Parkour, também conhecido como Le Parkour, é uma disciplina onde os praticantes - conhecidos como traceurs, ou traceuse, no feminino - usam seu corpo para passar obstáculo de uma forma rápida e fluente. No Parkour você aprende técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto, porém o parkour NÃO É UM ESPORTE DE PULAR PRÉDIOS. Ele consiste em um homem correndo de alguém/algo e nenhum obstáculo pode pará-lo, mas, ele não é só isso, além de passar os obstáculos, você deve executar os movimentos da forma mais natural possível usando o obstáculo como se fosse parte do seu corpo. Vale a pena ressaltar que você treina o Parkour para você mesmo, você não faz movimentos para impressionar outras pessoas, até por que, isso pode resultar em sérias quedas.
Quais os riscos físicos?
O Parkour se torna uma disciplina que requer muita concentração e dedicação, devido ao fato de que uma pessoa pode sofrer sérios machucados caso execute uma técnica errôneamente. Certos movimentos necessitam de muita concentração e dedicação para serem executados, é preciso treiná-los antes, e quando o praticante adquire confiança no seu corpo e na sua mente, passa a executá-lo. Podemos pensar em um iniciante que tenta executar algo que está acima de seu domínio, neste caso, dependendo do risco do movimento, ele pode até morrer. É importante no Parkour ter objetivos principais, e mantê-los acima de sua aparência, afinal, o Parkour é uma luta contra você próprio, isso que torna o Parkour uma disciplina tão cativante.
Movimentos?
Movimentos ou técnicas é como se chama os modos de se passar por um obstaculo. Estes movimentos são muito variáveis, e é recomendável que o traceur treine a técnica básica do movimento para depois executar em uma run. A repetição é muito importante para evitar ferimentos, e o traceur deve ter consciência de quais são seus limites, de oque pode treinar. As vezes uma técnica ajuda a execução de outra.
Run?
O Run é a "alma do parkour". Nele você aprende como usar todas as técnicas que você aprendeu. O Run são dois pontos, A e B, você corre do ponto A ao B, atravessando todos os obstáculos que encontrar pela frente. Numa Run você aprende a ter maior visão de onde suas técnicas podem ser aplicadas. Imagine uma pessoa que treine as técnicas por anos, porém, nunca fez uma Run, e no momento, tenha que fugir de algo. Ela com certeza em certos momentos, vai ter de parar para pensar em oque executar para passar certo obstáculo, pois ela ainda não desenvolveu a habilidade de imaginar os movimentos. Esse é um dos motivos pelo qual uma Run é importante no Parkour, você treina técnicas e usa elas na Run, assim você pode passar obstáculos facilmente, rapidamente e naturalmente.
Como surgiu?
O Parkour surgiu na década de 80, na França. David Belle, usou inspirações no seu pai, um dos combatentes na Guerra do Vietnã, que usava alguma das técnicas do Parkour (que naquela época não possuia este nome) na guerra. David Belle então adptou essas técnicas e as batizou "Le Parkour" (O Percurso). Após isso, ele treinava a sua disciplina, e com muita dedicação e tempo, foi reunindo pessoas. Mais tarde, ele apareceu em várias reportagens na mídia, então o Parkour passou de desconhecido à uma disciplina praticada no mundo todo.
Existem competições?
Essa é a parte legal do parkour, NÃO EXISTEM COMPETIÇÕES, você apenas compete com você mesmo. O Parkour se baseia na superação de limites, depois de um bom tempo treinando, você consegue coisas que antes achava impossível. O Parkour também é a liberdade, você aprende a interagir com o ambiente, e você se torna livre. Duas frases que acho importante para completar este tópico:
"É como se seu corpo estivesse ficado sempre no piloto automatico, aí você descobre pela primeira vez que é capaz de controlá-lo".
"É ridículo procurar liberdade e acabar em uma cadeira de rodas".
O que é preciso para treinar?
Outra coisa legal do Parkour é seu custo, não é necessário gastar dinheiro com acessórios caros. O que você precisa é de um bom par de tênis, uma calça e camiseta leves, e muita vontade de aprender. Mais tarde você até pode comprar um tênis mais sofisticado para melhorar sua performance, mas no início não é recomendado.
Uma pergunta freqüente entre iniciantes é sobre utilizar ou não luvas. Não é proibido, mas também não é recomendado, quando você esta com as mãos "nuas" você tem melhor controle dos seus movimentos. Vale mais a pena passar a fase de dor, e esperar suas mãos calejarem.
