VIII. JUÍZES
A. Nenhum juiz poder ter interesse financeiro em qualquer lutador
que ele julgar.
B. Nenhum juiz podera ser gestor/treinador de qualquer lutador que
ele julgar. C. Em uma disputa que chegar ao tempo limite, o resultado será
decidido por uma decisão da maioria dos três (3) juízes da MMAC.
D. Um juiz é credenciado, sancionado e selecionado com base em seu
caráter, a experiência, o seu status no mundo do MMA, o conhecimento dos
sistemas de MMA e imparcialidade.
E. critérios de julgamento
1. Os juízes são requeridos para determinar o vencedor de uma
disputa que vai até o seu limite de tempo integral com base nos seguintes
critérios:
-Golpes limpos
-Grappling eficiente
-Controle do Octagono
-Eficiência na agressividade
F. Golpes limpos
1. O lutador que é efetivo e eficiente nos seus golpes.
2. Há duas maneiras de mensurar os golpes:
-O número total de golpes limpos
executados (mais eficiente)
-O número total de ataques
pesados executados (mais eficaz)
G. Os golpes pesados executados com mais eficiência, valem mais
para os juízes do que um total de golpes executados.
1. Se o poder de ataque entre os lutadores era igual, então o
número total executado será usado como critério de desempate.
2. O número total de golpes executados, deve ser em quantidade
suficiente para favorecer um lutador para que se vença um round.
H. Golpes executados na posição de guarda frontal, geralmente são
mais pesados e mais eficazes do que os executados na parte de trás.
1. Assim, um juiz deve reconhecer que os ataques eficazes
executados a partir da posição de guarda frontal são de "qualidade
superior" do que os executados por trás.
2. O juiz deve reconhecer que nem sempre é esse o caso.
No entanto, a grande maioria dos
lutadores prefere a posição de guarda frontal para golpear. Esta é uma forte indicação
de que é uma posição dominante.
I. Grappling eficiente
1. O juiz reconhecerá o valor tanto de queda limpa como de uma
posição de guarda ativa.
2. O juiz reconhecerá que um lutador que é capaz de realizar quedas
limpas, é efetivo no grappling.
3. Um juiz reconhecerá que um lutador de costas em uma posição de
guarda ativa, pode ser efetivo no grappling, através da execução de repetidas
tentativas de submission e inversão, resultando em contínua defesa do lutador
em posição favorável.
4. Um juiz reconhecerá que um lutador que fizer manobras para uma
guarda montada é grappler efetivo.
5. Um juiz reconhecerá que a posição de guarda somente será
pontuada neutro ou nivelado, se nenhuma das situações anteriores foram
atendidas. (itens 2-4).
6. Um juiz reconhecerá que, se os lutadores permanecem na guarda a
maior parte de um round sem nenhum lutador ter uma vantagem em golpes e em
"grappling" eficiente, (itens 2-4), o lutador que realizou a queda
merece o round.
7. Uma reversão limpaa é igual a uma queda limpa em eficiência no
grappling.
J. Controle do octágono
1. O lutador que ditar o ritmo, o lugar e a posição de luta.
2. Um atacante que livra-se de uma tentativa de queda e permanece
em pé e for eficaz nos golpes, tem o controle do octágono.
3. A grappler que pode dar queda em um "striker" e
leva-ló ao solo, tem o controle do octágono.
4. O lutador que no solo, cria situações de submissões, monta ou
cria boas oportunidades.
K. Agressividade efetiva
1. Isto significa simplesmente que o movimento de ataque termina
com sucesso. (Pontuação)
2. Jogando um ataque se movendo para trás não é tão eficaz como um
para frente.
3. Jogando um ataque sem destino não é uma agressividade eficaz.
4. Avançar e ficar golpeando não são uma agressividade eficaz.
5. Ataques de queda defendidos não é uma agressividade eficaz.
L. Critérios de Avaliação
1. Cada juiz é o avaliador do lutador que foi mais eficaz. Dessa
forma golpes e "grapplings" são prioridade.
