Páginas

23 de dez. de 2009

Lutadores experientes não indicam começar carreira nas lutas no vale-tudo. Antes disso, é bom apanhar muito em alguma arte marcial específica.

O local mais adequado para as pessoas praticarem vale-tudo são as academias especializadas em lutas, mas nem todas estão em condições de preparar lutadores para um combate tão intenso e que necessita de um treinamento especial.

É preciso também saber que não há como iniciar nas lutas treinando MMA. Deve-se percorrer um caminho através das diversas artes marciais para depois ser encaminhado para outro tipo de luta mais ríspido.

"O atleta tem que se destacar em alguma arte marcial antes de treinar MMA. Ninguém começa a treinar pelo MMA", explica José Mario Sperry, um dos precursores da modalidade no Brasil e ex-integrante da Brazilian Top Team, uma das principais academias em treinamento de vale-tudo no país.

Ao lado do BTT, a academia Chute Boxe e a Gracie se destacam em termos de treinamento e formação de lutadores no Brasil. Wanderlei Silva foi um dos maiores expoentes da Chute Boxe, enquanto Rodrigo Minotauro fez seu nome lutando pela Brazilian Top Team.

"A nossa é a academia mais conhecida de todas, o chefe é o grande mestre Hélio Gracie. Rickson e o Royce são os nossos maiores expoentes. Meu pai (Hélio) que inventou as regras dos primeiros vale-tudos", afirmou Rolker Gracie, que ensina jiu-jitsu no Rio de Janeiro.

Ele explicou que a academia não ensina a lutar vale-tudo e que, se um atleta se destacar muito na especialidade dos Gracie, pode ser encaminhado para a MMA. "Jiu-jitsu pode praticar, mas não existe aula de vale-tudo. Quando a gente tem um grande expoente e campeão de jiu-jitsu, conduzimos esse cara para outro tipo de treinamento, para fazer treinamento de vale-tudo", acrescentou Rolker. "A gente tem uma equipe de vale-tudo para apenas 2, 3 ou 4 caras".



Fotos UFC 90






Nenhum comentário:

Postar um comentário