Outra detalhe é que o Parkour é uma disciplina totalmente independente de professores ou instrutores, o interessado deve procurar alguem que ja treine para conseguir algumas dicas, ou procurar dicas na internet.
Filosofia?
Sim, o Parkour não é só composto de movimentos. Por trás de cada movimento há uma filosofia de porque executá-los. O Parkour não foi feito para impressionar outras pessoas, ele foi feito por motivos de que cada traceur deve buscar o seu.
Acrobacias não são Parkour, fazem parte de outras atividades como o Circo Acrobático e a ginástica olímpica. Muitos praticantes de Parkour o fazem por conseguirem, mais sempre procuram fazer a distinção entre uma acrobacia qualquer e os elementos do parkour propriamente ditos. Existe esta diferenciação porque no parkour geralmente opta-se por aquilo que é mais eficiente ao inves do que é mais performático. Sempre supondo que a meta é se locomover da maneira mais eficiente e rápida possivel.
Como posso começar?
Antes de nada, você vai necessitar de um preparo físico, levando em consideração que seu corpo será muito exigido durante a pratica.
Outro detalhe importante: os alongamentos e o aquecimento antes do treino. Após faze-los, você pode treinar as técnicas que estão na nossa seção de tutoriais.
Para mais detalhes veja o tutorial de como começar.
Lembre-se, o parkour requer muita dedicação, e não tente fazer o que você não tem certeza que consegue. Segurança é mais importante que beleza.
-------------------------------------
AVISO IMPORTANTE ! -------------------------------------
Não use nenhuma informação contida nesta pagina antes de ler as seguintes informações.
TERMO DE COMPROMISSO
-------------------------------------
A prática de esportes perigosos e atividades relativas podem trazer riscos significativos, ferimentos corporais, ou morte. Quando estiver praticando certifique-se de estar em boas condições físicas. Participe por seu próprio risco.
O criador da pagina www.leparkourbrasil.blogger.com.br entre outras recomenda o uso de instruções de praticantes já experientes antes da prática do Le Parkour. Você deve ter conhecimento dos riscos envolvidos e assumir responsabilidade pessoal por suas ações.
As Informações contidas dentro desta pagina são abertas a interpretações. Opiniões sobre dificuldades técnicas, requisitos físicos, segurança e potencial, são assuntos discutidos na internet em fóruns sobre o assunto!
Lá as opiniões dos outros podem se diferenciar da suas. Sendo assim, esteja avisado que deve exercer seu julgamento para decidir quanto à dificuldade, e proteger a si mesmo de riscos inerentes. Não use nenhuma informação desta pagina ao menos que você seja apto ou uma pessoa experiente em esportes que compreende E ACEITA o risco de participar de perigosas atividades e esportes.
As informações contidas nestas paginas podem conter erros ou omissões, sendo assim, as informações contidas em www.leparkourbrasil.blogger.com.br são publicadas sem se responsabilizar por nenhuma forma expressada, ou implicada neste. Visualizar, ler, ou qualquer uso das informações contidas dentro desta pagina, é puramente de vontade voluntária de quem o faz.
O leitor ou usuário não pode culpar nenhum dado publicado, dono, autor, ou outros contribuintes de www.leparkourbrasil.blogger.com.br por incidentes causados direta ou indiretamente pelos materiais publicados dentro desta pagina ou sua rede de links.
----------------------------------------------------------------------------------
[ www.leparkourbrasil.blogger.com.br e sua rede de links ]
NÃO ASSUME NENHUMA CULPA OU RESPONSABILIDADE POR SUAS AÇÕES.
----------------------------------------------------------------------------------
Eu indico para todos iniciantes que aprendam as tecnicas contidas aqui com alguem que ja pratique Parkour , ou aprenda antes as tecnicas de rolamento com a ajuda de alguma Arte Marcial (Jiu Jitsu ou Judô ).
Mais se você não tiver chance de achar alguem que pratique ou frequentar aulas de artes marciais aqui estão sendo divulgadas as tecnicas Basicas para um Iniciante , qdo vc dominar todas as tecnicas contidas aqui vc pode ir para a outra pagina com as manobras Avançadas o link estara em breve no final da Pagina.
Antes de sair subindo e saltando por ae vc precisa aprender desde as tecnicas basicas ate as tecnicas mais avançadas , estou postando uma por uma em ordem de importancia então vá aprendendo pela sequência do Site, as tecnicas estão classificadas em facil , medio Dificil ! Fizemos isso para te ajudar , assim vc terá mais exito, mais lembre-se que cada um tem seu próprio ritmo, não existem formulas magicas no Parkour.
