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3 de jan. de 2010

Regras do UFC - Juízes

Material traduzido pelo Guirpm


VIII. JUÍZES

A. Nenhum juiz poder ter interesse financeiro em qualquer lutador que ele julgar.

B. Nenhum juiz podera ser gestor/treinador de qualquer lutador que ele julgar.

C. Em uma disputa que chegar ao tempo limite, o resultado será decidido por uma decisão da maioria dos
três (3) juízes da MMAC.

D. Um juiz é credenciado, sancionado e selecionado com base em seu caráter, a experiência, o seu status
no mundo do MMA, o conhecimento dos sistemas de MMA e imparcialidade.

E. critérios de julgamento
1. Os juízes são requeridos para determinar o vencedor de uma disputa que vai até o seu limite de tempo integral com base nos seguintes critérios:
-Golpes limpos
-Grappling eficiente
-Controle do Octagono
-Eficiência na agressividade

F. Golpes limpos
1. O lutador que é efetivo e eficiente nos seus golpes.
2. Há duas maneiras de mensurar os golpes:
-O número total de golpes limpos executados (mais eficiente)
-O número total de ataques pesados executados (mais eficaz)

G. Os golpes pesados executados com mais eficiência, valem mais para os juízes do que um total de golpes executados.
1. Se o poder de ataque entre os lutadores era igual, então o número total executado será usado como critério de desempate.
2. O número total de golpes executados, deve ser em quantidade suficiente para favorecer um lutador para que se vença um round.

H. Golpes executados na posição de guarda frontal, geralmente são mais pesados e mais eficazes do que
os executados na parte de trás.
1. Assim, um juiz deve reconhecer que os ataques eficazes executados a partir da posição de guarda frontal são de "qualidade superior" do que os executados por trás.
2. O juiz deve reconhecer que nem sempre é esse o caso.
No entanto, a grande maioria dos lutadores prefere a posição de guarda frontal para golpear. Esta é uma forte
indicação de que é uma posição dominante.

I. Grappling eficiente
1. O juiz reconhecerá o valor tanto de queda limpa como de uma posição de guarda ativa.
2. O juiz reconhecerá que um lutador que é capaz de realizar quedas limpas, é efetivo no grappling.
3. Um juiz reconhecerá que um lutador de costas em uma posição de guarda ativa, pode ser efetivo no grappling, através da execução de repetidas tentativas de submission e inversão, resultando em contínua defesa do lutador em posição favorável.
4. Um juiz reconhecerá que um lutador que fizer manobras para uma guarda montada é grappler efetivo.
5. Um juiz reconhecerá que a posição de guarda somente será pontuada neutro ou nivelado, se nenhuma das
situações anteriores foram atendidas. (itens 2-4)
6. Um juiz reconhecerá que, se os lutadores permanecem na guarda a maior parte de um round sem nenhum
lutador ter uma vantagem em golpes e em "grappling" eficiente, (itens 2-4), o lutador que realizou a queda merece o round.
7. Uma reversão limpaa é igual a uma queda limpa em eficiência no grappling.

J. Controle do octágono
1. O lutador que ditar o ritmo, o lugar e a posição de luta.
2. Um atacante que livra-se de uma tentativa de queda e permanece em pé e for eficaz nos golpes, tem o controle do octágono.
3. A grappler que pode dar queda em um "striker" e leva-ló ao solo, tem o controle do octágono.
4. O lutador que no solo, cria situações de submissões, monta ou cria boas oportunidades.

K. Agressividade efetiva
1. Isto significa simplesmente que o movimento de ataque termina com sucesso. (Pontuação)
2. Jogando um ataque se movendo para trás não é tão eficaz como um para frente.
3. Jogando um ataque sem destino não é uma agressividade eficaz.
4. Avançar e ficar golpeando não é uma agressividade eficaz.
5. Ataques de queda defendidos não é uma agressividade eficaz.

L. Critérios de Avaliação
1. Cada juiz é o avaliador do lutador que foi mais eficaz. Dessa forma golpes e "grapplings" são prioridade.

2. Avaliar os critérios requer o uso de uma escala móvel. Combates pode permanecer em pé ou no solo. Os juízes devem reconhecer que não é o tempo que os lutadores estão em pé ou no solo, mas a pontuação conseguida por eles ao mesmo tempo nessas posições.

3. Se 90% do round é no solo e um lutador fica por cima, então:
-grappling eficaz é de maior peso na pontuação.
-golpes limpos é peso seguinte. Se um golpe limpo for marcado no round, o juiz deverá contá-lo. No solo, golpes limpos superam um grappling eficaz.
-controle do octágono é o próximo passo (ritmo, lugar e posição)

4. O mesmo vale se 90% do round for em pé. Assim:
-golpes limpos tem um maior peso (lutador mais eficiente)
-em segundo um grappling eficiente (quedas ou clinching)
-no controle do octágono que lutador manteve posição melhor? Qual lutador criou situações
que levou a golpes eficazes?