2. Avaliar os critérios requer o uso de uma escala móvel. Combates
pode permanecer em pé ou no solo. Os juízes devem reconhecer que não é o tempo
que os lutadores estão em pé ou no solo, mas a pontuação conseguida por eles ao
mesmo tempo nessas posições.
3. Se 90% do round é no solo e um lutador fica por cima, então:
-grappling eficaz é de maior peso
na pontuação.
-golpes limpos é peso seguinte.
Se um golpe limpo for marcado no round, o juiz deverá contá-lo. No solo, golpes
limpos superam um grappling eficaz.
-controle do octágono é o próximo
passo (ritmo, lugar e posição)
4. O mesmo vale se 90% do round for em pé. Assim:
-golpes limpos tem um maior peso
(lutador mais eficiente)
-em segundo um grappling
eficiente (quedas ou clinching)
-no controle do octágono que
lutador manteve posição melhor? Qual lutador criou situações que levou a golpes
eficazes?
5. Se um round foi 50% em pé e 50% no solo, então:
-golpes e grappligs tem o mesmo
valor
-controle do octágono seria o
segundo fator
6. Em todas as três situações hipotéticas, agressividade seria o
ultimo fator. É o
critério de menor importância.
Desde a definição de movimentos de ataque e pontuação, é necessário que os
árbitros considerem o primeiro ponto.
7. Assim, para todos os juízes do UFC, a ordem de critérios de
avaliação é:
-golpes eficazes e limpos pesam em
primeiro lugar.
-controle do octágono
-agressividade eficaz
M. Critérios de dominação
1. Um juiz pode determinar que um lutador dominou o seu adversário
em um round. Isso pode resultar em dois ou mais pontos de diferença no
"Score card" do árbitro.
2. A definição de dominação de round é a capacidade de um lutador
de realizar golpes efetivos, grappling e o
controle de seu oponente.
3. Um juiz pode determinar que um round foi dominando se um lutador
foi afetado por:
-"knocked down" da
posição de pé por um golpe limpo
- tentativa de submissão
-quedas
-golpes limpos em pé ou no solo.
N. Procedimentos dos "score card" dos juízes
Após cada rodada:
1. Cada juiz deve determinar e registar a pontuação de cada round.
2. um funcionário MMAC irá recolher o "score card" depois
de cada round.
3. o funcionário MMAC irá controlar e adicionar cada juíz aos
pontos do round.
4. Se a luta chegar ao tempo limite, o funcionário da MMAC irá
adicionar cada juiz ao seu "score card" para um duplo controle
5. o lutador com o maior número de pontos ganha a luta no scorecard
de cada juíz.
6. o lutador que venceu na maioria dos Scorecards dos juízes, ganha
a luta.
7. o funcionário MMAC vai entregar a decisão ao locutor.
O. Tipos de decisões do juiz
1. Se todos os três scorecards concordam- unânime
2. Se dois dos três scorecards concordam- dividido
3. Dois scorecards concordam e um dá empate - maioria
4. dois concordam com empate- empate
5. todos scorecards são diferentes- empate
IX SISTEMA DE PONTUAÇÃO
A. O MMAC UFC e adotaram o sistema de 10 pontos.
O juiz irá utilizar os critérios
para determinar um vencedor de cada round. O passo três no round é o seguinte:
-determinar o vencedor do round
(pode ser empate).
-determinar-se vencedor dominou
round.
-faltas (subtrair um ponto por
falta).
B. Empate novamente são aceitáveis em eventos MMAC
C. Pontos totais
1. dois lutadores que empatam é atribuída uma pontuação de 10-10.
2. o lutador que ganha uma round, é dada uma pontuação de 10-9.
3. A lutador que domina uma rodada, é dada uma pontuação de 10-8 (a
pontuação de 10-7 é possível para um round dominante).