Antes de sair subindo e saltando por ae vc precisa aprender desde as tecnicas basicas ate as tecnicas mais avançadas , estou postando uma por uma em ordem de importancia então vá aprendendo pela sequência do Site, as tecnicas estão classificadas em facil , medio Dificil ! Fizemos isso para te ajudar , assim vc terá mais exito, mais lembre-se que cada um tem seu próprio ritmo, não existem formulas magicas no Parkour.
Va evoluindo aos poucos e ae sim saia se aventurando!
Revisado por: Bruce Waine ( Colaborador )
----------------------------------------
Precisão ( Precision )
Precision ou Precisão no Português, é dado para um movimento que se inicia em um ponto estático (parado) e tem como objetivo
chegar em outro ponto realizando um salto para se alcançar o ponto-alvo.
Dizemos que a importância da Precisão é de extrema eficiência para um Traceur no que se diz respeito a ganhar: Força no salto; Fortalecimento nas Pernas; Equilíbrio do corpo; e fluidez nos movimentos.
A Precisão necessita de muita atenção e principalmente na queda, pois um erro dependendo do lugar em que foi realizado pode levá-lo a uma lesão, então, antes do salto esteja sempre concentrado.
Sempre quando realizar uma Precisão nunca deixe quando atingir o ponto-alvo ultrapassar da metade de seu pé, sempre caindo mais nas pontas para amortecer mais e ter mais equilíbrio na queda, também, não descer o tronco abaixo da linha do joelho, sempre cair mais ereto, para não lesionar a coluna.
A Precisão necessita de muita atenção e principalmente na queda, pois um erro dependendo do lugar em que foi realizado pode levá-lo a uma lesão, então, antes do salto esteja sempre concentrado.
Sempre quando realizar uma Precisão nunca deixe quando atingir o ponto-alvo ultrapassar da metade de seu pé, sempre caindo mais nas pontas para amortecer mais e ter mais equilíbrio na queda, também, não descer o tronco abaixo da linha do joelho, sempre cair mais ereto, para não lesionar a coluna.
A Precisão deve-se para um Traceur iniciante uma das primeiras técnicas a ser praticada, pois com ela o desenvolvimento será mais rápido nas outras etapas da evolução no Parkour.
Para um iniciante, deve-se realizar a cada treino, uma série de 20 à 30 repetições, mas sempre contando-as que sair correta, as que errar não são válidas; isso por treino, daí aos poucos quando o corpo for adaptando, sempre ir aumentando aos poucos o número de repetições da série de Precisão por treino.
A Precisão é de extrema eficácia e deve ser praticada sem falta nos treino de Parkour, pois assim o iniciante chegará mais rápido à uma evolução considerável.
Autor: Edie
Treino de Força
O treino de força são exercícios que devem ser feitos nos treinos de Parkour se necessário, mas devem ser feitos principalmente em casa, no dia-a-dia. Este treino se resume caso a pessoa não se utilize de uma Academia, treinar Flexões, Barras, Abdominais, agachamentos e para ganhar resistência correr.
Para um iniciante é aconselhável começar sempre com baixas séries e repetições, um treino com duração de no máximo 40 minutos, sem forçar muito o corpo. Lembre-se que cada um tem seu proprio ritmo.°Para Flexões: 05 Séries de 15 até falhar a seqüência (até não agüentar mais).
°Para a Barra: 06 Séries de 03 até falhar a seqüência.
°Para os Abdominais uma série de 60 à 80 repetições variando as Abdominais ( a forma de realizá-los ).
°Para os agachamentos 3 séries de 12 repetições.
°Para a corrida, correr durante 8 à 10 minutos.
Autor: Edie
Aterrisagem ( Landing )
Dificuldade: Facil
Executado por Bam
Um dos movimentos básicos Essenciais , podemos compara-lo ao rolamento , pois em mtas situações ,
podemos não ter espaço para um rolamento então o Landing (aterrisagem) é uma boa opção!
Quando feito corretamente, vc aprendera a cair com leveza .Se ignorada essa aterrisagem,
espere serios problemas nos tornozelos e joelhos.
Então .... Pratique, pratique, pratique!
Mesmo com experiencia no Esporte essa manobra foi mto importante para mim em varias vezes.
Aqui o Bam prepara-se para saltar fora de uma
parede pequena para praticar suas aterrisagens.
