Kickboxing americano ou boxe americano é um esporte de combate que teve sua origem através das técnicas de boxe e caratê. Surgiu em Nova Iorque, Estados Unidos, na década de 1970. É uma mistura de várias artes marciais, associadas as luvas e os golpes do boxe aos chutes do caratê.
Essa arte foi criada com o anseio de mais expressão dentre as artes marciais. Enquanto o caratê, o kung fu e o taekwondo, quando praticados como desporto, evitam o contato físico, no kickboxing americano os golpes são muito fortes. Por isso, os seus praticantes usam luvas, capacete, botas e outros acessórios de proteção.
O kickboxing americano surge no inicio dos anos 70 promovido pela Professional Karate Association (PKA), como primeira forma híbrida de competição entre diversos estilos de artes marciais permitindo o uso das técnicas de pernas das artes marciais como o taekwondo e o caratê juntamente com as técnicas de punhos do boxe inglês.
A intenção era criar um novo esporte onde os praticantes de caratê dos Estados Unidos poderiam lutar com contato pleno e com rounds como no boxe, já que eles não eram autorizados a atingir uns nos outros em torneios de caratê tradicional.
O primeiro evento de kickboxing americano foi realizado em 17 de Janeiro de 1970, com uma luta entre Joe Lewis e Greg Baines.
Este sistema de combate tomou corpo após uma série de escândalos envolvendo o campeão mundial de caratê Dominique Vallera em Long Beach, no Mundial de Caratê de 1975, quando o mesmo fez porta bandeira do contato pleno.
Muitas questões foram levantadas sobre o alto risco de lesão quando o esporte começou. Como resultado, as regras de segurança foram melhoradas e equipamentos de proteção foram adicionado.
Nos anos 80 surge um novo estilo de full contact promovido pela WKA, o full contact com lowkick (kickboxing) por influência do muay thai.
Atualmente, o kickboxing americano é organizado por entidades de pugilismo mundial, como exemplo a ISKA (International Sport Kickboxing Associaton), WUFC (World Ultimate Full Contact), WFCA (World Full Contact Association), FCFF (Full Contact Fighting Federation), WKA (World Kickboxing Organization).
Como este é um esporte relativamente novo, não existem tradições de longo prazo. O esporte sofreu alterações e foi refinado durante as últimas duas décadas. Competidores usam sparring, chutes, socos, chutes de bloqueio, boxe de sombra, e quebra de madeira que é aprendido e aplicado sob orientação de profissionais.
Graduação
A graduação utilizada pela Confederação Brasileira de Kickboxing é: branca, amarela, laranja, verde, azul, marrom e preta.
Regras de competição
Estas são as regras utilizadas no kickboxing americano:
Os oponentes estão autorizados a bater uns nos outros com os punhos e pés, batendo acima do quadril;
Lançar o oponente ao solo com a perna da frente, estando para dentro ou fora do pé da frente do adversário é permitido;
O uso de cotovelos ou joelhos é proibido e o uso da canelas desprotegidas raramente é permitido;
Os combates são geralmente de três à doze rounds (com duração de dois ou três minutos cada) para competições amadoras e profissionais com um descanso de um minuto entre as rodadas.
As regras contrastam com o muay thai, onde o uso de cotovelos e joelhos são permitidos. Lutadores e promotores podem concordar com as regras, que podem incluir chutes apenas da cintura para cima, chutes em qualquer lugar, sem joelhadas, joelhadas somente no corpo, e assim por diante. O tempo de duração e o número de rounds pode variar dependendo das regras estipuladas previamente por cada lutador ou organizador. Um vencedor é declarado durante a luta, se existe uma submissão (lutador desiste ou treinador joga a toalha), nocaute (KO), ou a interrupção do árbitro (nocaute técnico - TKO). Se todas as rodadas terminam sem nocaute, em seguida, a luta é pontuada por uma equipe de três juízes. Os juízes determinam um vencedor com base na sua pontuação de cada rodada. Uma decisão dividida indica uma divergência entre os juízes, enquanto uma decisão unânime indica que todos os juízes viram a luta da mesma maneira e todos declararam o mesmo vencedor.
Categorias
Supermosca : menos de 57 kg
Ligeiro: de 57 a 63 kg
Superligeiro: de 64 a 69 kg
Meio-médio: de 70 a 75 kg
Médio: de 76 a 79 kg
Médio-pesado: de 80 a 84 kg
Pesado: de 85 a 90 kg
Superpesado: mais de 91 kg
Ultimate Full Contact
Na década de 1990 surgem as competições de Ultimate Full Contact (Vale-tudo, Free-fight, MMA, Pancrase, NHB) com regras mais amplas permitindo também o uso das técnicas de submission grappling (jiu-jitsu, sambô) e wrestling.
