Menu Rápido

22 de out. de 2011

Sucessos Automáticos


Você não quer ficar rolando dados o tempo todo; isso pode atrapalhar a interpretação. Street Fighter emprega um sistema bem simples para sucessos automáticos — liberando, portanto, os jogadores de rolamentos para tarefas que seus personagens poderiam fazer de olhos fechados.
Funciona assim: se o número de dados que você tem em sua Parada de Dados tarefa igualar ou superar a dificuldade da tarefa, seu personagem tem sucesso automaticamente. Porém, como esse sucesso é considerado marginal (o mesmo que ter apenas um sucesso), algumas vezes o jogador vai querer rolar de qualquer jeito na tentativa de obter mais sucessos. Mas, para ações bem simples e repetitivas, sucessos automáticos podem evitar perda de tempo.
Por exemplo: digamos que Joe quer ver se seu Street Fighter, Tsunami, consegue encontrar um arquivo da Shadaloo escondido em algum lugar do escritório do corrupto chefe de polícia. O Narrador informa a Joe que ele deve rolar Percepção + Investigação contra uma dificuldade 6. Tsunami tem um Atributo Percepção 3 e uma Habilidade de Investigação 4 — sete pontos no total. O Narrador permite que Joe use o sistema de sucesso automático.
Como Joe tem sete pontos e a dificuldade é 6, então Tsunami encontra o arquivo da Shadaloo sem precisar rolar dados. Outra maneira pela qual um jogador pode obter um sucesso automático é gastando um ponto de Força de Vontade. Você não vai querer fazer isso com freqüência, mas pode ser bem vantajoso quando se tenta certos feitos heróicos. É claro que o gasto de Força de Vontade apenas conta como um sucesso se múltiplos sucessos forem necessários. Além disso, mesmo a Força de Vontade não será suficiente para que um personagem seja bem sucedido em um feito que o Narrador determinou como sendo impossível.
Quando jogamos, usualmente fazemos uma combinação de rolamentos e sucessos automáticos. Durante a maioria das cenas — especialmente quando estamos profundamente envolvidos na história — nós nem mesmo rolamos dados, preferindo interpretar sem interrupção. Porém, quando estamos no clima de jogar-um-jogo ao invés de contar-uma-história, fazemos muitos rolamentos de dados e adicionamos muitas complicações às regras.
A regra dos sucessos automáticos funciona bem para as habilidades, mas não para o combate. Para o combate, recomendamos que você use as regras de combate ao invés da regra de sucessos automáticos. Para mais informações sobre o Combate, leia o Capítulo 7.

Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]