Páginas

25 de abr. de 2010

Balrog


Balrog (Explicação: Mike Bison no Japão) é um personagem da série de jogos de luta Street Fighter, produzida pela Capcom.

Balrog foi um grande campeão de boxe. Ele foi banido do boxe por ferir permanentemente seus oponentes e matar um deles, além de usar constantemente movimentos ilegais - especialmente cotoveladas, cabeçadas e até golpes abaixo da cintura dos oponentes. Balrog então juntou-se à organização criminosa Shadaloo, agindo no submundo, a mando do líder, o diabólico M. Bison.

Enquanto executava pequenas incumbências, Balrog matou o elefante de Dhalsim com um único Gigaton Punch (Soco Gigaton). Em uma missão, Balrog foi enviado para eliminar Birdie; embora não soubesse por que razão, Balrog foi assim mesmo. Birdie disse-lhe sobre o Psycho Drive, e Balrog concordou em ajudá-lo, pensando que ele poderia ganhar dinheiro com isso. Quando o Psycho Drive explodiu, Balrog percebeu que ele não tinha sido pago recentemente. Quando M. Bison foi morto por Akuma, a herança da Shadaloo foi transferida para o antigo combatente. Infelizmente, nada sobrou para Balrog. Após a queda da Shadaloo, o ex-boxer tornou-se não mais do que um vagabundo nas ruas de Las Vegas, ao menos até onde se sabe.

Balrog veste uma combinação de shorts e camiseta azuis com caimento branco, sob a qual há uma camisa branca sem mangas, além de luvas de boxe vermelhas e sapatos-botina apropriados. Seu corte de cabelo consiste em cabelo curto "apontando" para a frente; outro detalhe muito peculiar neste personagem é a ausência do dente canino superior direito em sua boca. Em algumas ilustrações, seu nome japonês, "Mike Bison", pode ser visto no seu cinturão, embora seja normalmente removida quando estas ilustrações são publicadas fora do Japão.

* Há outro personagem chamado Mike no primeiro Street Fighter. Mike era um afro-americano e era parecido com Balrog. Apesar das semelhanças, a Capcom afirma serem personagens diferentes.
* Balrog é um firme adepto da teoria de que "o vencedor é aquele que bate mais forte".

Com a chegada do jogo Street Fighter às Américas, a Capcom teve medo de ser processada judicialmente pelo pugilista norte-americano Mike Tyson, pela semelhança do nome original e aparência do personagem para com o famoso pugilista. Então, o departamento de marketing da Capcom sugeriu as seguintes mudanças, aceitas posteriormente:

* O boxeador americano, Mike Bison, foi rebatizado Balrog.
* O lutador espanhol de arena com garra e máscara, Balrog, chamou-se Vega.
* O chefe da Shadaloo, Vega, foi denominado M. Bison.

Em discussões entre jogadores japoneses e ocidentais, a fim de evitar confusões quanto a estes personagens, adotou-se um esquema onde o chefe da Shadaloo é citado como "ditador", o lutador espanhol é mencionado como "garra" e o pugilista americano é chamado "boxeador".

Em Street Fighter II: The Animated Movie, ele é retratado próximo de seu papel original nos jogos (como sendo um dos "três grandes" a serviço de M. Bison), o que é, em grande parte visto como um monte de músculos ambulante, por M. Bison. Balrog trabalha como representante e informante da Shadaloo durante uma negociação de drogas realizada pela mesma em Las Vegas, e termina o filme numa luta com E. Honda, na qual não usa suas conhecidas luvas vermelhas de pugilista e veste calças de carregador na cor verde escuro ao invés de sua tradicional roupagem azul. Ele é dublado por Joe Romersa em inglês, e George Nakata em japonês.

No filme live-action Street Fighter: A batalha final, de 1994, Balrog foi vivido por Grand L. Bush, numa total oposição à sua história oficial nos jogos, quadrinhos e animes: neste filme ele é depictado como sendo um dos personagens do lado da justiça, mais especificamente o cameraman de Chun-Li juntamente com o produtor E. Honda. Tal como seus dois companheiros, Chun-Li e E. Honda, Balrog realizou uma investida contra a Shadaloo por esta ter arruinado sua carreira de boxeador após recusar-se a desistir de uma luta em favor à mesma. Perto do final do filme, ele usa sua vestimenta azul tradicional dos jogos.

Em 1995, na série animada chamada Street Fighter: A série animada, ele, além de pugilista, é também um cientista e programador de computadores da Shadaloo, com o seu storyline oficial intacto e dublado por Paul Dobson.

Na também serie animada Street Fighter II Victory, Balrog não é boxeador, mas ainda assim trabalha para M. Bison como espião da Shadaloo infiltrado nas forças policiais, especialmente CIA e FBI, encarregadas de investigar as operações do sindicato terrorista. Ele chega a enganar Cammy - que na série ganha a vida como assassina profissional de aluguel, não tendo qualquer relação para com a Shadaloo - para fazê-la atacar e matar o delegado chinês Do Rai, pai de Chun-Li, alegando ser ele o espião da Shadaloo infiltrado na polícia chinesa. Por conta disso, Balrog acabou posteriormente morto por Cammy.

No novo filme live-action de 2009, Street Fighter: A Lenda de Chun-Li, Balrog foi interpretado por Michael Clarke Duncan, e era o braço direito de M. Bison, aparecendo totalmente descaracterizado e no fim lutando contra Gen, sendo derrotado e congelado no fim.



(Clique nas duas imagens acima)



Nenhum comentário:

Postar um comentário