4.Para cada lutador que comete
uma falta, um ponto é subtraído. Esta dedução pode mudar de um vencedor para um
empate. 9-9.
D. Pontuação de Faltas
1. Falta será avaliada uma pena de um ponto no round que ocorreu.
Se duas faltas ocorreram, uma pena de dois pontos serão avaliados.
2. Todas as faltas são de responsabilidade do árbitro aplicalas.
3. o Árbitro irá notificar os juízes que a falta foi feita. O
árbitro irá notificar os juízes imediatamente, parando a luta. Se a falta foi
cometida pelo ????? , então o Árbitro irá notificar aos juízes o fim do round.
X. Cronometrista & RODADA DO SISTEMA
A. O MMAC exige a presença de um
cronometrista designado oficialmente apresentado pelo promotor.
O cronometrista tem
responsabilidades :
1. acompanhar o início de cada
round (iniciado pelo Árbitro)
2. controlar o número de rounds
lutados
3. iniciar e parar o relógio para
o time-outs (tal como solicitado pelo árbitro)
4. sinal de ataque final
B. É obrigatório que um sino ou campainha, suficientemente alto o
suficiente para ser ouvido pelo árbitro, juízes, lutadores e cornerman, ser
utilizado em todos os eventos sancionados pela MMAC.
C. O relógio será interrompido pelo árbitro para o seguinte:
1. equipamentos
2. ambiente físico
3. para permitir médico para inspecionar atleta
4. terminar a round ou luta
D. Sistema de round
1. Todos os eventos sancionados MMAC agora usará rounds. O seguinte
é o tempo e o número de rounds para os seguintes tipos de ataques:
-Lutas preliminares- 2 rounds de
5 minutos cada
-Card principal- 3 rounds de 5
minutos cada
-Disputa de título- rounds de 5
minutos cada
2. Tempo ou rounds extras eliminados
Quantos anos eu devo ter para lutar?
R: O regulamento exige que um
profissional de Artes Marciais Mistas tenha, no mínimo, 18 anos.
Como eu posso entrar em contato com meu lutador favorito?
R: Muito lutadores possuem seus
sites pessoais, pelos quais é possível contatá-los diretamente. É da política
do "Comitê" não dar nenhum tipo de contato pessoal para o público.
O que significa "Pode não ser exibido"? O que é "Swing
Fight"?
R: Lutas listadas como
"podem não ser exibidas" são programadas para ir ao ar antes de
eventos ao vivo. Essas lutas pré-gravadas são inseridas na transmissão se o
tempo permitir. Entretanto, por conta do tempo da transmissão, algumas lutas
podem não ser transmitidas. Uma "Swing Fight" é um combate programado
durante um evento ao vivo, mas sob raras circunstâncias, pode não ser
transmitido. Swing Fights podem também aparecer fora da lista de programação.
Sistema do torneio MMA RPG:
7 Combates com 14 lutadores.
Os combates são de 3 rounds de 5 minutos.
O sétimo combate é "Luta
especial da noite", 5 rounds de 5 minutos. Este vale Cinturão. Lembrando
que para concorrer ao cinturão e participar da sétima luta é preciso ganhar
“100 Pontos”, cada vitoria vale 10 pontos no MMA. Sempre o campeão da sétima
luta precisa defender seu titulo. Em caso de desistência ou abandono de
carreira, o campeão é obrigado a passar o titulo para o atual combatente.
Quando um combate não é resolvido
exemplo: um empate ou fim dos 5 minutos. Ocorre uma reunião onde, 3 pontos são
pelo juiz do octógono (Analisa todo o combate e escolhe um lutador) e 1 pondo
de cada um dos três juízes de fora (Cada um analisando cada um requisito: Mais
ativo em combate, melhor defesa e evasivas, respeito com os juízes e regras),
claro que depende do resultado, um ou dois lutadores pode sair com 3-3 empate
ate 6-0.
Cada derrota não tem
efeito, alem da moral baixo e não poder continuar.