Enquanto salta, olha para baixo para marcar onde será sua
aterrisagem
Como salta para cima (não em linha reta para baixo) começa trazer
para acima seus joelhos , é bom se acostumar com esse movimento , ele te traz mais
segurança nos saltos.
E outra razão para trazer os joelhos até seu peito é que ajuda a arrumar a
sua postura praparando-a a aterrisagem.
Os joelhos são dobrados na prontidão para o impacto
ser menor na aterrisagem.
Traga suas mãos até a frente isto estabiliza sua postura e te
prepara para golpear o chão com pouco impacto.
Bam dobra os joelhos e apoia sua mãos na parte da frente do corpo.
Tão logo seus pés fazem o contato com o chão seus joelhos dobram-se
profundamente na aterrisagem e suas mãos golpeiam o chão espalmadas (abertas).
Quando feito simultaneamente todo o choque é removido do salto e dirigido ao solo.
Tic Tac
Dificuldade: Facil
Executed By Bam
O impulso inicial eh mto importante...
Bam se impulsiona inclinando um pouco o corpo para o lado para ter mais aderencia
com a parede!
Bam dobra o joelho porque que seu impulso tem q ser em excesso.
Tipo uma explosão muscular .
Com um golpe de Explosão ( Impulso mto forte)
Ele usa a velocidade e o impulso para se afastar da parede mais subindo no ar !!!
Ele leva seu joelho exterior para perto do peito para manter a postura ( o corpo em equilibrio )
Com o poder do salto ele precisa somente focalizar a sua área de aterrisagem antes
de finalizar a manobra e então continuar
com sua Run ( Suas manobras ) .
Difilculdade: Facil
Executed by Ez
Essa tecnica é mto simples , vc deve procurar um muro ou alguma grade , e deve fixar seus pés de uma maneira firme no obstaculo então ande em cima dele devagar.
Gire , volte . ande de novo . o segredo esta em vc aprender aonde eh seu ponto de Equilibrio, qual seu pé que te da melhor apoio e assim por diante. Com essa tecnica vc ira se conhecer melhor !
Equilibrio de Gato ( Cat Balance )
Dificuldade: Facil
Executed By Bam
O Cat Balance é mto usado por traceur para se subir em muros ou corrimões com
alguma inclinação sendo tbm uma forma de se andar por muros sem chamar muita atenção.
Aqui Bam esta se equilibrando , observe que a mão direita dele vem acompanhada tbm da perna esquerda! Desta forma vc cruze seu ponto de equilibrio criando um apoio maior. Quando a mão esquerda vai pra frente a perna direita vai para frente tbm! O segredo dessa tecnica esta em vc saber manter a postura , fique sempre perto do obstaculo e não levante muito a bunda senão vc perderá o equilibrio.
O Equilibrio vem com o tempo ! Então seja paciente.Desmonte ( Dismount)
Dificuldade: Facil
Executed by Ez
Desmonte pode ser usado p/ cat leaps e outros Vaults.
Usa-se melhor adicionandos a saltos com Tecnicas do Freerunning ( acrobaticas ).
Aqui o ez apenas terminou um vault ele está posicionando-se
para descer. A primeira coisa que ele volta é a sua cabeça para
marcar sua área de aterrisagem.
Então usa seus pés para saltar da parede (similar a um gato)
e traz seus joelhos para cima.
Com a zona da aterrisagem a vista, ajusta sua postura no ar
para permitir uma aterrisagem confortável e com pouco impacto.
Quando chega ao solo seus joelhos dobram-se e ele golpeia o chão com sua mão.
Isto minimiza o impacto com o solo e ele pode então continuar a mover-se para
o obstáculo seguinte.
para descer. A primeira coisa que ele volta é a sua cabeça para
marcar sua área de aterrisagem.
Então usa seus pés para saltar da parede (similar a um gato)
e traz seus joelhos para cima.
Com a zona da aterrisagem a vista, ajusta sua postura no ar
para permitir uma aterrisagem confortável e com pouco impacto.
Quando chega ao solo seus joelhos dobram-se e ele golpeia o chão com sua mão.
Isto minimiza o impacto com o solo e ele pode então continuar a mover-se para
o obstáculo seguinte.
Rolamento Basico ( Basic Rolling)
Dificuldade: Medio / Dificil
Executed by Ez
Tecnica Importante:
Usa-se o rolamento para aliviar o impacto de saltos ( bigjumps ) com chance de risco as juntas do corpo tbm é utilizado
quando se salta com velocidade para frente ( embalo).
