Páginas

17 de ago. de 2010

El Mariachi



Mariachi é um termo da origem incerta que se aplica geralmente aos grupos artísticos, aos músicos individuais, à música e ao estilo. Com raízes no Estado de Jalisco, na parte ocidental do México, possivelmente de início em uma vila agrícola com o nome de Cocula, e floresceu entre os peões - lavradores e nativos - como um formulário da música popular, conjugando os ritmos e as harmonias provenientes da Europa, os americanos nativos e da África negra.

Vestimenta

No começo, os mariachis usavam geralmente a roupa tradicional de um trabalhador mexicano. Podiam não ter recursos para mais. Se viessem de Jalisco, por exemplo, usavam provavelmente as camisas brancas do algodão e as calças, chapéus de palha largos e sandálias ou possivelmente botas. Não havia muita preocupação se sua roupa combinava dentro de um contexto. Na vigília do patriotismo levantando-se da nação após a volta, os mariachis começaram a mostrar sua roupa como símbolo do orgulho nacional. Começaram a vestir-se nos trajes uniformes, modestos no início. Mas quando prosperaram, trocaram para calças finamente costuradas, combinando do confortável-encaixe e os revestimentos curtos ornamentados com os conchos (discos de prata do tamanho de uma moeda pequena), correias bordadas, laços de curva grandes (monos), bem-feitos carregadores do tornozelo (botines) e sombreros - o estilo da vestimenta do ranchero rico ou charro (um cavaleiro mexicano), homem cujos campos lavrados e cujos animais domésticos tinham agrupado. A vestimenta transformou-se uma declaração a libertação e a democracia. Tambem se acontece festas muito popular na região mexicana sendo mais uma dança típica do que uma dança festiva.


Instrumentos e Vozes

Nos grupos mais adiantados do mariachi - tipicamente uma banda de quatro integrantes- dois músicos tocam violinos; um toca uma arpa pequena -- o mariachera de ARPA, ou a arpa do mariachi; o quarto toca um pequeno violão de cinco cordas de corpo convexo, a vihuela. Aprenderam provavelmente a tocar esses instrumentos em suas igrejas locais. Às vezes, nas vilas pobres que tinham poucos instrumentos musicais, um mariachi tem que tocar, talvez, uma flauta, nivela talvez um Clarinete, o que quer que estava disponível a ele. Sobre o tempo, os mariachis mudaram e modificaram seus instrumentos. Incorporaram a guitarra del golpe, o instrumento semelhante a uma guitarra com aproximadamente três quartos do tamanho de uma guitarra padrão; o guitarrón, um instrumento que se assemelhem a um vihuela aumentada e que substitua pela maior parte a incómoda harpa; e o cesta do guitarra, um instrumento similar a, mas ligeiramente maior do que, a guitarra espanhola clássica. Logo após a volta, os grupos do mariachi adotaram o coronet, que trocaram logo pela trombeta, significando a afirmação da nova descoberta dos peónes. Hoje, um grupo completo padrão, é comum que três ou mais músicos mariachi toquem violinos; um toca o vihuela; um, a guitarra, um, um guitarrón, e dois, ou às vezes três, trombetas do grupo.

No mariachi superior os grupos tais como renomados Mariachi del Cobre, cantores, frequentemente com treinamento clássica, executam-no com o poder, a claridade, o lirismo e a sagacidade vocais. Estimam a liberdade para a expressão da própria criatividade. Cantam “cadenciada e elegantemente, ” mantendo suas vozes com a escala a mais encorpada e principal do tom corretamente, ” de acordo com Michelle Alma Quintero em sua voz de Mariachi do “The do artigo, ” qual apareceu no Web site popular internacional do centro da cultura em 1996. Com suas tradições, vestido, instrumentos e vozes, os mariachis criaram um panache musical inconfundível.

A Música

Com o passar dos séculos, os mariachis moldaram o seu excesso musical do skein talvez dois estilos dúzia distintivos das canções, includindo aqueles das regiões diferentes dentro de México. Cantam, por exemplo, boleros, um estilo que inclui Solamente Una Vez. Cantam o lento do ranchera, um estilo executado com o medidor lento e a emoção poderosa mariachis executam os sones, ou canções, de várias regiões através de México; a música do folclórico do balé de várias regiões; e as melodias da dança chamaram o jarabe e o huapango.



