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27 de abr. de 2010

Akuma



Akuma (Japonês: アクマ, Aku: Mau; Ma: demônio. Logo, Akuma: Demônio mau), conhecido no Japão como Gouki (豪鬼, "espírito forte" ou "demônio forte"), é um personagem de videogame criado pela empresa fabricante de jogos eletrônicos Capcom. Sua primeira aparição foi no jogo Super Street Fighter II Turbo (1994), como um personagem secreto e chefe oculto.

Akuma caracteriza-se por ter cabelos vermelhos, pele escura, olhos vermelhos, um rosto assustador, trajar sempre um dogi de cor preta ou azul-escura, usar um colar de contas pretas e usar chinelos pretos. É considerado O Supremo Mestre dos Punhos e sua ambição não é voltada para coisas materiais, pois somente deseja mostrar que é muito poderoso e mataria qualquer um que tivesse o atrevimento de desafiá-lo. Detesta oponentes fracos. Não possui emoções como pena, remorso ou medo. É sem dúvidas um dos lutadores mais poderosos da série de jogos.

Akuma é o irmão mais novo de Gouken. Ambos eram discípulos de um lutador chamado Goutetsu, o qual lhes ensinava uma arte marcial chamada Ansatsuken, conhecida como a Arte dos Punhos Assassinos. Esta arte envolvia golpes de outras artes marciais, como Karatê, Judô e Tae Kwon Do, e ainda incluía uma poderosa técnica secreta, chamada Shun Goku Satsu. O lutador que utilizasse tal técnica seria capaz de eliminar seu oponente instantaneamente, porém corria o risco de acabar com a própria vida. Por esse motivo o Shun Goku Satsu havia sido proibido e selado por muitas gerações. Ambicioso, Akuma tinha em mente que seus ancestrais, os quais selaram a técnica mortal, eram tolos e que um verdadeiro mestre faria qualquer coisa para vencer um combate. Seu grande sonho era tornar-se o maior lutador da arte Ansatsuken de todos os tempos.

Com o passar do tempo, Akuma separou-se de seu irmão e seu mestre para treinar sozinho em uma ilha. Lá ele se dedicou ao treino árduo e aprendeu os segredos de uma fonte de força maligna chamada Satsui no Hadou. Com o sucesso de seu treinamento e o domínio do poder Satsui no Hadou (algo como Intenção Assassina), o lutador perdeu todas as emoções, desenvolveu técnicas mortais e conseguiu poderes sobre-humanos - como o teletransporte Ashura Senkuu; e o mais importante: conseguiu dominar a técnica Shun Goku Satsu, tornando se enfim um psicopata.

Mais tarde, retornando à sua terra de origem, Akuma desafia seu mestre Goutetsu. Durante a luta, viu a chance de usar a técnica proibida e matou seu mestre, de quem ele tirou o colar que atualmente usa no pescoço. No dia seguinte o lutador vai até o dojo de seu irmão Gouken e o desafia para uma luta até a morte. Este havia se tornado mestre de dois talentosos jovens, Ryu e Ken, durante os anos em que Akuma se isolou. Akuma perde a primeira luta. Humilhado, pede ao irmão que o mate, mas Gouken se recusa a fazê-lo. Utilizando o pouco que restava de sua energia, Akuma aproveita um descuido de seu irmão e o mata também utilizando o Shun Goku Satsu. O clarão provocado pela técnica proibida chama a atenção de Ryu, que corre até o dojo. Ao encontrar seu mestre morto, sai furiosamente em busca do assassino e encontra Akuma não muito longe dali. Ele então desafia Akuma, mas é facilmente derrotado. Ryu prometeu que um dia derrotaria Akuma para vingar seu mestre.

Ná série principal, Akuma consegue libertar o poder maligno dentro de Ryu tornando-o Evil Ryu,fazendo com que, além de suas habilidades normais, também tenha as mesmas habilidades de Akuma, incluindo o Shun Goku Satsu e o Ashura Senkuu. Faz o mesmo com Sakura,(no universo de Marvel Super Heroes vs. Street Fighter)que se torna Dark Sakura e pode também utilizar as mesmas técnicas adicionais.

