Páginas

21 de abr. de 2010

Game: Street Fighter II

O segundo round...

Inicialmente lançado como Street Fighter II: The World Warrior em 1991, SF II tornou-se um grande sucesso, popularizando o estilo de jogo. Controlando entre 8 jogadores (Ryu, Ken, Blank, Zangief, Dhalsim, Guile, E.Honda, e Chun-li, todos de países diferentes exceto os japoneses Ryu e Honda, e os americanos Ken, M.Bison e Guile), além de 4 chefes ( Sagat, que aparecera no jogo original; M.Bison, Balrog e Vega). Por sinal, os três chefes "novatos" tiveram seus nomes alterados fora do Japão (o boxeador afro-americano era chamado M. Bison, parodiando Mike Tyson; para evitar processo, a Capcom rebatizou-o como Balrog, que era o nome do toureiro espanhol rebatizado Vega; que era o nome do chefe final, esse batizado como M. Bison).

Além de receber conversões para o Super Nes (ajudando o console a vender no começo da década de 1990) e Commodore 64, IBM PC e Commodore Amiga, SF II recebeu novas versões:

  • Street Fighter II': Champion Edition (1992), convertido para o Turbografx-16, Sega Mega Drive, e Sega Master System (produzido pela Tec Toy)
  • Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting (1992), convertido para o SNES, e lançado para o Xbox Live Arcade do Xbox 360.
  • Super Street Fighter II: The New Challengers (1993), que adicionava os personagens Cammy White, Fei Long, T.Hawk e Dee Jay. Versões para Amiga, DOS, 3DO, Dreamcast, GBA, Playstation, Sega Saturn, Mega Drive e SNES.
  • Super Street Fighter II Turbo (1994), que adicionava o personagem Akuma alem de voce poder escolher a velocidade do jogo.
  • Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (2003), edição especial comemorativa de 15 anos de Street Fighter, lançado para X-Box e PS2. O Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (HSFII:TAE) reúne as cinco versões oficiais do SFII (The World Warrior, Champion Edition, Turbo/Hyper Fighting, Super e Super Turbo) numa 'hiper' edição que permite recriar um combate entre qualquer personagem de qualquer SFII. É, sem dúvida, uma retrospectiva de entretenimento inalterada, mas não existem muitos games da época do SF2 que tenham permanecido tão fortes até os dias de hoje. Os elementos "novos" são a já referida possibilidade de escolher um personagem de cada versão, as músicas em versões Arrange (além das versões em CP-1 e CP-2) e versões em CPS-1 de músicas como a do Opening de Super Street Fighter II: The New Challengers e de lutadores surgidos somente a partir dessa versão (Cammy, Fei Long, Dee Jay, T.Hawk e Gouki) que não existiam até então. Será que o simples Guerreiro Mundial Ryu consegue derrotar o super peso-pesado Super Turbo Ken? Será que a Hiper Lutadora Chun-Li consegue ser melhor que a sua Super encarnação? Só existe uma forma de descobrir. Para evitar desigualdades evidentes, a Capcom manteve o equilíbrio de jogo de cada uma das edições, mas enquanto as personagens das edições mais recentes beneficiam de movimentos extra, os elementos das edições anteriores são bastante mais poderosos. Embora os não seguidores deste título possam ficar espantados com a excessiva onda de entusiasmo à volta deste game, para os fãs que seguiram o game ao longo dos anos representa uma oportunidade única. Desde então o melhor Street Fighter 2 já lançado até hoje.
  • Super Street Fighter 2 Turbo HD Remix (2008), novo remake anunciado pela Capcom, o jogo será todo redesenhado em alto definição e estará disponível ainda este ano apenas Online para Playstation 3 e Xbox 360. O jogo conta com toda jogabilidade original em gráficos novos desenhados pela UDON Comics e trará os 16 personegens originais de Super Street Fighter 2 Turbo e também o secreto Gouki.








Nenhum comentário:

Postar um comentário