Aos iniciantes no PK (Parkour) o rolamento é a primeira coisa que nós
ensinamos a qualquer um porque conservará seu corpo e seus joelhos inteiros . Rs
Os erros para praticar o rolamento existem mais isso com a pratica se resolve, praticar estes rolamentos é a
base para a pratica do Parkour e lembre-se aprenda o rolamento e depois
passe para os grandes saltos.
Esse rolamento sera suas "asas" ao saltar em lugares altos e ao
aterrisar em superfícies duras nas quais vc precise d eum grande amortecimento.
Todos tem seu próprio método preferido do rolling ( rolamento) mas o mais
básico está sendo demonstrado aqui pelo Ez.
Em uma posição vertical firme as plantas dos pés e va agachando devagar !
Apoie suas duas mãos no chão, e faça com que seus braços fiquem em formato de Arco (Arredondados
como se vc estive segurando uma bola entre as mãos e o peito ) mantenha os braços firmes não deixe que eles fiquem
esticados e nem dobrem demais
Seus braços devem ficar assim ( * ) os parenteses são seus braços e o asterisco sua cabeça. Qdo apoiar as mãos no chão deixe os
braços arredondados em forma de arco e mantenha-os firmes.
Role sobre seu ombro esquerdo, enquanto projeto seu corpo para frente ( meio de lado ) prepararando-se para o rolamento.
No rolamento use o antebraço e o braço para apoiar seu peso no chão mas sem deixar o cotovelo e o ombro
tocarem o chão.
Observe pela imagem que ambas as as mãos estão colocadas no lado esquerdo da cabeça e a cabeça de Ez tambem
esta inclinada para o lado Esquerdo isso evitara que ele apoie a cabeça no chão um possivel impacto e permitirá que
a cabeça dele não participe do rolamento só encostando a parte de tras do ombro ( omoplata ) no concreto.
A colocação da mão assegura também que sua cabeça esteja protegida
enquanto ele faz o rolamento.
Um pouco de força para a frente com seus
pés permite que o rolamento não perca demasiada velocidade quando a
parte traseira das costas entrar em contato com o chão!
Rolando em cima da parte de tras do Ombro diagonalmente através da tecnica
impede que qualquer parte de rosto e a ponta do ombro faça contato com o
concreto.
O movimento diagonal tráz ele pra frente quase lateralmente e sem causar
nenhum dano as seus ossos protegendo-o do impacto.
Os pés são posicionados de modo que uma vez que o rolamento seja completo e assim ele possa levantar.
Assim Ez esteja pronto para se levantar e continuar
sua Run.
Preste atenção neste video e aprenda os detalhes para rolar corretamente! ^_~
ATENÇÃO: ROLAMENTO NÃO DOÍ NEM MACHUCA ENTÃO SE VC ESTA COM DORES OU COM RALADOS VC ESTA ROLANDO ERRADO !
Procure alguem que pratique para te ajudar ou uma academia de artes marciais ( kung-fu ou Aikido ) para aprender a tecnica. Infelizmente não dá para se aprender tudo pela internet! ^_~
Aterrisagem com Rolamento
Dificuldade: Medio / Dificil
Executed by Bam.
Usado ao saltar fora de um obstaculo onde haja mto impacto
essa tecnica permite q vc redirecione a energia do choque com o chão.
Um praticante de Pk usa isso todos os dias ! Rs
Aqui o Bam saltou de uma parede e move-se para a frente.
Enquanto ele esta em queda ele já está programando seu rolamento.
Para preparar a aterrissagem ele dobra seus joelhos, mas usa seus pés para dar um leve
impulso para frente ao colocar suas mãos em um lado de sua cabeça na terra e projetar um rolamento.
Então dobra os joelhos e rola sobre a parte de tras de seu ombro ( Omoplata ) da mesma
maneira que o rolamento básico.
Dificuldade: Médio
Executado por Ez
Aqui o Ez está fazendo um Salto de Abertura . Saltando uma fenda
Ez esta olhando a área de aterrisagem para fazer o salto, o Ez
inclina-se no salto com os joelhos dobrados ligeiramente.
Devagar ele vai inclinando seu corpo para frente ate obter um bom angulo para o salto
quando seu corpo esta inclinado ele posiciona seus braços para frente
para endireitar ( equilibrar ) sua postura.
Então explode na ação ( explosão muscular) e salta acima em um ângulo inclinado com seu corpo
em formato de uma seta reta.
Enquanto esta no ar Ez ja vai calculando seu lugar de aterrisagem e a tecnica que ira
utilizar para amortecer o impacto de seu salto.