Percebi também, se
parece um torneio de 7 combates, mais é uma ilusão.
Cada luta da noite representa um
tipo de torneio. Por isso que é tão grande os rounds, junto ao evento noturno
de MMA.
A base do torneio é Effective Striking,
Grappling Aggression e Octagon Control.
Outra percepção: O octógono tem 6
metros de cada lado ate o centro. Formando uma grande quantidade de linhas de 6
hexágonos ou um circulo, coberto pela grade.
Regras em Combate
"TKO" "KO"
Qual a diferença entre "TKO" "KO" e
"Interrupção do Árbitro"?
A decisão final de qualquer luta
é determinada somente pelo árbitro e a Comissão do estado onde a luta é
realizada. Em qualquer circunstância, o árbitro pode decidir parar a luta e
encerrá-la como TKO (nocaute técnico), KO (nocaute) ou Interrupção do Árbitro
por conta de um corte, "golpe" ou outra razão.
Normalmente o árbitro irá decretar
a luta um KO se o lutador é nocauteado inconsciente. O TKO é normalmente
utilizado quando um árbitro para a luta a partir do momento que um lutador não
parece mais estar se defendendo de forma consciente.
Qual a diferença entre uma Decisão Majoritária, Decisão Dividida e
Decisão Unânime?
Decisão Majoritária - Um juiz diz que a luta terminou empatada, os
outros dois juízes escolhem o mesmo lutador como vencedor.
Decisão Dividida - Um juiz escolhe um lutador, os outros dois
juízes escolhem o outro lutador.
Decisão Unânime - Todos os juízes escolhem o mesmo lutador como
vencedor.
Empate - Um juiz diz que o lutador A venceu. O próximo juiz diz que
o lutador B venceu. O terceiro juiz diz que os lutadores empataram.
Empate Majoritário - Dois juízes decretam o empate e o terceiro
juiz escolhe um dos dois lutadores como o vencedor.
Contagem: Turnos e Tempo:
(1º Turno)
5 minutos: 5:00
(2º Turno)
4 minutos: 4:00 à 4:59
(3º Turno)
3 minutos: 3:00 à 3:59
(4º Turno)
2 minutos: 2:00 à 2:59
(5º Turno)
1 minuto: 1:00 à 1:59
(6º Turno)
0 minutos: 0:00 à 0:59
Os 59 segundos de um turno para o outro, pode ser determinado pelo
espaço de tempo de uma manobra para a outra ou ate mesmo a frações de segundos
calculadas pelo raciocínio do mestre/juiz.
Podendo ate usar um cronometro de “00h05min”, deixando mais realista.
Redutores de combate:
Todos os lutadores de MMA recebem
um redutor de -1 dado sobre as manobras de Soco. Uma das regras exige que todos
os lutadores do evento usem luvas do mesmo tipo (Os próprios organizadores que
entregam as luvas como cortesia), reduzindo o impacto sobre os oponentes e
causando menos efeito devastador, tendo uma maior resistência aproveitamento
nos combates.
No torneio de MMA os lutadores
são apresentados para a platéia antes do combate. Informando sobre todos os
adversários e explicando sobre as lutas em destaque. Esta apresentação ocorre
dentro do octógono.
Classificar de Apresentação:
VS: É o nome dos lutadores que realizaram o combate.
Pais: É a nacionalidade do guerreiro.
Idade: É o tempo de existência.
Altura: Indica a
diferença de tamanho entre os lutadores.
Peso: Indica a massa muscular.
Alcance: Nível de movimentação máxima.
Vitorias: Determina a quantidade de lutas vencidas.
Derrotas: Informa a quantidade de vezes que o guerreiro perdeu.
Embates: Revela as vezes que o usuário se igualou com seus
oponentes em combates não finalizados.
KO: Combates finalizados.
Recorde MMA: Luta finalizada mais rápida e número de vitorias em um
único tipo de torneio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário