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17 de dez. de 2009

Estilo: Kajukenbo


O kajukenbo ou o kajukembo é uma arte marcial híbrida, que combina o karate, o judo, o jujitsu, o kenpō e o wushu. Foi desenvolvido no século XX, na década de 40, em Oahu (Havaí) como método de auto-defesa contra criminosos e soldados da marinha americana que atacaram os habitantes locais. Kajukenbo é por definição um método em que as defesas e os ataques sempre mudam. É um sistema que continua sempre em evolução, e utiliza qualquer técnica que funcione. Historia
Os estilos de que kajukenbo foi formado

O nome do sistema tem como uma origem as primeiras sílabas dos nomes dos componentes de kajukenbo:

O estilo de karatê coreano: tangsudo.
O judô e jujitsu, de origem japonesa.
O kempo ou kenpō, de origem chinesa e japonesa.
O boxe chinês (wushu) e americano.

Fundadores do estilo

Cinco mestres das diferentes artes marciais sobre Havaí uniram-se para realizar esta idéia.

Peter Young Yil Choo - campeão havaiano de boxe e mestre do tangsudo,
Joseph Holck - mestre do judo Kodokan e do ju-jitsu de Danzan Ryu,
Frank Ordoñez - mestre do judo Kodokan e do ju-Jitsu de Sekeino,
Adriano Emperado (chamado "sijo" - "fundador") - mestre do Kara-ho kempo e do eskrima,
George "Clarence" Chang - mestre do boxe chinês de Shaolin (Sil Lum "kung fu", norte e sul).


1945-1959

Durante dois anos (1945-1947) os fundadores combinaram seu conhecimento com a prática. Testaram regularmente as situações possíveis de agressão na vida real. Mais tarde decidiram chamar a este sistema de "kajukenbo" (das iniciais das artes marciais que o compõem) e criar a Sociedade da Faixa Preta (Black Belt Society), e simultaneamente o Instituto do Auto-defesa Kajukenbo. Com o tempo os ensinos moveram-se para a costa do pacífico nos Estados Unidos, concretamente à base aérea de Travis na Califórnia, onde em 1958 o mestre Aleju Reyes abriu a primeira escola fora das Ilhas de Havaí. Deu as lições especiais aos membros da força aérea dos Estados Unidos da América. Um destes membros era o professor Richard Peralta que começou com o kajukembo em 1959.
Em 1959, o "sijo" Emperado adicionou as técnicas do wushu no kajukenbo e mudou esta arte em uma combinação fluente de técnicas duras e "suaves".


Após 1959  Charles Gaylord, Tony Ramos, e Aleju Reyes, que tinha recebido as suas cinturas pretas de Emperado, transmitiu o kajukenbo no continente americano. Cada deles abriu sua própria escola do kajukenbo em Califórnia. Em 1969, Tony Ramos treinou com Bruce Lee e trocou seus métodos e idéias com ele. Aleju Reyes morreu em 1977, e Tony Ramos morreu em Havaí em 1999. Desde então, Charles Gaylord tem trabalhado no sistema e inventou assim chamado o "método de Gaylord". É o presidente da Associação do Kajukenbo de América (Kajukenbo Association of America) e herdou a continuação da arte de seu "sijo".  O kajukenbo agora  Atualmente, o kajukenbo tem mais agarramentos e arremesos que outras escolas de kenpō, e inclui vantagens em junções, os golpes baixos e os ataques com a ajuda de combinações. Embora contenha certos aspectos da competição, concentra principalmente sobre combate real e sobre significado de análises práticas. Em geral, os práticos de kajukenbo pensam isso mesmo e golpes extremanente desagradavéis como os golpes em olhos ou nos genitais, podem ser permitidos, se ajudarem a defesender-se do atacante na rua. A maioria de escolas de kajukenbo evita truques e movimentos impraticavéis e espetaculares. Os planos de estudos incluem contra-ataques, como contra golpes com punhos, contra coitelos, bastões, armas de fogo e golpes sem armas.  Embora os tipos diferentes do kajukenbo tenham uma base comum, as variações são possíveis. O kajukenbo é baseado em quatro estilos diferentes. É impossível incorporá-los inteiramente; certa especialização é inevitável. A aproximação aberta conduz-lhe que as escolas são encorajadas incorporar outras artes em sua prática. Os exemplos são o escrima filipino e o aikido japonês.  Certas escolas de kajukenbo acentuam a importância de 26 formas ("kata"). Foram divididos em 13 "pinyans" (chamados às vezes "os jogos de Palama" - "Palama sets") e 13 "concentrações". Cada "concentração" tem seu próprio nome, por exemplo o primeira é chamada "golpe da guindaste/garra do tigre". O nome de cada "concentração" descreve seu movimento característico. Então, a primeira concentração inclui um golpe do guindaste e uma garra do tigre. Estas assembléias são incorporadas no kajukenbo par melhorar as capacidades do estudante. Cada movimento nestas formas tem seu significado. Por exemplo, o primeiro movimento no "pinyan 1" é golpe exterior direito durante o movimento na posição de inflexão atrasada. Este movimento pode ser aplicado para bloquear um golpe com punho. Estas assembléias também concentram em combate com vários adversários.  Em algumas escolas de kajukenbo, a assim chamada Oração de Kajukenbo ("Kajukenbo prayer" que é escrito por Frank Ordonez) tem um papel importante, mas na maioria de escolas falta este tipo de misticismo. A classe é terminada com o apelação aos três elementos do kajukenbo: o espírito, a mente, e o corpo (cada um tem seu próprio sinal da mão). Mais tarde, os estudantes e o instrutor identicamente abrem as mãos para representar a paz, e então curvam-se com uma reverência para expressar respeito. A saudação também é usada em muitas escolas: Identicamente, os estudantes e seus instrutores saudam os proprietários de cintos pretos, quando entram no salão de esporte.

Os graus e os títulos

 

Cinto Tempo aproximado (meses)
branco 4
amarelo 5
alaranjado 6
roxo 7
azul 8
verde 9
marrom III 6
marrom II 6
marrom I 6
preto 12


 Os graus e os títulos são diferentes dependendo da escola. Os proprietários de cintos pretos receberam títulos de origem chinesa:      Sijo (em chinês: "O professor, o fundador") isso é o grau mais alto, significa o fundador da escola. Este título é usado por Adriano Emperado.     Sigung ("o pai grande") significa o professor dos professores - sexto grau de maestria ou acima.     Sifu ("o pai") significa o professor - de terceiro até quinto grau de maestria.     Sibak ("o irmão mais velho") significa o assistente do professor - a pessoa que ajuda no ensino - sob o terceiro grau de maestria.  Os proprietários de cintos pretos de oitavo grau são intitulados "os professores", o nono grau de maestria é "o grande professor" (grandmaster).




Parte 1


Parte 2



Parte 3




Parte 4




Parte 5




Parte 6 Final





Técnicas





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