O Ultimate Full Contact é uma competição completa onde são permitidos todos os recursos lutando-se de pé ou no chão usando as técnicas mais eficazes de todas as distâncias de combate, técnicas estas executadas com contato pleno (full contact) tornando-o um desporto de combate difícil e exigente, mas impressionante e espectacular, pois é bastante dinâmico, exigindo muita resistência, concentração inteligência e astúcia dada a sua complexidade e duração (realizado com rounds longos ou sem limite de tempo) sendo o resultado aos pontos, por submissão ou nocaute.
O Kickboxing Ocidental começou como uma tentativa de tornar as artes marciais mais atraentes para o público americano. Combinava o karatê, o kung fu, o boxe e o boxe tailandês. Teve uma boa audiência quando se tornou um esporte pela primeira vez e começou a ser exibido em cadeia nacional pelas redes de TV, mas os americanos logo ficaram entediados quando viram que não tinha o mesmo brilho das outras artes marciais. De qualquer forma, tem seus praticantes. O Kickboxing tenta ser uma versão mais elaborada do Boxe, e seus estudantes provam isso. Eles tentam combinar o exibicionismo do boxe com a disciplina das artes marciais. Eles pegam alguns dos movimentos mais simples das artes marciais e tentam torná-los mais atraentes adicionando giros e saltos. Isto ocasionalmente pode parecer uma perda de tempo, porém, mais de um lutador já perdeu a calma, e a luta, para um kickboxer habilidoso. O kickboxing ocidental usa muitos socos do boxe e chutes do boxe tailandês e karatê. Na verdade, muitos lutadores de kickboxing ocidental começaram suas carreiras como boxers amadores. Recentemente o kickboxing voltou a chamar a atenção do público. Foram lançados diversos filmes baseados neste esporte, e lutas são transmitidas pela TV. O lutador jamaicano Dee-Jay tem impressionado e entretido o público, adicionando sua própria mágica a este esporte. Sob a orientação adequada, o kickboxing ocidental pode vir a provar ser um estonteante novo estilo.
Escolas: escolas de kickboxing podem ser encontradas em qualquer grande cidade. Aquelas encontradas na Filadélfia, Nova Iorque e Washington D.C. são normalmente as melhores, devido aos profundos antecedentes de boxe nestas cidades. Isso não quer dizer que as escolas em outras cidades sejam ruins, mas as boas academias são mais difíceis de encontrar. Kickboxing é um dos estilos mais organizados. Ele segue o formato normal de treinamento e publicidade que fez do boxe um sucesso. O treinamento em si é tão duro quanto no boxe, às vezes até mais. Empresários e treinadores mantém os lutadores em um esquema de horário restrito que toma muito tempo livre e liberdade dos boxers. Pode parecer chato, mas a maioria dos treinadores não tem problemas em mostrar a porta da rua para os estudantes rebeldes ou desobedientes.
Membros: qualquer um pode treinar para ser um kickboxer, mas poucos realmente se tornam lutadores. A maioria desiste, outros não têm o que é preciso para vencer. A maioria dos melhores lutadores é composta por meninos de rua que têm algo a provar.
Conceitos: durão de rua; membro de gangue; boxer; atleta
Chi Inicial: 2
Força de Vontade Inicial: 5
Lema: "Tenho lutado a vida toda para sair das ruas, e o kickboxing me mostrou como. Devo minha vida a ele."
Soco
Dashing Punch (5), Double-Hit Punch (1), Fist Sweep (2), Heart Punch (4), Hyper Fist (4), Lunging Punch (2), Rekka Ken (5), Spinning Backfist (1), Spinning Knuckle (3), Turn Punch (5), Vulcan Punch (5).
Chute
Ax Kick (3), Crack Shoot (3), Double Dread Kick (3), Double Hit Kick (1), Flying Knee Thrust (1), Hundred Kicks (5), Reverse Frontal Kick (1), Slide Kick (2), Stepping Front Kick (4), Tiger Knee (5), Wounded Knee (2).
Bloqueio
Counter Attack (2), Deflecting Punch (1).
Apresamento
Backroll Throw (1), Brain Cracker (1), Knee Basher (2) .
Esportes
Power Charge (2).
Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário