Páginas

26 de abr. de 2010

Personagem: História de Dan Hibiki


Dan Hibiki (Hibiki Dan) é um personagem da série Street Fighter, produzida pela Capcom. O primeiro jogo em que Dan apareceu foi Street Fighter Alpha.

Dan é inicialmente retratado como um lutador arrogante, fofoqueiro e de caráter fraco, em muitos dos jogos dos quais participa. Ele é amplamente considerado como o alívio cômico da série devido às suas ações de batalha, como risos e gritos.

Dan Hibiki é filho de Gou Hibiki, um grande lutador de Muay Thai, rival de Sagat. Em uma luta feroz, Gou Hibiki acabou cegando o olho direito de Sagat. Este por sua vez, se enfureceu e espancou Gou até a morte. Dan então jurou vingança contra Sagat e se tornou discipulo de um grande mestre das artes marciais chamado Gouken, o mesmo lutador que treinou Ryu e Ken. Mas, Gouken logo percebeu o ódio no coração de Dan e decidiu que não iria mais treiná-lo. Dan então viajou pelo Japão, sempre entrando em brigas de rua, e após algum tempo, se tornou um lutador de habilidade considerável, começando a vencer várias lutas. Com essas vitórias, Dan descobriu o prazer de provocar seus adversários.

Dan acabou encontrando Sagat, desafiando-o imediatamente. Sagat percebeu então como a vingança pode levar as pessoas a fazerem coisas terriveis e perdeu a luta de propósito para que Dan não vivesse cheio de ódio como ele tinha feito até então. Dan nunca percebeu que Sagat havia entregado a luta, e por isso, ficou livre do rancor em seu coração.

Depois dos acontecimentos de Street Fighter Alpha 2, Dan acreditava que tinha conseguido sua vingança ao derrotar Sagat, e sua motivação mudou para promover e expandir o seu Saikyō-ryū, ao ponto de oferecer vídeos de exercício e cursos por correspondência. Aparentememte, Dan obteve algum êxito com isso.

Em Street Fighter Alpha 3, ele foi o suposto sensei de Sakura Kasugano, que o seguiu para satisfazer o seu verdadeiro ídolo, Ryu. Também possui amizade com Blanka, por quem foi salvo quando mais jovem, durante a sua jornada pelo mundo.

Dan sempre gosta de provocar os outros e procura muitas vezes se mostrar superior.

Nos eventos não-oficiais do Pocket Fighter, a história começa com o próprio Dan tentando expandir sua escola de artes marciais, e escolhendo Sakura como aluna. Após uma reunião, Dan se oferece para treinar Sakura, que aceita depois de ser derrotada por Hibiki. Sakura aprende o estilo Saikyö-ryü, e escolhe esquecer todo o treinamento três dias após dominá-lo, humilhando Dan.

Apesar de ser, entre os principais personagens, o de nível mais baixo, Dan continua a ser um artista marcial acima da média, quando comparado com os típicos combatentes. No primeiro volume do mangá Sakura Ganbaru!, Dan entra numa rua para lutar contra a concorrência, só perdendo para Ken, que mais tarde passou a ganhar a toda a concorrência.

Pouco depois do lançamento de Street Fighter II, a companhia de video games chamada SNK lançou seu próprio jogo de luta, Art of Fighting, cujos protagonistas Ryo Sakazaki e Robert Garcia lembravam em muito os personagens Ryu e Ken, tanto no estilo de luta quanto na biografia. Então a Capcom, ao fazer Street Fighter Zero, incluiu Dan como um personagem secreto, sendo que seus golpes lembravam em muito aqueles dos personagens de Art of Fighting, como seu projétil (Gadouken), que ele lança com uma mão só, como o Kooh-ken/Ryugeki-ken de Ryo, Robert e Yuri.

A primeira referência clara de que é uma paródia a Ryo e Robert é sua aparição como mid-boss em Street Fighter Zero 2, para o lutador Ken. Antes da luta se iniciar contra um mid-boss, há uma troca de diálogos entre os personagens, e Ken o indaga: Who are you? Do you know the ART OF FIGHTING? (Tradução: Quem é você? Você conhece a Arte de Lutar?). Claro que numa tradução livre a piada perde o sentido, mas o que ele quis dizer foi justamente sobre se Dan conhece o jogo Art Of Fighting, da então concorrente na época SNK.

No final de Dan em Marvel Super Heroes vs. Street Fighter, a irmã de Dan (que se parece muito com Yuri) o impede de matar Akuma, gritando: "Você não sabe quem ele é? Ele é nosso...". Essa cena é na verdade uma paródia do final de Art of Fighting, em que Ryo está prestes a matar Mr.Karatê, mas Yuri o impede, contando que aquele homem é na verdade o pai deles (um grande detalhe é Dan ser filho único, e seu pai Go Hibiki ter sido morto por Sagat).

Uma das frases de vitória de Dan em Street Fighter Zero 3 é "I hate the art of fighting, but I want to be the king of fighters!". É uma referência aos jogos da SNK, Art of Fighting e King of Fighters.

No jogo Pocket Fighter, Dan tem um golpe em que ele usa o fantasma de seu pai, Go Hibiki, para atacar o adversário, é então visivel que Go usa uma máscara idêntica àquela do Mr.Karate.

Dan tem sua jogabilidade similar a de Ryu e Ken, utilizando muito o contato físico e combos estilo Gouken.




Durante o seu treinamento, Dan desenvolveu uma variação da Ansatsuken, chamada Saikyö-ryü, que combina elementos do Muay Thai. Então, vendo os movimentos de Ryu e Ken, Dan cria as técnicas Gadouken (um Hadouken mais fraco), Koryuuken (uma espécie de Shoryuken precedida por uma seqüência de golpes) e Dankuhkyaku (um Tatsumaki Senpuu Kyaku com uma seqüencia de chutes).

* Dan é um personagem que a Capcom criou para satirizar os personagens de Art of Fighting (Robert Garcia e Ryo Sakazaki) da ex-concorrente SNK. As maiores provas disso são os golpes de Dan que parecem muito com os golpes de Ryo (inculive o especial de Ryo "Kyokugenryu ougi" foi adaptado para "Saikyoryu ougi"). A sátira é mais explícita na série SNK vs. Capcom.
* Em Street Fighter Zero, Dan foi o único personagem a possuir provocações ilimitadas. Além de provocar pulando, em pé e abaixado e ter um especial de provocações (um golpe de piada inofensivo).
* Apesar de ser uma sátira, Dan também recebeu treinamento de Takuma Sakazaki pelo fato dele ter sido o melhor amigo de seu pai, prova disso é seu GadouShokoohken em SvC Chaos[carece de fontes?].
* Dan é o único personagem que entende os grunhidos de Blanka.
* Após vencer a luta contra Sagat em Street Fighter Zero 2 ele resolve criar seu próprio estilo de luta. Em Street Fighter Zero 3 ele adota Sakura e Blanka como seus discipulos, apesar deles aparentemente não perceberem isso.
* A primeira aparição de Dan foi no Street Fighter Alpha, parecido com seu pai, Gou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário