Páginas

28 de dez. de 2010

Arena Ryu - Telhado do dojô de Gouken



Ryu é um personagem de video game criado pela Capcom. É um dos personagens principais da série Street Fighter, e o mais conhecido. Sua voz foi interpretada por Katashi Ishizuka ou Toshiyuki Morikawa em muitos dos jogos em que aparece. Seu nome, representado pelo kanji "隆", significa em japonês "elevação", "nobreza", "prosperidade" — e não "dragão" ("竜"/"龍") ou "estilo de luta" ("流"), homófonos representados por outros kanjis; a potencial confusão é reforçada pelo fato de que, mesmo em japonês, usualmente se escreve seu nome apenas foneticamente, em katakana ("リュウ").



Seu sobrenome é desconhecido, mas no filme Street Fighter - The Movie (onde o personagem foi vivido por Byron Man), foi sugerido Hoshi, embora não seja reconhecido oficialmente pela Capcom. Ryu é órfão e foi adotado por Gouken, e com ele aprendeu o perigoso estilo de artes marciais Ansatsuken. No seu treinamento, conhece aquele que se tornaria seu melhor amigo e também seu maior rival, Ken Masters. Ken foi fundamental no treinamento de Ryu, pois, além de servir como parceiro de lutas, era também uma companhia, pois Ryu quase não tinha contato com outras pessoas, devido à reclusão do dojo.

Quando Ryu fez 21 anos, Gouken diz a Ryu que ele estava pronto para viajar o mundo a fim testar suas habilidades, de encontro aos mais fortes lutadores no mundo. Com isto, Ryu deixando Gouken e Ken, se dirige para o primeiro World Warrior tournament (Street Fighter).





Gouken (剛拳, Gōken - 6 de Novembro de 1939 - Japão), também conhecido como Sheng Long, é um personagem da série de videogame Street Fighter, produzida pela Capcom. Ele é o mestre de artes marciais dos jovens Ryu Hoshi e Ken Masters, assim como o irmão mais velho de Akuma.

Gouken é normalmente descrito como um homem barbado que carrega um colar de orações em seu pescoço. Possui em suas costas o kanji mu (無) (ou "vazio") escrito. Embora anteriormente nunca tenha sido uma personagem jogável na série, Gouken desempenhava um papel nos "bastidores" e foi mencionado pela primeira vez no encerramento de Akuma em Street Fighter Alpha. Agora ele apareceu oficialmente na série no game Street Fighter IV, produzido pela Capcom para os Arcades e com versões para os consoles Playstation 3 e Xbox 360. Nos consoles ele é um personagem jogável.

Embora jogos anteriores de Street Fighter façam referências ao mestre de Ryu e Ken, a personagem fez a sua primeira aparição ilustrando o mangá de Masaomi Kanzaki, uma adaptação de Street Fighter II, originalmente serializadas na Family Computer Magazine, em 1992. Segundo o mangá, Gouken aceita Ryu e Ken como seus alunos e ensinou-lhes o seu estilo de combate no seu dojo afastado. No entanto, um dia, o homem conhecido como M. Bison, juntamente com seus homens, invadiu o dojo e matou Gouken, deixando Ryu e Ken com o dever de vingar a morte de seu mestre.



Enquanto o mangá não-canônico dava continuidade ao enredo de Street Fighter, o nome e o design de Gouken foram introduzidos oficialmente na série Street Fighter por meio de Akuma, em Street Fighter II Turbo. Segundo a versão oficial da história de Akuma, divulgada pela Capcom, Akuma e Gouken eram aprendizes de Goutetsu, o praticante original do estilo Ansatsuken.

Goutetsu ensinou suas habilidades para Gouken e Akuma. Embora Akuma tenha "abraçado" o estilo Ansatsuken a ponto de sucumbir ao chamado Satsui no Hadou (algo como Intenção Assassina) e terminando por matar Goutetsu, Gouken desenvolveu o seu próprio estilo, transformando técnicas como o Hadouken e o Shoryuken para que não se tornassem mortais. Gouken passou seus conhecimentos a Ryu e Ken antes de ser desafiado por Akuma e acabar morto em combate.

Gouken faz sua primeira aparição na tela no primeiro Street Fighter Alpha, cujo encerramento de Akuma mostra-o caído, ao lado de seu mestre. De acordo com a história de Dan na série Alpha, Gouken também começou a treinar Dan, mas desistiu ao perceber a intenção de vingança do lutador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário