Páginas

13 de nov. de 2011

#5 Comentário de um Guerreiro - Mike Tyson


Michael Gerard Tyson (Nova Iorque, 30 de Junho de 1966), mais conhecido por Mike Tyson ou Malik Abdul Aziz, é um ex-pugilista estadunidense. Conhecido por muitos como o maior lutador de boxe de todos os tempos.

Mike Tyson teve um desenvolvimento físico precoce. Aos 12 anos pesava mais de 80 kg, com musculatura bem avantajada para um garoto; aos 15, já era um peso pesado veloz e nocauteador; aos 18, nem mesmo seu treinador ficava de pé; aos 20 anos, tornou-se campeão mundial, o mais jovem peso pesado a conseguir este feito. Obviamente haveria consequências para tamanha performance num período tão curto de tempo. Assim, quando Tyson completou 30 anos, já era possível perceber que precocemente também estava perdendo seu vigor físico, a devastadora temporada de nocautes e títulos mundiais chegava ao fim para Mike Tyson.

Mike Gerard Tyson teve uma infância difícil depois de o pai abandonar o lar quando ele tinha apenas dois anos. A sua juventude ficou marcada pelo internamento, aos 11 anos, em um reformatório para jovens delinquentes, onde se iniciou no boxe, motivado pelo director da instituição, que era um antigo pugilista. Aos treze anos foi descoberto pelo treinador Sílvio Freitas que passou a ser o responsável pela sua carreira. No entanto, no ano seguinte, Mike Tyson passou a ser orientado por Jan Vojik ,ele foi campeão mundial olímpico dos pesos medios aos 14 anos de idade.

Em 1981, com 15 anos, tornou-se campeão juvenil de boxe dos Estados Unidos da América para, no ano seguinte alcançar o título mundial do mesmo escalão etário. Em 1983 zangou-se com Atlas e voltou a trabalhar com Sílvio Freitas e foi sob a orientação deste, que em 1985, deu-se a sua passagem para o boxe profissional. Logo no primeiro ano ganhou os 15 combates em que participou, 11 deles por K.O. (knock-out) no primeiro round.

Em 1986, Tyson impôs-se definitivamente como campeão e ficou conhecido em todo o mundo. A mais importante das 13 vitórias do ano aconteceu a 22 de Novembro quando, ao derrotar Trevor Berbick, conquistou o título mundial de pesos pesados do Conselho Mundial de Boxe (WBC). Com 20 anos, foi o mais jovem pugilista a alcançar esse feito.

No ano seguinte, conquistou também os títulos mundiais da Federação Internacional de Boxe e da Associação Mundial de Boxe e em 1988 venceu três combates contra pugilistas de renome. Todos por K.O. antes do quarto assalto.

Ainda em 1988 casou com a atriz e modelo Robin Givens que, no ano posterior, pediu o divórcio. Em um programa de televisão, alegou que Tyson era, em suas palavras, maníaco-depressivo. Estes problemas afetaram a carreira do pugilista, que só combateu por duas vezes em 1989, embora tenha vencido os dois desafios. O mau momento ficou confirmado em 1990 quando, a 11 de Fevereiro, foi batido no Japão por Buster Douglas com o K.O. ao décimo assalto, perdendo os seus três títulos mundiais.

Em 1990 e 1991 venceu os quatro combates em que participou e, entretanto, desafiou para um combate o novo campeão mundial Evander Holyfield, também norte-americano.

Em Julho de 1991 fez parte do júri do concurso Miss América, mas acabou acusado de violação por uma das participantes. Enquanto aguardava o julgamento continuou a treinar, mas lesionou-se e teve de adiar o combate com Holyfield.

Em Março de 1992 Mike Tyson foi condenado a seis anos de prisão, mas devido ao bom comportamento só cumpriu metade da pena. Saiu da prisão em Março de 1995 e cinco meses depois voltou a combater, exatamente no dia 19 de agosto de 1995 no MGM Grand Garden, para derrotar um desconhecido pugilista irlandês Peter McNeeley, auto-apelidado de O Furacão Irlandês aos 89 segundos do primeiro assalto. Pela vitória Tyson recebeu 25 milhões de dólares, e McNeeley levou 700 mil dólares.

Em 1996 voltou a combater e a vencer, o que o levou a desafiar de novo Holyfield. A 9 de Novembro desse ano o combate teve lugar e Holyfield ganhou, mas Tyson pediu logo a desforra. Os dois pugilistas voltaram a encontrar-se em 28 de Junho de 1997 para o que chegou a ser chamado de combate do século. Mas, a 40 segundos do final do terceiro round deu-se o inesperado: Tyson mordeu a orelha de Holyfield, o que levou à interrupção do combate. Reatado o duelo, Tyson voltou a morder a orelha do oponente e acabou por ser desclassificado, ele afirmou que só fez aquilo em resposta a repetidas cabeçadas que vinha recebendo de Holyfield (no primeiro confronto entre os dois Mike também havia reclamado sobre as cabeçadas de Holyfield), gerando uma luta no ringue entre as equipes de apoio dos dois pugilistas. Tyson perdeu o combate e foi banido por um ano da competição. Após cumprido o castigo o pugilista nova-iorquino voltou a combater e a vencer, mas já muito longe da melhor forma, Mike Tyson se tornou vegetariano.

Wrestling

Em 12 de janeiro de 2010, em edição da RAW, show de wrestling profissional norte-americano, Mike Tyson foi escolhido como apresentador convidado e participante do evento principal na noite: Uma luta com Chris Jericho contra D-Generation X.

No meio da luta Hornswoggle invade a luta e Tyson faz o tag com Jericho, mas quando Jericho vai bater em Hornswoggle Mike aparece atras dele e então retira sua camisa preta e aparece uma da D-X e quando Jericho olha para tras Tyson dá um soco nele. Neste dia, durante o programa ele foi considerado um membro da DX e no final do programa, um ex-membro.

Mercado

A fama de Tyson se tornou uma parte da cultura popular. Um filme biográfico sobre Tyson fora feito para televisão, no Brasil trasmitido pelo SBT e o pugilista apareceu em produções como Rocky Balboa, e Tyson inspirou jogos de videogame, como Mike Tyson's Punch-Out!! para o NES, Mike Tyson Boxing para o PlayStation e Game Boy Advance e Mike Tyson Heavyweight Boxing para o PlayStation 2 e Xbox. Em 2009 apareceu no filme "The Hangover" e em 2011 em The Hangover II, interpretando ele próprio, Mike Tyson. Tambem é um dos principais pugilistas do jogo Fight Night Round 4 e Fight Night Champion para Xbox 360 e para Playstation 3.

Tyson também fora muito parodiado por seu comportamento selvagem: The Simpsons apresentou um boxeador chamado Drederick Tatum que satirizava Tyson, a série Street Fighter possui um boxeador americano chamado no original japonês de Mike Bison (mas alterado para Balrog no lançamento internacional para evitar processo de Tyson), o colunista da ESPN americana Bill Simmons criou a chamada "Zona Tyson", que é onde uma celebridade/atleta tem comportamento tão bizarro que qualquer notícia sobre esta é considerada verdadeira, e o filme Scary Movie 4 inclui uma citação à luta em que Tyson mordeu a orelha de Holyfield.



Lutas

50 Vitórias (44 knockouts, 5 decisões, 1 desqualificações), 6 Derrotas , 0 Empates, 2 Desistências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário