-se campeão do primeiro evento oficial do vale-tudo moderno, marcando uma época e chocando o mundo com a técnica do Gracie Jiu-Jitsu.



Royce no UFC

Nesse UFC 1, havia oito participantes de diversas modalidades de luta, por isso Royce fez três lutas na mesma noite. Visando a abrir esse leque, no UFC 2 - No Way Out eram dezesseis os participantes e Royce mais uma vez foi campeão, só que dessa vez com quatro vitórias por finalizações. No UFC 3, logo na primeira fase, Royce enfrentou um folclórico oponente chamado Kimo Leopoldo. Bem mais pesado e com um pouco de conhecimento de solo, Kimo dificultou a luta para Royce, foi uma verdadeira guerra com direito a golpe nos genitais e puxão de cabelo. Após sofrer um castigo imposto por Kimo e seus socos, Royce conseguiu a finalização com um arm-lock invertido. O corpo de Royce não resistiu a essa luta e, muito castigado e cansado, ele não pôde continuar no torneio; chegou a entrar no octágono, mas não lutou.

Apesar do espetáculo da luta de Royce e Kimo no UFC 3, espectadores e fãs do Jiu-Jitsu brasileiro, aguardavam uma vitória plena e não uma desistência. Transparecendo mais como questão de honra, Royce volta no UFC 4. O então público que havia presenciado as três primeiras edições do UFC, agora estava de certa forma, com dúvidas sobre a possibilidade de Royce vencer o campeonato, que a cada edição, tornava-se naturalmente mais acirrado. Enfrentando adversários mais pesados e mais técnicos, Royce venceu a todos, o último, Dan Severn, que havia mostrado ser o provável campeão. Este lutador de wrestling profissional foi finalizado com um triângulo, numa situação que lhe parecia favorável até o último instante. Royce Gracie surpreendeu comentaristas, locutores, milhares de espectadores e principalmente, Dan Severn.

Royce ainda enfrentou Ken Shamrock no UFC 5, em uma luta que durou meia hora. O resultado foi o empate, algo suado, porém frustrante para Royce e os Gracie. Já o oponente Shamrock, que havia sido derrotado por Royce no UFC anterior, comemorou muito o resultado e escreveu também seu nome na história. Após esse evento, Rorion e Royce abandonaram o UFC com alegação de não concordarem com as novas regras, que previam limite de tempo de quinze minutos e trinta nas finais, com decisão dos juízes. Essa regras fugiam aos ideais Gracie, que, com a sensação de missão cumprida, abandonaram o UFC.

Retorno aos combates

Depois de três títulos e reinar absoluto entre 1993 e 1995, ele saiu do UFC invicto e deu uma pausa no MMA até voltar no GP absoluto do Pride em 2000. Mesmo parado há muito tempo, com o esporte até tendo mudado de nome, agora chamado MMA (Mixed Martials Arts) e não mais vale-tudo, ele conseguiu uma vitória sobre o lutador japonês Nobuhiko Takada (lutador de solo vindo do pro-wrestling japonês), na primeira fase e avançou às quartas-de-finais, que seriam disputadas em outro evento.

O melhor lutador do Pride na época era Kazushi Sakuraba (adepto do submission Wrestling), aluno de Takada, e o Pride o colocou contra Royce nas quartas. Nessa noite, o campeão deveria fazer três lutas como nos moldes antigos do UFC. Nesse evento, as lutas eram de um round de quinze minutos, mas essa luta entre Sakuraba e Royce seria sem limite de tempo e só terminaria por nocaute, finalização ou desistência de um dos oponentes. Resultado: uma luta eletrizante, na qual um novo Royce, mais agressivo, mas ainda com antiga raça e coragem dominou os três primeiros rounds (de dez minutos cada) contra Sakuraba, que usou e abusou da estratégia de cansar e desgastar psicologicamente o mais velho e cinco anos inativo Royce. Sakuraba saiu vitorioso e ainda voltou para mais quinze minutos de combate contra o mais pesado Igor Vovchanchyn, nas semifinais, para também desistir e perder. Essa luta entre Royce e Sakuraba é a luta mais longa do Vale-Tudo moderno. Royce, em 2007, conseguiu derrotar Sakuraba, numa revanche.