5. Se um round foi 50% em pé e 50% no solo, então:
-golpes e grappligs tem o mesmo valor
-controle do octágono seria o segundo fator

6. Em todas as três situações hipotéticas, agressividade seria o ultimo fator. É o
critério de menor importância. Desde a definição de movimentos de ataque e pontuação, é necessário que os árbitros considerem o primeiro ponto.

7. Assim, para todos os juízes do UFC, a ordem de critérios de avaliação é:
-golpes eficazes e limpos pesam em primeiro lugar.
-controle do octágono
-agressividade eficaz

M. Critérios de dominação
1. Um juiz pode determinar que um lutador dominou o seu adversário em um round. Isso pode resultar em dois ou mais pontos de diferença no "Score card" do árbitro.
2. A definição de dominação de round é a capacidade de um lutador de realizar golpes efetivos, grappling e o
controle de seu oponente.
3. Um juiz pode determinar que um round foi dominando se um lutador foi afetado por:
-"knocked down" da posição de pé por um golpe limpo
- tentativa de submissão
-quedas
-golpes limpos em pé ou no solo.

N. Procedimentos dos "score card" dos juízes
Após cada rodada:
1. Cada juiz deve determinar e registar a pontuação de cada round.
2. um funcionário MMAC irá recolher o "score card" depois de cada round.
3. o funcionário MMAC irá controlar e adicionar cada juíz aos pontos do round.
4. Se a luta chegar ao tempo limite, o funcionário da MMAC irá adicionar cada juiz ao seu "score card" para um duplo controle
5. o lutador com o maior número de pontos ganha a luta no scorecard de cada juíz.
6. o lutador que venceu na maioria dos Scorecards dos juízes, ganha a luta.
7. o funcionário MMAC vai entregar a decisão ao locutor.

O. Tipos de decisões do juiz
1. Se todos os três scorecards concordam- unânime
2. Se dois dos três scorecards concordam- dividido
3. Dois scorecards concordam e um dá empate - maioria
4. dois concordam com empate- empate
5. todos scorecards são diferentes- empate


IX SISTEMA DE PONTUAÇÃO


A. O MMAC UFC e adotaram o sistema de 10 pontos.
O juiz irá utilizar os critérios para determinar um vencedor de cada round. O passo três no round é o seguinte:
-determinar o vencedor da round (pode ser empate)
-determinar-se vencedor dominou round
-faltas(subtrair um ponto por falta)

B. Empate novamente são aceitáveis em eventos MMAC

C. Pontos totais
1. dois lutadores que empatam é atribuída uma pontuação de 10-10
2. o lutador que ganha uma round, é dada uma pontuação de 10-9
3.A lutador que domina uma rodada, é dada uma pontuação de 10-8
(a pontuação de 10-7 é possível para um round dominante)
4.Para cada lutador que comete uma falta, um ponto é subtraído. Esta dedução pode mudar de um vencedor
para um empate. 9-9

D. Pontuação de Faltas
1. Falta será avaliada uma pena de um ponto no round que ocorreu. Se duas faltas
ocorreram, uma pena de dois pontos serão avaliados.
2. Todas as faltas são de responsabilidade do árbitro aplicalas.
3. o Árbitro irá notificar os juízes que a falta foi feita. O árbitro irá notificar os juízes
imediatamente, parando a luta. Se a falta foi cometida pelo ????? , então
o Árbitro irá notificar aos juízes o fim do round.

X. Cronometrista & RODADA DO SISTEMA

A. O MMAC exige a presença de um cronometrista designado oficialmente apresentado pelo promotor.
O cronometrista tem responsabilidades :
1. acompanhar o início de cada round (iniciado pelo Árbitro)
2. controlar o número de rounds lutados
3. iniciar e parar o relógio para o time-outs (tal como solicitado pelo árbitro)
4. sinal de ataque final

B. É obrigatório que um sino ou campainha, suficientemente alto o suficiente para ser ouvido pelo árbitro, juízes, lutadores e cornerman, ser utilizado em todos os eventos sancionados pela MMAC.

C. O relógio será interrompido pelo árbitro para o seguinte:
1. equipamentos
2. ambiente físico
3. para permitir médico para inspecionar atleta
4. terminar a round ou luta

D. Sistema de round
1. Todos os eventos sancionados MMAC agora usará rounds. O seguinte é o tempo e o número de rounds para os seguintes tipos de ataques:
-Lutas preliminares- 2 rounds de 5 minutos cada
-Card principal- 3 rounds de 5 minutos cada
-Disputa de título- rounds de 5 minutos cada
2. Tempo ou rounds extras eliminados



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