Como a aproximação da aterrisagem, endireita os pés mas os mantem
um pouco relaxados para o impacto.
A aterrisagem é feita, e como não há nenhum espaço para rolar assim que entra em contato com o solo
Ez utiliza um Landing ( Aterrisagem ) para amortecer a queda! Dobrando seus joelhos profundamente
para dirigir de novo o choque do salto ao chão enquanto dobra seus joelhos EZ distribui impacto
batendo com suas mãos no Chão.
Precisão com Impulso ( Precision Running )
Dificuldade: Médio
Executado por Ez
Usa-se qdo se tem aberturas ou obstaculos propricios para tal manobra. Gerlamente aonde uma precisão com o corpo ereto não
alcansaria o obstaculo Saltar com precisão necessita mta pratica, como na ordem , para executar
uma precisão perfeita você necessita ter focalizado o lugar certo p/ a aterrisagem.
Então analise bem a distancia e o lugar de aterrisagem!
Ez corre e faz o salto sob medida analisando a distancia e tudo mais.
Enquanto se prepara para saltar um pé fica como base para o impulso e faz
um impulso dinâmico para cima em um ângulo de 45 graus.
* Às vezes pode parecer fácil de saltar em linha reta direto ao ponto mas esta aterrisagem
não eh tão facil qto , cuidado para não passar ou não alcançar o obstaculo .
O melhor método é saltar para cima em um ângulo e vir para baixo na área de aterrisagem.
E Isto deixara mais fácil a parada do salto.
A quantidade correta de impulso foi usada aqui evitando uma Queda.
A postura do corpo está inclinanda para trás ligeiramente para neutralizar todas
as possibilidades de naum se alcançar o obstaculo.
O Ez está olhando para aterrar e parar no ponto. Para fazer isso ele se aproxima
da área de aterrisagem com os pés quase retos e o corpo fica ligeiramente inclinado para trás.
A aterrisagem é feita, repare que os braços de EZ estão sendo usados como um contrapeso (como se ele fosse bater palmas
na frente do corpo depois da aterrisagem ) caso contrário poderia haver o risco de uma queda por perda do equlibrio.
A aterrisagem e o salto ambos são feitos com uma boa precisão sem erros, então calcule bem os saltos.
Essas são as Tecnicas mais Simples , se vc ja as estudou e ja se acha dominantes das tecnicas Basicas !
Então Siga Adiante!
A arte do Movimento ?
Antes de qualquer explicação , o melhor a fazer é assistir o video a seguir , aonde o Criador do Le Parkour explica a pratica.
Complemento
Parkour, ou Le Parkour (abreviação: PK) é uma disciplina física de origem francesa, em que o participante, chamado de "traceur" no masculino, ou "traceuse" no feminino, sobrepõe obstáculos de modo mais rápido e direto possível, utilizando-se de diversas técnicas como saltos, rolamentos e escaladas.
O Parkour moderno surgiu quando David Belle e os irmãos Yahn, Frederic Hnautra e David Malgogne se encontraram nas ruas de Lisses, em Paris. Perceberam que tinham muito em comum, tanto no prazer pela busca da forma física plena como no desejo de vencer desafios. A inspiração para criar o nome veio da expressão "Parcours Du Combattant". Foi uma referência ao percurso de obstáculos desenvolvido por Georges Hébert (1875-1957), pioneiro na prática de educação física na França como parte de seu "Méthode Naturelle" ou Método Natural de Educação Física, concebido no início dos anos 20 e que foi utilizado por soldados franceses na Guerra do Vietnã para realizar resgates.
Basicamente, o Parkour é a arte do movimento ou a arte de ser útil com o movimento. Por meio de movimentos eficientes seus praticantes podem ir de um lugar a outro utilizando somente os recursos que seu corpo pode oferecer.
Aprender a superar os obstáculos. Este é o grande ensinamento que o Parkour proporcionou ao brasileiro Bruno Shiraishi, 19. O jovem mora em Kita Koshigaya, em Saitama, e trabalha em uma empresa que fabrica refeições prontas. Mesmo com a rotina exaustiva ele encontra tempo para treinar o Parkour e também o Ninjutsu, duas artes que ele aprendeu no Brasil e procura treinar no Japão, mesmo sozinho.
"Quando temos algum problema na vida, se não o enfrentarmos, nunca o superaremos. Assim acontece também com o Parkour", explica Shiraishi.