Royce Gracie foi o membro da família que mais evidenciou a eficácia do Jiu-Jitsu nos ringues do MMA. No entanto, como Marco Ruas havia dito muitos anos antes, só uma especialidade não seria o suficiente para ser um grande campeão. Seria necessário saber lutar em pé, boa formação em boxe, greco romana, judô, entre outras habilidades. Com isso o grande campeão do UFC em suas primeiras edições agora se via obrigado a se adaptar aos novos requisitos: tinha que socar e chutar. A partir de então, Royce conhecia a derrota e se viu encurralado por lutadores não tão pesados como antes, mas, munidos de técnicas de defesa contra finalizações.

Royce Gracie continua sendo um ícone. Representou o Jiu-Jitsu de sua família com honra e coragem, fazendo desta arte marcial um dos requisitos básicos na formação de um atleta de MMA.

Desafio Judo vs Brazilian Jiu-Jitsu

Desde sua adolescência Royce já desafiava representantes de outras artes marciais inclusive do Judô. Percebendo a maior eficiência do "sistema de combate" do Jiu-Jitsu Brasileiro, Royce chegou a inclusive entrar em campeonatos específicos de Judô finalizando facilmente judokas de faixa preta (há muitos vídeos desses desafios dos Gracie, que tinham o costume de registrar suas lutas para provar que haviam vencido).

Em 2003 no Japão, o campeão olímpico de Judô Hidehiko Yoshida aceitou o desafio contra Royce. Em uma luta muito polêmica, Yoshida tentou aplicar um estrangulamento em Royce que não mostrou sinais de que estava sendo estrangulado. Então Yoshida começou a conversar em japonês com o árbitro (que também era japonês) alegando que Royce estava desmaiado. Mas, assim que o árbitro paralisou a luta (acreditando em Yoshida), Royce se levantou reclamando da decisão do árbitro e alegando que não estava sendo estrangulado. Havia começado aí uma rivalidade entre Yoshida e seus discípulos e os Gracie, que teve mais um episódio marcante quando em uma luta contra Shungo Oyama (um discípulo de Yoshida), Ryan Gracie aplicou um armlock, mas Oyama acabou não desistindo e teve seu braço quebrado.

Devido a essa polêmica e ao mistério que havia ficado no ar, logo foi marcada a revanche. Na revanche, agora no Vale Tudo, Royce lutou pela primeira vez sem a parte de cima do kimono e não deu chances a Yoshida, que ao final da luta tinha um ar de completamente derrotado. Entretanto, como as regras dessa luta não previam outra forma de vitória que não fosse por finalização (não haviam juízes para pontuar a luta); a luta foi considerada um empate. Royce ainda lutou nos dois shows de fim de ano do K-1, obtendo uma vitória contra o lutador de Sumô Akebono, de 200 kg, e um empate contra o mais leve Hideo Tokoro. Em 2006, Royce conheceu sua segunda derrota no Vale Tudo, perdeu para o campeão da categoria até 77kg do UFC, Matt Hughes, em luta realizada em março, no UFC 60, quando Royce já tinha 40 anos de idade.



Brazilian Jiu-Jitsu

Com o passar dos anos e com o ganho de novos adeptos e competições sendo criadas, o Jiu-Jitsu Gracie passou a se chamar pelo mundo de Brazilian Jiu-Jitsu, mas ainda hoje, quando um Gracie luta, o estilo associado a ele é o Gracie Jiu-Jitsu, que tem como diferença maior para o Brazilian Jiu-Jitsu o fato de não ser uma arte para disputa de campeonatos e sim para defesa pessoal e combates reais.

Royce na atualidade

Royce é uma lenda viva, um mito que marcou uma era, se tornou assim um grande produto da epoca. Tendo como maiores características a raça e a coragem, Royce enfrentou os melhores de sua época e, com muito suor e sangue, venceu a todos. Atualmente ele viaja pelo mundo ministrando seminários e diz que ainda não parou de lutar. Ele ainda luta, com menor freqüência, fazendo apenas uma luta por ano, em média, não está no caminho de cinturões e nem os busca e nem os conseguiria, mas ainda dá um espetáculo da arte.