* Em sua primeira aparição, surgia em determinadas vezes, quando o jogador estava prestes a enfrentar o chefe M. Bison. Akuma interrompe a luta, ataca M. Bison com seu Shun Goku Satsu e o mata, tomando o lugar deste e enfrentando o jogador.



* No jogo Street Fighter Zero 2 surge Shin Akuma (ou Akuma Verdadeiro), uma versão muito mais poderosa que o Akuma original, que nada mais é do que o mesmo Akuma utilizando seu poder total. Ao adquirir essa forma seus poderes são multiplicados, podendo ele criar dois projéteis de poder aéreos (um Zankuu Hadouken duplo), ao invés de um, e usar seu poderoso Shun Goku Satsu com mais velocidade. Em Street Fighter Zero 2 a aparência de Shin Akuma era quase igual a do original, porém mais tarde foi criada sua aparência definitiva: cabelos prateados ao invés de vermelhos e quimono de cor roxa, ao invés de azul-escura.

* No jogo Capcom vs. SNK 2 Akuma torna-se Shin Akuma após matar Rugal (quando não ocorre o contrário), em um cena antes do final do jogo. Assim, Shin Akuma pode realizar seu poderoso Shun Goku Satsu com 33 golpes, ao invés de 15, que sempre foi o normal, e ainda usar outra poderosa técnica, chamada Misogi, onde Shin Akuma desce dos céus e cai em cima do inimigo com um golpe clássico de caratê, do tipo "quebra-tijolo".

* Em Marvel Super Heroes vs. Street Fighter alia-se a Apocalipse (O super vilão dos X-Men). Em busca de mais poder, Mech-Akuma (Cyber Akuma, nos Estados Unidos) torna-se um dos cavaleiros do apocalipse: a morte.

* O símbolo que aparece nas costas de Akuma (cuja leitura é "Ten") é o ideograma para "Céu", ou no sentido abstrato, "Paraíso". No Japão esse ideograma normalmente representa imortalidade, mas em Akuma simboliza sua sede de poder - oposto ao seu irmão Gouken, cujo ideograma é "Mu", significando "vazio" ou "nada", símbolo de sua humildade. Já em Marvel Super Heroes vs. Street Fighter o kanji nas costas de Akuma significa "Hakai", que significa "destruição".

* Em decorrência de sua característica demoníaca, a Capcom americana adaptou o nome Gouki (espírito poderoso) para Akuma (demônio).


* Akuma aparece como personagem secreto no jogo "X-Men vs. Street Fighter", onde ainda tinha o kanji.

* O golpe Shun Goku Satsu de Akuma teve várias paródias, ou seja, outros personagens usaram este golpe em outros jogos e com o mesmo comando, são eles:




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o Kairi (Street Fighter EX Plus 2 & Street Fighter EX 3);
o Go Hibiki (Super Pocket Fighter II: Mini Mix/Super Gem Fighter);
o Yuri Sakazaki (The King of Fighters 2001);
o Vampira (X-Men vs. Street Fighter) - roubando os poderes de Akuma;
o Ultimate / God Rugal (Capcom vs. SNK 2);
o 3times (Super Cosplay War Ultra final fix trial) - aparece derrotando Alpha, assim como Akuma derrota M. Bison em sua primeira aparição;
o Mrs. Orange (Okami) - quando estiver de noite, vá em direção da casa do Mr. Orange e fale com a Mrs. Orange, ela vai usar o Shun Goku Satsu para preparar cherry cakes.

* Akuma não aparece no Street Fighter RPG original, pois o jogo foi lançado antes da criação deste personagem (que ocorreu em Street Fighter 2 Hyper Fighting). Apesar disso, diversos fãs adaptaram o maligno karateca para o jogo, como a adaptação da Street Fighter RPG Brasil.


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