Ele relembra que descobriu o esporte com os amigos pela Internet, em 2005. "Praticávamos em praças e corrimões em Votuporanga, cidade em que morava no Brasil". Shiraishi diz que no início viu vídeos de muitos profissionais em ação, mas tinha consciência de que não poderia imitá-los por não estar preparado. "Começamos pelos obstáculos mais baixos e conforme ia ficando mais fácil partíamos para um mais difícil, assim íamos evoluindo.", relata. O brasileiro alerta que "Não adianta nada a pessoa querer superar um obstáculo para o qual não está preparada e depois ficar numa cadeira de rodas". E acrescenta que a pessoa deve fortalecer os punhos e os braços, "pois são eles que vão salvar a sua vida quando você não conseguir realizar um salto direito".
Agradecimento: Yeiki Yamaguchi
Texto retirado: http://www.educacaofisica.com.br/mostra_noticia.asp?id=2548
Como surgiu?
Os movimentos do Parkour são utilizados desde o inicio da humanidade, mas a arte na verdade foi criada nos anos 80 em Lisses, França. Iniciado por um grupo de crianças brincando, que resolveram
levarem a serio o que era o estilo militar de cruzar obstáculos. As crianças em questão cresceram e desenvolveram a arte. Dois deles são os conhecidos David Belle e Sebastien Foucan. Mas vários
sites, praticantes e outros acreditam que a arte tenha sido criada por um grupo maior de pessoas.
Outra grande influencia, foi o pai de David Belle, com seu passado militar e influenciado também
pelo Método Natural (Méthode Naturelle).
O Le Parkour no Brasil começou de maneira simples, Leonard Akira Hka (como é conhecido), conheceu o Parkour em 2001 , quando um amigo (Jonathan Ferreira) num intercâmbio em Londres teve a oportunidade de conhecer o que ainda era a cena "Underground" e pouco conhecida do Parkour e do Freerunning com "traceur" europeus , depois de conversar e aprender um pouco sobre a Filosofia da pratica esportiva sem competição, seu amigo lhe passou alguns links de fotos, alguns vídeos e alguns sites para Leonard Akira no Brasil, que logo se interessou pela prática, de forma crescente.
Em 2002, Leonard Akira começou a tentar seus primeiros saltos, e começou a escrever sobre a Parkour em seu antigo blog. Mas desanimou e os treinos começaram a ser cada vez menos freqüentes. Em 2004, Leonard Akira teve novamente contato com o Parkour em uma matéria exibida na MTV no antigo programa Buzzina, de Cazé Peçanha. A partir daquele momento ele decidiu treinar freqüentemente.
Como no Brasil ainda não existiam praticantes, Leonard Akira - Hka - começou a treinar sozinho, utilizando-se de fotos e ensinamentos obtidos pela Web. Em 2004, Akira começou a praticar seriamente e começou a formar as bases para a PRIMEIRA PÁGINA SOBRE LE PARKOUR DO BRASIL. Em setembro de 2004 a pagina foi ao ar pelo Blogger e em pouco tempo se tornou o "point" principal de "traceurs" de todo Brasil (mesmo contendo erros nos primeiros meses que foi ao ar, por culpa de traduções). Com a página no ar e treinando, Akira começou a ensinar o Parkour pelo Interior de SP para amigos e praticantes de Artes Marciais, com isso foi se tornando cada vez mais conhecido e reconhecido.
No começo de 2004, jovens de São Paulo e Brasília também começaram a se aventurar na prática de origem francesa, e estudar sua filosofia. Em 2004, praticantes de São Paulo e Leonard Akira , foram convidados a fazer o que seria a primeira grande matéria sobre o Parkour do Brasil, para o Jornal Folha de São Paulo, tal matéria teve repercussão Nacional. E assim a primeira pagina sobre o Parkour do Brasil teve um aumento crescente de visitas por ser a única fonte na época de informações sobre Le Parkour.
(Fonte: Folha de SP 08/09/2005).
www.leparkourbrasil.blogger.com.br
www.leparkourbrasil.blogger.com.br
Leonard Akira – Hka - na época decidiu se unir com um grande grupo para divulgar a prática e então conseguiu o auxilio da Urban Free Flow.
( www.urbanfreeflow.com )
( www.urbanfreeflow.com )
E hoje a pagina Le Parkour Brasil.Blogger é o maior centro de informações e técnicas de Parkour e Freerunning do Brasil, tendo cerca de 1.000 acessos mensais!
Complemento: a página www.leparkourbrasil.blogger.com.br, foi considerada por vários "traceurs" o epicentro de informações de Parkour do Brasil, divulgando "crews", treinos e eventos em todo o país. (2006/2007).