Legado

Royce foi junto com seu irmão Rickson Gracie, os maiores divulgadores do MMA no mundo no início deste esporte no início dos anos 90, Rickson fez sua parte no Japão, e Royce nos E.U.A, depois do sucesso dos dois irmãos, o vale-tudo foi ficando cada vez mais popular e se profissionalizou, se transformou em MMA, e não parou de crescer até hoje, sem contar que graças aos dois irmãos, é que o Brasilian Jiu-Jitsu se tornou um pré-requisito fundamental para qualquer atleta de MMA. Apesar de Rickson estar invícto no MMA, nesse esporte não é considerado uma lenda e não é o grande nome da família. Seu irmão mais novo Royce Gracie, é o grande nome da família, tendo sagrado-se várias vezes campeão do UFC (o torneio mais difícil de vale-tudo naquela época, em meados dos anos 90), além de ter o melhor cartel da família nesse esporte. O fato que diferencia os dois irmãos, para os críticos, é que no início dos ano 90, Royce venceu no UFC oponentes mais duros e um torneio bem mais difícil que os torneios que o Rickson participou no início dos anos 90 no Japão, e quando lutou no PRIDE, Rickson só participou das primeiras edições enfrentando japoneses desconhecidos e muito inferiores técnicamente. Além disso, Royce nunca negou desafio, tendo inclusive aceitado voltar a lutar depois de ter ficado parado por quase 4 anos no ano 2000, e fazendo diversas lutas até o ano de 2007, em um tempo que a cada ano o MMA evoluía de uma forma impressionante, fato que o Rickson não fez. Primeiro, Royce voltou e lutou pelo PRIDE, enfrentando japoneses técnicamente melhores dos que o Rickson havia enfrentado, como Kazushi Sakuraba, conheçido como "exterminador de Gracies" e que chegou a vencer lutadores como Vitor Belfort, Vernon White, Carlos Newton, Guy Mezger e Quinton Jackson; e enfrentou também Hidehiko Yoshida, que chegou a vencer nomes como Mark Hunt. Royce aceitou mais um grande desafio, quando enfrentou em 2006 o até então campeão do UFC Matt Hughes, perdendo no primeiro round, e por fim, fazendo uma revanche com Kazushi Sakuraba em 2007 vencendo por pontos. De 2000 a 2007, Royce oscilou entre vitórias e derrotas, mas aceitou voltar a lutar em um tempo em que o vale-tudo se transformou em MMA, e os lutadores eram muito melhores técnicamente que no passado, e por isso, muitos renomados atletas da atualidade que observaram tais atitudes, concordam que Royce Gracie foi o membro da família Gracie que mais se destacou nos ringues do MMA, enquanto isso, seu irmão Rickson Gracie, procurava imacular sua imagem de vencedor, criando um marketing pessoal, e sem lutar no MMA moderno.


No mundo Street Fighter RPG

Tudo começa com Royce Gracie cuida de sua família e realiza palestras sobre artes marciais mistas nos dias de semana quando ocorre eventos muito importante, onde os lendários das artes marciais se encontram, para debater o que esta evoluindo os treinos na atualidade, estilos modificando para um guerreiro perfeito em combate, armas brancas e o universo da ciência moderna.

Royce esta sempre evoluindo seu estilo e dedicando cada vez mais o estilo de seu grão-mestre Hélio Gracie. Este ano a família Gracie esta completa neste evento, cada um com seu patrocínio e realizando mais atrativos para os novos jovens que gostariam de praticar Jiu-Jitsu Gracie.

M.Bison é informado sobre este evento que lhe chamou a atenção quando assistia de camarote, que será uma boa oportunidade onde poderão surgir novos guerreiros, se tornando futuras cobaias de suas experiências maléficas. Vega é instruído para esta missão, com intuito de investigação os pontos fracos e desafiar Royce em um combate mortal, durante a entrevista em cadeia nacional nos EUA (Dentro de um prédio especializado em artigos de esporte e artes marciais em geral). O objetivo de Bison é acabar com a fama dos Gracies e fortalecer o nome da Shadaloo perante a mídia. Isso será um chamariz contra a Interpol e outras autoridades no local, dando inicio os ninjas-espanhois de Veja em conjunto com os soldados de M.Bison, capturando em um sequestro relâmpago o maior número de lutadores já publicado na história obscura do rei do crime organizado mais famoso do mundo. Podendo reclamar recompensa de outros países que estão participando ou criando sua nova nação de soldados da Shadaloo, crescendo maciçamente os ataques contra o submundo de Street Fighter RPG.


* OBS: Este não é um personagem oficial da White Wolf. Ele foi baseado na história de um lutador real brasileiro de mesmo nome que compete nos circuitos profissionais de MMA. Sua planilha foi originalmente desenvolvida por Edson "Golem" Jr , da Instinct Alternative*.


Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]