El Mariachi 1: O Mariachi

El Mariachi é um filme de ação mexicano-estadunidense de 1992, dirigido por Robert Rodriguez.
O personagem principal do filme é um músico mexicano, que viaja de cidade em cidade a procura de trabalho como mariachi. Seus problemas começam quando ele é confundido com um assassino procurado, que carrega uma capa de violão cheia de armas. O Mariachi (Carlos Gallardo) é um cantor popular, que vai de cidade em cidade apresentando seu repertório em troca de dinheiro para sobreviver. Ao chegar a um pequeno vilarejo, Mariachi acreditava ser este seu dia de sorte, pois logo no 2º bar que visita já consegue trabalho como seresteiro. O que ele não sabe é que, no momento de sua chegada, também chegou à cidade um assassino procurado por capangas de um traficante, que se vestem de preto e carregam consigo caixas de violão idênticas. Não demora muito para que Mariachi seja confundido com um destes capangas e passe a ser perseguido. O filme se tornou uma seqüência: O Mariachi (1992), A Balada do Pistoleiro (1995) e Era Uma Vez No México (2003).
El Mariachi é um filme de baixíssimo custo e o primeiro Longa-metragem do cineasta Robert Rodriguez, que realizou todas as funções da equipe técnica; de acordo com o diretor, ele apenas não atuou também porque não teria ninguém para segurar a câmera caso fizesse mais esta função.






El Mariachi 2: A Balada do Pistoleiro

Desperado (no Brasil, A Balada do Pistoleiro) é um filme estadunidense de 1995 dirigido por Robert Rodriguez. Antonio Banderas encarna o famoso Mariachi sem nome que parte em busca de vingança pela morte de sua namorada. Em sua encruzilhada atrás de Bucho (Joaquim de Almeida), um perigoso traficante de drogas, ele encontrará ajuda na bela Carolina (Salma Hayek) e em Buscemi (Steve Buscemi).







El Mariachi 3: Era uma vez no México.

Once Upon a Time in Mexico (2003), lançado no Brasil e em Portugal com o nome Era uma vez no México, é um filme estadunidense de ação de Robert Rodriguez e o filme final na "Trilogia Mariachi", que inclui El Mariachi e Desperado (A balada do pistoleiro, no Brasil). Antonio Banderas reprisa seu papel como El Mariachi. Banderas segue seu papel de desacreditado pistoleiro, sempre benfazejo e corajoso. O filme trambém é estrelado por Johnny Depp podendo-se definir o papel do espirituoso johnny como um pistoleiro esperto,atrapalhado e com um leve toque de humor,em uma trama que envolve sentimento,máfia e muito bang bang, Salma Hayek, Willem Dafoe, Enrique Iglesias, Mickey Rourke, Eva Mendes e Rubén Blades.




Trilha sonora

Faixas

1. "Malagueña" (Brian Setzer) – 4:22
2. "Traeme Paz" (Patricia Vonne) – 2:56
3. "Eye Patch" ( Alex Ruiz) – 1:51
4. "Yo Te Quiero" (Marcos Loya) – 3:48
5. "Guitar Town" (Robert Rodriguez) – 2:04
6. "Church Shootout" (Robert Rodriguez) – 1:38
7. "Pistolero" (Juno Reactor) – 3:38
8. "Me Gustas Tu" (Manu Chao) – 3:49
9. "Sands (Theme)" (Tonto's Giant Nuts) – 3:24
10. "Dias de Los Angeles" ("Del Castillo") – 5:08
11. "The Man With No Eyes" (Robert Rodriguez) – 2:09
12. "Mariachi vs. Marquez" (Robert Rodriguez) – 1:33
13. "Flor del Mal" (Tito Larriva) – 3:13
14. "Chicle Boy" (Robert Rodriguez) – 1:30
15. "Coup de Etat" (Robert Rodriguez) – 3:02
16. "El Mariachi" (Robert Rodriguez) – 1:22
17. "Siente Mi Amor" (Salma Hayek) – 4:24
18. "Cuka Rocka" ("Chingon") – 1:44


Cenário para Street Fighter RPG.




No submundo de Street Fighter RPG, um El Mariachi é bem similar aos mercenários ou ate mesmo assassinos profissionais. Utilizando a musica como harmonia em seus passa tempos.

Este tipo de pessoa acaba tendo apenas três profissões: Mestres nas artes marciais,um talento com armas de fogo e um grande afinidade com a musica.

Alguns destes Mariachis são contratados pela Shadaloo outros seguem suas próprias vidas como seu próprio destino ao redor do mundo.

São bem sedutores e muito carismáticos, mais em momentos de tensão eles não deixam a empolgação de lado.

Um El Mariachi possui armas de fogo que consegue ser camuflada facilmente em caixas de instrumentos ou em suas roupas.

Apesar da profissão de um Mariachi, ele sempre esta a favor do publico/população carente, em momentos de dificuldade ou algo que atrapalhe seu show eles sabem com levar o publico ao delírio, sem perder o ritmo da musica e a alegria.

"Para uma melhor referencia assista a trilogia de El Mariachi".


Nenhum comentário:

Postar um comentário