A página (www.leparkourbrasil.com.br) foi criada em 02/09/2005. E fundou ali o site do grupo Le Parkour Brasil - 2º site de Parkour do Brasil. E a mesma não tem nenhum vínculo com o site (www.leparkourbrasil.blogger.com.br) ou com o Grupo Parkour Brazil Team.
Propagação do Parkour
A primeira vez que se teve noticias de outros "traceurs" no Brasil, foi no inicio de 2004, quando alguns grupos em Brasília e São Paulo deram uma entrevista para Revista Isto É (quem não é considerada uma verdadeira matéria sobre parkour por terem focado o parkour como uma filosofia Radical e Kamikaze ) - Confira :
Depois, com o tempo, foram nascendo grupos em Curitiba e Florianópolis.Nesta época o Jornal Folha de São Paulo fez uma entrevista com Leonard Akira Hka e o Grupo Le Parkour Brasil de SP e foi uma grande referência em questão de matéria sobre parkour no Brasil e foi então que o Estopim foi aceso.
Leonard Akira: "Nesta época eu já havia avançado consideravelmente na prática e estava ensinando para pessoas interessadas no Parkour."
Depois dessa entrevista para o jornal , ouve uma divulgação do Grupo Le Parkour Brasil para o Programa da MTV Gordo Freak Show (considerado um canal fechado - pois o mesmo é aberto apenas para capitais ou grandes cidades, excluindo pequenas cidades - http://pt.wikipedia.org/wiki/MTV_Brasil). A mesma matéria mostrou errôneamente o Parkour como uma pratica Vandalizada e Radical (mas a matéria serviu como degrau para mais divulgações).
Depois da matéria para MTV, Leonard Akira e mais dois "traceurs" Rafael e Fernando (Nabo), foram convidados para dar uma entrevista para o Programa a Noite é uma Criança, de Otávio Mesquita na Band. A matéria, mesmo exibida tarde, foi o impulso que faltava para grandes divulgações (já que se tornou a primeira matéria em TV aberta do Brasil ), depois dessas divulgações surgiram muitas outras para a Internet e Faculdades e surgiram mais divulgações em TV Aberta como a da Band, SBT, Record, Gazeta e Rede Globo, aonde Leonard Akira e traceurs do Rio de Janeiro ( Voltz ) gravaram uma excelente matéria para o Fantástico! E houve outras matérias para canais fechados também, como ESPN, Multishow (Tribos, com Daniela Suzuki), Sony, etc.
Hoje, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Brasília são os estados brasileiros em que se tem noticia da maior cena ativa de Parkour, com cerca de 20.000 praticantes ativos, e mais de 1.000 praticantes com um bom nível técnico.
Texto Revisado & Redigido por Bruce Waine.
Sendo um esporte que usa os obstáculos urbanos, os "traceurs" no Brasil enfrentam o problema
dos seguranças e policiais. É difícil um policial que vê uma pessoa pulando muros de 2 metros,
com um simples toque, passando por cercas, grades, pulando de um telhado pro outro, e todas
as outras coisas que fazem do Parkour um esporte intenso, entender que ele está praticando
um esporte, uma disciplina atlética, que estimula a mente, cria resistência física, velocidade,
e o mais importante, seguindo uma filosofia de treinamento disciplinada (com origens militares).
dos seguranças e policiais. É difícil um policial que vê uma pessoa pulando muros de 2 metros,
com um simples toque, passando por cercas, grades, pulando de um telhado pro outro, e todas
as outras coisas que fazem do Parkour um esporte intenso, entender que ele está praticando
um esporte, uma disciplina atlética, que estimula a mente, cria resistência física, velocidade,
e o mais importante, seguindo uma filosofia de treinamento disciplinada (com origens militares).
"Traceurs" são freqüentemente confundidos com marginais, pedidos que se retirem de locais (mesmo de locais públicos) por policiais; sem falar nos seguranças de prédios e áreas comerciais. Mas
vale lembrar também que existem pessoas esclarecidas e educadas, que em muitos lugares os seguranças e policiais perguntam apenas o que esta acontecendo, pedem que se tomem cuidados e liberam pra continuar, muitos deles ate ficam admirados e elogiam os movimentos dos praticantes.
vale lembrar também que existem pessoas esclarecidas e educadas, que em muitos lugares os seguranças e policiais perguntam apenas o que esta acontecendo, pedem que se tomem cuidados e liberam pra continuar, muitos deles ate ficam admirados e elogiam os movimentos dos praticantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário